No artigo de hoje, focaremos no Expandido, e pegaremos algumas cartas da coleção especial "151", mostrando jeitos novos de jogar.
O Pokémon escolhido foi o Beedrill sv3pt5 15, que foca na mecânica “No Hands”.
"Mas o que seria isso?", você, leitor, pode se perguntar.
"No Hands" se refere a quando o Pokémon atacante ganha dano adicional ou só pode atacar sob as condições de não ter nenhuma carta na mão, como seus antecessores, o Granbull LOT 138 e Hisuian Arcanine LOR 84. Nesse artigo, irei analisar duas vertentes que focam nessa estratégia.
Ad
Beedrill: Pokémon Mortal - Paralisia e Envenenamento
Beedrill: Entendendo o Atacante Principal do Deck
Seu primeiro ataque é o que nos interessa, pois, se você não estiver com nenhuma carta na mão, causa 30 + 120 de dano, além de deixar o oponente Paralisado e Envenenado ao mesmo tempo!
Primeira Opção
Decklist
Sobre os Pokémon Recursivos
Nessa versão do deck, focamos nos Pokémon recursivos de compras de cartas, que são o Oranguru SUM 113 e o Radiant Venusaur PGO 4.
As diferenças entre os dois são:
- Oranguru SUM 113 lhe permite comprar cartas até ter 3 em sua mão. O ideal é conseguir esvaziar sua mão antes de atacar, e também comprar cartas itens que lhe ajudarão com o set-up do seu jogo, como PokéNav CES 140, Ultra Ball SUM 135, Nest Ball SUM 123 e Great Ball XY 118.
- A habilidade de Radiant Venusaur PGO 4 é ideal depois do ataque. Isso é, após o Beedrill sv3pt5 15 declarar seu ataque, ao final desta etapa, você compra até ter 4 cartas em mãos. Assim, sempre terá mais opções para o seu set-up, montará outros Weedle PRC 1 para evoluí-los para Kakuna sv3pt5 14 e seguirá o ritmo.
Em seguida, um dos Pokémon mais importantes nesta lista é o Magcargo CES 24, devido à sua habilidade de filtrar seu deck e colocar qualquer carta do seu deck que quiser no topo (claro, se o oponente não te sabotar com cartas como Judge FST 235, N FCO 105, e Roxanne ASR 150).
Para defender seus Pokémon contra danos de ataques “sniper” do oponente, usar Mew UNB 76 é essencial, mas ele não os defende de “contadores” de dano (que é uma forma diferente de aplicar dano). Ou seja, contra decks que usem o Sableye LOR 70, esse deck terá problemas.
Sobre as Cartas Trainer
Note que esta lista conta apenas com dois tipos: Ball Guy SHF 57 e Guzma BUS 115.
Apoiador para Buscar “Poké-Balls”
Ball Guy é essencial para procurar três tipos de cartas com nome “Ball” no seu deck e colocá-las na sua mão. Essa é uma das formas mais eficientes de montar seu set-up, como, por exemplo:
- Buscar Ultra Ball SUM 135 para procurar o Pokémon que precisa, e descartar duas cartas na sua mão, o que aumentará as suas chances de atacar com o Beedrill sv3pt5 15 com sucesso.
- Buscar Great Ball XY 118 para a filtrar seu deck, olhando as 7 cartas no topo e procurando algum Pokémon que estiver lá.
- Buscar Nest Ball SUM 123 para procurar um Pokémon básico e colocá-lo direto no seu banco.
- E, por fim, buscar a Hisuian Heavy Ball ASR 146, que procura um Pokémon básico nas Cartas Prêmio (caso algum Pokémon essencial para sua estratégia esteja preso por lá).
Temos ainda as sugestões que coloquei no meu Maybe Board: a Level Ball BST 129 e a Quick Ball SSH 179, mas elas têm seus poréns:
- A Level Ball BST 129 busca Pokémon com até 90 de HP para baixo, o que é geralmente em torno de “85%” do seu deck, exceto pelo Oranguru SUM 113, Radiant Venusaur PGO 4 e o próprio Beedrill sv3pt5 15.
Ad
- Quick Ball SSH 179 se limita a buscar Pokémon básicos, mas exige que você descarte uma carta da mão, o que ajuda de certa forma na dinâmica do ataque do Beedrill sv3pt5 15, que exige uma mão vazia.
Colocar essas cartas no seu deck depende do seu critério.
Apoiador com a Função de “Catcher” contra o Pokémon Adversário
Como sua carta agressiva que puxa um Pokémon do oponente, Guzma serve para montar ataques surpresa, atingindo alvos grandes e causando um efeito “stall” devido à Paralisia do ataque do Beedrill sv3pt5 15. Serve para nocautear os Pokémon ultra-raros, como os Pokémon-EX, Pokémon-GX, Pokémon Tag Team-GX, Pokémon V, Pokémon VStar, Pokémon VMax, Pokémon VUnion e Pokémon ex.
Itens para Buscar Pokémon e Energias
Esta carta é excelente para filtrar o topo do seu deck, buscando não só Pokémon como energias. Pode também agilizar o processo de montagem do Weedle PRC 1, ou até mesmo de suas evoluções. Também busca as energias especiais, como a Double Colorless Energy SUM 136 e a Counter Energy CIN 100.
Item para Buscar Energias Especiais na Pilha de Descartes
Com 3 cópias neste deck, cada carta recicla 2 energias especiais da pilha de descartes, totalizando 6 reciclagens. Isso combina certinho com a conta das 6 energias especiais do seu deck: 3 cópias da Double Colorless Energy SUM 136 e 3 cópias da Counter Energy CIN 100.
Item para Reciclar Pokémon
Item para Reciclar Apoiadores
Item com Função “Catcher” contra o Oponente
Como este deck tende a ser nocauteado mais rápido por seu set-up ser mais demorado, você estará na desvantagem na corrida de Cartas Prêmio. Assim, você ativará o efeito deste item para usá-lo como uma espécie de ”Boss’s Orders” - puxando o Pokémon do banco do oponente para a posição ativa e travando-o com a Paralisia do Beedrill sv3pt5 15.
Item para Sabotar o Oponente
- Startling Megaphone FLF 97 serve para remover todas as ferramentas equipadas em Pokémon do oponente.
- Field Blower GRI 125 te permite descartar estádios e ferramentas, e você pode escolher duas cartas para remover assim (pode ser duas ferramentas ou um estádio e uma ferramenta). Sua prioridade sempre será estádio, caso o oponente resolva jogar estádios como Silent Lab PRC 140 (por conta do Oranguru SUM 113, Mew UNB 76 e do próprio Radiant Venusaur PGO 4) ou Path to the Peak CRE 148 (por conta do Radiant Venusaur PGO 4).
Item para Triplicar o Dano do seu Beedrill
No cenário positivo em que o seu Beedrill sv3pt5 15 causou 150 de dano, usando essa ferramenta, ele causará 450 de dano em Pokémon com fraqueza ao tipo Grama (e nem estou considerando o efeito de Envenenamento, já que o dano já é alto e leva muitos Pokémon do formato com esta fraqueza). Dentre os Pokémon com essa fraqueza, podemos citar o mais recente: Charizard ex sv3 125.
Ad
Estádio
Sea of Nothingness CIN 99 mantém as condições especiais afetando o oponente (o Envenenamento e a Paralisia contra o Pokémon ativo do oponente) mesmo que ele evolua ou retroceda o Pokémon em questão.
A paralisia dura apenas um turno, mas o oponente não poderá te atacar até o final do turno dele, e isto é um dos ”bad status” mais fortes deste TCG.
Segunda opção
Decklist
Sobre os Pokémon Recursivos
Mantemos o Oranguru SUM 113 com sua habilidade de comprar cartas e o Magcargo CES 24 por conta da sua habilidade de filtrar seu deck e colocar qualquer carta que quiser no topo. A novidade é o foco no envenenamento dos Pokémon do oponente, com o apoio do Radiant Hisuian Sneasler LOR 123 com a sua habilidade que coloca marcadores de dano em Pokémon Envenenados durante as fases de ”check-up” (a descrição atual do “entre turnos”, que a Pokémon Company mudou).
Isso é bem efetivo, já que, se seu Beedrill sv3pt5 15 causar 150 de dano (30 + 120 caso esteja sem cartas na mão), ainda tem o dano do Veneno daquele turno, e um contador entre turnos (10 de dano para ser exato).
Logo, a habilidade do Radiant Hisuian Sneasler LOR 123 potencializa o Veneno e adiciona dois marcadores. Assim, são três marcadores de dano entre turnos por Veneno (30 de dano).
Sobre as Cartas Trainer
As cartas Trainer se mantiveram com a mesma proposta da lista anterior, mas mudamos os estádios, que listaremos abaixo.
Estádios
Retirei a versão de segurança com três cópias da Sea of Nothingness CIN 99 e optei por focar no Veneno com o estádio Virbank City Gym PLS 126. Com esse estádio em jogo, o Pokémon Envenenado recebe mais dois contadores de dano entre turnos, e assim, com os benefícios do Radiant Hisuian Sneasler LOR 123 citados acima, você estará causando, ao atacar com o Beedrill sv3pt5 15, cinco marcadores de dano por Veneno.
Ou seja, o total é 150 de dano base mais 10 do efeito normal do ataque, mais 20 do Hisuian Sneasler e mais 20 pelo efeito do estádio: por volta de 200 de dano!
Terceira Opção
Decklist
Sobre os Pokémon Recursivos
Nessa versão deste deck, usei uma proposta mais ousada e retirei o Magcargo CES 24, que te permite colocar qualquer carta que quiser no topo do seu deck, e o Oranguru SUM 113, que te permite comprar até 3 cartas, para adicionar o Bibarel PR-SW SWSH188. Ele pode comprar até 5 cartas, e combina com Skwovet sv1 151, que, com sua habilidade, embaralha sua mão e lhe deixa com apenas uma carta. Isso facilita ainda mais atacar com o Beedrill sv3pt5 15.
A proposta de Envenenamento do Radiant Hisuian Sneasler LOR 123 se mantém.
Sobre as cartas Trainer
Mudei levemente as cartas Trainer:
- Reduzi uma cópia da carta Ball Guy SHF 57, já que, como o Bibarel PR-SW SWSH188 é a sua nova fonte de compra de cartas, você pode acabar ficando com muitas cartas Apoiador na mão. Será ineficiente se sua mão estiver com muitas cartas Apoiador, então esta versão deste deck conta literalmente com apenas quatro Apoiadores (duas cópias do Ball Guy SHF 57 e duas cópias do Guzma BUS 115).
Ad
- Adicionei a Quick Ball SSH 179 para ter mais cartas do tipo “item” nesta lista e ser mais fácil buscar Pokémon.
- Substitui a PokéNav CES 140 pela Trainers' Mail ROS 92a.
- Acrescentei a ferramenta Float Stone PLF 99 para sustentar o Bibarel PR-SW SWSH188 e ter mobilidade, caso o oponente foque em aplicar “stall” nele.
- Acrescentei a Rescue Stretcher GRI 130 para retornar 3 Pokémon ao deck, focando no Beedrill sv3pt5 15.
- Retornei as três cópias do estádio Sea of Nothingness CIN 99 para garantir a durabilidade dos “status” de Paralisia e Envenenamento no oponente.
Benefícios
- Garante trava do oponente com estratégia “stall”, abusando as condições especiais de Paralisia e Envenenamento.
- Este deck consiste praticamente em cartas “single prize”, e não tem muito prejuízo na corrida de Cartas Prêmio, se por ventura colocarmos algum Pokémon “ultra raro” para cumprir o papel de Pokémon recursivo.
Arquétipos do Formato
Vantagens
- Contra decks que tenham fraqueza a Grama, que incluam alguns Pokémon como:
9) Blastoise & Piplup-GX CEC 38.
- Contra decks que usem Pokémon ”ultra raros”, como Pokémon-EX, Pokémon-GX, Pokémon Tag Team-GX, Pokémon V, Pokémon VStar, Pokémon VMax, Pokémon VUnion e Pokémon ex.
Desvantagens
- Contra decks do arquétipo Fogo.
- Contra decks que usem as mecânicas United Wings, Lost March, Mad Party, Night March, por serem “single prize” e fáceis de montar. Eles podem explodir com dano suficiente para levar seus Pokémon.
- Decks que usem cartas como Big Parasol DAA 157 ou Sparkling Robe FFI 99.
- Decks que tenham Pokémon que não sofram ”condições especiais”, no caso, os “bad status”, como Virizion V PR-SW SWSH295, Virizion-EX PLB 9, e Cobalion-GX TEU 106.
- Decks de Lost Box que usem Sableye LOR 70.
- Decks que reduzam drasticamente o HP para aplicar o “instant K.O.”, como Raticate BREAK BKP 89, Raticate BCR 105 e Alolan Raticate PGO 42.
Conclusões
Para quem gosta de decks que trabalham em volta dessa estratégia de condições especiais e travar o oponente, com uma espécie de “mini controle” garantido pela Paralisia, ele é excelente.
Seu o único ponto negativo é que é lento de montar, por focarmos em um Pokémon estágio 2. Isso atrasa um pouco a dinâmica deste deck, e por isso, usamos Rare Candy PGO 69 nesta lista.
Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter