Com o último Internacional que ocorreu no final do mês de junho, sediado em Columbus, Estados Unidos, na grande final contra o campeão Cyrus Davis, tivemos mais um exemplar de deck de Duraludon VMax que agora se tornou mais imprescindível do que nunca, no atual formato onde há uma predominância de energias especiais em muitos decks.
O deck também conta com Umbreon VMax, um excelente “counter” do arquétipo psíquico, lidando bem com Mew VMax assim como os novos psíquicos que virão no futuro. Por muito pouco, Ian Robb quase se tornou campeão.
Ad
Arceus VStar + Duraludon VMax + Umbreon VMax:
Decklist
Arceus VStar: híbrido entre ataque e suporte de energização
Trinity Nova (C)(C)(C): causa 200 de dano e você pode energizar até 3 energias básicas para quaisquer de um de seus Pokémon tipo V em jogo.
Habilidade VStar - Star Birth: você pode procurar no seu deck por duas cartas que quiser no seu deck e colocá-las na sua mão (você não pode usar um VStar Power mais de uma vez durante todo o jogo).
Trata-se de um atacante/suporte que, além de poder fazer uma aceleração rápida para com seus Pokémon tipo V, ele também tem sua habilidade VStar (muito forte e importante) de busca de cartas específicas no deck, ajudando a encontrar o que você precisa na hora certa.
Com ele energizando seus Pokémon V no banco, a sua prioridade é garantir que o Duraludon V esteja montado, sendo ele a dor de cabeça de oponentes que dependem de energias especiais.
Duraludon VMax: “anti-meta” para oponentes com energias especiais
Habilidade - Skyscraper: esse Pokémon não sofre danos de Pokémon que tenham energias especiais ligadas a eles.
G-Max Pulverization (F)(M)(M): causa 220 de dano e esse ataque não sofre efeitos do Pokémon ativo do oponente.
É o “counter” perfeito contra o deck de Lugia VSTAR SIT 139, já que com sua habilidade VStar de puxar dois Archeops SIT 147, esses Pokémon fazem a energização de energias especiais para seus decks. E na coleção Paldea Evolved, tivemos atualizações de muitas energias especiais, como os decks de Wyrdeer V ASR 134, que foi até mencionado nesse artigo sobre novos decks com Paldea Evolved.
No metagame atual, o Mew VMAX FST 114 com o uso das energias Fusion Strike Energy FST 244 pode ser um problema para nosso Duraludon VMax, porque a descrição do efeito da energia especial pode sobrepujar a habilidade.
E os Pokémon de single prize, que são bem comuns utilizarem a Reversal Energy sv2 192, também podem atrapalhar por terem "imunidade" contra nosso efeito.
Por outro lado, com a Double Turbo Energy BRS 151 como alternativa de ”Colorless Energy” para o meta atual, muitos decks como United Wings a utilizam, e o Duraludon VMax é imune aos danos de Pokémon com essa energia.
Umbreon V e VMax: “anti-meta” para o arquétipo Psíquico
Umbreon V
Mean Look (D): causa 30 de dano ao oponente ativo e este Pokémon do adversário não poderá recuar no próximo.
Moonlight Blade (D)(C)(C): causa 80 de dano + 80 caso o Umbreon tenha qualquer marcador de dano consigo.
O primeiro ataque é excelente para aqueles do arquétipo psíquico que tem recuo gratuito, sendo o caso do Mew VMAX LOR TG30, que ficará preso e não poderá recuar (isso se ele não estiver equipado com a energia especial Fusion Strike, que inibe efeitos de ataques).
Ad
E o segundo ataque é consequência: se o Umbreon levar qualquer dano, o ataque dele aumentará, e causando 160 de dano (com o efeito da soma do dano base com o adicional ativado pelo efeito), e aplicando a fraqueza com 320 de dano, ele consegue nocautear com tranquilidade Pokémon como Gardevoir ex sv1 86, o próprio Mew VMAX LOR TG30 e até o MewtwoVUnion.
Umbreon VMax
Habilidade - Dark Signal: esse Pokémon for evoluído da sua mão nesse turno, você forçará uma troca do Pokémon ativo do oponente para um do seu banco, e este do banco será o novo ativo.
Max Darkness (D)(C)(C): causa 160 de dano.
A habilidade do Umbreon é como se fosse um Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172 embutido no Pokémon, que é muito conveniente a algumas jogadas precisas para nocautear um Pokémon específico, sem precisar gastar essa carta como o ‘’Apoiador do turno”; abrindo espaço para gastar outra carta para algo mais importante.
E claro, sendo do tipo sombrio, seu dano é dobrado contra o arquétipo psíquico.
Pokémon recursivos
- Spiritomb sv2 89 tem Fettered in Missfortune, que faz com todos os Pokémon básicos do tipo V em jogo (seus e do seu oponente) não tenham habilidades; sendo assim uma forma de prejudicar o oponente que usa e abusa dessas habilidades, como o Lumineon V, que é geralmente usado para conseguir recursos.
- Radiant Alakazam SIT 59 tem Painful Spoons, que faz com que durante seu turno, você pode transferir 2 contadores de danos entre os Pokémon do oponente da forma que quiser.
- Lumineon V BRS 156 tem aLuminous Sign, que faz com que se baixado da sua mão para o banco, você procura por uma carta Apoiador no deck, revele-o e coloque na sua mão.
Cartas Trainer
Apoiadores
- Professor's Research (Professor Sada) sv1 189 serve como “draw power”: descarte a sua mão e compre 7 cartas.
- Adventurer's Discovery FST 224 serve para procurar por até 3 Pokémon V no seu deck, revelá-los, e assim colocá-los na sua mão - uma forma excelente de filtragem para procurar pelo Duraludon-V e Umbreon-V ao iniciar o jogo ou até mesmo suas evoluções no decorrer do jogo.
- Raihan EVS 152 só pode ser jogada se seu Pokémon for sido nocauteado no turno anterior. Com isso, você liga uma energia básica da pilha de descarte para um de seus Pokémon e ainda procura no seu deck por uma carta que quiser e coloque na sua mão.
Ele serve para agilizar a energização do Duraludon VMax, por exemplo, já que o seu custo de energia é um tanto complicado.
Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172 serve para puxar um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória, agilizando a compra das cartas prêmio.
- Iono sv2 185 é extremante poderosa, pois é a fusão dos efeitos de seus antecessores N FCO 105 e Marnie SSH 169 juntos: você e seu oponente embaralham suas mãos e colocam no fundo do deck. Após isso, vocês comprarão cartas do topo do deck equivalentes à quantidade de cartas prêmios que vocês têm em jogo, no caso, de cada jogador.
Ad
Exemplo: se o seu oponente tem 2 cartas prêmios e você tem 4 cartas prêmios e usa essa carta como efeito, vocês embaralham as mãos para o fundo do deck, e nisso, o oponente comprará apenas 2 cartas e você comprará 4.
- Judge sv1 176 é eficaz pra controlar a mão do oponente, mas você também embaralha sua mão: ambos os jogadores embaralham suas mãos de cartas de volta ao deck e compram 4 novas cartas nesse processo.
Itens
- Choice Belt sv2 176 concede um aumento de dano de 30 pontos contra os Pokémon do tipo V do oponente, sejam eles V, VStar, VMax e VUnion.
- Escape Rope BST 125 serve com um efeito “similar” (muitas aspas) ao Guzma BUS 115: o seu oponente escolherá um Pokémon do banco que será promovido para a posição ativa, e em seguida, você fará o mesmo com seus Pokémon. O oponente começará primeiro a fazer essa troca (e se não tiver nenhum Pokémon no banco para fazer a troca, não precisará fazer a troca).
- Ultra Ball sv1 196 serve para procurar qualquer Pokémon, seja evolução ou básico, podendo ser Pokémon comum ou ultra raro, desde que você cumpra o requerimento de descartar duas cartas da mão para poder jogá-la.
- Nest Ball sv1 181 serve para procurar um Pokémon básico do deck e colocá-lo direto no banco.
Estádios
- Path to the Peak CRE 148 trava todas as habilidades de Pokémon que tenham a “Rule Box”, sejam os seus e dos Pokémon do oponente.
Isso é bom após usar o poder VStar do Arceus VStar, que é a maior vantagem do seu deck, podendo assim ter a liberdade de fazer seu setup de causar dano com ele e energizar seus PokémonV.
Mas, como é somente uma cópia, pense sabiamente quando usá-la, pois pode prejudicar a sua vantagem com o Duraludon VMax com sua habilidade de imunidade a danos de Pokémon com energias especiais, que é a essência do deck.
- Lost City LOR 161 serve para ambos os jogadores. Se o Pokémon for nocauteado, seja o seu ou do oponente, ao invés de ser descartado normalmente para a “pilha de descartes”, ele irá para a “Lost Zone”, não podendo ser reciclado em hipótese alguma.
Isso é muito forte para tirar alguns Pokémon essenciais do oponente, seja alguns atacantes com setup completo, e no mais, contra arquétipo psíquico, enviar um Mew VMax com duas energias Fusion Strike para a Lost Zone é algo sem preço ou ainda tirar um Genesect V da jogada.
Energia especial
- Double Turbo Energy BRS 151 serve apenas para o Arceus VStar acelerar o seu ataque Trinity Nova como tributo de duas energias incolores que pode ser tributas nas três energias do custo do ataque. Porém, essa energia retira 20 de dano seus se equipada, ou seja, ao invés de causar 200 de dano, você causa apenas 180.
Arquétipos do formato
Vantagens
- Decks de Urshifu VMax (tanto Single e Rapid Strike), já que eles dependem de energias especiais.
Ad
- Decks que usem a base de Lugia VStar e Archeops com o combo de energização de energias especiais.
- Deck de United Wings com energia especial, com uso da Double Turbo Energy BRS 151.
- Decks que sejam do arquétipo psíquico sofre por conta da fraqueza dobrada que o Umbreon pode aplicar.
Desvantagens
- Deck de Mew VMAX FST 114 numa situação que não use energias especiais como custo de ataque (apesar de que a energia Fusion Strike pode passar por cima da habilidade do Duraludon VMax).
- Decks de Urshifu VMax (tanto Single e Rapid Strike) que sejam montados rapidamente e que destruam o Arceus VStar e o Umbreon VMax por conta da fraqueza ao tipo lutador.
- Decks que tenham imunidade a danos de Pokémon V como o Mimikyu sv2 97 e Miltank ASR 126.
Conclusões
É um deck consistente e eficiente que ainda vai perpetuar muito nos próximos cenários, visto que a tendência é dos Pokémon psíquicos brilharem, principalmente com a coleção especial de Kanto, que dará graça ao Alakazam ex com muitas possibilidades, e o Umbreon VMax será um counter perfeito contra ele.
Além disso, a predominância de energias especiais ainda será muito forte, e o Lugia VStar ainda está como uso bem recorrente, o que dá a vantagem do Duraludon VMax contra Pokémon que necessitem dessas energias.
Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter