Pokemon TCG

Review

Scarlet & Violet: Shrouded Fable - Top 10 cartas mais bonitas do Set

, Comment regular icon0 comments

Confira as 10 melhores artes das cartas da terceira coleção especial do bloco Scarlet & Violet: Shrouded Fable.

Edit Article

Após o lançamento de Scarlet/Violet: Shrouded Fable no dia 02/08/2024, falaremos sobre as cartas mais bonitas da coleção.

As 10 cartas mais belas de Shrouded Fable

10 - Cufant (Illustration Rare - 76/64)

Loading icon

Temos aqui esse Pokémon não tão popular e pouco destacado ao público. A graça da arte é o cenário, em seu habitat com cores vivas, com o detalhe da refração da luz criando um arco-íris, além das simples pinceladas na água para denotar a silhueta dos elefantes.

Ad

A artista por trás dessa ilustração é Mina Nakai, uma veterana da empresa da Pokémon desde X/Y: Generations.

E você provavelmente já viu essa arte promocional do Koraidon como carta promocional da Elite Trainer Box (ETB) do Base Set de Scarlet/Violet , que é da autoria da mesma artista!

Loading icon

9 - Persian (Illustration Rare - 78/64)

Loading icon

Temos aqui a arte feita pelo Whisker, que começou há pouco tempo na Pokémon Company. Uma de suas artes mais famosas foi o Psyduck sv3pt5 175, uma das Illustration Rare da coleção especial de 151.

O seu método de arte é utilizar técnicas de pintura que se pareçam com “pinturas a óleo”, mas que não precisa definir com uma linha grossa em torno dos objetos, cenário ou personagens para criar a forma: a própria cor transmite isto.

O interessante também foi a representação da cidade com leves borrados na luz noturna, quase que no período do crepúsculo, dando um ar de “City Pop” japonês.

8 - Houndoom (Illustration Rare - 66/64)

Loading icon

A bola da vez é o artista Taiga Kasai, que foi o campeão do Pokémon Trading Card Game Illustration Contest de 2021 com a arte do Greninja PR-SW SWSH305, além de ter ficado em segundo lugar no Pokémon Card Game Illustration Grand Prix de 2019 com a arte do Charizard.

Image content of the Website

A sua assinatura de trabalho é com cenários representados com silhuetas ou mínimas informações possíveis com paletas de cores que complementam ou que fazem destaque harmonioso com o Pokémon.

7 - Duskull, Dusclops & Dusknoir (Illustration Rare - 68/64|69/64|70/64)

Loading icon

O artista responsável por essa arte é um nome de peso dentro da empresa:James Turner.

Depois de quase 20 anos, desde a sua primeira ilustração com Pansear NXD 15 em Black/White: Next Destinies, ele retorna com uma proposta totalmente diferente: é como se as artes da linha evolutiva do Duskull fizessem parte de um livro temático de “conto de terror infantil”. A ideia do artista é justificar a evolução do Pokémon também com a mudança de cenário, progredindo a perseguição para a “casa do alvo”, de forma bem indireta no asfalto, e depois progredindo para dentro do quintal da casa e no final, chegando até a esquadria da residência do alvo.

6 - Okidogi ex, Munkidori ex, Fezandipiti ex & Pecharunt ex (Special Illustration Rare - 90/64|91/64|92/64|93/64)

Loading icon

Aqui, o artista kantaro criou uma arte em conjunto que montando as quatro cartas, consegue criar um quadro dinâmico com o Pecharunt e os seus vassalos, a Tríade de Kitakami.

E o interessante é que mesmo tendo predominante o preto como cor de fundo e as correntes do Pecharunt, a cor secundária que é presente em cada Pokémon é baseada na sua própria paleta: Okidogi com o verde, Munkidori com o azul, Fezandipiti com o laranja e Pecharunt com o roxo.

Ad

Seu primeiro trabalho foi com a carta Colress's Experiment CRZ GG59 em Sword/Shield: Crown Zenith, mas o que foi destaque e mais conhecido pelo público no bloco de Scarlet/Violet foi com o Miraidon ex como Special Illustration Rare na coleção do Base Set:

Loading icon

5 - Tapu Bulu (Illustration Rare - 65/64)

Loading icon

O artista responsável é IKEDA Saki, que é um novato na Pokémon Company. Essa arte é a segunda que ele criou em seu portfólio, ao lado do Duskull SFA 18.

O que gosto nessa composição é o uso dos cenários em ruínas, locais esquecidos pelo tempo, onde ele mostra com riqueza de detalhes cada tijolo; além, claro, da preocupação do cenário ao redor.

4 - Munkidori (Illustration Rare - 72/64)

Loading icon

Com a arte do grande Teeziro, que fez grandes trabalhos como as Bestas Paradoxais de Johto, principalmente com Gouging Fire ex TEF 204.

Como sempre, o seu destaque são os cenários, que contam com riqueza em detalhes -e a parte mais bonita é a cerejeira.

3 - Zorua (Illustration Rare - 75/64)

Loading icon

Chegando aoterceiro lugar, temos a presença do REND o campeão do Pokémon Trading Card Game Illustration Contest 2022, com a arte do Arcanine PR-SW SWSH304.

Ele já foi citado em Temporal Forceslink outside website com a arte do Cutiefly TEF 172; e em Twilight Masqueradelink outside website com a arte do Chimecho TWM 179.

E aqui, não foi diferente: a sua riqueza de detalhes com a pelagem do Zorua e o detalhe do caimento do detalhado oriental com os detalhes circulares são impressionantes!

2 - Cresselia (Illustration Rare - 71/64)

Loading icon

Chegando na segunda colocação, a arte fica por conta do satoma, que é um artista também de início de carreira na Pokémon Company. Elecomeçou seus trabalhos em Obsidian Flames com a carta do Dratini sv3 157, mas a Cresselia SFA 71 é sua primeira arte numa categoria de Illustration Rare, como se fosse uma “Full Art”.

Você consegue notar as cores vívidas e a luz que o Pokémon emana, justamente pela sua simbologia na lore da franquia por ser o Pokémon da esperança e dos bons sonhos, sendo a contraparte do Darkrai.

1 - Okidogi (Illustration Rare - 74/64)

Loading icon

E fechando com chave de ouro, temos a queridíssima Akira Egawa, que dispensa apresentações!

Sendo já uma referência na empresa da Pokémon Company, o seu maior triunfo de artes foi justamente as artes dos Deuses de Sinnoh, mostrados no artigo sobre Crown Zenithlink outside website.

Loading icon

Ad

Image content of the Website

E aqui, não é diferente a forma como ela consegue criar composições com uma arte que consegue beirar um pouco do realismo, mas de forma mais séria do Pokémon sem ter um toque muito infantil - mas, ao mesmo tempo, tendo a identidade do Pokémon, muito do que o Mitsuhiro Arita faz atualmente.

E o legal do Okidogi é mostrá-lo como um Pokémon brutamontes, destruindo tudo ao seu redor com socos, numa pose dinâmica e vívida.

Conclusões

O que acharam da lista? Como montariam a sua composição das 10 melhores artes? Comente abaixo!

Até a próxima!