Como uma opção de deck barato no formato, e uma lista mais “rogue”, temos Scovillain sv3 25. Com sua habilidade, ele pode se tornar, ao mesmo tempo, do tipo Grama e Fogo, podendo alcançar até 330 de dano com o uso da ferramenta Supereffective Glasses ASR 152.
É bem interessante contra decks fortes do metagame, como, por exemplo, Charizard ex sv3 125 e Meowscarada ex PR-SV 33.
Scovillain: Atacante de Tipagem Híbrida
Decklist
Scovillain: O Atacante Principal e Sua Proposta
Ad
Este Pokémon é bem simples. Scovillain sv3 25 só tem um ataque, Spicy Headbutt, para causar o dano desejado e, com isso, ele precisará usar a ferramenta Supereffective Glasses ASR 152 para triplicar seus danos sempre que possível. Ou seja, considerando que a carta mais “comum” e utilizada é o Charizard ex sv3 125, ele tomará 330 de dano por sua fraqueza ao tipo Grama - e, de quebra, o ataque do Scovillain sv3 25 não sofre redução de dano por resistência!
Já a sua forma básica, Capsakid, traz duas opções de uso nesta lista:
- Se você quiser jogar seguro, sem precisar depender de moeda para causar dano, pode usar o Capsakid sv1 28, porque o segundo ataque, Playful Kick, tem ao menos 50 de dano garantido, e até 150 de dano caso tenha a Supereffective Glasses ASR 152 equipada consigo; isso sem mencionar que é fácil recuar este Pokémon.
- Se você prefere danos mais avassaladores, pode usar o Capsakid sv3 24 como opção, chegando aos 300 de dano (usando a Supereffective Glasses ASR 152) se acertar as duas moedas no único ataque dele (claro, duas moedas e cada cara são 50 de dano, podendo chegar aos 100). Porém, as desvantagens são os riscos de depender na moeda parar acertar os ataques e o custo de recuo do Pokémon, que são duas energias.
Pokémon Recursivos
Pokémon Recursivo Chave do Deck: A Aceleração de Energias
Com sua habilidade, Spring Bloom, ele pode energizar qualquer energia básica de Grama da sua mão aos seus Pokémon que não tenham”Rule Box”, e ainda o próprio Cherrim, já que é estágio 1.
Sobre sua forma básica; o Cherubi BRS 12 tem uma habilidade que previne efeitos do oponente - ou seja, se estiver contra um dos Pokémon principais do meta, que usam contadores de dano para atacar rápido, como o Sableye LOR 70 com seu ataque Lost Mine, o Cherubi previne esse tipo de efeito.
Pokémon de Filtro de Compras do Topo do Deck
Com sua habilidade, Mysterious Tail, você olha as 6 cartas do topo do deck e pega qualquer Trainer item que achar lá. É uma forma de busca mais eficiente também para pegar a Level Ball BST 129, Nest Ball sv1 181 e Ultra Ball BRS 150 do deck, para buscar Pokémon.
Optei por essas cartas pela segurança e compra, pois são mais sólidas do que o Battle VIP Pass FST 225.
Pokémon de Compras
- Bidoof CRZ 111 tem a sua habilidade Carefree Countenance, que o imuniza contra danos no banco por ataques, o que é muito útil para poder ganhar tempo e evoluí-lo para o Bibarel, que é o que nos interessa. Isso evita golpes snipers de um Radiant Greninja ASR 46 numa partida.
- Bibarel BRS 121 entra com sua habilidade Industrious Incisors, que lhe permite comprar até ter cinco cartas na mão.
Com o metagame lotado de Iono sv2 185, isso não será problema, visto que, nessa lista, o seu foco será o Raihan EVS 152 para energizar a terceira energia do custo do ataque do Scovillain sv3 25. Além disso, você também tem como opção o Judge FST 235, que pode sabotar um pouco o oponente. Mesmo assim, terá sempre, garantido, “draw power” constante no jogo.
Ad
Pokémon de Proteção no Banco contra Pokémon Sniper do Oponente
Mãos para Começar o Jogo
Nessa simulação, comece com o Mew CEL 11 como ativo.
Jogue as duas Level Ball BST 129 para filtrar o jogo; se perceber que o deck do oponente tem algum atacante “sniper”, procure logo o Manaphy BRS 41. Com a outra bola, procure o Bidoof CRZ 111, já que terá o Bibarel BRS 121 no seu turno.
Nisso, torça para que a habilidade do Mew CEL 11 sirva para pegar uma Nest Ball sv1 181 ou uma Ultra Ball BRS 150, para filtrar mais a busca de Pokémon e pegar logo o Capsakid sv1 28.
Outra forma de filtragem é:
1) Usar uma das duas Level Ball BST 129 para procurar outro Mew CEL 11.
2) Use a energia do turno no Mew CEL 11 ativo para recuá-lo após ele ter usado a habilidade de filtro. Promova o segundo Mew CEL 11 e refaça a habilidade com o novo, filtrando ainda mais. Depois, use a segunda Level Ball BST 129 para buscar o Bidoof CRZ 111.
Nessa simulação, o seu jogo foi mais agraciado e abençoado com mais opções e um preparo mais sólido e consistente:
1) Promova o Mew CEL 11 como ativo.
2) Coloque o Bidoof CRZ 111 e o Capsakid sv1 28 no banco. Usando uma Nest Ball sv1 181, pode puxar um segundo Capsakid sv1 28 e usar a Level Ball BST 129 para puxar o Cherubi BRS 12.
3) Se achar que o oponente está com algum atacante ”sniper”, use a Nest Ball sv1 181 para achar o Manaphy BRS 41 e a Level Ball BST 129 para achar o Cherubi BRS 12, para garantir ao menos o básico antes do Cherrim BST 8 entrar em jogo, e agilizar logo o setup de energias nos próximos turnos.
Cartas Trainer
Apoiador com a Função de Energização dos seus Pokémon e Busca do Deck
Este é o Trainer mais importante, pois, sabendo que seus Pokémon tem HP baixo, nocauteá-los é fácil. Isso significa que esta carta é ótima para acelerar a energização de seus Scovillain sv3 25. Ele pede 3 energias e isso é um tanto lento, o que o torna dependente da Cherrim BST 8 no turno. Você ainda tem que torcer para ter as 3 energias em mãos, assim poder usar a habilidade dela, e usar o Raihan EVS 152 para achar o outro Scovillain sv3 25, se puder.
Mas, caso isto não aconteça, se puder usá-lo no seu turno, poderá usar a energia básica que estiver no descarte como parte da ação do efeito do Raihan EVS 152, o que ajudará muito.
Além disso, você antecipa o seu turno buscando qualquer recurso do deck com o segundo efeito da carta, agilizando algum set-up pendente ou apenas filtrando o deck melhor.
Apoiador com a Função de “Catcher” contra o Pokémon Adversário
Apoiador Para Sabotar a Mão do Oponente
Ad
Itens Para Buscar Pokémon
Itens Para Buscar Energias na Pilha de Descartes
- Energy Retrieval sv1 171 é uma carta simples. Serve para puxar duas energias e, se estiver com o Cherrim BST 8 em jogo, já ajuda o Scovillain sv3 25 com sua habilidade e acelera suas energias, mas ainda faltará a terceira energia.
- No caso da Energy Recycler BST 124, serve para puxar até 5 energias da pilha de descartes de volta para o deck. Durante a fase de filtragem do deck, quando tiver poucas cartas lá, é possível saber exatamente o que comprará se usar a habilidade do Bibarel BRS 121 e esta carta. E, se estiver com o Cherrim BST 8 em jogo, poderá ser um combo sincronizado para energizar o Scovillain sv3 25.
Item de Busca de Energia
Como o Scovillain sv3 25 precisa de três energias, você precisará filtrar o deck para energizar a carta Raihan EVS 152. A sinergia precisa ser a mais sincronizada possível para conseguir pagar os custos de energização do turno, evitando ao máximo gastar as energias da mão.
Caso isso não aconteça e faltem recursos, use a energização da habilidade do Cherrim BST 8; aí a Energy Search CRZ 128 será muito útil para fechar o custo do ataque.
Sugestão: é possível incluir a carta Letter of Encouragement sv3 189 na lista.
Item de Reciclagem de Pokémon e Energias
É uma das cartas fundamentais para resgatar os seus Pokémon, visto que, como um deck de “Single Prize” e ainda estágio 1, seus Pokémon podem ser nocauteados com mais rapidez.
Itens de Reciclagens de Apoiadores
Seu uso principal será retornar os Raihan EVS 152, pois ele é o coração do deck, e servirá para girar a aceleração de energias básicas do descarte e buscar recursos.
Estádio
Como seu deck é essencialmente de Pokémon “baby”, sem ”Rule Box”, ele é perfeito para sabotar os oponentes. O metagame é dominado por Pokémon com habilidades, como:
Benefícios
Em sua essência, é um deck focado de Pokémon ”Single Prize”, o que ajuda na corrida de Cartas Prêmio no formato, que está cheio de Pokémon ultra raros que dão duas Cartas Prêmio (considerando os Pokémon V básicos, ex básicos ou ex evolutivos) ou três Cartas Prêmio (considerando os VMax e os VUnion), o que é bem conveniente.
Arquétipos do Formato
Vantagens
- Contra decks de Charizard ex sv3 125.
- Contra decks de Meowscarada ex sv2 15.
- Contra decks de Decidueye ex sv3 15.
- Contra decks de Shaymin VSTAR BRS 14.
- Contra decks de Serperior VSTAR SIT 8.
- Contra decks de Hisuian Electrode V PR-SW SWSH294.
- Contra decks de Toedscruel ex sv3 22.
Ad
- Contra decks de Hisuian Lilligant VSTAR ASR 18.
- Contra decks de Venusaur ex sv3pt5 3.
- Contra decks de Dark Box que tenham Galarian Moltres V CRE 97 e Darkrai VSTAR ASR 99.
Desvantagens
- Decks de “Single Prize”, por conta da corrida de Cartas Prêmio, o que é péssimo, já que a vantagem deles é quem nocautear primeiro.
- Decks de Scizor, que batem mais por cada habilidade que você tiver com seus Pokémon, como neste exemplo.
- Decks de United Wings, como essa decklist.
- Decks de Kecleon -Rapid Strike-, como pode ver clicando aqui.
- Decks de controle, como o Alakazam ex PR-SV 50.
Conclusões
É um deck que reforça que Pokémon simples, de ”Single Prize”, podem ser tão eficientes quanto os de raridade ex e V no formato atual. Eles podem causar danos avassaladores - e seu custo-benefício é ok, pois são acessíveis a qualquer pessoa.
Apesar de ser bastante subestimado, é um Pokémon muito interessante com tipagem dupla, e que te ajuda a ter mais opções em mesa para poder aplicar os danos triplicados ou dobrados na partida quando precisar.
Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar