Olá a todos. Sou Rodrigo e venho trazer mais ideias e possibilidades de decks para o formato Padrão/Standard no Pokémon TCG.
Com o hype da expansão de Lost Origin há novas cartas que podem adequar e ter novas interações com cartas antigas, temos um upgrade para o Dragapult-VMax com um novo método de dano de “Spread” mais abrangente e mais dinâmico.
Dragapult-VMax: O retorno dos danos spread
Análise do deck
Ad
Com o Dragapult VMax temos o segundo ataque Max Phantom, que causa 130 e causa 5 marcadores de dano no banco do seu oponente, criando esse “Spread” mínimo na distribuição do jogo.
Com o complemento do dano “Spread”, temos oSableye LOR 70 com seu segundo ataque, Lost Mine, que por uma energia psíquica, só pode atacar se o tributo for pago com 10 cartas na Lost Zone, e se cumprido, ele coloca 12 marcadores de dano nos Pokémon do oponente da forma que quiser.
Mas para que Sableye possa fazer esse efeito pelo tributo de 10 cartas na Lost Zone, o Comfey LOR 79 com a habilidade de olhar as duas cartas do topo do deck e escolher uma para mão e outra para a Lost Zone é fundamental para criar a sinergia, além de que termos recursos como Colress's Experiment LOR 155 que complementam o descarte.
Basicamente é o Dragapult-VMax iniciando os danos brutos de 130 e cinco marcadores (50 de dano no total) e Sableye como o finalizador de nocautes com os marcadores, já que com dois turnos, ele pode causar 24 marcadores de dano, ou seja, 240 de dano que podem ser manipulados!
Pokémon recursivos
1) Radiant Greninja ASR 46, que com sua habilidade Concealed Cards, você descarta uma carta de energia da mão para comprar duas cartas.
2) Comfey LOR 79 com sua habilidade Flower Selecting, onde se ele é seu Pokémon ativo, você olha as duas cartas do topo do seu deck: uma vai para sua mão e a outra para a Lost Zone.
3) Galarian Zigzagoon SSH 117 tem a habilidade Headbutt Tantrum, que é escolher um Pokémon do oponente e colocar um marcador de dano, que geralmente é para fechar algum dano restante que falte para nocautear algum Pokémon durante o “Spread”.
4) Crobat V DAA 104 usa sua habilidade Dark Asset que se baixado do banco da sua mão, você compra cartas até ter seis em sua mão.
Cartas Trainer
- Colress's Experiment LOR 155 é para o foco do deck, o coração da engrenagem da função de envio para a Lost Zone.
- Marnie SSH 169 é para o controle de mão do oponente.
- Roxanne ASR 150: você só pode jogá-la se o oponente estiver a partir de 3 cartas prêmio restantes para vencer o jogo. Seu oponente embaralha a mão e compra apenas duas cartas, e você embaralha sua mão e compra 6 cartas.
- Mirage Gate LOR 163 é excelente para energização, visto que pode pegar duas energias básicas diferentes e pôr em um de seus Pokémon. É preciso ter no mínimo 7 cartas na Lost Zone para cumprir o efeito dela.
- Lost Vacuum é uma carta que tem os efeitos parecidos com a Field Blower GRI 125, porém com custos da Lost Zone, isso é, as cartas escolhidas para serem descartadas no jogo, seja estádio ou ferramenta,vão pra Lost Zone.
- Scoop Up Net RCL 165 é para pegar de volta um Pokémon do jogo para a mão que não seja GX ou V. Útil para recolher o Galarian Zigzagoon SSH 117 e criar o looping com a habilidade dele para causar esse “Spread” com 10 de dano.
Ad
- Training Court RCL 169: você e seu oponente entre os turnos, podem pegar uma energia básica da pilha de descarte e porem nas suas mãos.
Arquétipos do formato
Vantagens
Esse deck facilmente tem vantagem contra os tipos lutadores/físicos como Urshifu VMax -Rapid Strike, Hisuian Decidueye V e Galarian Zapdos V por conta da fraqueza dobrada.
Decks que utilizam muito o Diancie ASR 68 para proteger os Pokémon básicos do jogo do oponente não tem muita efetividade, pois a Diancie não consegue proteger os Pokémon com sua habilidade.
Estratégias que utilizam Manaphy BRS 41 também não tem muita solidez contra nós, pois sua habilidade Wave Velt defende de danos diretos, e não marcadores de danos. E como o deck do *Dragapult VMax gira em torno de marcadores, é efetivo contra o arquétipo em geral.
Decks que usam e abusam da linha de Inteleon SSH 58, Inteleon CRE 43, Drizzile SSH 56 e Sobble CRE 41 sofrem, principalmente nas mãos do Sableye, por distribuir mais marcadores do que o Dragapult, podendo minar em dois turnos quase toda a linha evolutiva do Sobble, e tirando os recursos de buscas do oponente.
Desvantagens
Decks com dano bruto como Mew-VMax, que pode bater 300 de dano para cima e estratégias que batem na fraqueza do Dragapult, os tipos sombrios como Darkrai-VStar e Drapion-VStar.
Partidas com Greninja-VUnion, por causa “Spread Sniper” de 100 de dano em todos os Pokémon do banco também é algo que pode ser complicado de se lidar.
Deck com Pokémon que inibam danos de Pokémon VMax como Zamazenta V SSH 139 e Decks de resistência e durabilidade, como o Hisuian Goodra-VStar.
Conclusões
É um deck forte de “Spread” que se tem atualmente, e que se equipara ao Mewtwo VUnion e com Mimikyu VMax.
Para quem gosta de manipular danos dessa maneira, de forma indireta e minando aos poucos a vida dos Pokémon do seu oponente, esse deck é uma boa garantia!
— Commenti0
Diventa il primo a commentare