Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG e sua vasta mídia.
Continuando com o formato Expandido, tinha postado sobre os iniciais de Kanto usando apenas as cartas VMax de suas formas. E nesse artigo, irei trazer a junção da mecânica atual com a mecânica passada dos Tag Team GX (Aliados, como ficou no Brasil) com as recentes, os VMax no geral.
Hoje, falaremos do Charizard-VMax com Reshiram & Charizard Tag Team-GX.
Charizard VMax + Reshiram & Charizard Tag Team-GX (Fire Box)
Ad
Decklist
Aqui temos duas cartas extremamente fortes, obviamente com danos massivos, mas a diferença está na questão de nocaute por prêmios. Caso o oponente derrote seu Charizard VMax, ele pega três prêmios; e caso ele derrote seu Charizard VStar, ele pega duas cartas prêmio.
Sobre o Charizard VMAX DAA 20:
Claw Slash, por três energias incolores, causa 100 de dano base.
G-Max Wildfire, por três energias de fogo e duas incolores, causa 300 de dano e descarta duas energias no custo do tributo.
Sobre o Charizard VSTAR BRS 18:
Claw Slash, por duas energias de fogo e uma incolor, causa 130 de dano e pode ser adicionado mais 100 de dano caso o Charizard VStar tenha algum contador de dano.
Seu ataque VStar, Star Blaze, por três energias de fogo e uma incolor, causa 320 de dano e descarta duas energias no custo do tributo.
Vale lembrar que todos os danos citados acima podem ser aumentados graças ao Incineroar UNB 29, que dá 30 de dano a mais.
Ou seja, os danos mais massivos como G Max Wildfire pode chegar até 330 de dano, e até o V Star do Charizard, o Star Blaze, pode chegar a 350 se o setup for feito de forma correta.
E agora, entramos na parte nos Tag Team-GX que são os atacantes que cooperam com os danos brutos.
Reshiram & Charizard-GX UNB 20 é um dos melhores atacantes, porque tem 3 ataques:
- Outrage: causa 30 + 10 de dano para cada marcador de dano no seu HP. Sendo ele com 270 de vida, você pode usar até 260 de dano com mais 30 de dano, maximizando em até 290 de dano (e ainda podendo ter o Incineroar UNB 29 para aumentar mais 30 de dano).
- Flare Strike: causa 230 de dano e não pode usar esse ataque no próximo turno.
Esse efeito tem como ser “resetado”, isso é, você usar de novo o ataque se recuar esse Pokémon e promovê-lo de novo como ativo.
- Seu ataque GX Double Blaze: você causa 200 de dano. Mas esse ataque tem um custo adicional que se por mais três energias, esse dano ao invés de ser 200, se torna 300 de dano e ainda ignora quaisquer efeitos do Pokémon ativo do oponente.
Vale lembrar que esse dano pode ser aumentando com o Incineroar UNB 29 e a duplicação de energias básica pelo Charizard PGO 10, que se tem 3 energias básicas, já podem ser convertidas como 6 energias.
Já Charizard & Braixen-GX CEC 22 é um atacante que pega recursos no deck, mas é o mais lento de todos. Ele só é bom para o turno 1 ou turno 2 com o uso do Kiawe BUS 116a para acelerar as energias dele para pagar o tributo, já que é um Pokémon pesado.
- Brilliant Flare: causa 180 de dano e ele procura no seu deck por 3 cartas que quiser e por na sua mão.
- Seu ataque GX Crimson Flame Pillar: você energiza até 5 cartas de energias básicas do descarte a um de seus Pokémon da forma que quiser. Mas se estiver com mais uma energia de fogo para pagar o custo do tributo do ataque GX, além de fazer o efeito de energização, você deixa o Pokémon ativo do oponente confuso e queimado.
Ad
Pokémon recursivos
Aqui temos as opções de acréscimo de dano e duplicação de energias básicas. Temos Charmander para Charizard; e Litten para Incineroar. A linha evolutiva tem o mesmo número de linha 1-1 e com linha de 4 Evolution Incense SSH 163 e 4 Rare Candy CES 142 para facilitar a busca de recursos.
- Charizard PGO 10 tem Burn Brightly, que faz com que as energias básicas de fogo valham por duas energias ao mesmo tempo, facilitando o tributo do custo dos ataques do Pokémon.
- Incineroar UNB 29 tem Strong Cheer, que faz com que seus Pokémon causem mais 30 de dano (antes de aplicar fraqueza e resistência). Não pode ser usada mais de uma vez no mesmo turno.
- Dedenne-GX UNB 57 entra aqui por causa de Dedecharge, que descarta sua mão e compra 6 cartas em seguida, como se fosse um tipo de Professor's Research (Professor Oak) CEL 23 embutido numa habilidade, para que então procure realmente um apoiador que ajude a compensar seu turno. E se uma mão vier com duas energias de fogo e uma Welder, sempre é bem-vindo.
Cartas Trainer
- Kiawe BUS 116a é o acelerador de energias de fogo. Você procura no deck por 4 energias de fogo e ligue a um de seus Pokémon que for escolher, e se o fizer, seu turno se encerra.
Essa carta é boa apenas para o turno 1 na sua segunda vez de jogar ou num turno 2, por ser uma carta que te faz perder turno.
- Welder UNB 189a é o melhor energizador do deck: liga duas energias de fogo da sua mão para um de seus Pokémon e se o fizer, compra 3 cartas do topo do deck.
É praticamente de lei arquétipo do tipo fogo ter essa carta, pois garante energização dinâmica e Draw Power indispensável (mas tome muito cuidado com deck out com compras excessivas).
- Fiery Flint DRM 60a tem o tributo de descartar duas cartas da sua mão para procurar por 4 energias de fogo e colocá-las na sua mão. Essa carta é para o combo Welder UNB 189a, para energizar seus Pokémon de fogo.
- Fire Crystal UNB 173 faz buscar da pilha de descartes por 3 energias de fogo e colocá-las na sua mão.
E novamente, pode-se fazer o combo Welder UNB 189a para energizar seus Pokémon de fogo, como outra forma de reciclagem.
- Trainers' Mail ROS 92 faz com que procure nas 4 cartas do topo do deck qualquer carta do tipo Trainer, escolhe uma delas, revele-a ao oponente e coloque na sua mão, e depois, embaralhe seu deck.
- Rare Candy CES 142 serve para avançar a evolução de um Pokémon básico para o estágio 2.
- Evolution Incense SSH 163 serve para procurar no seu deck por uma carta de evolução de um Pokémon, combando com o Rare Candy para Pokémon recursivos.
- O Estádio Heat Factory ◇ LOT 178 serve para o Draw Power do jogo, onde você tributa descartando uma energia de fogo para comprar 3 cartas do topo do deck. Então usando o Fire Crystal UNB 173 para reciclar as energias de fogo, há uma sinergia.
Ad
- Giant Hearth UNM 197 serve para procurar por duas energias de fogo no deck fazendo o tributo de descartar uma carta da sua mão.
E claro, fazendo isso, tendo Welder UNB 189a no mesmo turno, é maravilhoso para ter a energização imediata do seu Charizard VMax, também com os benefícios do Draw Power.
Energia Especial
Ela retira a fraqueza do Pokémon no qual ela está ligada, para nos proteger do tipo água. Então, mais que essencial usá-la, visto que com o lançamento de cartas que ajudam muito o tipo água no bloco Sword/Shield, eles ganharam uma força tremenda para ajuda de busca e filtro de recursos para o Expandido, como o Capacious Bucket RCL 156 para ajudar em decks de “Rain Dance” bem comuns no formato.
Arquétipos do formato
Vantagens
Dos iniciais de Kanto, ele é o mais agressivo de todos, com dano altíssimo sem necessitar de usar muitos recursos para acumular. A questão mesmo é energizar o mais rápido possível para garantir esses danos.
Com cartas que dão 230 de dano, 300 de dano que ignora efeitos, 300 de dano por descarte de duas energias, 320 de dano, podendo todos eles serem aumentados com mais 30 de dano graças ao Incineroar UNB 29, ele bate de frente com tudo o que estiver na frente sem problema algum.
Desvantagens
A fraqueza ao tipo água é agonizante. Se não tiver a Weakness Guard Energy UNM 213 para evitar de tomar o dano duplicado, é o fim.
E falando do tipo água, claro, decks que sejam mais rápidos para atacar com poucas energias e de Single Prize, como o Gyarados TEU 30, Dewgong LOR 34, Politoed LOR 32, Cramorant VIV 40, e principalmente decks da linha de Greninja BREAK BKP 41 podem ser complicados.
Decks que usam a mecânica de “Lost March”, “Night March” e “Mad Party”, isso é, geralmente aqueles que batem com dano acumulado para cada Pokémon com esses tipo de nome de ataque na pilha de descartes ou Lost Zone, que são de Single Prize, são complicados, por não haver cartas de cura no nosso deck.
Sobre o setup dos Pokémon recursivos, aqui tem a questão da linha de 1-1 no deck, que pode ser um problema para não agilizar o mais rápido possível o Incineroar UNB 29 e o Charizard PGO 10. Ênfase no Charizard PGO 10 por causa da sua habilidade de duplicar energias.
Outra coisa são decks de controle de mão, que reduzam o seu poder de compra de cartas, já que Welder garante muito essas compras, os decks de controle que usem Judge FST 235, Marnie SSH 169, e cartas que façam controle no final de jogo como Roxanne ASR 150 e N NVI 92.
A carta Avery CRE 130 é outro problema contra seu deck, pois se encher seu banco, ele pode te obrigar a descartar seus Pokémon, podendo sacrificar seus Pokémon recursivos, e será um problema se perder o Incineroar UNB 29 e o Charizard PGO 10 .
Conclusões
É um deck excelente, agressivo, explosivo e prático, que praticamente não deixa o oponente respirar direito, se não responder de imediato o crescimento do setup.
Ad
Mesmo que haja uma demora com Incineroar UNB 29 e Charizard PGO 10, ele consegue se sustentar muito bem sem eles, podendo responder com a agressividade e versatilidade do Reshiram & Charizard-GX UNB 20 caso não tenha montado o Charizard VMAX DAA 20 ou o Charizard VSTAR BRS 18.
E então, gostaria de sua opinião com a montagem do meu deck. Quais são suas expectativas? Mudaria algo nele para torná-lo melhor? Fique a vontade e comente abaixo.
Até o próximo!
— Commenti0
Diventa il primo a commentare