Hoje, resolvi trazer sobre o Coalossal VMax sob duas perspectivas diferentes:
- Um deck com proposta mais defensiva (desde o uso de estádios e ferramentas) usando Pokémon recursivos como Magcargo e Oranguru para garantir energias do turno para causar danos constantes e com essas energias, podendo diversificar para as especiais com uso ofensivo ou defensivo;
- E o segundo deck, onde o foco central será em energias especiais no seu máximo com uma aceleração turbo, isso é, usando o Electrode GX para impulsionar a energização, e podendo usar dos benefícios de redução de dano em 80 pontos e aumento de ataque em 80.
Ad
Sobre Coalossal VMax, a Fortaleza Colossal
Decklist
Coalossal VMax
1) Ataque - Eruption Shot (F): este ataque causa 40 de dano mais 90 de dano se ao descartar a carta do topo do deck que seja uma energia. Depois disso, essa energia será ligada ao Coalossal VMax.
2) Ataque - G-Max Boulder (F)(F)(F)(C): este Pokémon causa 240 de dano.
Pokémon recursivos
- Diancie ◇ FLI 74 tem Princess’s Cheers: se este Pokémon estiver no banco, todos os seus Pokémon do tipo lutador (F) em jogo ganharão mais 20 de dano em ataques contra o Pokémon ativo do oponente (antes de aplicar fraqueza e resistência).
- Oranguru SSH 148 possui Primate Wisdom, uma espécie de troca de cartas.
- Magcargo CES 24 tem Smooth Over: você procura uma carta em específico e embaralha seu deck. Essa carta que escolheu será remanejada para o topo do seu deck, podendo assim comprá-la.
Funcionamento do deck
1) Você vai montar o mais rápido possível o Coalossal V VIV 98 para ser o Pokémon atacante e colocá-lo como ativo, e por segurança, um segundo também no banco. Em seguida, você vai colocar no banco, usando as Nest Ball SUM 123, esses Pokémon: Oranguru SSH 148, Slugma CES 23 e se possível, Diancie ◇ FLI 74.
E com isso, está garantindo a habilidade da Diancie para ganhar mais 20 de dano contra o Pokémon ativo, o Oranguru com a troca de cartas do topo do deck com uma carta da sua mão, e ainda o Slugma para que, no segundo turno, você já possa evoluí-lo para o Magcargo.
2) Já evoluindo o Coalossal V VIV 98 para o Coalossal VMAX VIV 99, você vai usar o seguinte combo:
- Evoluir o Slugma CES 23 para Magcargo CES 24 com sua habilidade para usar depois a sua habilidade, mas não a ative ainda.
- Se estiver com Oranguru SSH 148 para poder fazer o uso da habilidade de troca de cartas do topo do deck, realize o combo com o Magcargo CES 24. Se estiver com alguma energia lutadora (seja especial ou básica), use a habilidade do Oranguru para que esta energia fique no topo do deck. Caso contrário, você usa a habilidade do Magcargo para procurar essa energia e deixe-a no topo.
3) Agora é o momento de usar o ataque Eruption Shot (F), que causa 40 mais 90 de dano ao descartar a carta do topo do deck que seja uma energia. Depois disso, essa energia será ligada ao Coalossal VMAX VIV 99.
Causando esses 130 de dano, temos as variações de que podemos contar com a Diancie ◇ FLI 74 para aumentar mais 20 de dano, podendo dar a soma de 150 de dano e até mesmo o uso da Strong Energy FFI 104 que concede mais 20 de dano, chegando a 170 de dano por uma energia!
4) Para manobras defensivas, temos o estádio Lake Acuity LOR 160, que reduz os danos recebidos em 20 pontos. Temos também o uso da ferramenta Rock Chestplate sv1 192, que reduz 30 de dano de ataques do oponente (após fraqueza e resistência).
Ad
Em casos extremos, caso tenha a oportunidade de usar todas as quatro Stone Fighting Energy VIV 164, você pode até ganhar uma vantagem de redução de até 80 pontos (após aplicar fraqueza e resistência de danos do oponente), sendo assim, um total de 130 pontos de dano reduzidos!
5) Caso seu Coalossal VMAX VIV 99 tenha energias lutadoras básicas, não pense duas vezes em usar o Max Potion GRI 128, pois ele ajuda para recuperar todo o dano, mas em contrapartida, você descarta todas as energias ligadas a ele.
