Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG em geral. Celebrando hoje, no dia 25/10/2023, se passaram 21 anos desde o lançamento no ocidente do filme Pokémon 4: Viajantes do Tempo, conhecido nos Estados Unidos como Pokémon 4Ever - Celebi: The Voice of the Forest, tendo sua estreia nos cinemas oficialmente em 2002 pela Miramax no ocidente.
No Japão, os filmes de Pokémon sempre estrearam um ano antes, em 07 de julho de 2001, como o nome de 劇場版ポケットモンスター セレビィ 時を超えた遭遇 Pocket Monsters the Movie - Celebi: Encounter Beyond Time; também chamado de Celebi: a Timeless Encounter; que inclusive, teve o mangá adaptado no filme de mesmo nome.
Ad
E dentro dos 5 primeiros filmes da fase Kanto/Johto, ele foi o último filme que passou nos cinemas, já que sua sequência, Pokémon Heroes: Latios & Latias saiu diretamente para as TVs de assinatura “on demand” e DVDs - além de que nos cinemas, foi o último período onde que a Wizards of the Coast dava uma carta promocional, sendo marcados pelos icônicos Celebi e Suicune.
Sinopse do filme
A história se passa mais ou menos 40 anos no passado da linha temporal oficial do anime, focando a região de Johto, após o episódio 207 do arco de Johto (chamado de Cadê os Kecleons), mostrando uma perseguição do Pokémon mítico Celebi contra um Houndoom e um Scyther de um caçador de recompensas. Nesse meio tempo, um garoto chamado Sammy visitava o local para poder desenha e é abordado por Towa, uma jovem moça que alerta sobre o mito da "Voz da Floresta".
Após a advertência e adentrando no fundo do local, Sammy é testemunha da perseguição do Pokémon e foge com Celebi até um altar o Pokémon usa seu poder para viajar no tempo e fugir do local.
Se passando 40 anos, um membro da Equipe Rocket, Iron-Masked Marauder, sabe desses boatos e interroga o velho caçador de recompensas com uma chantagem com seus Pokémon do seu cativeiro, demonstrando a sua nova tecnologia com uma Poké-Ball avançada e maligna, chamada de Dark Ball, onde todo Pokémon capturado por ela se torna maligno.
O filme foca em Ash, Misty e Brock indo passar pela região até serem recomendados a ir nessa floresta; e ao chegar no local, eles conhecem a Towa com sua idade avançada, junto com sua neta Diana e por acaso, acompanham o exato momento que Sammy chega naquele instante do tempo, onde a trama se amarra.
A influência das feras lendárias de Johto
Dentro dos filmes clássicos da era Johto, apenas com o Ash Ketchum tivemos a aparição de dois do trio: Entei no terceiro longa-metragem, e o próprio Suicune no quarto filme.
Contudo, muitos quase nem sabem a existência de que sim, Raikou teve uma participação nas mídias animadas da época, dentro de um spin-off da franquia que se chama ”Jimmy” do universo dos animes, em uma série de OVAs de três capítulos, Pokémon Chronicles The Legend of Thunder!.
Nessa história, os membros da Equipe Rocket, Atilla e Hun, tentam capturar o Raikou, mas Jimmy (”Gold/Ethan”), Marina (que é o equivalente da ”Crystal/Kris” nos jogos), Vincent e Eugene lidam com os vilões para resgatar o lendário.
Ad
(Da esquerda para direita: Eugene, Kris, Ethan e Vincent)
(Da esquerda para direita: Hun e Atilla)
A influência do filme no TCG
As cartas promocionais da Wizards of the Coast & Nintendo
A primeira versão dessas cartas promocionais tinham o layout dos e-Cards, que era uma mecânica que podia ser utilizada com uma máquina que era acoplada ao seu Game Boy Advance, onde podia acessar dados exclusivos.
Já no Japão, houve uma arte diferente do mesmo ilustrador, Hajime Kusajima:
E na segunda remessa das cartas promos, agora sem a presença da Wizards of the Coast, mas com a presença da própria Nintendo na fabricação das cartas, eles adotaram o layout que seria definido ao bloco de Ruby/Sapphire; e que no Brasil, a responsável era na época a Devir.
O Celebi era dado nos cinemas, enquanto o Suicune era dado somente na versão do VHS/DVD.
Influências do filme com os Pokémon
No filme, é mostrado que o vilão Iron-Masked Marauder usa a Dark Ball para corromper os Pokémon que são capturados por ela, e na trama, o Celebi é corrompido em determinado ponto do filme, e não seria diferente com o lançamento de alguma carta relacionada a isso.
Sendo da coleção Ruby & Sapphire: Hidden Legends, havia a mecânica de deixar o uso de Pokémon que fossem “malignos” com a tipagem “sombria” como uma segunda versão do Pokémon, no caso do Celebi, sendo grama/sombrio, podendo usar até essa energia sombria (que na época era considerada como energia especial).
E para encerrar, o próprio Celebi teve outras cartas promocionais baseadas no filme, intitulado de Timeless Celebi. A primeira carta tinha o layout da e-Card, e a segunda vinha num kit promocional de 10 anos de aniversário da franquia Pokémon homenageando os Pokémon lendários dos filmes de Kanto até Sinnoh:
Consequências da mecânica híbrida do tipo trevas nos arquétipos dos Pokémon
Como dito acima, isso mudou a forma também de como o TCG iria se comportar com algumas cartas, e quando saiu a expansão Ruby/Sapphire: Team Rocket’s Returns, a presença desses “Dark Pokémon” voltou com força.
O conceito de ”Dark Pokémon” existia desde a época da Wizard of the Coast, mas não com o sentido de usar as Darkness Energy RS 93 como parte da mecânica, deixando-os mais versáteis com duas tipagens.
Por causa da provável influência do sucesso do Tyranitar do Saqueador da Máscara de Ferro, houve uma carta do Tyranitar com essa pegada.
Ad
E teve também sua versão puramente sombria, com a tipagem pura como Dark.
Pokémon dos personagens do filme
E como não poderia ser diferente, o vilão Saqueador da Máscara de Ferro ganhou também seus Pokémon como cartas.
1) Ataque Destructor Beam (D): jogue uma moeda. Se der cara, descarte uma eneria do Pokémon ativo do oponente.
2) Ataque Slam (C)(C)(C): jogue duas moedas, e para cada cara, este ataque causa 30 vezes o dano pelos acertos.
Os seus Pokémon assinatura (Tyranitar, Sneasel e Scizor) vieram originalmente na expansão japonesa conhecida como Pokémon VS, que é exclusivo do país e nunca veio ao ocidente, mas em raras vezes essas cartas vem para o ocidente, que foi caso do Sneasel e Scizor, que vieram como promos da pequena coleção Best of Games.
Graças a expansão Team Rocket’s Returns, que é bem provável que alguns desses Pokémon mostrados no filme tiveram suas versões “corrompidas”, temos a própria linha evolutiva de Scyther e Scizor (o que pode ser levantado como uma teoria).
Trilha sonora
E claro, não podemos esquecer das melhores músicas de Johto, que marcou o arco em si como uma das melhores: a Born to be a Winner.
Conclusões
Gostaram das curiosidades? Sabiam de algumas dessas informações? Fique a vontade para comentar abaixo sobre sua experiência.
Até a próxima!
— Commenti0
Diventa il primo a commentare