Introdução
Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo mais informações sobre o Pokémon TCG. E levantando o gancho da última postagem sobre o International de junho, sobre o deck Mewtwo-VUnion Control, hoje falaremos do deck do campeão do evento que também trouxe surpresas, com um Pokémon atacante inesperado para o formato: o Flying Pikachu VMAX CEL 7, da expansão de Celebration!
Ad
É isso mesmo que leram, o Flying Pikachu VMAX CEL 7, que era considerada uma carta “fraca” dentro das ultra raras lançadas na época de Celebrações no segundo semestre do ano passado, ganhou força e destaque graças ao Arceus VSTAR BRS 123, que com seu ataque Trinity Nova, pode energizar 3 energias aos seus Pokémon-V.
Isso tornou Flying Pikachu VMAX consistente no jogo, e com essa lista muito simples feita pelo Azull Garcia Griego (ou AzulGG, como é conhecido na comunidade), conseguiu se consagrar campeão, provando que qualquer carta pode ter possibilidades de jogo: basta saber como e quando usar.
Decklist Arceus VStar + Flying Pikachu VMax
Análise do deck
O deck consiste em acelerar os atacantes mais “pesados”, com prioridade no Flying Pikachu VMAX CEL 7, que possui o ataque Max Balloon (E)(C)(C), causando 160 de dano e no próximo turno, previne ataques de Pokémon básicos do oponente. É algo muito útil contra decks como Miltank ASR 126, que está em alta nos últimos tempos, graças a sua habilidade Miracle Body que impede de receber danos desses tipos de Pokémon-V (seja tanto os V básicos como VMax, VStar, VUnion, etc.).
Para acelerar o Flying Pikachu VMAX CEL 7, temos uma carta essencial para 80% dos baralhos do formato, o set de Arceus — e claro, com devido destaque ao Arceus VSTAR BRS 123, que com seu ataque Trinity Nova (C)(C)(C), pode energizar 3 energias aos seus Pokémon-V da forma que quiser. O objetivo do deck é algo bem simples, mas vamos destrinchá-lo para o passo a passo:
1) A prioridade é colocar em campo o Arceus V BRS 122 para evoluir em Arceus VSTAR BRS 123, para receber os benefícios. Mesmo o Arceus V BRS 122 com a Double Turbo Energy BRS 151 podendo cumprir o requerimento do ataque Trinity Charge (C)(C), ele não causa danos, e apenas liga as energias aos seus Pokémon-V da forma que desejar, porém chegando na forma “VStar”, aí sim com o Trinity Nova, por mais uma energia incolor, ele ainda causa 200 de dano e faz essa distribuição de energias, sendo mais agressivo.
Se houver falta de recursos na partida, você pode usar sua habilidade VStar: Starbirth, onde você pode procurar por duas cartas que quiser do deck e por na sua mão (lembrando que ataques e habilidades VStar, quaisquer que sejam, só podem ser executadas uma única vez em todo o jogo — então pense com sabedoria em quando usar).
2) Após ter baixado os Arceus, priorize Pokémon com poder de compra para deixar sua mão sempre com opções. É o caso do Bibarel BRS 121, que com sua habilidade Industrious Incisors, pode comprar cartas até ter 5 em sua mão, e ela pode ser usada para cada Bibarel que estiver em jogo — ou seja, se estiver com dois, e supondo que na primeira compra desse primeiro Bibarel, você procurou por cartas que jogou no turno e gastou sua mão, você pode usar o segundo Bibarel para fazer o efeito da habilidade desse segundo e poder ter mais uma sessão de compras de cartas, o que é algo muito útil para filtrar seu deck.
Ad
3) Já tendo baixado o Arceus-V antes, o ideal é que naquele mesmo turno, ao menos, já possa baixar para seu banco reserva um Flying Pikachu V CEL 6 para garantir no próximo turno a evolução do Arceus-VStar e o principal atacante do deck, o Flying Pikachu VMAX CEL 7, para que use seu ataque Max Balloon (E)(C)(C), que causa 160 de dano e no próximo turno, previne ataques de Pokémon básicos do oponente.
