Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG e sua vasta mídia.
Continuando com o formato Expanded, vamos falar do Gardevoir & Sylveon Tag Team-GX com o objetivo de aguentar danos do oponente e poder ter a possibilidade de inviabilizar a mão do oponente.
Gardevoir & Sylveon Tag Team-GX (Tanker & Control Hand Deck)
Decklist e Estratégia
O ponto inicial do deck é montar o mais rápido possível todos os Pokémon de fada no jogo e que de preferência o Xerneas possa ser o Pokémon ativo para poder começar as suas operações.
Ad
O que nos importa aqui é seu primeiro ataque, Geomancy, onde escolhe dois Pokémon do seu banco para poder fazer a energização de uma energia de fada cada do deck e ligá-las a um de seus Pokémon.
Para haver seu primeiro ou segundo turno excelentes dentro da mesma rodada, é vital que você tenha a carta Battle VIP Pass FST 225, que só pode ser usada na primeira vez durante seu turno na primeira rodada para procurar por dois Pokémon básicos do seu deck e por diretamente no banco.
Você pode gastar para tentar trazer dois Spritzee UNB 141; ou um Mr. Mime BKT 97 para proteger seu banco com um Spritzee UNB 141; ou Spritzee UNB 141 e um Gardevoir & Sylveon-GX UNB 130 (o que eu sinceramente não acho uma boa).
Já Gardevoir & Sylveon-GX UNB 130, é mais prático chamá-lo usando Tag Call CEC 206 que serve para fazer a convocação de todos os Gardevoir & Sylveon, além de outras cartas Tag Team suportes do deck.
E aqui entramos com a estrela principal do deck como atacante e o papel de “tanker”:
- Fairy Song: você procura por duas energias de fada no seu deck e ligue aos seus Pokémon do banco da forma que quiser.
- Kaleidostorm: causa 150 de dano e ainda você pode redistribuir essas energias entre seus Pokémon da forma que quiser.
- Seu ataque GX, Magical Miracle GX: causa 200 de dano, mas se houver mais três energias adicionais ao custo do tributo para cumprir o requerimento, além dos 200 de dano, você faz com que o oponente embaralhe toda sua mão de volta para o deck, deixando-o sem cartas.
Jogadas ideais do Deck
A jogada ideal, para uma mesa perfeita é de que seja ao menos a seguinte ordem:
- Gardevoir & Sylveon Tag Team-GX como ativo.
- No banco, os dois Aromatisse, um Mr. Mime, outro Gardevoir & Sylveon Tag Team-GX.
Uma mão assim no começo do jogo é o ideal para ser perfeito o seu set-up:
A estratégia com essa combinação é justamente fazer o Pokémon tankar dano e ser uma muralha.
- Gardevoir & Sylveon-GX UNB 130 precisa manipular as energias e redistribuir com os Pokémon do banco, talvez com outro Gardevoir & Sylveon-GX UNB 130.
- Nisso, o Gardevoir & Sylveon-GX UNB 130 ativo precisa estar equipado com o Fighting Fury Belt BKP 99 pois concede mais 40 de vida ao Pokémon que seja básico, então o HP atual de 260 se torna virtualmente 300 de dano, se equiparando aos Pokémon VMax (que tem esse HP mínimo) e ainda com o bônus de mais 10 de ataque, fazendo o ataque Kaleidostorm sendo de 150 para 160 de dano.
- Se Gardevoir & Sylveon-GX UNB 130 estiver sofrendo dano e não quer perder as energias ligadas a ele, você precisa assegurar que tenha ao menos dois Aromatisse XY 93 para blefar com o oponente, e redistribuir as energias entre eles graças a habilidade Fairy Transfer.
Assim é possível usar Max Potion GRI 128 para curar todo o dano causado sem precisa sofrer com o revés de perder as energias de fada, para que assim possa reorganizar e transferir novamente as energias para o Gardevoir & Sylveon-GX UNB 130 para atacar novamente e ficar nesse ciclo.
Ad
Pokémon recursivos
- Aromatisse XY 93 é a essência do deck, pois ele com sua habilidade Fairy Transfer garante a transferências de energias de um Gardevoir & Sylveon Tag Team-GX danificado para poder usar o Max Potion sem perder as energias.
- Dedenne-GX UNB 57 tem a sua habilidade Dedecharge, que faz com que você descarte a sua mão e compre 6 cartas.
- Mr. Mime BKT 97 tem a sua habilidade Bench Protecter, que faz com que defenda o seu banco contra decks que usem deck sniper, justamente para evitar que o oponente foque como alvo os seus Aromatisse XY 93.
- Xerneas XY 96 entra como recursivo aqui por causa do seu ataque Geomancy para energização dos Pokémon do banco.
Cartas Trainer
- Judge FST 235 serve para controlar a mão de ambos os jogadores, mas o foco maior é prejudicar o oponente, reduzindo seu poder de ação, já que se reduzir a sua mão com essa carta, fazendo só ter 4, quando chegar a hora de aplicar o ataque GX de Gardevoir & Sylveon, ele ficará sem nenhuma carta na mão.
- Diantha FLI 105 só pode ser usada se um Pokémon fada seu for destruído. E se acontecer, você pode pegar duas cartas que quiser da pilha de descartes e pôr na sua mão, podendo reciclar muitos recursos, como o Max Potion ou o Fighting Fury Belt.
- Roxanne ASR 150 só pode ser usada se seu oponente estiver prestes a ganhar o jogo com 3 cartas prêmios ou menos: você e seu oponente embaralham as mãos, e ele só compra 2 cartas enquanto que você compra 6 cartas. É uma forma de controle de mãos para reduzir o poder de ação do oponente.
- Mallow & Lana CEC 198 tem duas funções:
1) Você pode trocar seu Pokémon ativo para o banco.
2) Você pode descartar duas cartas da sua mão para fazer o seguinte efeito: além de recurar esse Pokémon ativo para o banco, esse Pokémon recuado curará 120 pontos de HP.
- Cynthia & Caitlin CEC 189 tem duas funções:
1) Você pode pegar um carta Supporter/Apoiador da pilha de descartes (que não seja a Cynthia & Caitlin).
2) Você pode descartar uma carta da sua mão para fazer o seguinte efeito: além de recuperar uma carta Supporter/Apoiador da pilha de descartes, você compra ainda 3 cartas do topo do deck.
- Max Potion GRI 128 é uma cura absoluta que retira todos os danos do Pokémon no qual foi curado, mas com a penalidade de perder todas as energias ligadas a ele.
- Fighting Fury Belt BKP 99 é uma carta Ferramenta que só pode ser equipada para Pokémon básicos: concede mais 40 de HP e dá mais 10 de dano quem estiver com essa carta equipada.
- Energy Recycler BST 124 recicla até 5 energias básicas da pilha de descartes para o deck.
- Tag Call CEC 206 faz com que procurar até 2 cartas que tenham qualquer nome “Tag Team”.
Ad
- Wondrous Labyrinth ◇ TEU 158 serve para atrapalhar o oponente, pois é uma carta que declara que os Pokémon em jogo que não sejam do tipo fada ganham mais uma energia incolor como tributo para os ataques daquele Pokémon que não seja do arquétipo.
- Fairy Garden XY 117 serve para que todos os Pokémon do tipo fada tenham recuo zero, ou seja, acabando com o problema do Gardevoir & Sylveon e Aromatisse que tem o custo por duas energias.
Arquétipos do formato
Vantagens
Deck é excelente para controlar a mão do oponente e fazê-lo durar por bastante tempo como se fosse o equivalente aos Pokémon-VMax da geração atual, além da dinâmica de transferência de energias e cura constante, fazendo o oponente se frustrar bastante.
É uma estratégia efetiva contra os Pokémon do tipo dragão que pegaram a fraqueza fada na era X/Y e Sun/Moon, caso ele lide com algum no Expandido, e principalmente o Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 apanha para esse deck por conta disso.
Desvantagens
Temos a fraqueza ao tipo metálico, que ganhou um certo upgrade com recursos mais agressivos.
A ausência de outros arquétipos que tenham fraqueza ao tipo fada deixaram esse tipo pobre de opções de danos dobrados, sobrando apenas para os dragões da era X/Y e Sun/Moon, tanto que os novos dragões de Sword/Shield não tem mais fraquezas, o que deixa esse deck um pouco fraco com relação a um dano onde 150 e 160 não são tão brutos assim para cartas ultra raras.
Pode ser complicado lidar com decks que podem usar contadores de danos, os “spread snipers” contra os seus Aromatisse, como Mewtwo VUnion, Mimikyu VMax, Dragapult VMax + Sableye como nesse exemplo.
Conclusões
É um deck simples, bom para iniciantes e jogadores intermediários que gostam dessa mecânica de aguentar dano, curar, e testar a paciência do oponente de quase nunca levar o seu Pokémon o mais rápido possível, ter a mão do oponente sempre reduzida e controlada com o ataque GX, com Judge e Roxanne.
Também apresenta ótimas sinergias e leitura de cartas que combinam entre si, otimizando em qualquer movimento o reaproveitamento das cartas.
E então, gostaria de sua opinião. Quais são suas expectativas? Mudaria algo nele para torná-lo melhor? Fique a vontade e comente abaixo.
Até o próximo!
— Comentarios0
Se el primero en comentar