Hoje, iremos falar sobre algo muito especial e valioso que destaca o Pokémon em comparação com outros card games: suas ilustrações.
Como geralmente o Pokémon atende a um público infantojuvenil, as artes levam isso em consideração. No entanto, algumas cartas de Pokémon também apresentam complexidades e características de artes bastante complexas.
Separei Ilustradores que agregaram para a história do Pokémon num todo, seja na premissa original como um card game para o público mais jovem com artes mais chamativas e num tom infantojuvenil, até as mais complexas dignas de um quadro de museu.
Ad
Ilustradores que marcaram a história do Pokémon TCG
Ryo Ueda
Ryo Ueda é um dos pioneiros do estilo de arte em 3D de Pokémon, que pode ser considerado como um veterano do ramo.
Começando sua carreira com um dos primeiros Pokémon ex da franquia, no bloco Ruby/Sapphire: Base Set, ele fez a arte de Sneasel ex RS 103, Chansey ex RS 96 e Scyther ex RS 102.
Vamos relembrar um pouco a história dele com algumas cartas que fizeram marco em Sword/Shield, como, por exemplo, o Cram-o-matic FST 229 para os decks de Mew-VMax; também a reimpressão do Dark Patch LOR 216 para o arquétipo sombrio; e Battle VIP Pass FST 225 que foi um grande marco durante sua estreia e é presente nos decks até atualmente.
Na rotação que teve em 14/04/2023, tínhamos Scoop Up Net RCL 165, Evolution Incense SSH 163 e Rotom Phone CPA 64 como cartas muito relevantes.
Durante sua fase no bloco de Sun/Moon, na época da rotação Padrão/Standard, houve o estádio Chaotic Swell CEC 187, um grande sabotador de estádios do oponente e muito forte no formato; isso sem contar que tivemos a presença constante da Energy Spinner UNB 170, além da Surprise Box UNB 187 para os decks que usavam Gengar & Mimikyu-GX TEU 53.
E sua relevância é tamanha na história do Pokémon TCG, que aparece nesta carta de Sword & Shield: Celebrations, nos 25 anos de aniversário da franquia:
No Expandido, temos cartas como Dimension Valley PHF 93 e Silent Lab PRC 140, além de itens importantes: Computer Search BCR 137 e Dowsing Machine PLS 128.
Falando em Pokémon “staples”, temos Manaphy-EX BKP 116, Jirachi-EX PLB 98, Jolteon-EX GEN 28a e Glaceon-EX FCO 116.
Algumas artes de Ryo Ueda:
Ruby/Sapphire: Team Magma VS Team Aqua - Feras de Johto
Ruby/Sapphire: Team Rocket's Returns - Feras de Johto
Diamond/Pearl: Secret Wonders - Feras de Johto
Ruby/Sapphire: Fire Red & Leaf Green - Aves de Kanto
Ruby/Sapphire: Team Rocket's Returns - Aves de Kanto
Black/White: Next Destinies - Aves de Kanto
Ruby/Sapphire: Nintendo Black Star Promo - Lendários de Hoenn
Heart Gold/Soul Silver: Call of Legends - Lendários de Hoenn
Ad
E claro, não podemos esquecer que Ryo possui no seu repertório o trio de iniciais de Kanto em seu currículo de artes.
X/Y: Base Set e Flashfire
Masakazu Fukuda
O que ressalta a importância de Masakazu Fukuda é ser o responsável pela maioria das cartas Gold Star, que tem um alto valor comercial no colecionismo, como o Espeon e Umbreon da Pop Series 3 (edições colecionáveis que eram distribuídos pela Nintendo em torneios legalizados no início dos anos 2000) e pelo Charizard Delta do tipo sombrio, de Ruby/Sapphire: Dragon Frontiers, que é uma das cartas mais caras do Pokémon, senão uma das dez mais caras.
Um dos maiores exemplos é o trio das feras de Johto lançados em Ruby/Sapphire: Unseen Forces.
Outras cartas que ele ilustrou foi na época de Diamond/Pearl: Majestic Dawn são Palkia e Dialga.
E não apenas limitado a cartas dentro de expansões, muitas cartas exclusivas promocionais ainda mais “underground” ao público foram ilustradas por Masazaku, como os Pokémon lendários representando uma coleção que celebrava todos os filmes lançados em relação ao anime, o subset japonês”Pokémon 10th Movie Commemoration Set”, tendo feito Lugia, Jirachi e Manaphy:
Explosive Birth Lugia
Seven Nights' Jirachi
Prince of the Sea Manaphy
Biografia e portfólio
- Twitter de Masakazu Fukuda.