4) Caso no jogo haja alguma partida que tenha que lidar com o temível Mew VMAX FST 114, o Crobat VMAX SHF 45 é a carta que responde contra ele pelo simples fato de ser da fraqueza do Mew, por ser do tipo sombrio, ou seja, batendo o dano dobrado contra ele!
O seu ataque Max Cutter (D)(D)(C) causa 180 de dano, mas aplicando a dobra na fraqueza, se torna 360, nocauteando Mew VMAX FST 114 com facilidade. E caso precise aproveitar a situação de fuga de seu Crobat e preservá-lo no jogo ou promover um novo atacante, você pode usar o efeito do outro ataque dele, Stealth Poison, que causa 70 de dano e deixa o oponente ativo envenenado, além de você substituir o Crobat como Pokémon ativo para o banco reserva, economizando de certa forma um Switch SSH 183, aproveitando desse efeito de ataque, que é bem útil.
5) Pumpkaboo EVS 76 só entra aqui para tirar algum estádio que possa atrapalhar teu jogo, sendo mais específico, o Path to the Peak CRE 148 para poder utilizar o Starbirth do seu Arceus VStar em algum momento do jogo que você queira usar, graças a sua habilidade Pumpkin Pit, onde se ele for posto da sua mão para seu banco, você pode aplicar essa habilidade, descartando o estádio que estiver em jogo.
Cartas Trainer
Agora indo para a parte de cartas Trainer, vamos destrinchar alguns que são mais importantes do deck e suas funções sendo aplicadas em situações específicas:
- Professor’s Research (Professor Oak) CEL 23 dispensa apresentações: descarte a sua mão e compre 7 cartas, sendo uma das mais fortes no quesito de poder de compra de qualquer bloco, já dito diversas vezes aqui nos nossos artigos de decks guides, que é quase que lei os ter em sua composição estrutural e sempre bem-vindo.
- A carta Marnie SSH 169 é aquele controle para tirar o recurso da mão do oponente caso ele tenha muitas cartas em posse. Seu efeito é embaralhar suas mãos e as do oponente, porém a do oponente, todas as suas cartas vão para o fundo do deck e ele compra apenas 4 cartas, e você somente embaralha tudo o que tem de volta para lá, comprando 5 novas cartas.
- Roxanne ASR 150 é para uma situação extrema onde seu oponente está prestes a ganhar o jogo por apenas 3 cartas prêmios em diante, onde você pode aplicar esse efeito. Quase como uma “Marnie”, essa carta é mais agressiva, pois você embaralha a mão do oponente deixando ele ter apenas 2 cartas na mão, enquanto você tem 6 cartas.
- Cheren's Care BRS 134 basicamente escolhe um Pokémon do tipo incolor que tenha algum contador de dano e você pode recolher esse Pokémon para sua mão e todas as cartas ligadas a ele também. Isso é uma mão na luva, pois ela pode livrar de situações onde seu Arceus-VStar estiver com algum dano crítico que custe o seu nocaute e pode dar de mão beijada duas cartas prêmio do oponente tirando-os do jogo, salvando a sua pele.
Ad
Para quem é das antigas, esse pequeno combo lembra vagarosamente o que faziam no bloco Sun/Moon, no lançamento do Zoroark-GX SLG 53 com a Acerola BUS 112, que fazia quase o mesmo processo de “preservar” Zoroark por ser um Pokémon do estágio 1, por bater com apenas duas energias e muito dano, o que era sempre versátil e ágil para sua recuperação — e se aplica no caso do Arceus no atual formato.
- Boss's Orders RCL 154 é praticamente essencial em qualquer deck assim como “Professor’s Research”. Já dito da sua importância nas criações de deck e análises, ele é o que faz puxar um Pokémon do banco do adversário para a posição ativa, fechando nocautes específicos.
- A carta Phoebe BST 130 é basicamente sua salva guarda de efeitos negativos contra seus Pokémon-VMax.
“Mas como assim, Rodrigo?”