Preferencialmente, opte pela Acerola BUS 112, por ela recuperar um Pokémon com qualquer marcador de dano para sua mão e todas as cartas ligadas (incluso energias e ferramentas), para reciclar sempre o deck e não perder recursos.
Cartas Trainer
- Professor's Research (Professor Sada) sv1 189 serve como “draw power”: descarte a sua mão e compre 7 cartas.
- Acerola BUS 112 recupera um Pokémon que tenha qualquer marcador de dano no jogo e coloca ele e todas as cartas ligadas a ele de volta para a sua mão.
- Boss's Orders BRS 132 serve para puxar um Pokémon do banco do oponente para fechar um nocaute específico.
- Guzma BUS 115 serve para puxar um Pokémon do banco do oponente para se tornar o ativo, e em seguida, você troca um Pokémon seu ativo por um do banco.
- Cyllene ASR 138 serve para reciclar cartas que quiser do descarte, se acertar as duas moedas que a carta pede para ser feita ao custo da ativação. Se der certo, é uma excelente opção de recurso para recuperação.
- Marnie SSH 169 serve para sabotar a mão do oponente e criar um controle de cartas na mão: você e seu oponente embaralham suas mãos e colocam essas cartas no fundo do deck - e depois, você compra 5 cartas e o oponente compra 4 cartas.
- N FCO 105: você e seu oponente embaralham as mãos e compram o equivalente de cartas prêmios que têm no jogo.
Supondo que seu oponente está com uma carta prêmio restante para vencer o jogo e você só comprou quatro cartas prêmios: jogando o N, vocês embaralham as mãos, e nisso, o oponente comprará apenas uma carta e você comprará 4 cartas.
- Roxanne ASR 150 tem função parecida com a do N FCO 105, só que mais forte e mais potente, isso porque ela só pode ser ativada a partir do momento que o oponente tenha comprado 3 cartas prêmios. Nisso, o oponente é mais afetado: ele embaralha a mão e compra apenas 2 cartas, enquanto que você embaralha sua mão e compra 6.
E como o deck tem Coalossal VMax que fornece 3 cartas prêmios pelo nocaute, o uso da Roxanne é bem crítico contra o oponente.
- Scramble Switch PLS 129 é classificada como uma ACE SPEC, ou seja, só pode ter uma no deck. Sua função é de transferir o Pokémon ativo para o banco e se o fizer, essas energias ligadas ao ativo, elas são transferidas para o novo Pokémon promovido para a posição ativa.
Ad
- VS Seeker PHF 109 tem papel de reciclador de Apoiadores, podendo pegar cartas-chave para determinadas partidas que casem com a necessidade do turno.
- Field Blower GRI 125 é uma eliminação de combinações de cartas ferramenta e estádio em jogo, podendo ser suas ou do oponente.
- Max Potion GRI 128 serve como cura ao Pokémon que sofreu o dano, contudo o seu revés é que todas as energias ligadas a ele são descartadas.
- Heavy Ball NXD 88 serve como uma busca de Pokémon que tenha um custo de recuo de no mínimo 3 energias incolores no seu deck, revele-o ao oponente e em seguida, você coloca-o na sua mão e embaralhe o deck.
Serve para buscar os Coalossal V VIV 98, Coalossal VMAX VIV 99 e Magcargo CES 24.
- Nest Ball SUM 123 é uma busca de Pokémon, no caso, você procura por um Pokémon básico do deck e coloca-o diretamente no banco, e depois embaralhe o deck.
Isso é para iniciar o setup com seus Pokémon recursivos, como expliquei no tópico "passo a passo".
- Float Stone BKT 137 dá recuo zero ao Pokémon no qual estiver ligada. Excelente para os recursivos do deck como Magcargo CES 24, Oranguru SSH 148 e/ou Diancie ◇ FLI 74, pois seus recuos são de duas energias ou mais, e é preciso não perdê-los para que seu progresso no jogo seja fluído.
- Rock Chestplate sv1 192 serve para reduzir o dano em 30 ponto (após aplicar fraqueza e resistência) no Pokémon no qual estiver com ele ligado. Essencial para o Coalossal no geral.
Estádio
Lake Acuity LOR 160 serve para ambos os jogadores que tenham Pokémon do tipo lutador (F) e água (W). Os danos recebidos têm uma redução de 20 pontos (após aplicar fraqueza e resistência).
Energias especiais
Essa energia serve como aumento de dano para os Pokémon do tipo físico em mais 20 de dano contra o Pokémon ativo do oponente (antes de aplicar fraqueza e resistência).
Stone Fighting Energy serve como redução de dano para os Pokémon do tipo físico em 20 de dano contra o Pokémon ativo do oponente (após aplicar fraqueza e resistência).
Coalossal VMax - Aceleração Turbo de Energias Especiais
Decklist
Coalossal VMax: o principal atacante
Hisuian Arcanine V: atacante secundário
1) Habilidade - Irresistible Force: durante o seu turno, você pode mover quantas energias do tipo física a um de seus Pokémon a outro Pokémon seu da forma que quiser.
2) Ataque - Rock Bullet (C)(C)(C)(C): causa 90 de dano mais 30 de dano para cada energia do tipo lutadora (F) ligadas a esse Pokémon.
Hisuian Arcanine V faz a mesma função que Weavile-GX UNM 132 antigamente fazia para os Pokémon sombrios na era Sun/Moon.
Ele pode acumular quantas energias quiser para causar dano relativamente alto com as energias Strong Energy FFI 104 se forem movidas a ele, caso algum Coalossal VMax esteja em apuros e precise ganhar um turno.
Ad
É útil para poder causar dano rápido, e sem perder 3 cartas prêmios de graça por causa do V Max.
Pokémon recursivos
- Diancie ◇ FLI 74 tem Princess’s Cheers: se este Pokémon se estiver no banco, todos os seus Pokémon do tipo lutador (F) em jogo ganharão mais 20 de dano em seus ataques contra o Pokémon ativo do oponente (antes de aplicar fraqueza e resistência).
- Electrode-GX CES 155 possui Extra Energy Bomb: se este Pokémon usar essa habilidade, ele se sacrifica para que você possa ligar até 5 energias da pilha de descartes a qualquer Pokémon seu do jogo que não seja do tipo EX ou GX. Mas com o nocaute desse Pokémon, o oponente pegará duas cartas prêmios, por conta dele ser um Pokémon GX.
Ele é o motor de aceleração de energias do deck, pois usando a sua habilidade, pode ligar essas energias especiais ao Coalossal VMax.
Funcionamento do deck
1) Você vai montar o mais rápido possível o Coalossal V VIV 98 para ser o Pokémon atacante e colocá-lo como ativo. Em seguida, você vai colocar no banco rapidamente o Voltorb CES 47.
O ideal é ser o primeiro a jogar no primeiro turno, pois logo quando for a sua vez de jogar, no outro turno, poderá procurar evoluir o Voltorb CES 47 para Electrode-GX CES 48 usando o Pokémon Communication TEU 152 para trocar por Electrode-GX, que é o motor principal do deck.
2) Nesses primeiros dois turnos, tente o mais rápido que conseguir descartar todas as energias especiais possível usando o Battle Compressor Team Flare Gear PHF 92, pois cada carta dessa dá o efeito de descartes de 3 cartas do deck. Então, com 8 energias especiais, você tem uma chance de sobrar um Battle Compressor Team Flare Gear PHF 92 com nove descartes, isso além de considerar a Quick Ball FST 237 para ajudar, se houver uma energia especial na mão.
3) Se tiver cumprido tudo certo, você ativa a habilidade do Electrode-GX CES 48, Extra Energy Bomb, onde pega até 5 energias da pilha de descartes para um de seus Pokémon que não sejam EX ou GX (que não é o nosso caso, porque nosso Pokémon é um VMax).
Com isso, caso a estratégia seja defensiva, o uso das energias serão da Stone Fighting Energy VIV 164, que tem redução de dano de 20 pontos cada energia (pós-aplicação de fraqueza e resistência), podendo ter a soma total de 80 pontos reduzidos. E caso queira deixar mais durável seu Coalossal VMAX VIV 99, há a ferramenta Buff Padding TEU 136, que se o Pokémon que estiver com ela tem exatamente 4 energias de recuo, você ganha mais 50 de HP, indo de 330 de HP para 380!
Se a estratégia for mais agressiva, você tem o uso das energias Strong Energy FFI 104, que acrescentam 20 de dano (pré-aplicação de fraqueza e resistência), podendo somar 80 de dano, mais ainda com o benefício da Diancie ◇ FLI 74, que concede mais 20 de dano contra o Pokémon ativo.
Ou seja, você ganha um bônus de 100 de danos adicionais, levando o seu ataque G-Max Boulder de 240 de dano para 340 de dano!
Ad
4) Caso queira não queira desperdiçar as energias especiais por nocaute do Coalossal VMAX VIV 99, você pode baixar o Hisuian Arcanine V SIT 90, promovê-lo para fazer a substituição e ser o novo ativo e dali, usar a sua habilidade de puxar energias de seus Pokémon para ele, fazendo-o ser o novo atacante e curar o Coalossal VMax com o Max Potion GRI 128.
E ao notar que ele será nocauteado, poderá usar o Scramble Switch PLS 129, após ter curado o Coalossal VMAX VIV 99 antes com a cura feita e voltar com a estratégia dele com 330 de HP ou até mesmo 380 de HP e ainda podendo bater 240 de dano com redução de 80 de dano ou causando de 240 até 320 de dano com as energias especiais, chegando até 340 em sua potência máxima!
Cartas Trainer
Como a linha de Trainers Apoiadores e Itens são iguais a da lista de cima, vou focar nas pequenas mudanças:
- Bird Keeper DAA 159 serve como “switch” com “draw power”. Você troca um Pokémon ativo seu para um do banco, e em seguida compra 3 cartas.
- Korrina FFI 95 procura por um Pokémon do tipo lutador (F) e uma carta Item (no caso, as Heavy Ball, por exemplo, para procurar o Coalossal V ou Coalossal VMax).
- Trainers' Mail ROS 92 serve para olhar as 4 cartas do topo do deck e procurar por qualquer Trainer que achar lá (exceto o Trainers’ Mail) e colocá-lo na sua mão.
- Pokémon Communication TEU 152 serve para trocar um Pokémon da sua mão para um do deck, e este que estava no deck ficará na sua mão.
- Battle Compressor Team Flare Gear PHF 92 serve para descartar 3 cartas do seu deck e colocá-las obviamente na pilha de descartes - o que se deve fazer com as energias especiais para fazer o combo com o Electrode-GX.
- Buff Padding TEU 136 só pode ser equipada em Pokémon que tenha um custo de recuo de exatamente 4 energias. Se cumprido certo, ele ganhará 50 de HP a mais, sendo ideal para o Coalossal-V e Coalossal-VMax.
Essa energia serve como uma função de “Double Colorless Energy”, mas ela tem o revés de que você perde 20 pontos de dano em seus ataques, se estiver com ela equipada.
Energias especiais
Serve como aumento de dano para os Pokémon do tipo físico em mais 20 de dano contra o Pokémon ativo do oponente (antes de aplicar fraqueza e resistência).
Serve como redução de dano para os Pokémon do tipo físico em 20 de dano contra o Pokémon ativo do oponente (após aplicar fraqueza e resistência).
Arquétipos do formato
Vantagens
- Vantagem contra decks elétricos.
- No primeiro deck, tem a questão de manipulação de comprar de cartas e poder bater constantemente mesmo com uma energia até chegar no ataque G-Max
Já no segundo deck, ele tem uma forma turbo de progredir. A partir do seu segundo turno de jogo, já começa atacando ferozmente, não dando muitas opções de reação ao oponente.
Ad
- Durabilidade por ser um Pokémon robusto com 330 de HP, o que é muito bem-vindo; e no caso do segundo deck, tem o buff da ferramenta Buff Padding TEU 136 que concede mais 50 de HP, chegando na casa dos 380 de HP.
Desvantagens
- Decks do arquétipo de grama.
- Decks que tenham Miltank ASR 126 que não sofrem danos de Pokémon V.
- Deck que use o Temple of Sinnoh ASR 155 para sabotar energias especiais que tenha acumulado.
- Deck que tenha Duraludon VMAX CRZ 104 como um dos atacantes principais.
- Deck que use Beedrill CRE 3, pelo seu ataque Instant Kill por energias especiais.
- Deck que contenha Avery CRE 130, que pode sabotar o setup do seu banco.
Conclusões
Hoje eu trouxe duas variações de decks de Coalossal, mostrando uma possibilidade com uso de energias comuns e especiais e outro focado somente em energias especiais de forma “turbo”, que é mais agressivo e dinâmico na forma de montagem. Sendo ele um Pokémon esquecido, Coalossal tem muito potencial esquecido pela comunidade.
E agora é com vocês: o que acharam do deck?
Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter