A coleção Scarlet/Violet: Paradox Rift trouxe muitas opções de Pokémon “rogue” (isso é, decks que geralmente não focam no meta), que podem ser bem criativos e divertidos.
Nesse artigo, comentaremos sobre o Aegislash sv4 134 como um Pokémon bloqueador de atacantes ex e V, com o Mimikyu sv2 97 como companheiro. Ambos criarão uma dinâmica de “bloqueio perfeito” contra estes Pokémon, e, além disso, seus ataques se complementam.
Aegislash & Mimikyu: Dinâmica Anti Ultra Raros
Ad
Decklist
Aegislash: Atacante Principal e sua Proposta
Sua habilidade, Mysterious Shield, é clara: todos os Pokémon ex e V não podem causar dano a esse Pokémon.
Alguns efeitos podem afetar este Pokémon, como o ataque VStar do Giratina VSTAR LOR 131, o primeiro ataque do Roaring Moon ex sv4 124, e efeitos de “instant K.O.” (que é totalmente diferente de dano bruto). Mas, no geral, o dano massivo, os pontos em si dos ataques, não afetarão este Pokémon.
Além disso, por duas energias (M)(C), o Aegislash sv4 134 causa 120 de dano com seu ataque e este ataque ainda tem o efeito de passar por cima de efeitos do Pokémon ativo do oponente. Supondo que o Pokémon do oponente tenha algum efeito que diga ”durante o próximo turno, este Pokémon não sofrerá danos do oponente causados por Pokémon evoluídos”, o ataque do Aegislash sv4 134 passará por cima desse efeito.
Aegislash ex: Atacante Pontual por Cartas Prêmio
O foco principal dessa carta é seu primeiro ataque, Peerless Edge (M), que causa dano equivalente a 70 vezes a quantidade de Cartas Prêmio obtidas por você.
No cenário mais agressivo possível, se conseguiu pegar 5 Cartas Prêmio, seu Aegislash ex sv4 135 causará 350 de dano por apenas uma energia, o que é muito forte e pode derrotar 100% dos Pokémon deste formato.
Mimikyu: o Atacante Complementar do Aegislash
A habilidade de Mimikyu, Safeguard, é idêntica à habilidade de seu companheiro Aegislash sv4 134, ou seja, não há nada de novo em si, mas a vantagem deste Pokémon é que ele é um Pokémon básico, e, portanto, é muito fácil colocá-lo em jogo.
Além disso, o seu ataque, Ghost Eye (P)(C), coloca 7 marcadores de dano no Pokémon ativo do oponente, o que ajuda a complementar o dano que o Aegislash sv4 134 causará com seu ataque Hard Bashing, que causa 120 de dano. Normalmente, esta quantidade de dano só derrotaria poucos Pokémon do tipo “baby”, mas, com esses 7 marcadores (70 de dano) somados, esse número se torna 190 de dano, o que já derrota outros Pokémon deste formato.
Pokémon Recursivos
Pokémon para Comprar Cartas e Energizar Pokémon
Sua habilidade, Clairvoyant Sense, lhe permite ligar uma Basic Psychic Energy sve 5 da sua mão a um de seus Pokémon no banco e comprar duas cartas.
Escolhemos adicionar este Pokémon neste deck por ser mais útil que o Bibarel BRS 121 já que já liga uma energia da sua mão quando é sua vez de jogar, mesmo que seu "draw power" seja inferior.
Pokémon para Transferir Marcadores de Danos
Sua habilidade, Painful Spoons, transfere dois marcadores de dano entre os Pokémon do seu oponente, o que é perfeito para complementar os ataques do Mimikyu sv2 97, assim como os próprios ataques do Aegislash sv4 134.
Pokémon para Proteger seu Banco contra Ataques "Sniper"
Ad
Manaphy BRS 41 é útil como uma defesa contra ataques “snipers” do oponente, como Radiant Greninja ASR 46, Kyogre CEL 3, Kyogre CRZ 36, Moltres sv3pt5 146, Heatmor FST 41, Jolteon VMAX EVS 51, graças à sua habilidade, Wave Veil.
Mãos para Começar o Jogo
Nessa simulação, a mão veio bem generosa:
1) Primeiro, coloque o Mimikyu sv2 97 em jogo. Depois, jogue a Battle VIP Pass FST 225 e procure um Natu PGO 32 (já que já tem o Xatu sv4 72 em mãos, para poder evoluí-lo no próximo turno) e um Honedge sv4 131.
2) Você também pode usar a Ultra Ball BRS 150 para procurar outro Pokémon, descartando o Aegislash sv4 134 e o Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172 para procurar o Manaphy BRS 41, e defender seu banco.
3) Por fim, jogue a Iono sv2 185.
Nessa outra simulação, a situação também está bem favorável, caso você seja o segundo a jogar:
1) Primeiro, coloque o Mimikyu sv2 97 em jogo. Então, jogue Battle VIP Pass FST 225 e procure um Natu PGO 32 e um Honedge sv4 131. Depois, coloque o Radiant Alakazam SIT 59 no banco, para garantir sua estratégia de mover danos.
2) Perceba que, em mãos, você tem a Technical Machine: Evolution sv4 178, que lhe permite escolher dois Pokémon do seu banco para evoluir, e assim agiliza o seu processo de set-up evoluindo o Honedge sv4 131 para Doublade sv4 132, e Natu PGO 32 para Xatu sv4 72.
Nessa outra simulação, a situação já é um pouco mais delicada, mas há como contornar:
1) Infelizmente, só podemos jogar o Manaphy BRS 41 em jogo, então o promova para Pokémon ativo. Em seguida, jogue a Battle VIP Pass FST 225 e procure um Natu PGO 32 e um Honedge sv4 131.
2) Usaremos a Fog Crystal CRE 140 para achar o Mimikyu sv2 97 para comprar tempo, caso tenham muitos Pokémon ultra raros no campo oponente. Então, usaremos a energia do turno da sua mão para pagar o custo de recuo do Manaphy BRS 41 e preservá-lo para defender seu banco e segurar o turno para o usar o Arven sv3 186.
3) Ao usar Arven sv3 186, procure uma Rare Candy PGO 69 para evoluir seu Honedge sv4 131 para Aegislash sv4 134 (burlando a regra padrão do TCG graças ao efeito da Rare Candy), e pegue a Technical Machine: Evolution sv4 178, para filtrar seu deck e eliminar logo as cartas “mortas”.
Essa outra simulação é a melhor probabilidade que há:
1) Essa mão tem dois Honedge sv4 131 e ainda o Battle VIP Pass FST 225 para filtrar seu deck e buscar um Natu PGO 32 e um Radiant Alakazam SIT 59, sem contar com o Manaphy BRS 41, que defenderá seu banco.
Ad
2) Em seguida, jogue a Iono sv2 185 (se for o segundo a jogar, caso ganhe na moeda), para renovar sua mão e (com sorte) comprar as cartas que precisa, como Xatu sv4 72, Rare Candy PGO 69, Aegislash sv4 134, e ao menos duas energias básicas Psíquicas.
Cartas Trainer
Apoiador para Buscar Cartas no Deck
Ele é essencial para procurar um Ultra Ball BRS 150 ou Fog Crystal CRE 140. Mesmo que a Fog Crystal CRE 140 tenha um papel híbrido ao buscar energias básicas Psíquicas, o Arven sv3 186 também busca o Earthen Vessel sv4 163, e traz mais sinergia para a habilidade do Xatu sv4 72.
Seu segundo efeito busca uma ferramenta, seja a Technical Machine: Evolution sv4 178, para evoluir seus Pokémon no banco o mais depressa possível, ou a Defiance Band sv1 169, para complementar os danos do seu Aegislash sv4 134 e Aegislash ex sv4 135.
Apoiador para Reciclar Pokémon e Comprar Cartas
Apoiador para Energizar Pokémon pela Pilha de Descartes e Filtrar o Deck
Apoiador para Sabotar a Mão do Oponente e Comprar Cartas Novas
Apoiador para Pegar Pokémon Adversário
Itens para Buscar Pokémon
Item para Filtrar o Topo do Deck e Gerar “Draw Power”
Item para Evoluir o Honedge para Aegislash Mais Rápido
Item para Filtrar Energias Básicas
Item para Reciclar Apoiadores
Item para Reciclar Pokémon e Energias
Como este deck tem energias Metálica e Psíquica, além do número contado de Pokémon, a opção mais segura foi colocar duas cópias dessa carta para criar vantagem ao reciclar 6 cartas.
Item para Reciclar Energias
Esta carta foi incluída devido a seu custo de descartar duas cartas da mão para cobrir seu efeito ser muito útil, e o ideal é que você descarte as Battle VIP Pass FST 225, por serem cartas “mortas”.
Ao descartar as Battle VIP Pass FST 225, por exemplo, para recuperar as Basic Psychic Energy sve 5, você complementará as habilidades do Xatu sv4 72.
Item para Pegar o Oponente
Item de Mobilidade
Ferramentas
Technical Machine: Evolution sv4 178 é eficiente se for equipada no Mimikyu sv2 97 como uma barreira contra Pokémon “ultra raros” do oponente, e evolui os seus Honedge sv4 131 e seus Natu PGO 32.
Defiance Band sv1 169 é um pequeno luxo que causa dano adicional no oponente (30 pontos) caso esteja perdendo o jogo.
Estádio
Como este deck está cheio de Pokémon “baby”, o mais sensato foi colocar esse estádio, para caso a Battle VIP Pass FST 225 não apareça na sua mão.
Ad
Arquétipos do Formato
Vantagens
Tem vantagem contra qualquer Pokémon que seja “ultra raro”, isso é, Pokémon ex e V.
Desvantagens
Decks que usem Pokémon “baby”, e que podem lidar contigo de igual para igual contra. Claro, se por acaso em algum dos decks que tenham “ultra raros”, como, por exemplo, o Charizard ex sv3 125, o oponente compreender que pode usar o Charmeleon sv3pt5 5 para atacar, o seu jogo se complica.
Desses decks de Pokémon “baby” em especial, o que mais dará dor de cabeça é o deck do Scizor sv3 205, justamente devido a seu ataque, que causa dano baseado na quantidade de Pokémon em jogo do oponente que usem habilidades, já que nosso deck todo foi construído em volta disso.
Conclusões
É um deck barato e bem simples de montar para quem gosta do estilo “rogue” e quer investir saindo do padrão com cartas “ultra raras”, e assim surpreender os oponentes. Mesmo que seja um pouco lento de montar, é eficiente, principalmente se conseguir ser proativo e já preparar o Aegislash cedo.
Até o próximo artigo!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter