Com o evento que tivemos no final do mês de novembro com o International da América Latina, sediado aqui no Brasil, no estado de São Paulo, tivemos a presença predominante do deck do Lugia VStar, o que não era surpresa para muitos.
Contudo um deck que chegou no top 8 por meio da estratégia de controle surpreendeu a muitos por ter sido uma carta esquecida em Celebrations: o Yveltal.
O jogador Sander Wojcik trouxe essa possibilidade e surpreendeu a muitos com essa engenhosidade, e até mesmo no deck, conseguiu trazer um Pokémon como Pidgeot V LOR 137 e Greedent V SHF 53 de forma útil e eficiente.
Ad
Yveltal: Control Deck - Sander Wojcik - LAIC 2022.2
Decklist
Yveltal: Entendendo o conceito básico do deck
1) Ataque - Cry of Destruction (C)(C): descarte até 3 energias especiais do oponente em jogo.
2) Ataque - Dark Feather (D)(C)(C): você causa 100 de dano.
A questão principal é Yveltal ser o perfeito counter do Lugia VStar por conta do uso demasiado de energias especiais no deck.
Seu primeiro ataque quebra de vez com a estratégia de ligar energias do deck oponente com Archeops SIT 147 e tirar os recursos do Powerful Colorless Energy DAA 176, o que é maravilhoso.
1) Ataque - Crunch (C)(C): causa 40 de dano e descarta uma energia do Pokémon ativo do oponente.
2) Ataque - Stumbling Press (C)(C)(C): causa 180 e jogue uma moeda. Caso dê coroa, este ataque não terá efeito.
Aqui o primeiro ataque só entra na questão de tirar energias do oponente para atrasar.
Pidgeot é um tipo de atacante que é para bater e fugir, garantindo sempre a manutenção de recursos essenciais caso estejam com ele e devolve para o deck, tendo uma zona de segurança de gerenciamento.
Aqui, pelo segundo ataque, ele entra como um "counter" do Blissey V CRE 119 e muitos Pokémon Radiant como Radiant Charizard PGO 11 e Radiant Greninja ASR 46, além dos próprios Amazing Rare como Reshiram SHF 17, Raikou VIV 50 e Rayquaza VIV 138.
Aqui, pelo segundo ataque, ele entra como um "counter" do Blissey V CRE 119 na maior parte das partidas, além de contra qualquer Pokémon V do atual formato Standard.
Pokémon recursivos
- Snorlax VIV 131 entra com a habilidade Gormandize, que você pode comprar cartas até ter sete em sua mão, e se o fizer, o seu turno se encerra.
- Pyukumuku FST 77 possui Pitch a Pyukumuku, onde se ele estiver na sua mão, você o revela e coloca-o no fundo do deck como a última carta para que compre a carta do topo do deck, mas não pode fazer esse efeito de habilidade mais de uma vez no seu turno.
- Manaphy BRS 41 tem Wave Velt, que concede proteção aos seus Pokémon do banco caso sofram danos diretos de sniper sobre ataques do oponente.
- Radiant Gardevoir LOR 69 tem a habilidade Loving Veil, que concede redução de dano de 20 pontos de ataques dos Pokémon do oponente que sejam V contra os seus Pokémon.
- Eldegoss V CPA 5 tem Happy Match, que faz com que se invocado da sua mão e posto no seu banco, ele procura por uma carta Apoiador da pilha de descartes e coloca na sua mão. É praticamente um VS Seeker ROS 110, só que num Pokémon.
Cartas Trainer
- Professor's Research BRS 147 é o acelerador de compra do deck: você descarta a sua mão até comprar 7 novas cartas.
Ad
- Cheren's Care BRS 134 serve para recuperar um Pokémon incolor em jogo para sua mão, curando-o (obviamente) e todas as cartas ligadas a ele, sejam energias ou ferramentas, voltam para a sua mão também.
- Sidney FST 241 serve para revelar a mão do oponente e com isso escolha uma combinação de duas cartas que sejam energias especiais, estádios ou ferramentas e descarte-as.
- Flannery CRE 139 serve para descartar em jogo uma carta de energia especial e um estádio do oponente.
- Boss's Orders BRS 132 puxa um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória, e com certeza os seus alvos serão os Pokémon ultra raros como os V, VStar, VMax ou VUnion para agilizar a compra das cartas prêmio.
- Bird Keeper DAA 159 serve como um “Draw Power”, onde você promove um Pokémon do banco para a posição ativa e compra 3 cartas em seguida.
- Cyllene ASR 138 recupera cartas da pilha de descarte, para cada moeda que for acertada no processo.
- Peonia CRE 149 serve para conceder um tipo de “troca” de cartas: você “compra” das 3 cartas prêmios que tenha e substitui por 3 cartas da sua mão no lugar, podendo assim garantir em pegar alguma carta útil que esteja presa nas cartas prêmio.
- Lost Vacuum LOR 162 para ser executada, precisa pagar um tributo de que uma carta da sua mão precisa ir para a Lost Zone. Se o fizer, você escolhe uma carta Item Ferramenta ou Estádio em jogo e manda para a Lost Zone.
- Forest Seal Stone SIT 156 serve como uma ferramenta que pode ser acoplada em um Pokémon e fazer o mesmo efeito da habilidade VStar do Arceus VStar, mas tem que ser equipada em um Pokémon V.
Ela serve para buscar uma carta qualquer no deck e colocá-la na sua mão. O bom disso é que ela não sofre os efeitos do Path to the Peak CRE 148.
- Quick Ball FST 237 serve para procurar um Pokémon básico do deck com o custo do tributo de descartar uma carta da mão.
- Cape of Toughness DAA 160 serve para aumentar mais 50 de HP Pokémon básicos (exceto os GX).
- Yell Horn DAA 173 serve para deixar ambos os Pokémon ativos (o seu e o do oponente) confusos.
- Lucky Egg SSH 167 serve para como um item Ferramenta de “Draw Power” para o Pokémon no qual estiver ligado. Se o oponente nocautear o Pokémon que estiver com ela ligada, você compra um número específico de cartas até ter 7 em mãos.
- Galar Mine RCL 160 serve para aumentar o custo de recuo de ambos os Pokémon ativos (seu e do oponente) em duas energias incolores.
Energias especiais
Ad
- Twin Energy RCL 174 garante duas energias incolores e não pode ser equipada para Pokémon GX ou V no geral.
- Double Turbo Energy BRS 151 garante duas energias incolores, porém seu ataque é reduzido em 20 pontos.
- Wash Water Energy VIV 165 garante que se ligada a um Pokémon de água, ela prevenirá efeitos de ataques do oponente contra este Pokémon.
Arquétipos do formato
Vantagens
É uma lista feita para “counterar” o Lugia VSTAR SIT 139 e tirar as 4 Powerful Colorless Energy DAA 176, sendo uma dor de cabeça para eles, já que não há possibilidades ou cartas recursivas de retorno para essas energias.
Outro deck que sofre nas mãos dele é o Mew VMAX FST 114, que usa e abusa muito de energias especiais, principalmente a Double Turbo Energy BRS 151 e a Fusion Strike Energy FST 244.
Desvantagens
- O próprio Lugia VSTAR SIT 139 se ele conseguir montar o setup primeiro e já estar com as 4 Powerful Colorless Energy DAA 176 para bater 300 de dano, e que tenha variações de atacantes secundários como o Radiant Charizard PGO 11 e Yveltal SHF 46: em outras palavras — o deck do tipo que o Tord Reklev usou no mesmo torneio do LAIC.
- Decks elétricos que contenham o Raikou VIV 50 como sniper, caso não tenha o Manaphy BRS 41 para proteger.
- Decks elétricos de controle e aumento de dano de Regieleki VMAX SIT 58 e Vikavolt V DAA 60 quem também está em alta, visto que esse deck do Yveltal usa muitos itens, então é algo difícil de lidar.
- Deck que dê One Hit KO como Yveltal SHF 46.
- Deck que batam de forma rápida e agressiva como o Regidrago VSTAR SIT 136.
- Deck de Lost Box, principalmente com o Sableye LOR 70 como atacante, se encaixar certo o combo dele.
Conclusões
É um deck que garantiu uma boa colocação no top 8 dos finalistas e surpreendeu a todos por uma carta esquecida como o Yveltal e ganhou notoriedade, provando mais um vez que “Pokémon não é apenas cartas do meta, mas sim onde tudo é possível desde que você estude, se dedique pra entender o metagame e compreender as cartas num todo e dali poder tirar com sua criatividade o que ser feito. Tanto que nessa lista vimos dois Pokémon subestimados e de fato, fracos, como Pidgeot e Greedent* tendo destaque.
E agora é com vocês: o que acharam do deck? Suas considerações e opiniões a cerca dele? Fique a vontade e comente abaixo no site, pois sua opinião é bem-vinda.
Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar