Olá a todos. Sou Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG e agora com as notícias do primeiro Regional ocidental, em San Diego, na Califórnia (EUA), com um deck que surpreendeu a todos por sua escolha exótica de Pokémon e que se consagrou campeão, graças ao jogador Gibson Archer-Tang, com o uso de Vikavolt V para controle e trava de cartas itens e Aerodactyl VStar para cancelar habilidades.
Vikavolt V + Aerodactyl VStar
Decklist Vikavolt & Aerodactyl
Vikavolt-V: O Atacante Principal de Trava de Itens
Ad
1) Paralyzing Bolt (L)(C): causa 30 de dano e no próximo turno, o oponente não poderá jogar quaisquer cartas Trainer do tipo Item da mão.
2) Super Zap Cannon (L)(L)(C): você causa 190 de dano e descarta duas energias desse Pokémon.
O que nos interessa é o seu primeiro ataque, que trava qualquer uso de itens do oponente, como Quick Ball, Level Ball, Ultra Ball (dos mais comuns), impedindo também muito o deck de Mew VMAX FST 114 que usa e abusa de cartas como Cram-o-matic FST 229 e Power Tablet FST 236.
E claro, sem falar que Vikavolt V DAA 60 dá dano dobrado ao Lugia VSTAR SIT 139 pela sua fraqueza ao tipo elétrico. É aí onde está a sua segunda maior vantagem, e que está sendo praticamente o melhor “counter” nessas gerações, antes que a carta rotacione em abril, pois Vikavolt V é de Darkness Ablaze.
Aerodactyl VStar: O Segundo Atacante
1) Lost Dive (F)(C)(C): causa 240 de dano e coloque 3 cartas do topo do seu deck na Lost Zone.
2) Ancient Star (C): até o momento que esse Pokémon sair do jogo, todas as habilidades do oponente que sejam de Pokémon do tipo V serão desconsideradas, sendo que este ataque do Aerodactyl se tornará uma habilidade e somente a dele se manterá (você não pode usar um VStar Power mais de uma vez durante todo o jogo).
Basicamente, ele é a essência do “counter” do poder de compra do Mew VMAX FST 114, com o uso de seus inúmeros Genesect V FST 185. Ou seja, travando essas habilidades, acabou o jogo para esse deck.
Raikou V e Drapion V
Raikou entra como uma alternativa rápida de ataque para poder agilizar danos com múltiplos Pokémon. Conforme o jogo for passando, e os respectivos bancos ficarem cheios, você causa 100 de dano contando com os seus, mais 100 contando com os do inimigo e mais os 20 base do Raikou V BRS 48, podendo causar 220 de dano por apenas duas energias.
Drapion é o quarto atacante e “counter” de Mew VMax.
Ele entra apenas só para bater o dobro de dano no Mew VMAX FST 114, por conta da sua fraqueza ao tipo sombrio, sendo então 380 de dano, o que é mais que o suficiente, além da isenção do custo de energias do ataque para cada Pokémon Fusion Strike em jogo. Visto que esses jogadores colocam em média três Genesect V FST 185 e um Mew V FST 113, é mais que suficiente para o Drapion V LOR 118 bater de graça.
Pokémon Recursivos
- Mew CEL 11 entra como sua habilidade Mysterious Tail, onde ele olha as 6 cartas do topo do deck e procura por uma carta Trainer Item, revelá-la e colocá-la na sua mão.
- Radiant Greninja ASR 46 tem a sua habilidade Concealed Cards, que faz com que você descarte uma carta de energia da sua mão para comprar 2 cartas do topo do deck.
É basicamente obrigatório ter esse Pokémon para compra de cartas, com essa sinergia de “Draw Power”, e ainda para poder com combar com a carta Melony CRE 146 para acelerar as energizações de seus Pokémon V.
Ad
- Lumineon V BRS 40 tem a sua habilidade Luminous Sign, que faz com que, se invocado da sua mão e posto no seu banco, ele procura por uma carta Apoiador do deck.
Basicamente, outro Pokémon importante de busca de recursos porque, além de fazer o óbvio, ele causa 120 de dano e pode voltar para o deck quando ele usa seu ataque Aqua Return.
- Galarian Zigzagoon SSH 117 entra para colocar contadores de danos graças a sua habilidade Headbutt Tantrum, que, se posto da sua mão para o banco, você coloca um contador de dano em um dos Pokémon do oponente. E com isso, é possível fazer o “looping” da Scoop Up Net RCL 165 para recolhê-lo e colocá-lo no banco novamente, fazendo os contadores de dano.
- Crobat V SHF 44 tem a sua habilidade Dark Asset, que, se colocado da sua mão para o seu banco, você compra até ter 6 cartas na sua mão.
- Ditto V SHF SV118 tem a sua habilidade V Transformation, que, em qualquer momento do seu turno, você pode colocar um Pokémon básico V da sua pilha de descartes sobre o Ditto-V e ele assumirá esse Pokémon.
Ele é bem útil para trazer o Drapion V LOR 118 ou o Aerodactyl V LOR 92.
- Zapdos PGO 29 tem a sua habilidade Lightning Symbol, que ele concede um acréscimo de 10 de dano a mais para os seus Pokémon elétricos básicos.