Yuka Morii
Uma das artistas mais conhecidas no meio Pokémon, ela começou seus trabalhos na época da Neo Discovery com as seguintes cartas:
Desde então, como nesses exemplos, seu estilo de arte cativa pelo uso de modelagem de massinhas para ilustração de cartas Pokémon, e uma das mais conhecidas são esses Dittos tomando forma dos Pokémon de Kanto.
Temos como exemplo Ditto DS 64, Ditto DS 63, Ditto DS 62, Ditto DS 61, Ditto DS 40, Ditto DS 39, Ditto DS 38, Ditto DS 37, Ditto DS 36 e ainda o Ditto pop3 12 vindo dos boosters promocionais da POP Series, que eram distribuídos em torneios oficiais como premiação para participações.
Ad
Dentro da série dos Pokémon Tag Team, tivemos a ilustração do Venusaur & Snivy-GX PR-SM SM229.
Os trabalhos delas são incontáveis, tendo gerações de coleções, cartas especiais no Japão e muito mais em seu portfólio, e inclusive, brevemente sairá uma série na Netflix com o papel artístico da mesma, "Pokémon Concierge".
Biografia e portfólio
- Instagram profissional de Yuka Morii.
Akira Egawa
Essa artista tem uma das melhores artes dos últimos tempos, capaz até de confundir com o traçado do Mitsuhiro Arita com tamanho nível de riqueza dos detalhes dos Pokémon, dos cenários, e que busca proximidade do realismo.
Ela trabalha desde 2019 pela Pokémon Company, e possui vasta experiência como modeladora 3D. Akira atua em vários campos, como jogos, livros, exposições, desenvolvimento de produtos e mais.
Uma das obras mais conhecidas dela são:
Mewtwo-VUnion
Os deuses de Sinnoh
Biografia e portfólio
- Artstation de Akira Egawa.
Kouki Saitou
Outro membro veterano nas artes Pokémon é Kouki Saitou. Muitas pessoas só começaram a “reconhecê-lo” devido à arte do Radiant Charizard CRZ 20, mas ele também é autor de uma das cartas mais caras do próprio Charizard na expansão Skyridge: o Charizard SK 146.
Kouki também já trabalhava para a Pokémon com artes desde a expansão Aquapolis com as cartas do Miltank AQ 94, Octillery AQ 26 e Rapidash AQ 31.
Bastante ativo dentre os desenhistas, ele é bem conhecido por muitas cartas promocionais, como os Pokémon com poncho, como Eevee e Pikachu.
Temos também exemplo de promoções com outras mídias, como a franquia Mario Bros:
Há também uma das maiores artes da era Sun/Moon com os Pokémon Tag Team, onde fomos privilegiados com a arte secreta de Arceus, Dialga e Palkia nessa ilustração em forma de uma estatueta (estatueta essa usada como referência no filme Detective Pikachu):
Ken Sugimori
Um dos fundadores do que conhecemos da franquia, ele ficou a cargo das ilustrações da mídia, tanto em concept art dos jogos quanto no TCG. Suas ilustrações 1996 são icônicas e memoráveis.
Ad
Ken Sugimori possui grande peso e significado por toda história do Pokémon. Algumas de suas cartas Trainer merecem destaque, como o Giovanni's Scheme BKT 162, por exemplo.
Temos também exemplos de cartas japonesas que não vieram pro ocidente, como o Pikachu do Red, nessa arte:
Biografia e portfólio
- Site oficial da Pokémon com algumas de suas obras a venda.
Mitsuhiro Arita
Mitsuhiro Arita é um dos gigantes do mundo da ilustração dessa mídia, junto com Ken Sugimori.
Desde a época do Base Set de 1996, Arita vem acompanhando desde as ilustrações simples no início do card game e é consagrado atualmente. Com os anos de experiência, podemos ver a sua evolução como artista em seu traçado, como esse exemplo:
Além de ter seu auge na evolução de traços sendo mais notados pelos consumidores só em Sun/Moon, graças ao Mewtwo-GX SLG 78, Mitsuhiro já possuía alguns trabalhos de grande relevância em blocos anteriores como na era Ruby/Sapphire com as primeiras cartas ex:
Isso sem falar que é um ótimo ilustrador também para ferramentas Pokémon em cartas técnicas, como as Ancient Technical Machine para os três Regis, além das Ancient Technical Machine [Ice] HL 84, Ancient Technical Machine [Rock] HL 85 e Ancient Technical Machine [Steel] HL 86.
Temos exemplos também dentro do bloco de Diamond/Pearl com os Pokémon LV.X, onde ele também fez trabalhos fantásticos, incluso o Luxray GL LV.X RR 109, e outros exemplos, como:
OP artistaconsegue tanto usar o lado da fantasia do Pokémon com um traço quase semi realista, como o caso do Eternatus do Rose.
Há também algumas cartas exclusivas no Japão que nunca vieram para o ocidente:
Rayquaza Play Promo
Giovanni’s Scheme - Full Art Japanese
Biografia e portfólio
-Site pessoal, com vários temas, onde mostra suas exposições, trabalhos e mais.
Curiosidade: No Japão, há pouco tempo (em março/2023), houve uma exposição sobre suas ilustrações em Sun/Moon, no Nippon Designers School 8F Wall Gallery:
(Créditos a página Alpha TTCG)Ad
Considerações especiais
Há ilustradores que começaram como freelancers, ilustradores por hobby que conseguiram visibilidade e notoriedade pela Creatures Inc. (empresa responsável pela contratação de artistas pela Pokémon) e que ganharam destaque por variados motivos. Vamos conhecê-los!
Yuu Nishida
Yuu Nishida foi a primeira campeã da competição Grand Prix, tanto como membro feminino como também a primeira do evento em si, que foi realizado pela Pokémon Company e Creatures em 2019, durante o bloco de Sun/Moon. A sua consagração como campeã foi graças a ilustração de Gardevoir.
Desde então, Yuu começou a trabalhar para a Pokémon, e seu catálogo de ilustrações variam desde Sword/Shield: Shining Fates até as coleções que virão, como o sub set ”151 Sub Set”, que irá homenagear os Pokémon de Kanto, e suas artes serão do Bulbasaur e Ivysaur:
E caso não reconheça alguns trabalhos dela em expansões de Sword/Shield, foram esses os Pokémon ilustrados por ela:
Das cartas de Trainer Full Art, as mais notórias foram:
Entre os V-Union, temos o recente lançamento desse produto de Crown Zenith, que foi o Morpeko-VUnion com a presença da Marnie:
Bônus: na celebração de 25 anos da franquia Pokémon, também no mesmo período da expansão de Sword/Shield: Celebrations, alguns cantores da cultura Pop fizeram uma participação com músicas para homenagear a marca, e uma dessas celebridades foi Katy Perry, que teve uma carta sua como presente, sendo ilustrada pela própria Yuu Nishida.
Jiro Sasumo
Como campeão do Grand Prix de ilustrações que começou em no final de 2019 e teve seu resultado divulgado em 2020, Jiro foi consagrado com sua ilustração e sua arte publicada em cartas. Desde então começou a trabalhar para a Pokémon, através da Creatures Inc. sendo mais preciso, em mais cartas Pokémon.
Jiro está fazendo justamente sucesso com a arte secreta da Gardevoir de Scarlet & Violet, com à história da treinadora com sua Ralts desde a infância.
Hungry Clicker
Talvez não conheça por esse nome, mas deve conhecer pelo nome hncl, que justamente é a arte do Lucario VSTAR PR-SW SWSH291, uma arte promocional da Elite Trainer Box de Sword/Shield: Crown Zenith. Com seu sucesso, Hungry Clicker começou a ilustrar algumas cartas como o Magnezone ex sv1 65 e Houndoom sv1 34.
Ad
O curioso disso tudo é que ele faz como freelance muitas artes da Capcom como Street Fighter, Darkstalkers, Devil May Cry e até outras franquias como Fate, SNK - King of Fighters, e até mesmo algumas “fan arts” de Castlevania.
Portfólio: Pokémon
Outros trabalhos
Portfólio: Castlevania
Portfólio: Street Fighter
Portfólio: Resident Evil
かかしのかかと - aka “Kakashi no kakato”
Esse ilustrador é recente no mercado, pois começou com algumas artes em concursos do Grand Prix da Creatures Inc. para concorrer ao primeiro lugar na época da temporada de 2019/2020. Ele concorreu com duas artes, do Charizard e do Cramorant.
Biografia e portfólio
- Pixiv.
Conclusões
O que acharam da lista? Quais ilustradores são os seus preferidos? Quais que merecem destaque na lista como lembrança? Comente abaixo sua opinião.
Nos vemos na próxima. Até!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter