Nesse artigo, abordaremos duas pautas importantes das novidades de 2024: a rotação das cartas do formato Standard e spoilers da próxima coleção de Scarlet & Violet 5. Já temos alguns nomes registrados para essa coleção (as suas trademarks), Wild Force e Cyber Judge, que focará nas cartas dos Pokémon Paradoxos referentes a primeira e a segunda DLCs do VGC, The Teal Mask e The Indigo Disk (pelo que vimos até aqui).
A Rotação em Pokémon TCG: Origem e Justificativa
O que é rotação em Pokémon TCG?
Ad
A rotação é uma metodologia aplicada desde os tempos remotos da franquia deste TCG, tanto para a Pokémon Company (representando o Japão – onde a aplicação das rotações são diferentes do ocidente e aplicadas apenas no país nipônico com suas próprias regras) quando para a Pokémon Company International (representando o ocidente, que envolve os grandes países como EUA, Canadá, Reino Unido, e o Brasil).
A rotações, para valorizar a rotatividade de cartas e expansões novas de um bloco (lembrando que há diferenças entre os blocos japoneses e americanos), antigamente, até antes de 2022, se baseavam em cada geração lançada em torno do início do segundo semestre daquele ano, ou seja, meados de agosto/setembro.
Entretanto, tivemos mudanças dos últimos anos, devido à crise global da pandemia, desde 2020 até meados de 2021. Voltamos ao cenário de torneios físicos aos poucos, e em 2022 não houve rotação. Em 2023, tivemos outra mudança no calendário e em como aplicaríamos essas rotações, que você pode conferir aqui.
Geralmente, as expansões lançadas rotacionam, normalmente retirando 4 expansões principais anteriores e/ou expansões especiais que se enquadrem dentro da linha do tempo de lançamento entre essas expansões especiais.
Se seguíssemos esse cronograma sem essa novidade, a linha de raciocínio seria aproximadamente essa:
Rotacionariam, das expansões principais:
- 1) Sword/Shield: Battle Styles (coleção 5) (Espada/Escudo: Estilos de Batalha);
- 2) Sword/Shield: Chilling Reign (coleção 6) (Espada/Escudo: Reinado Arrepiante);
- 3) Sword/Shield: Evolving Skies (coleção 7) (Espada/Escudo: Céus em Evolução);
- 4) Sword/Shield: Fusion Strike (coleção 8) (Espada/Escudo: Golpe Fusão).
E da expansão especial:
- Sword/Shield: Celebrations (coleção 7.5) (Espada/Escudo: Celebrações)
Então, para você recapitular o que foi passado e o que se tornará:
Rotação de 2023.1, a Antiga
Rotação de 2024.1: a Nova
Para organizar de forma mais coesa as cartas que iriam "cair" do formato Standard, a Pokémon Company estabeleceu siglas com letras no “rodapé” de cada carta, no seu lado inferior esquerdo, perto de onde ficam os símbolos de expansão, numeração e raridade (como mostrados nas fotos acima).
Ali, as expansões citadas acima estavam marcadas como categoria “E” - ou seja, todas cartas com essa sigla irão rotacionar no ano que vem, e serão válidas apenas cartas com siglas e “F”, “G” e “H”. Ou seja, desde as expansões Sword/Shield: Brilliant Stars, até as coleções futuras que virão em Scarlet/Violet.
Ad
Sobre as Datas das Rotações das Expansões Japonesas e Americanas
As expansões japonesas de Pokémon TCG (só disponíveis no oriente) são tratadas de formas diferentes do ocidente (disponíveis nos EUA, Canadá, Reino Unido, e o Brasil).
Este é o cronograma:
1) As expansões japonesas são lançadas primeiro;
2) Depois, as expansões ocidentais (internacionais);
3) As rotações ocidentais são mais curtas e duram pouco tempo;
4) Por fim, as rotações japonesas custam a vir e duram mais tempo; quase um ano.
Assim, os japoneses sempre tem acesso às cartas com antecedência, e as usam por mais tempo. O metagame trabalha de forma diferente do que no ocidente.
A data já definida para o Japão e o oriente é o dia 26/01/2024!
Nessa data, temos também o lançamento dos sets japoneses Wild Force e Cyber Judge, que irão compôr o nosso Scarlet/Violet: 5, planejado para meados de março no oriente.
A data para o ocidente foi confirmada pela Pokémon Company, hoje (dia 10 de janeiro de 2024), no dia 05 de abril de 2024 -- logo no primeiro dia do Internacional desse primeiro semestre.
Verificando as Expansões e Cartas da Rotação
Vale lembrar que existem cartas de Pre-Release, Promos, raridades como Gold Full Art, e Trainer Gallery de outras expansões posteriores. Elas também tem a letra referente à rotação, E, logo, elas também não poderão ser usadas no futuro.
Exemplo: as cartas abaixo são da Trainer Gallery da coleção Sword/Shield: Brilliant Stars, com a raridade Black Gold Full Art.
Mesmo sendo da coleção Sword/Shield: 9, elas não poderão ser usadas porque elas são apenas raridades alternativas do Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88 e Single Strike Urshifu VMAX BST 86.
Eis outro exemplo usando a Trainer Gallery:
Esta carta também é da coleção Sword/Shield: Brilliant Stars, o Houndoom BST 96 de Battle Styles, e também será rotacionada.
Expansões Principais
Sword/Shield: Battle Styles - Cartas Mais Importantes
Pokémon
Trainers
Ad
Observação: A carta Exp. Share BST 126 teve um reprint em Scarlet/Violet: Base Set, então não teremos prejuízo quando ela sair.
Energias Especiais
Sword/Shield: Chilling Reign - Cartas Mais Importantes
Pokémon
Trainers
Energias Especiais
Sword/Shield: Evolving Skies - Cartas Mais Importantes
Pokémon
Ad
Trainers
Energia Especial
Sword/Shield: Fusion Strike - Cartas Mais Importantes
Pokémon
Trainers
Observação: A carta Judge FST 235 teve um reprint em Scarlet/Violet: Base Set*, então não teremos prejuízo quando ela sair.
Energia Especial
Sword/Shield: Celebrations - Cartas Mais Importantes
Sword/Shield: Promo Cards - Cartas Mais Importantes
Pokémon
Venusaur & Blastoise
All VUnion
Mewtwo VUnion
Greninja VUnion
Zacian VUnion
Ad
Pikachu VUnion
Morpeko VUnion
Observação: a versão deste Pokémon de Trainer Gallery de Sword/Shield: Crown Zenith, com a arte da Marnie, também é considerada “reprint”, logo, também não continuará no Standard, e será rotacionado devido à letra classificada.
Estas são as artes em questão:
Trainer
Wild Force & Cyber Judge: Spoilers
Estas trademarks já tinham sido descobertas com poucos detalhes no primeiro semestre de 2023 (03/04/2023), mas foram anunciadas oficialmente no dia 23/12/2023. Tivemos mais novidades anunciadas sobre esses sub sets japoneses neste dia também.
Agora confirmamos os seguintes pontos:
1) Foco nas DLCs dos jogos do VGC, com os ”Paradoxos” das Feras de Johto e os Espadachins de Unova (sem o Keldeo).
2) E um vislumbre de duas ACE SPECs, que agora saíram da “caixinha” de serem apenas cartas “itens”, como era em Black/White, e expandem até como outras cartas no formato. Pela primeira vez, temos uma versão de uma energia especial. Confira abaixo.
Breves Spoilers
Pokémon
Gouging Fire ex
- Heat Blast (F)(C): causa 60 de dano.
- Exploding Flare (F)(F)(C): causa 260 de dano e esse Pokémon não pode usar Exploding Flare até sair da posição ativa.
Walking Wake ex
- Habilidade Cerulean Pulse: os danos causados pelos ataques deste Pokémon não são afetados por nenhum efeito no Pokémon ativo do seu oponente.
- Catharsis Roar (W)(C)(C): causa 120 de dano mais 120 se o Pokémon ativo do oponente estiver afetado por qualquer condição especial (bad status).
Raging Bolt ex
- Heat Blast (C): descarte sua mão e compre 6 cartas novas.
- Extreme Ascent (L)(F): você pode descartar qualquer quantidade de energias básicas ligadas aos seus Pokémon em jogo. Causa 70 de dano para cada carta de energia básica ligada aos seus Pokémon em jogo que foi descartada desta maneira.
Iron Leaves ex
- Habilidade Verdant Flow: uma vez, durante o seu turno, quando você jogar este Pokémon da sua mão no seu banco, você poderá trocá-lo pelo seu Pokémon ativo. Se fizer isso, você poderá transferir energias de seus outros Pokémon para este Pokémon da maneira que desejar.
Ad
- Prismatic Edge (G)(G)(C): causa 180 de dano e esse Pokémon não pode atacar no próximo turno.
Iron Crown ex
- Habilidade Cobalt Commander: os ataques de seus “Future Pokémon” (exceto o Iron Crown ex) causam mais 20 de dano contra o Pokémon ativo do oponente.
- Twin Shotels (P)(C)(C): esse ataque causa 50 de dano a dois Pokémon inimigos, e não aplica fraqueza, resistência ou quaisquer efeitos do Pokémon defensor.
Iron Boulder ex
- Repulsor Axe (F)(C): este ataque causa 60 de dano, e se por ventura este Pokémon receber qualquer dano por ataques do oponente, este Pokémon do oponente receberá 8 marcadores de dano.
- Power Stamp (F)(F)(C): cause 200 de dano e descarte duas energias ligadas a este Pokémon.
Koraidon ex
- Revenge Crush (C)(C): este ataque causa 20 de dano mais 10 para cada marcador de dano contido nesse Pokémon.
- Kaiser Tackle (F)(F)(F): causa 280 de dano e 60 de dano em si mesmo.
Koraidon ex
- Expelling Bolt (L)(P): este ataque causa 60 de dano e, se o oponente estiver com qualquer marcador de dano, causa mais 100 de dano.
- Cyber Drive (L)(P)(F): causa 220 de dano e este Pokémon não poderá usar o Cyber Drive no próximo turno.
Trainer
Master Ball
Procure em seu deck por qualquer Pokémon que quiser e coloque-o na sua mão.
Regra de cartas ACE SPEC: Só é possível ter uma carta do tipo ACE SPEC no seu deck.
Esta carta é um reprint da icônica Master Ball PLB 94, da era Black/White: Plasma Blast.
Neo Superior Energy
Ela concede apenas uma energia incolor (C) ao Pokémon no qual está ligada; contudo, se este Pokémon for do estágio 2, ela valerá por duas energias incolores (C)(C).
Regra de cartas ACE SPEC: Só é possível ter uma carta do tipo ACE SPEC no seu deck.
Prime Catcher
Ela força o oponente a mover um Pokémon do seu banco para a posição ativa. Em seguida, você fará o mesmo com seu Pokémon, promovendo um do banco para a posição ativa.
Regra de cartas ACE SPEC: Só é possível ter uma carta do tipo ACE SPEC no seu deck.
Praticamente, é o mesmo efeito do velho e querido Guzma BUS 115 em forma de item. É algo muito forte que irá redefinir muito o formato quando for lançada.
Seu design é bem “semelhante” a carta Mega Catcher FCO 104, que era um “catcher” usado para Mega Pokémon-EX na era X/Y, só que em outros tons de cores.
Ad
Vale lembrar que o retorno das ACE SPECS foi divulgado no final da transmissão do Mundial de Yokohama, em 2023. Postei a respeito dessa mecânica e o evento aqui.
Conclusões
Com essa rotação, os decks de Mew VMAX LOR TG30 perderão totalmente sua força, e o Battle VIP Pass FST 225, que é praticamente uma “staple” em muito decks, irá afetar muito os jogadores que precisam montar muitos Pokémon básicos.
Outro efeito colateral afetará Flaaffy EVS 55, e a energização de seus Pokémon Elétricos, na grande maioria aqueles que pedem muitas energias puras do tipo Elétrico. Com exceção do Iron Hands ex sv4 70, que pode suprir o seu segundo ataque usando o Baxcalibur PR-SV 19 como auxiliador.
Outros Pokémon que farão falta na equipe do Arceus VSTAR CRZ GG70 é a dupla Umbreon VMAX BRS TG23 (com seu efeito de ”Boss’s Orders”) e o Duraludon VMAX SIT TG21 (com sua habilidade de não sofrer ataques de Pokémon que tenham energias especiais), o que tornava esse deck muito consistente e poderoso.
Outra falta será a dupla dos ursos Rapid Strike Urshifu VMAX BRS TG30 e Single Strike Urshifu VMAX BRS TG29, que eram ótimas opções de atacantes para o deck de Lugia VSTAR SIT 211, assim como os outros atacantes, como Tyranitar V PR-SW SWSH109, Yveltal FST 175 e Stonjourner BST 84.
Falando dos estilos Rapid Strike, Inteleon VMAX FST 79, junto dos decks do Rapid Strike Urshifu VMAX BRS TG30, também se despedirá.
Medicham V EVS 83, que era ótimo em decks que usavam muitos contadores e marcadores de dano para nocautear um Pokémon em específico, com sinergia com o Radiant Alakazam SIT 59, será uma grande perda.
Empoleon V PR-SW SWSH108, também como um Pokémon Rapid Strike, que era um ótimo counter contra Comfey PR-SW SWSH242, será um grande prejuízo, e sua ausência contra os decks de Lost Box afetará bastante o formato.
Dragonite V PR-SW SWSH154 também afetará um pouco os decks de Lost Box, devido a seu ataque agressivo de 250 de dano, que era facilmente energizado pelo Mirage Gate LOR 163.
De todas as Eeveelutions clássicas de Kanto, Jolteon VMAX EVS 51 era uma ótima adição de atacante neste arquétipo para ajudar o Iron Hands ex sv4 70, que também será uma falta.
Entre as montarias do Calyrex (Ice Rider Calyrex VMAX ASR TG29 e Shadow Rider Calyrex VMAX ASR TG30), o Shadow Rider Calyrex VMAX ASR TG30 fará mais falta por conta de sua habilidade excelente de energização e “draw power simultâneo”, o que era excelente para o Mewtwo ex sv4 58.
Falando de Mewtwo, outra forma sua, o Mewtwo VUnion, mais famoso em decks de controle, também se despedirá. Este Pokémon teve muita notoriedade nos Regionais, Internacionais e Mundiais.
Como o segundo melhor VUnion, Greninja VUnion, considerando que nesse formato de Scarlet/Violet receberemos o Baxcalibur PR-SV 19 e teremos Irida ASR 147, terá seus dias contados - então aproveite bem este deck.
Ad
Finalmente, no arquétipo Trevas, teremos prejuízos com a ausência de dois Pokémon: Galarian Moltres V CRE 177, com sua habilidade similar a um Dark Patch LOR 216 embutido, o que lhe ajudava a puxar energias para o Roaring Moon ex sv4 251; e o Galarian Moltres PR-SW SWSH125, como atacante de “single prize” para finalizar o jogo, conforme o oponente pegava muitas Cartas Prêmios e aumentava seu dano.
Quais cartas nesta rotação farão falta no seu dia a dia? O que você espera do futuro com a nova coleção de Scarlet/Violet e a volta da mecânica ACE SPEC?
Fique à vontade nos comentários. Até breve.
— commentaires0
Soyez le premier à commenter