Cartas Trainer
- Melony CRE 146 serve para energização de uma energia de água básica da pilha de descartes para um de seus Pokémon V, e se o fizer, você compra 3 cartas.
- Judge FST 235 serve para embaralhar sua mão e o do seu oponente de volta para o deck e compram 4 cartas.
- Boss's Orders BRS 132 serve para puxar um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória, para agilizar a compra das cartas prêmio.
- Lost Vacuum LOR 162, para ser executada, precisa pagar um tributo de que uma carta da sua mão precisa ir para a Lost Zone. Se o fizer, você escolhe uma carta Ferramenta ou Estádio em jogo e mande-a para a Lost Zone.
- Scoop Up Net RCL 165 serve para recolher um Pokémon do jogo para sua mão que não seja GX ou V, fazendo assim o “looping” de dano do Galarian Zigzagoon SSH 117.
- Trekking Shoes ASR 156 faz com que você pode olhar a carta do topo do seu deck, podendo escolher pegar aquela carta que viu e colocar na sua mão ou descartá-la.
- Ultra Ball BRS 150 serve para procurar qualquer Pokémon no deck, ao tributo de descartar na sua mão duas cartas.
- Hisuian Heavy Ball ASR 146 serve para procurar qualquer Pokémon básico que esteja nas cartas prêmio. E se achar, pegue aquele Pokémon e substitua-o por essa carta.
Ad
- Quick Ball FST 237 serve para procurar um Pokémon básico do deck com o custo do tributo de descartar uma carta da mão.
- Battle VIP Pass FST 225 serve para procurar dois Pokémon básicos no deck e colocá-los logo em jogo, mas essa carta só pode ser jogada durante a sua primeira vez de jogar durante todo o jogo, então, quanto mais rápido criar esse setup logo no primeiro turno, melhor.
- Cross Switcher FST 230 serve como um tipo de efeito parecido com o Guzma : você só pode jogar essa carta se estiver com as duas cópias delas em mãos. Se o fizer, você puxa um Pokémon do banco do oponente para a posição ativa e depois, você faz o mesmo com seus Pokémon, o do banco se tornando o ativo.
- Forest Seal Stone SIT 156, se equipada a um Pokémon V básico, lhe permite usar sua habilidade de busca de uma carta qualquer no seu deck e colocá-la na sua mão. Mas o efeito dessa carta é equivalente a um poder VStar, ou seja, só pode usar uma vez no turno esse tipo de regra, não podendo usar mais de duas vezes uma habilidade ou ataque VStar.
Estádio
A Training Court RCL 169 serve justamente para pegar uma carta de energia básica da pilha de descartes e colocá-la na sua mão.
Com isso, você pode usar a sinergia de resgatar essa energia, usar a habilidade do Radiant Greninja ASR 46 descartando-a para comprar 2 cartas e em seguida, usar a Melony CRE 146 para poder energizar um de seus Pokémon V.
E também, recuperar as energias básicas elétricas caso algum oponente jogue o Temple of Sinnoh ASR 155 para inibir os efeitos das energias especiais do seu deck, ou pegar a energia básica física para colocar no Aerodactyl VStar.
Energias Especiais
Speed Lightning Energy RCL 173 serve apenas para os tipos elétricos, onde que, se ligadas a eles, você compra 2 cartas.
Arquétipos do Formato
Vantagens
O principal foco do deck é o controle de trava de itens e habilidades, que muitos decks como Mew V FST 113 e Genesect V FST 185 usam.
Também há a existência de decks de água como Ice Rider Calyrex VMAX CRE 46 ou Origin Forme Palkia VSTAR ASR 40 que usam e abusam das habilidades da linha do Sobble, Drizzle e Inteleon com o Shady Dealings, e principalmente ser o “counter” pela tipagem elétrica, causando dano dobrado a eles.
Decks de Shadow Rider Calyrex VMAX CRE 75 que usam e abusam muito sua habilidade de energização, o que te dá uma vantagem também contra eles, por causa do seu Aerodactyl VStar.
Desvantagens
- Lentidão na montagem do deck caso alguma carta importante esteja nas cartas prêmio; se Drapion V estiver lá, por exemplo, contra o deck de Mew VMAX FST 114 numa situação hipotética, ou quando as energias comuns básicas estejam por lá também.
- Decks que contenham o Temple of Sinnoh ASR 155 para travar as energias especiais, as Speed Lightning Energy RCL 173.
Conclusões
É um deck que, quando vem todas as cartas necessárias para os primeiros turnos, você começa a navegar com tranquilidade o baralho e é um passeio pelo parque, isso é, começando usar o Battle VIP Pass, para poder colocar ao menos o Raikou V como atacante principal e compra de cartas, e o Radiant Greninja no banco para fazer os descartes de energias de água e criar o sistema de sinergia com Melony e energizar seus Pokémon V de uma vez e depois ir preparando o Vikavolt V ou Aerodactyl V pela sua necessidade em jogo.
Ad
E agora é com vocês: o que acharam do deck? Suas considerações e opiniões a cerca dele? Fique a vontade e comente abaixo no site, pois sua opinião é bem-vinda.
Até a próxima!
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert