Olá a todos. Rodrigo aqui, e venho trazendo novamente informações sobre os valores competitivos e financeiros desta expansão.
Apesar de ser uma coleção relativamente antiga (do mês de novembro de 2021), ainda há ressalvas importantes para o rumo do formato atual, onde muitas coisas mudaram até então, principalmente se tratando em uma das cartas que está em primeiro lugar. Vamos às surpresas!
Cartas da expansão base:
10º) Elesa’s Sparkle (Full Art) (Fusion Strike - 260/264)
Ad
Praticamente como uma das engrenagens do deck do tipo "Fusion Strike", ela é primordial em qualquer montagem para o formato, e sempre presente no seu principal atacante: Mew-VMax.
Assim como dito de personagens femininas em cartas dessa tipagem (pela questão da cultura japonesa em si), seu valor é considerado alto, mas “relativamente” mais acessível diante de outras cartas que tem no atual metagame, onde temos Marnie como uma das mais caras.
O seu efeito é escolher dois dos seus Pokémon do tipo “Fusion Strike”. Já escolhidos, procure em seu deck por uma energia do tipo “Fusion Strike” e ligue-os nestes. Depois disso, embaralhe seu deck.
9º) Celebi-V (Alternative Full Art) (Fusion Strike - 245/264)
Celebi V está nessa colocação graças a sua arte, feita por Teeziro, que trabalhou bem o uso da perspectiva, escolha de cores e a ambientação no geral. Apesar de ser uma carta praticamente fraca no competitivo atual, o que compensa nela e agrega é seu colecionismo, já que houve um recente crescimento de procura de cartas do Celebi.
Seus ataques:
1) Leaflet Dance (por uma energia de planta), que move uma quantidade ilimitada de energias de planta da sua mão aos seus Pokémon da forma que quiser;
2) Slash Back (por uma energia de planta e uma energia incolor), que tem como base 60 de dano e você troca o Celebi como ativo para o banco e este Pokémon do banco na troca se tornará o novo ativo.
8º) Mew-VMax -Fusion Strike- (Regular Art) (Fusion Strike - 114/264)
Ainda com forte uso no metagame atual, sendo quase um rival do Arceus-VStar, Mew-VMax continua sendo um concorrente digno. Além do próprio Pokémon ser um símbolo da nostalgia dos primeiros míticos da franquia, e de Kanto, Mew-VMax pode bater de forma rápida por duas energias e ainda copiar os ataques dos seus Pokémon do banco que sejam do tipo “Fusion Strike”, tendo um vasto leque de oportunidades.
Seus ataques:
1) Cross Fusion Strike (por duas energias incolores), onde o Mew pode escolher qualquer Pokémon do banco e poder copiar aquele ataque, desde que esse Pokémon seja “Fusion Strike”;
2) Max Miracle (por duas energias psíquicas), que tem como base 130 de dano e o Mew não sofre por condições de efeitos do Pokémon ativo do oponente.
7º) Inteleon-VMAX -Rapid Strike- (Alternative Full Art) (Fusion Strike - 266/264)
Dentro dos 3 iniciais de Galar que ganharam suas versões UR (Ultra Rare), Inteleon foi o que teve mais simpatia do público por causa de seus combos de habilidade e ataques na estratégia de “spread”, fazendo combinações com o Inteleon Baby (de Chilling Reign), onde a habilidade do mesmo causa dois marcadores de dano ao seu oponente (sem falar do fato de ser uma carta “Rapid Strike”, o que é uma mão na luva para a montagem de deck dessa categoria). E com a aparição do Greninja Radiant (de Astral Radiance), que tem seu ataque que causa 90 de dano em dois Pokémon do oponente, as possibilidades são infinitas.
Ad
Inteleon tem uma habilidade e um ataque: sua habilidade, Double Gunner, permite que você descarte uma energia de água da sua mão e se o fizer, você pode escolher dois Pokémon do seu oponente e colocar dois marcadores de dano neles; e seu ataque, G-Max Spiral (por uma energia de água e uma energia incolor), que tem como base 70 de dano mais 70 caso você retorne uma energia ligada a este Pokémon para sua mão.
6º) Genesect-V (Alternative Full Art) (Fusion Strike - 255/264)
Ainda dentro do formato de montagens de decks do tipo “Fusion Strike”, Genesect é praticamente o “motor” do baralho para compras incessantes e buscas de recursos, buscando ganhar mais vantagens nos turnos. Nem preciso dizer que é indispensável tê-lo se for jogar de Mew-VMax. E pela condição da raridade por ser uma carta alternativa/secreta, ela tem um valor maior de mercado.
Genesect tem uma habilidade e um ataque: sua habilidade, Fusion Strike System, permite que você compre uma quantidade específica de cartas na sua mão baseada pela quantidade de Pokémon do tipo “Fusion Strike” em jogo; e seu ataque, Techno Blast (por duas energias metálicas e uma energia incolor), que tem como base 210 de dano, mas ao revés de que Genesect não poderá usar esse mesmo ataque no próximo turno.
5º) Mew-V (Alternative Full Art) (Fusion Strike - 251/264)
Claro que sua versão básica não poderia faltar na lista, assim como a versão VMax (que já citaremos), já que a grande estrela mascote da coleção é o próprio Mew.
O mais curioso é que, nessa arte, o artista teve cuidado de colocar os Pokémon dessa coleção que fazem parte da categoria “Fusion Strike” como Dreepy, Smeargle, Toxel e sua evolução Toxtricity.
