Nos preparativos para a vinda da coleção especial de "151" (Pokémon Card 151 ou 151 Kanto Sub Set), estarei postando Deck Techs para o formato Standard com teorias para as cartas novas, que virão em meados de setembro para nós do ocidente.
Vale frisar que as cartas estão com a numeração e códigos baseados na versão oriental, isso é, sv2a, que não pode ser usada em torneios! Só poderão ser usadas quando vierem para o ocidente com a tradução americana, e com o código de sv3a.
Nesse artigo, irei mostrar uma lista de Venusaur ex com uma montagem hipotética, que pode ter ajustes futuros.
Ad
Venusaur ex
Decklist
Venusaur ex: O Atacante que Causa Bad Status
- Habilidade Soothing Bloom: se este Pokémon estiver na posição ativa, você pode escolher um de seus Pokémon no jogo e curar 60 pontos de dano.
- Ataque Potent Whip (G)(G)(C): causa 150 de dano e o Pokémon ativo do oponente está Envenenado e Confuso.
Ele causa duas condições de dano, dois bad status que não são ruins - a Confusão, se o oponente tentar atacar, o forçará a jogar a moeda para poder atacar e, caso ele falhe, ele toma 30 de dano em si.
A minha recomendação é que a montagem do Venusaur ex seja feita em último caso, porque o principal atacante do deck será o Serperior VStar, devido à flexibilidade de energias.
O blefe do jogo é usar o Venusaur ex por último, para que seja possível começar a ruir o oponente com algum Pokémon adversário que tenha dificuldade de recuar com custo de energia alto, ou que não tenha energias suficientes para atacar.
Serperior VStar: Atacante Versátil e Resistente do Deck
- Ataque Regal Blender (G)(C)(C): causa 190 de dano e pode mover energias dos seus Pokémon entre si, da forma que quiser.
- Ataque VStar - Star Winder (G): esse ataque causa 60 de dano vezes a quantidade de energias ligadas a este Pokémon. Em seguida, troque esse Pokémon por um de seu banco no processo (não poderá usar mais de um VPower por jogo).
A premissa aqui é simples: usar a habilidade do Forretress ex sv2 5, Exploding Energy, para energizar 5 energias de Grama (G) entre seus Pokémon. Assim, seu Serperior VStar poderá realizar seu ataque, e, com ele podendo mover essas energias entre seus Pokémon da maneira que quiser, ele fará o papel de “tanker”, com um novo atacante (outro Serperior VStar ou Venusaur ex). Visto que o recuo do Serperior VStar é zero, você usará a carta Cheryl BST 123 para curar.
Temos também o seu ataque VStar, que causa 60 de dano por quantidade de energias ligadas ao Serperior VStar, ou seja, com 5 energias, já causa 300 de dano, o que é um valor ótimo, e com 6 energias, estará causando 360 de dano, o que significa que pode destruir 100% de qualquer Pokémon VMax ou ex do formato Padrão!
Wo-Chien ex: Atacante de Finalização
Ataque - Covetus Ivy (G)(G)(C): esse ataque causa 60 de dano em um dos Pokémon do oponente para cada Carta Prêmio que este pegou (não aplique fraqueza ou resistência no banco do oponente).
Ataque - Forest Blast (G)(G)(G)(C): esse ataque causa 200 de dano.
Wo-Chien ex serve como uma carta final para atingir algum Pokémon do oponente, e mesmo que ele recue, você pode causar até um dano “sniper” se quiser, podendo chegar na máxima de 300 de dano caso o oponente tenha pego 5 Cartas Prêmios ao longo da partida.
Drapion V: O “Counter” dos Estilos Fusion Strike, Single Strike e Rapid Strike
Habilidade - Wild Style: os ataques desse Pokémon custam uma energia (C) a menos para cada Pokémon do tipo Single Strike, Rapid Strike e Fusion Strike em jogo do oponente.
Ad
Ataque - Dynamic Tail (C)(C)(C)(C): esse ataque causa 190 de dano e lhe permite escolher um dos seus Pokémon para receber 60 de dano (não aplique fraqueza e nem resistência nos seus Pokémon do banco).
Seu objetivo é causar dano dobrado no Mew VMAX LOR TG30, por conta de sua fraqueza ao tipo Sombrio, totalizando 380 de dano.
Devido ao Mundial de Yokohama, no qual Vance Kelley venceu com esse deck, e porque ele consegue ser montado rápido apenas com duas energias para causar o dano do Techno Blast (copiado do Genesect V FST 185), é certo que haverá partidas contra Mew.
Pokémon Recursivos
- Bidoof CRZ 111 tem Carefree Countenance, que deixa este Pokémon imune a danos no banco por ataques, o que é muito útil para poder ganhar tempo e evoluí-lo para Bibarel.
- Bibarel BRS 121 entra com Industrious Incisors, que lhe permite, por turno, poder comprar até ter cinco cartas na mão.
Com isso, mesmo que tenha poucas cartas na mão, caso use a Iono sv2 185, sempre terá constância e rendimentos com “draw power” no jogo, e, com a habilidade do Bibarel, nunca ficará com poucas cartas na mão.
- Forretress ex sv2 5 tem Exploding Energy, que lhe permite procurar por 5 energias de Grama básicas (G) do seu deck e energizar seus Pokémon da forma que você quiser. Se o fizer, você nocauteará esse Pokémon e seu oponente poderá pegar 2 Cartas Prêmios, por causa da “Rule Box”.
Ele é o coração de giro do deck, para dinamizar as energizações dos seus Pokémon de Grama.
- Radiant Tsareena SIT 16 tem Elegant Heal, que lhe permite, durante seu turno, poder curar 20 pontos de danos de todos os seus Pokémon.
Em combinação com o Venusaur ex com sua habilidade de cura, um de seus Pokémon será privilegiado com 80 pontos de cura (60 do Venusaur e 20 da Tsareena).
Cartas Trainer
- Zinnia's Resolve EVS 164 lhe permite descartar duas cartas da sua mão para cumprir o efeito: compre o número de cartas do topo do deck equivalente ao número de Pokémon do banco do oponente.
- Gardenia's Vigor ASR 143 tem o efeito de comprar 2 cartas e, em seguida, segue com o efeito de energização de duas energias básicas de Grama da sua mão a um de seus Pokémon no banco.
Serve para puxar um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória, agilizando a compra das Cartas Prêmio.
Essa carta é útil somente para Pokémon evoluídos - pois é uma exigência do efeito dela.
Cure todo o dano do Pokémon, mas, em contrapartida, descarte todas as energias ligadas a este.
Caso cure o Venusaur ex e perca as energias nesse turno que usou a Cheryl BST 123, você pode usar o Superior Energy Retrieval sv2 189 para recuperá-las, e então o Switch CRZ 144 para que no próximo turno (quando puder usar um novo Supporter), se estiver com a Gardenia's Vigor ASR 143, você possa montar novamente o Venusaur ex para atacar.
Ad
Mas o uso da carta é geralmente para o Serperior VStar, que, após executar seu ataque e transferir suas energias para montar outro atacante de Grama, pode ser curado com a Cheryl BST 123, e substituir esse novo Pokémon de Grama que recebeu as energias novas para ser o novo ativo, preservando o Serperior VStar.
- Iono sv2 185 é extremante poderosa, pois é a fusão dos efeitos de seus antecessores, N FCO 105 e Marnie SSH 169, juntos: você e seu oponente embaralham suas mãos e colocam no fundo do deck. Após isso, vocês comprarão cartas do topo do deck equivalentes à quantidade de Cartas Prêmios que vocês têm em jogo, no caso, de cada jogo do próprio jogador.
Exemplo: se o seu oponente tem 2 Cartas Prêmios e você tem 4 Cartas Prêmios e usa essa carta como efeito, vocês embaralham as mãos para o fundo do deck, e nisso, o oponente comprará apenas 2 cartas e você comprará 4.
Itens Recursivos
- Battle VIP Pass FST 225 serve para ser usada apenas no seu primeiro turno de jogo: procure por dois Pokémon básicos do seu deck e então coloque-os diretamente no banco.
- Ultra Ball sv1 196 serve para procurar qualquer Pokémon, seja evolução ou básico, podendo ser Pokémon comum ou ultra raro, desde que você cumpra o requerimento de descartar duas cartas da mão para poder jogá-la.
- Nest Ball sv1 181 serve para procurar qualquer Pokémon básico do deck e colocá-lo no seu banco.
- Super Rod sv2 188, sendo reprint da era Black/White, entra como outra opção de reciclagem, visto que recicla 3 cartas, sendo elas energias básicas e Pokémon, de volta para o deck.
- Capturing Aroma SIT 153 serve como uma busca de Pokémon: você joga a uma moeda - se der cara, procure por um Pokémon evolução, mostre ao oponente e coloque-o na sua mão; mas caso dê coroa, pegue um Pokémon básico, mostre-o e coloque-o na sua mão.
- Rare Candy PGO 69 é vital para a aceleração do jogo, pois é com ela que pulará etapas de evoluções de seus Pokémon, visto que não temos uma linha ordenada de Bulbasaur > Ivysaur > Venusaur; justamente para economizar cartas no deck para poder evoluir o mais rápido possível.
- Pal Pad sv1 182 é um item para reciclar duas cartas Apoiadores da pilha de descartes para o deck.
O ideal é reciclar o Iono sv2 185, Cheryl BST 123 ou um Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172.
- Superior Energy Retrieval sv2 189 é um item para reciclar quatro energias básicas da pilha de descartes, mas que precisa tributar duas cartas da mão para descartar no processo.
Recomendo que use como tributo os Battle VIP Pass FST 225 que não conseguir usar no seu primeiro turno, já que são cartas mortas durante todo o jogo; e ele é bom para combinar com um efeito de sequência com a Gardenia's Vigor ASR 143, já que, tendo energias de Grama em mãos, você pode energizar um de seus Pokémon do banco com facilidade.
Ad
- Letter of Encouragement sv3 189 é um item que só pode ser usado caso algum Pokémon seu foi nocauteado no turno anterior: você pode procurar no seu deck por até 3 energias básicas e colocá-las na sua mão.
E, isso, novamente, é outro combo que pode fazer com a Gardenia's Vigor ASR 143, que já energizará seus Pokémon do banco com essas energias, preparando o seu próximo atacante para os futuros turnos.
Arquétipos do Formato
Vantagens
- Decks do arquétipo de Trevas que tenham fraqueza ao tipo Grama, como o Charizard ex sv3 125.
Desvantagens
- Decks do arquétipo de Fogo.
- Como nosso deck tem uma montagem relativamente lenta, os Pokémon com explosões de set-up, como VStar, podem facilmente arruinar seus planos, ainda mais se estes decks tem Pokémon de evolução com habilidade como o Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67.
- Decks de Chien-Pao ex sv2 61, não só devido à aceleração de energias básicas de Água que o Baxcalibur oferece para o arquétipo, mas também pela explosão de resposta para dano; reforçando o que disse acima.
- Decks de United Wings, por ser um deck “full single prize”, que você pode conferir aqui.
Conclusões
Aqui ressalto que esse artigo é apenas uma ideia de montagem de deck com cartas novas, para quem ama Venusaur e o tipo Grama ao seu gosto.
Apesar dele ser muito lento e com um ABC de precisar evoluir de Bulbasaur > Ivysaur > Venusaur, para garantir essa montagem, ainda também precisa do Bibarel para ser sua compra constante no deck.
E, além disso, temos uma vantagem, já que nessa “temporada” o tipo Grama é privilegiado por dois fatores: a existência da Gardenia's Vigor ASR 143 como um acelerador de energias de Grama da mão para seus Pokémon do banco; e o Forretress ex sv2 5, que ajudar a acelerar 5 energias do deck para seus Pokémon de Grama.
Até a próxima!
— Commenti0
Diventa il primo a commentare