Hoje falaremos do Crobat, considerando todas as cartas já impressas dele, desde a época da era da Wizards of the Coast até os dias de hoje.
Crobat: Top 10 das melhores cartas do Pokémon
10 - Dark Crobat (Ruby/Sapphire: Team Rocket's Returns)
Vindo da coleção ”Team Rocket’s Returns”, com os Dark Pokémon - que aceitavam a Darkness Energy EX 158, que concedia um aumento no dano de seus ataques contra o Pokémon ativo do seu oponente.
Sua habilidade Black Beam poderia envenenar um pokémon do oponente.
Ad
O primeiro ataque, Dark Drain, é calculado pela quantidade de Pokémon em jogo do oponente, causando 10 de dano em todos; ao mesmo tempo, o dano causado é convertido em cura para o Dark Crobat TRR 3.
Já seu segundo ataque, Skill Dive, pode ser usado como um ataque “sniper” caso necessário, para atingir aqueles Pokémon que foram muitos prejudicados ao longo do tempo pelo ataque Dark Drain, como uma finalização de combo.
9 - Crobat (Black/White: Plasma Storm)
Esse Crobat PLS 55 tinha uma função interessante na época de Black/White, nos decks focados no Team Plasma: a sua habilidade garantia um “draw power” e seu ataque garantia veneno para prejudicar o oponente com 4 marcadores de dano entre os turnos, nas fases de “check-up”.
8 - Crobat (Black/White: Phantom Forces)
Esse Crobat PHF 33 tem função de prejudicar o oponente pouco a pouco, como um atacante suporte para combos de “sniper”. Isso porque sua habilidade diz que se ele for evoluído da sua mão, ele coloca 3 marcadores de dano (30 pontos) em um dos Pokémon do seu oponente; seguido do seu ataque que também causa 30 pontos de dano em qualquer Pokémon do oponente.
E tendo feito o seu papel, ele pode recuar com facilidade, pois o custo é zero!
7 - Crobat (Sun/Moon: Unbroken Bonds)
A escalação desse Pokémon aqui é por conta da sua habilidade Sound Veil: quando você evoluí o Crobat da sua mão para algum Golbat de seu jogo, naquele turno, ele é isento de qualquer dano e efeito de ataques até o turno final do oponente!
Com isso, o ideal é preparar no mínimo 2 ou mais Crobat para manter a consistência de imunidade e ir causando dano, com seu principal ataque que custa (C)(C)(C) (fácil de ser tributado com a Triple Acceleration Energy UNB 190) e ainda colocando quatro marcadores de veneno.
Para criar o looping desse combo, podemos utilizar Devolution Spray Z UNB 166.
6 - Crobat (Sun/Moon: Base Set)
Nessa versão do Crobat, ele tem uma função de “atacante covarde” - ou seja, só causa o prejuízo e foge para o banco, e no momento oportuno, é a hora de promovê-lo para causar mais dano.
O primeiro ataqueserve para prejudicar o oponente com envenenamento e colocar três marcadores nas fases de “check-up” (entre turnos), e depois, recuar esse Pokémon a qualquer custo (seja por habilidades de terceiros com combos ou uso de cartas Trainer).
E assim que ele for recuado, aí você poderá promovê-lo novamente a posição ativa, e então utilizar o segundo ataque, Surprise Strike.
5 - Crobat (Scarlet/Violet: Shrouded Fable)
Sendo um lançamento “recente” (setembro de 2024), esse Crobat SFA 29 é interessante por duas razões:
Sua habilidade, combinada com Janine's Secret Art SFA 59, garante um “draw power” de até 8 cartas no turno que jogou.
Já seu ataque, além de ter um dano bem substancial de 120 pontos por apenas duas energias (D)(C), ainda garante o envenenamento do oponente com dois contadores de dano nas fases de “check-up” - virtualmente, o total é “140” pontos de dano.
Ad
E o melhor é que no Standard, junto com Radiant Hisuian Sneasler LOR 123, com sua habilidade, o ataque do Crobat SFA 29 ganha mais dois contadores 0, ou seja, agora serão 4 contadores entre as fases de “check-up”, totalizando 120 + 40 por turno.
4 - Crobat (Sword/Shield: Silver Tempest)
Este Crobat está aqui por conta de seu segundo ataque, Critical Bite, que pode ocasionar na compra de uma carta prêmio extra.
E isso se torna muito poderoso com decks que façam combos para ruir o oponente de várias formas.
3 - Crobat "Prime" (Heart Gold/Soul Silver: Unleashed)
O lado bom dessa versão do Crobat é o custo de seus ataques - apenas uma energia básica psíquica.
O primeiro ataque tem a função de envenenar e colocar 4 marcadores durante as fases de “check-up” (entre turnos) e o segundo ataque causa um dano específico que pode até se tornar um “ataque sniper”.
E sendo um Pokémon “Prime”, ele não dá duas cartas de prêmio caso seja nocauteado.
2 - Crobat ex (Ruby/Sapphire: Deoxys)
Essa versão do Crobat é um dos melhores atacantes de raridades especiai. Isso porque sua habilidade Distortion descreve que se o Crobat ex DX 96 for seu Pokémon ativo, entre turnos, você pode colocar um contador (10 pontos) de dano em qualquer Pokémon do oponente - o que ajuda a fechar nocautes específicos.
Já seus ataques fazem parte de um combo maior - por exemplo, usando o Cross Attack, se ao menos acertar duas moedas ou mais, já consegue deixar o oponente “confuso”; e então seguindo pelo ataque Pester, se este oponente ainda estiver sob qualquer condição especial , o ataque é de 60 + 40 pontos, causando 100 pontos!
Vale lembrar que nesse período de Ruby/Sapphire, a média de HP dos Pokémon não era tão alta - logo, esse Crobat ex DX 96 era muito eficiente!
1 - Crobat V & Crobat VMax (Sword/Shield: Darkness Ablaze & Shining Fates)
Aqui, eu considero ambos como um complemento na evolução da mecânica da “Gigantamax” - embora a carta base, Crobat V DAA 104 tenha sido mais relevante no meta na época em que era válido no Standard por conta da sua habilidade Dark Asset, que garantia um “draw power” generoso.
Já Crobat VMAX SHF 45 é um bom Pokémon para combinar em decks de veneno, geralmente no Expanded com combos com Galarian Slowking VMAX CRE 100.
Considerações especiais
Crobat "Galactic" (Diamond/Pearl: Platinum)
Esse Crobat G PL 47 ficou famoso por conta do deck do Mychael Bryan, conhecido como Happy Luck, finalista da categoria Senior.
Nesse caso, a habilidade do Crobat G PL 47 ajudava a fechar danos com os marcadores que ele colocava ao ser baixado em campo para auxiliar o Gyarados SF 19.
Crobat (e-Cards Series: Skyridge)
A sua habilidade tinha finalidade de sabotagem - entre seus turnos, você poderia jogar a moeda e dando “cara”, poderia olhar a mão do oponente e verificar se havia um Pokémon bebê, básico ou evolução, e se houvesse, o oponente era obrigado a embaralhar o Pokémon escolhido de volta para o deck.
Ad
E seu ataque tinha a questão de arremesso de moedas, mas muito eficiente para ambos os resultados.
Conclusões
O que acharam da lista? Qual seria sua ordem dos melhores Crobat? Comente aqui abaixo!
Até a próxima.
— commentaires0
Soyez le premier à commenter