A carta apresenta dois ataques:
1) Energy Mix (por uma energia psíquica), onde você procurar por uma energia qualquer e ligar a um de seus Pokémon que sejam do tipo “Fusion Strike”;
2) Psiquic Leap (por uma energia psíquica e uma energia incolor), que tem como base 70 de dano e você embaralha o Mew e todas as cartas ligadas a ele de volta para o seu deck.
4º) Mew-VMax -Fusion Strike- (Rainbow Full Art) (Fusion Strike - 268/264)
Por questão de raridade e por ser Rainbow, não seria difícil imaginar esta carta aqui.
Ainda com forte uso no metagame atual, sendo quase um rival do Arceus-VStar, Mew-VMax continua sendo um concorrente digno. E ainda assim, com sua arte alternativa, a precificação da carta se torna ainda mais cara e mais cobiçada pelos aficionados por artes alternativas (tanto jogadores quanto colecionadores), além do próprio Pokémon ser um símbolo da nostalgia dos primeiros míticos da franquia e de Kanto.
3º) Espeon-VMAX (Alternative Full Art) (Fusion Strike - 270/264)
Como um páreo duro para com sua contraparte de Johto (Umbreon com a Karen, arte citada no artigo relacionado a expansão Brilliant Stars), Espeon também é uma Eeveelution querida pela comunidade e tão cobiçada quanto qualquer carta evolucionária.
Ad
Sua habilidade, Solar Revelation, previne todos os efeitos causados por ataques de seu oponente a seus Pokémon caso seus Pokémon tenham qualquer energia ligada a eles (porém, efeitos já existentes anteriormente permanecem. E ataques diretos não são considerados como efeitos).
Seu ataque, Max Mindstorm (por uma energia psíquica e duas energias incolores), tem como base 60 de dano vezes a quantidade de energias ligadas de todos os Pokémon do seu oponente.
2º) Mew-VMax -Fusion Strike- (Alternative Full Art) (Fusion Strike - 269/264)
Ainda com forte uso no metagame atual, sendo quase um rival do Arceus-VStar, Mew-VMax continua sendo um concorrente digno.
E ainda assim, com sua arte alternativa, a precificação da carta se torna ainda mais cara e mais cobiçada pelos aficionados por artes alternativas (tanto jogadores quanto colecionadores), além do próprio Pokémon ser um símbolo da nostalgia dos primeiros míticos da franquia, e de Kanto.
1º) Gengar-VMax -Single Strike- (Alternative Full Art) (Fusion Strike - 271/264)
E com o finalista do podium, surpreendentemente no regional de Salt Lake, a carta se tornou parte da chave da vitória junto com Arceus-VStar (lançado em Brilliant Stars) e o deck consagrou a vitória para Drew Kennett, o que super valorizou a carta.
Antes tida como uma carta “pesada” e subestimada diante de um metagame rápido e agressivo que geralmente batem por duas energias por uma massiva quantidade de dano, Gengar-VMAX foi suprido pelo benefício de aceleração de energias pelo Arceus e também peloo próprio Houndoom Baby (de Battle Styles) que procura uma energia “Single Strike” ao custo do Pokémon que for energizado tomar um marcador de dano.
E pelo seu valor de colecionismo e nostalgia por ser um dos primeiros Pokémon fantasma da história do Pokémon e querido por muitos, sua arte alternativa/secreta não estaria fora dos parâmetros dos preços elevados.
Seu primeiro ataque, Fear and Panic (por duas energias sombrias), causa por base 60 de dano vezes a quantidade de Pokémon GX e V no campo do oponente. Se totalizar numa possibilidade de 6 Pokémon-V em jogo, Gengar poderá causar 360 de dano por apenas duas energias! Isso sem mencionar as possibilidades de acréscimo de dano como o Choice Belt como item ferramenta. E nem preciso dizer que essa carta bate na fraqueza do Mew e com folga, certo?
E seu segundo ataque, G-Max Swallow Up (por três energias sombrias), tem como base 250 de dano, porém Gengar não poderá usar esse ataque no próximo turno.
Menções honrosas:
Mesmo não sendo uma carta tão cara quanto as citadas acima, ela está na menção justamente pela sua versatilidade em jogo e pelos recentes momentos de diversidade de decks com tipo Lutador graças ao hype de Lucario-VStar no regional de Joinville e o retorno das carta de Urshifu-VMax -Rapid Strike-.
Hoopa-V entra nessa observação devido à sua habilidade, que o torna do tipo psíquico (batendo na fraqueza deles) e sua tipagem natural, sombria (batendo na fraqueza de Mew). Claro que o preço dele é bem simplório comparado aos outros citados, mas sempre tem aquele jogador que quer colocar um Full Art, certo?
Ad
Hoopa-V (Full Art) (Fusion Strike - 253/264)
Hoopa-V tem 220 de HP, tipo sombrio, fraqueza ao tipo planta, sem resistência, e por duas energias como custo de recuo. Tem uma habilidade e um ataque:
Two Faced (habilidade) faz com que o Hoopa tenha duas tipagens: psíquico e lutador.
Shadow Impact (por duas energias sombrias e uma energia incolor) tem como base 170 de dano, porém ao revés de colocar 30 de dano em um de seus Pokémon.
A conclusão diante do cenário atual (contando esse mês de julho de 2022) é que Mew-Vmax ainda ficará nos torneios por um bom tempo, e mesmo com Pokémon sombrios no formato de Astral Radiance, ainda se mantém forte.
Com o Gengar-Vmax mostrando seu ar de possibilidades, o campo do competitivo é sempre inconstante com e sempre merece nosso olhar atento diariamente sobre os potenciais até onde for possível usá-las antes das temíveis rotações (mas que só virão daqui um ou dois anos, então fiquem tranquilos).
— commentaires0
Soyez le premier à commenter