Olá a todos. Sou Rodrigo e venho aqui trazer mais ideias e possibilidades de decks para o formato Padrão/Standard no Pokémon TCG.
Diante de novas cartas da nova expansão Lost Origin, vamos conhecer mais um deck de Pokémon “Baby” barato e que dá um ótimo dano no formato atual: Clefairy.
Clefairy: Acúmulo de energias
Análise do deck
O deck é simples, seguindo apenas uma função vital: acumular energias para todos os seus Pokémon para poder causar o maior dano possível, graças ao seu ataque Wonder Storm, que causa 20 vezes o dano por cada quantidade de energias psíquicas ligadas aos seus Pokémon.
Ad
Com a questão desse ataque, temos a habilidade Moon-Watching Party, onde se Clefairy for seu Pokémon ativo durante o seu turno, para cada Clefairy no banco do seu jogo, você procura uma energia psíquica — sendo então 3 energias por turno sendo resgatadas (considerando apenas um como ativo, não tendo o bônus completo por 4 cópias no deck).
Então logo no primeiro turno, já tem o acúmulo de 60 de dano e de forma progressiva, caso mantenha esse ritmo de preservar os 3 Clefairy no banco. E se manter essa consistência de energias duráveis no turno para não perdê-las, entramos com o Wyrdeer V ASR 134.
Entrando como um atacante coadjuvante, ele está aqui como suporte de “mid-game” , mas pode sempre oscilar de posições para “late-game” e “end-game” para a preservação dos Clefairy como atacante.
Quanto mais energia acumulada e posta em jogo, isso é melhor para o Wyrdeer por causa da sua habilidade Frontier Road, onde durante o “check-up”/active spot, se promovido como Pokémon ativo, pode pegar um número que quiser de energias dos seus Pokémon e ligá-los a ele; para poder executar seu ataque Psyshield Bash que causa 40 de dano vezes a quantidade de energias ligadas a ele,sendo um dano muito bem-vindo.
Pokémon recursivos
1) Manaphy BRS 41 é seu “Bench Protecter” graças a sua habilidade Wave Velt, que inibe danos diretos aos seus Pokémon do banco por Pokémon do oponente que façam “Spread Sniper” com danos diretos, preservando seus Clefairy LOR 62 que são o coração do deck para aumentar as energias e poder garantir a potencialidade do dano.
2) Radiant Greninja ASR 46, que com sua habilidade Concealed Cards, você descarta uma carta de energia da mão para comprar duas cartas; fundamental compra por essa lista não ter uma linha de Bibarel para compra de cartas.
Cartas Trainer
- Switch Cart ASR 154 serve como cura e recuo para os Pokémon básicos do jogo.
- Air Balloon SSH 156 serve se o Pokémon estiver equipado com essa ferramenta, seu custo de recuo é de duas energias incolores a menos.
- Ordinary Rod SSH 171 é justamente a reciclagem de recursos de energias básicas e Pokémon no seu descarte, podendo escolher uma das duas opções ou ambas.
- Fog Crystal CRE 140 é a busca por um Pokémon psíquico do deck ou a busca de uma energia psíquica do deck para a sua mão.
- Energy Recycler BST 124 é para reciclagem de energias básicas da pilha de descarte para o seu deck.
Arquétipos do formato
Vantagens
Esse deck consegue responder bem ao meta por ter a maioria de cartas “One Prize”, além de poder construir essa sinergia com o acúmulo de energias, semelhante aquele mesmo raciocínio que mostrei sobre Lunatone e Solrock, onde Lunatone bate por energia acumulada. Você pode conhecer mais sobre este deck aqui.
Ad
A partir do terceiro turno, tendo feito o efeito da habilidade do Clefairy com 3 deles no banco reserva, já garante 180 de dano (com 9 energias), o que já começa bem para nocautear alguns dos Pokémon V do formato.
Mas claro, com Wyrdeer como atacante no meio tempo de jogo, com 9 energias colocadas (40 de dano cada) ele já causa 360 de dano, destruindo os mais poderosos VMax do atual formato como Mew-VMax, Kyurem-VMax, sem falar dos próprios VStar que não saem da margem além de 280 de HP como Giratina VStar, Origin Forme Palkia VStar, Origin Forme Dialga VStar, Arceus VStar, etc.
Desvantagens
É um deck um pouco lento para fazer a montagem do setup de energias, então pode sofrer muitas perdas de Clefairy no meio tempo. É fundamental sempre preservar eles, resgatando com o Rescue Carrier EVS 154 e sempre mantendo Manaphy BRS 41 como protetor do seu banco reserva. Pokémon de “Spread Sniper” de dano direto como Urshifu-VMax -Rapid Strike, Greninja-VUnion, Jolteon-VUnion, Magnezone-VStar são uma ameaça caso o Manaphy esteja fora do jogo.
Os “Spread Snipers” com marcadores de dano (os danos indiretos) como Sableye da nova coleção Lost Origin e Mewtwo VUnion, Mimikyu-VMax são “counters” desse deck por minar aos poucos e ignorar a habilidade do Manaphy.
Pokémon que inibe danos de Pokémon básico como Flying Pikachu VMax nos decks de Arceus VStar também podem acabar com o jogo do deck de Clefairy. O Eiscue EVS 47, que é frequente com decks de Kyurem VMax, também, devido ao seu segundo ataque Blockface, ele previne ataques de Pokémon básicos do seu oponente, o que é outro empecilho.
E qualquer deck que tenha o estádio Path to the Peak CRE 148 é uma péssima partida por inibir habilidades de Pokémon que tenham Rule Box, ou seja, inibindo o segundo pilar do deck, Wyrdeer V ASR 134.
Conclusões
É um deck barato e bom para iniciantes que queiram entrar no Pokémon TCG para conhecer o jogo, e claro para se divertir entre amigos de forma casual.
Vale o investimento para quem quer conhecer o Pokémon TCG, além de que tem uma progressão um pouco mais pausada do jogo, remetendo o que era antigamente a construção do setup do Pokémon nos seus primórdios, e não com a velocidade de montagem de energias veloz e com alto dano como o jogo se tornou mais atualmente.
— commentaires0
Soyez le premier à commenter