Simples: A carta ao ser aplicada naquele turno, anula qualquer efeito que negative o efeito de seus Pokémon-VMax. Por exemplo, digamos que seu oponente seja um Miltank ASR 126 que previne de danos de Pokémon-V no geral (incluindo VMax) e se jogar Phoebe naquele turno, o seu Flying Pikachu VMAX CEL 7 pode atacar o Miltank, burlando o efeito da habilidade dele, que o preveniria automaticamente.
- Raihan EVS 152 só pode ser jogada quando um Pokémon seu foi anteriormente nocauteado, e se aconteceu, você pode energizar uma energia da sua pilha de descartes em um Pokémon que for escolher e ainda pegar uma carta Trainer qualquer do deck e pôr na sua mão. Isso agiliza algum atacante pesado do seu jogo, seja o próprio Flying Pikachu VMAX CEL 7 assim como Crobat VMAX SHF 45 ou até mesmo algum Arceus VSTAR BRS 123 que possa causar 200 de dano (sendo o maior dano base de todos os atacantes do deck).
- A carta Stadium/Estádio Path to the Peak CRE 148 é justamente para atrapalhar os decks do oponente que usam muitos Pokémon-V no geral ou Radiant Pokémon que tenham habilidades, já que esse estádio tem como função anular habilidades de quaisquer Pokémon que tenham Rule Box (isso é, a Caixa de Regras). O ideal para usar esse estádio seria após você usar a habilidade VStar de Arceus, o Starbirth, para que assim, não tenha empecilhos se autossabotando e após usá-lo, poder jogar essa carta contra seus oponentes para atrapalhá-los.
- Pal Pad SSH 172 é a reciclagem de cartas Trainer do tipo Supporter/Apoiador, ou seja, é uma carta Item que pode reciclar cartas essenciais como Phoebe BST 130, Cheren's Care BRS 134 e Boss's Orders RCL 154.
Energias Especiais
- Double Turbo Energy BRS 151 oferece uma redução de 20 de dano ao Pokémon que estiver com essa energia ligada, fazendo com que o Arceus do seu jogo dure um pouco mais, podendo salvar de algumas situações que o levassem a nocaute por um golpe de “One Hit Kill”.
- Capture Energy RCL 171 é uma carta que busca se ligar a algum Pokémon seu, a energia faz o efeito de busca de um Pokémon básico do seu deck e colocá-lo para o seu banco, acelerando essa montagem no banco reserva.
Ad
Arquétipos do formato
Vantagens
Como versatilidade de energização do Arceus para Pikachu e Crobat, ele se torna dinâmico, prático por todos usarem no máximo 3 energias, e ainda sim, contando o Pikachu como uma barreira contra Pokémon básicos, como decks de Miltank ASR 126, Regigigas ASR 130, ou de Suicune V EVS 31 por exemplo.
Além disso, o Crobat-VMax tem uma excelente resposta contra deck de Mew VMAX FST 114 por ser do tipo sombrio, aplicando a fraqueza sobre o arquétipo psíquico.
Desvantagens
O deck apresenta uma boa consistência contra muitos tipos, inclusive até pode tentar enfrentar cartas como Duraludon VMAX EVS 123 com sua habilidade que impede de tomar danos de Pokémon que tenham energias especiais ligadas a estes, visto que o deck conta com 4 cópias de Double Turbo Energy BRS 151, mas temos o Stadium/Estádio Path to the Peak CRE 148 que pode anular a passiva do Duraludon.
Creio que a maior fraqueza do deck seja em uma luta contra o arquétipo do tipo lutador, já que Arceus e Crobat compartilham dessa mesma fraqueza, se tornando um pouco complicadas as lutas onde eles possam fechar esses danos com facilidade por poder dobrar o valor por conta da fraqueza.
Conclusões
É um deck objetivo, bem simples e didático para usá-lo, além de dinâmico e prático em sua mecânica, sendo bem simpático para qualquer pessoa jogá-lo, se estudar um pouco sobre ele em alguns minutos.
Vale a pena a tentativa de montagem e uso dele, que terá uma boa experiência, tanto para iniciantes quanto veteranos.
— commentaires0
Soyez le premier à commenter