Pokemon TCG

Avis

Deck Tech: Mewtwo-VStar - Teorias e possibilidades

, Comment regular icon0 comments

Exploraremos as possibilidades de criação do baralho de Mewtwo-VStar com a nova expansão: Pokémon GO TCG!

Edit Article

Olá! Novamente o Rodrigo aqui trazendo novidades para vocês do mundo do Pokémon TCG.

Abrindo esse quadro com análises de possíveis conjecturas de decks e com a vinda da coleção especial de Pokémon GO TCG, vou elaborar análises para um encaixe do deck de Mewtwo VStar no Standard.

Vamos lá?

Decklist Mewtwo-VStar

Loading icon

Análise do deck

Temos aqui uma experimentação teórica de um deck do Mewtwo VStar, que pode sofrer modificações conforme o tempo e desejo do leitor. Pode ser meio inesperado ter a ausência da Quick Ball SSH 179, que é de praxe qualquer deck ter, iremos arriscar com a lista substituindo-a pela Fog Crystal CRE 140, que citaremos a seguir brevemente.

Ad

O deck tem como atacante principal Mewtwo-VStar para realizar o seu ataque “Psy Purge” (descrição: (P)(C) 90 x a base desse dano. Você descarta até 3 energias psíquicas de um de seus Pokémon para o custo desse ataque, e se o fizer, serão 90 x para cada energia descartada dessa maneira).

Loading icon

Para isso ocorrer, é necessário que você, na primeira rodada, seja o jogador do segundo turno, porque irá casar com o ataque da Cresselia CRE 64, que remete aos velhos tempos da carta do Volcanion UNB 25, para os Pokémon de fogo – só que para com os Pokémon psíquicos graças ao seu primeiro ataque, Crescent Glow, que por uma energia psíquica (P), você poderá procurar no seu deck por uma energia psíquica (P) do seu baralho e ligá-lo a um de seus Pokémon.

Porém, se você começar na primeira rodada do jogo no segundo turno (que é o turno que pode atacar dentro da primeira rodada), ao invés de uma energia, você pode ligar três energias a um de seus Pokémon, o que acelera o seu Mewtwo para um ataque massivo logo no Turno 2.

Loading icon

Para filtrar essa busca, temos contato com a carta treinador Fog Crystal CRE 140, que permite escolher buscar um Pokémon do tipo psíquico ou uma energia psíquica do deck e por na sua mão. Isso ajudará a buscar um Mewtwo para garantir nessa reserva.

E tendo Mewtwo energizado, o suficiente caso não tenha algum outro Pokémon no banco, supondo que haja um cenário onde você tenha 1 Cresselia CRE 64, 1 Mewtwo-V e 1 Galarian Articuno EVS 63 na mão: o ideal é baixar Cresselia CRE 64 e Mewtwo primeiramente.

Loading icon

Use o Cresselia CRE 64 para energização rápida. Na segunda rodada em diante, o Galarian Articuno EVS 63 entra como a opção de energização pela habilidade dele, o Cruel Charge, onde se baixado da sua mão para o banco, ele pode puxar 2 energias psíquicas que estiverem na sua mão diretamente a ele. Tendo a opção de escolha de quando evoluir seu Mewtwo-V para Mewtwo-VStar, você utilizar as energias do Galarian Articuno EVS 63 como custo do ataque por descartes. E usando o item Scoop Up Net RCL 165, você preserva seu Galarian Articuno EVS 63, mas descartando as cartas ligadas a ele, o que nesse caso seriam as energias, que entrará num loop de preservar o Pokémon e fazer o efeito assim que possível.

Estádios e Combos

Mas, diante do uso dos estádios citados na lista? Como usá-los para fazer seus combos?

1.ª Situação: Com o Training Court RCL 169, onde ele resgata uma energia da pilha de descarte e põe na sua mão, criando um loop com outro Galarian Articuno EVS 63 pelo efeito da passiva, garantindo sempre energias no turnos, preservando o Pokémon para não levar nocaute e ser parte dessa sinergia chave do processo de energização.

2.ª situação: Com o Old Cemetery CRE 147, com qualquer energia que não seja psíquica ligada aos Pokémon do tipo psíquico, eles tomarão 2 contadores de dano — o que pode ajudar em danos pendentes que podem ser fechados durante a partida.

Ad

Sobre esse fechamento de danos, pode-se colocar numa situação onde é possível dar um golpe "sniper" do Galarian Articuno EVS 63, o Psylaser, onde você descarta todas as energias psíquicas ligadas a ele, e escolhe um Pokémon do oponente causando 120 de dano (não aplicando fraqueza ou resistência no banco do oponente); isso tudo além do fato do ataque V-Star do Mewtwo-VStar, o Star Raid (descrição: (P)(C) Este ataque causa 120 de dano para cada Pokémon V do seu oponente, e este dano não é afetado por fraqueza ou resistência (você não pode usar mais que um ataque/habilidade VStar por partida).

Portanto, além de causar um dano generoso no formato atual com o metagame focado em Pokémon V, 120 causados pelo Mewtwo-VStar, mais esses 120 causados pelos Galarian Articuno EVS 63, poderá ter um total de 240 de dano, nocauteando quase todos os Pokémon-V: desde os básicos que precisam evoluir para um VMax ou um VStar quanto os Pokémon-V de suporte como Crobat V DAA 104, Eldegoss V RCL 19, Genesect V FST 185 ou Lumineon V BRS 40.

A essência da estratégia principal é essa. Caso isso não ocorra, poderá ter um dos caminhos alternativos:

Caminhos Alternativos

Loading icon

Caso essa energização do Cresselia CRE 64 não funcione, temos o caminho alternativo do Shadow Rider Calyrex VMAX CRE 75. Com sua habilidade, o Underworld Door, ele realiza o efeito de você energizar uma energia psíquica a um de seus Pokémon do banco, e se o fizer, você compra 2 cartas, tendo um excelente recurso de poder de compra por turno e energização ao mesmo tempo, ainda sem gastar a energia do turno. O único risco é o estádio Path to the Peak CRE 148, onde ele anula quaisquer habilidades de Pokémon-V ou Pokémon que tenham caixa de regras.

E se seu jogo está com trava de recursos, Lumineon V BRS 40 é o Pokémon que com a habilidade dele, o Luminous Sign,concede a procura de uma carta trainer tipo Supporter e coloca na sua mão.

Para cartas treinadores, em específico Supporter/Apoiador:

Loading icon

1) Roxanne ASR 150 é uma carta que dará muita dor de cabeça, pois poderá controlar a mão do oponente tendo sua redução de poder de uso de jogadas graças ao seu efeito de ser ativada caso o oponente esteja vencendo a partida com duas cartas prêmios restantes, sendo mais perigoso do que a Marnie em sentido de "controle".

2) Marnie SSH 169, como de costume, a maioria dos decks a usam por sua versatilidade e controle da mão do oponente.

3) Boss's Orders BRS 132, que dispensa apresentações, é a carta chave para puxar um Pokémon do banco do oponente e garantir aquele nocaute preciso para encerrar a partida.

4) Professor's Research BRS 147, uma das melhores cartas para se livrar de uma mão péssima num determinado ponto do jogo. Efeito de descarte de sua mão atual e compra de sete novas cartas, filtrando até seu deck, dependendo do rumo do jogo.

Ad

Para cartas treinadores em específico Item e Tools/Ferramentas:

Loading icon

1) Air Balloon SSH 156 como uma excelente carta de mobilidade, pois a maioria dos Pokémon desse deck tem recuo por duas energias como custo, e a carta paga esse tributo. Mas por segurança, tem o grande Switch SSH 183, caso o oponente faça algum tipo de jogada que retire essas ferramentas acopladas.

2) Choice Belt BRS 135 como um acessório perfeito para fechar danos contra Pokémon-V (englobando V-Max, V-Star, V-Union, etc). Com 30 de danos adicionais, isso pode fazer muita diferença no rumo da partida, para evitar que o oponente tenha aquele tipo de sorte de "sobrevivi com 10 de HP restante para poder continuar com meu jogo''. Praticamente todo deck prioriza ao menos uma carta dessa (no caso da nossa lista, a sugestão são duas).

3) Fog Crystal CRE 140 como um filtro de busca de Pokémon psíquico e energia psíquica, o que é excelente para esse arquétipo e praticamente indispensável.

Arquétipos do formato

Vantagens

Decks lutadores estão espalhados graças a decks do tipo sombrio, os famigerados “Dark Box”, como Darkrai-VStar, Hisuian Samurott-VStar, Eternatus-VMax (mesmo enfraquecido ultimamente). Com a presença deles, os decks de Urshifu-VMax (tanto o estilo Single Strike/Golpe Decisivo quanto Rapid Strike/Golpe Fluído), Machamp-VMax e Lucario-VStar são os principais Pokémon que terão dificuldade com o dano massivo e dobrado pelo tipo Psíquico.

Apesar de esses decks poderem ter Galarian Zapdos-V, e com o potencial dele poder bater seu ataque de 170 e descartando antes do efeito do dano uma energia especial, somado com sua habilidade Fighting Instinct, onde ele reduz o custo das energias incolores para atacar baseado pela quantidade de Pokémon-V do jogo do oponente, ele ainda sofre com a fraqueza do tipo psíquico.

E como esse deck não tem energias especiais, não será penalizado pelo efeito do ataque dele, sendo apenas mais um alvo para danos massivos.

Desvantagens

Como o bloco Sword and Shield englobou Pokémon do tipo psíquico em geral com a fraqueza do tipo sombrio, Mewtwo ainda poderá sofrer com os decks de “Dark Box”, que ainda tem potencial em jogo, os já citados Darkrai-VStar, Hisuian Samurott-VStar, Eternatus-VMax, e pela praticidade de itens de aceleração de recursos como Dark Patch ou Pokémon como Galarian Moltres-V ou até mesmo a versão “Baby” do Galarian Moltres, Darkrai-VStar poderá ser uma dor de cabeça ao jogador.

E os decks de Urshifu, onde geralmente usam Galarian Moltres-V para ser um contra-ataque aos Pokémon do tipo psíquico, que batem na fraqueza desse arquétipo para compensar a fragilidade dos ursos ao tipo psíquico, certamente será um obstáculo em partidas futuras.

Finalizando

Esse deck é uma análise teórica pelos ataques do Mewtwo e com base nas expansões lançadas. É bom salientar que esse tipo de conteúdo é um incentivo ao campo de ideias que podem (e devem) ser modificadas, se adequando às mudanças conforme o jogo também muda.

Ad

Pode haver erros e falhas, e por isso, toda criação de deck sempre precisa ser testada na prática (tanto na versão online do jogo quanto na forma física) para tirarem suas conclusões. No final, o que acaba importando muito é também conhecer seu deck e se adequar a ele.

Dito isso, boa sorte e bons jogos!