Pokemon TCG

Review

Pokémons Híbridos - Top 10 Melhores Cartas

, aggiornato , Comment regular icon0 comments

Confira os Pokémon híbridos que se destacaram neste TCG, seja por suas habilidades ou ataques!

Edit Article

Hoje, falaremos sobre os Pokémon híbridos, isto é, aqueles que têm tipagem dupla. Eles estrearam no bloco Ruby & Sapphire, começando sutilmente com a coleção Team Magma VS Team Aqua, e tiveram seu fim no bloco X/Y.

Top 10 Melhores Pokémon Híbridos

10 - Team Aqua's Manectric & Team Magma's Claydol (Ruby/Sapphire: Team Magma VS Team Aqua - 4/95 & 8/95)

Loading icon

Esses Pokémon tem a mesma habilidade, que antigamente tinham dois nomes: Poké-Body, uma habilidade automática; e Poké-Power, que precisava ser declarada.

Ad

Eles podem mover qualquer energia entre os Pokémon com seus respectivos nomes.

O ataque Thunderspark do Team Aqua's Manectric MA 4 era um “sniper” útil; assim como o ataque Dark Hand do Team Magma's Claydol MA 8.

Nessa época, eles também ganhavam o tipo “Trevas”, e a Darkness Energy RS 93 era considerada energia especial, o que causava mais 10 de dano contra o Pokémon ativo do oponente.

É uma pena que eles não podem ser usados no Expandido.

9 - Dark Slowking (Ruby/Sapphire: Team Rocket Returns - 9/109)

Loading icon

Seu Poké-Power, Cunning, lhe permitia olhar a carta no topo do deck do oponente e embaralhar o deck em si; era uma estratégia de decks controle, e impedia o oponente de comprar o que ele precisava.

No entanto, seu ataque era raro, já que, em toda a história deste TCG, houve no total 11 cartas Rocket Secret Machine, e 6 delas eram da época da Wizards of the Coast. Restavam apenas 5 delas que podíamos usar:

Loading icon

Essa limitação na hora de usar mais ferramentas o tornava um atacante “limitado”.

8 - Mega Gardevoir-EX (X/Y: Steam Siege - 79/114)

Loading icon

Despair Ray comba com o Sky Field ROS 89, que aumenta o espaço do banco para oito - logo, o ataque do Mega Gardevoir-EX poderia chegar a 110 + 80, totalizando 190 de dano por duas energias.

O que o coloca nessa posição é sua tipagem de Fada, pois existem poucos Dragões que podemos derrubar com sua fraqueza.

7 - Gardevoir -Delta Species- (Ruby/Sapphire: Delta Species - 6/113)

Loading icon

Sua habilidade é uma característica clássica deste Pokémon: mobiliza e flexibiliza energias.

Como atacante, Gardevoir também era forte, pois, seu ataque, Black Magic, causava até 70 de dano por três energias; e posteriormente, seu primeiro ataque, Psychic Rage, era uma forma de causar dano “sniper” em Pokémon oponente.

6 - Metagross -Delta Species- (Ruby/Sapphire: Delta Species - 11/113)

Loading icon

Este Pokémon está nesta posição pela sua habilidade, Delta Control, que era muito forte - ela lhe permitia olhar as quatro cartas do topo do seu deck, escolher uma para a sua mão e as outras três cartas iam para o fundo do seu deck.

Como o formato era bem lento, quanto mais rápido você comprava seus recursos, melhor era sua qualidade de setup no geral.

Mas o que o tornava absurdamente forte é que, nesse período de Pokémon Holon, haviam Pokémon que trabalhavam com efeitos de energias especiais, como a Double Rainbow Energy EM 87, que era o foco de três Pokémon em especial: Holon's Castform HP 44, Holon's Electrode DS 21 e Holon's Magneton DS 22.

5 - Team Magma's Groudon (Ruby/Sapphire: Team Magma VS Team Aqua - 9/95)

Loading icon

Analisando a importância desse ”Behemoth” do mundo Pokémon: ele tinha um ótimo dano “sniper” inicial e ganhava o jogo ruindo o oponente aos poucos. Depois, usavámos seu segundo ataque, que aumentava seu dano se o seu oponente já tivesse algum Pokémon com pelo menos dois contadores de dano. Assim causávamos 70 de dano, o que era muito forte.

Ad

Lembra que colocamos o Team Magma's Claydol MA 8 na nossa décima posição? Mais do que nunca, esse Pokémon era fundamental para este deck para acelerar energias com Pokémon do arquétipo Team Magma.

4 - Dark Tyranitar (Ruby/Sapphire: Team Rocket Returns - 20/109)

Loading icon

Dark Tyranitar TRR 20 não é muito diferente do seu antecessor, Team Magma's Groudon MA 9. O objetivo do metagame naquela época, 2003/2004, era justamente derrubar os Pokémon básicos do seu oponente o mais rápido possível.

Mas, como o Tyranitar tinha a mesma velocidade de set-up do que seu “concorrente”, o Team Magma's Groudon MA 9, considerando que o Tyranitar é um Pokémon de estágio 2?

Rare Candy EM 83 se tornou um marco histórico naquele período. O Larvitar UF 61 podia evoluir diretamente para o Dark Tyranitar TRR 20, e, assim, você conseguia usar sua habilidade do melhor jeito possível.

Geralmente, esses decks tinham a base do Tyranitar, que causava dano primeiro, e, depois, se você comprasse um Pokémon ex, você podia usar o terceiro ataque do Dark Tyranitar TRR 19.

O bom desse Tyranitar é que, a princípio, ele estava no deck temático da Jessielink outside website, lançado nesta expansão.

3 - Dark Electrode (Ruby/Sapphire: Team Rocket Returns - 4/109)

Loading icon

Chegando à nossa terceira colocação, temos Dark Electrode TRR 4, com sua habilidade Darkness Navigation - se ele não tivesse qualquer energia, ele ativava seu efeito, buscava uma Darkness Energy EX 158 no seu deck, e a ligava em si.

Este combo de energias, junto do Dark Dragonite TRR 15 com sua habilidade, Dark Trance, foi essencial para os Pokémon do tipo Trevas no arquétipo Team Rocket. Além disso, era fácil acessar parte do setup do Dark Dragonite graças ao deck temático do Jameslink outside website, que tinha a lista completa desta linha evolutiva.

2 - Dragonite -Delta Species- (Ruby/Sapphire: Delta Species - 3/113)

Loading icon

Assim como sua versão “corrompida” dos Rocket, que era uma carta de suporte graças a sua “habilidade”, esta carta também agia como um suporte de energias, só que a sua versão “delta δ” é do tipo Metálico e Elétrico, e se encaixa na categoria deste artigo.

Este Dragonite era uma forma excelente de ligar energias básicas Elétricas da pilha de descartes nos seus Pokémon do banco.

1 - Volcanion-EX (X/Y: Steam Siege - 26/114)

Loading icon

Em primeiro lugar, temos esse Pokémon devido ao seu desempenho excelente como Pokémon atacante e Pokémon de suporte.

Sua habilidade, Steam Up, lhe permite, no seu turno, descartar uma energia de Fogo básica da mão; se descartar, nesse turno, seu Pokémon ativo irá causar mais 30 de dano contra o Pokémon ativo do oponente. Lembre-se que essa habilidade pode acumular com outros Volcanion-EX STS 26 em jogo - ou seja, se tiver três deles em jogo, pode usar esta habilidade 3 vezes!

Ad

Seu ataque, Volcanic Heat, causa 130 de dano, mas, no próximo turno, você não poderá atacar. Obviamente, se substituir este Pokémon, você poderá atacar normalmente, e se ele for promovido como atacante novamente, poderá atacar.

Este Pokémon sempre estava no arquétipo de ”Volcanion Box”, em que você tinha o Volcanion PR-XY XY145, que usava seu primeiro ataque para ligar as energias básicas de Fogo da pilha de descartes aos seus Pokémon do banco. Elas geralmente eram descartadas pelo Scorched Earth PRC 138.

Dentro do Standard, um dos decks mais comuns que usava o próprio Volcanion PR-XY XY145 era o Ho-Oh-GX PR-SM SM57, que o usava para fortalecer seu segundo ataque ao usar sua habilidade e causar 210 de dano, além de usar o Kiawe BUS 116a também para aumentar sua energização.

Já no Expanded, se o usássemos numa lista com o Reshiram & Charizard-GX UNB 20, com três cópias do Volcanion-EX STS 26, teríamos um bônus de 90 de dano adicionais nos ataque dos seus Pokémon. Assim, o ataque Flare Strike aumentaria de 230 para 320 num golpe só; se usássemos o ataque GX Double Blaze, causaríamos 390 de dano ao invés de 300, e ainda teríamos o bônus do efeito GX, que ignora todos os efeitos do oponente!

E, como era um Pokémon híbrido do tipo Água e Fogo, ele batia de frente contra o tipo Grama, assim como o tipo Fogo em “mirror matches” com este tipo!

Menções Honrosas

Rayquaza & Deoxys LEGEND (Heart Gold/Soul Silver: Undaunted - 89/90 & 90/90)

Loading icon

Image content of the Website

Sendo uma das melhores cartas do tipo LEGEND que existiram no formato, só por causa do micro detalhe contido na sua carta: a sua “habilidade” (Poké-Body), que descreve que ”todo nocaute causado a este Pokémon contra algum Pokémon do oponente, você poderá comprar uma carta prêmios adicional” -- basicamente sendo a mesma concepção de efeito iguais do “Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156” e do “Iron Hands ex sv4 70”.

E o que deixa mais forte como atacante, mesmo que seu custo do seu ataque, Ozone Buster seja tão pesado com (F)(F)(L)(C), que possa compensar a carga disso e ainda descartar as energias de fogo? Simples a resposta: Emboar BLW 20 para a mobilidade de energias básicas de fogo da sua mão para qualquer um de seus Pokémon.

E dentro do formato Legacy, para reaver essas energias de fogo, podia-se usar a Superior Energy Retrieval PLF 103, pois é um formato de jogo que só poderia usar cartas de Heart Gold/Soul Silver até Black/White.

Mas, para montá-lo, é complicado, porque precisa recorrer a Legend Box UD 75 e ainda dentro do Standard da época, era comum usar o Magnezone TM 96 com sua “habilidade” (Poké-Power) para ter “draw power” mais preciso (como se fosse o Bibarel PR-SW SWSH188 da nossa atualidade de Standard), para que assim tivesse mais chances de achar as duas partes simultaneamente para invocá-lo, pois era o requerimento das cartas Legend.

Ad

Pidgeot -Delta Species- (Ruby/Sapphire: Holon Phantoms - 14/110)

Loading icon

Ele entra em consideração honrosa por causa do seu ”Poké-Body”, que ele pode travar outros ”Poké-Power” de todos os Pokémon do jogo, caso o Pidgeot estiver com qualquer energia especial do tipo Holon -- sendo assim uma espécie de deck de controle, o que era útil.

Volcarona (X/Y: Steam Siege - 15/114)

Loading icon

Aqui nessa consideração, ele entra como um dos meus favoritos por gosto pessoal, por conta do seu primeiro ataque, que ele pode causar dois status contra o oponente, baseado pela moeda:

1) Se der cara, o Pokémon ativo do oponente fica confuso -- e toda vez que ele for atacar, ele precisará jogar a moeda para conseguir executar o golpe, caso contrário, se der coroa, ele toma 30 de dano em si mesmo e ele perde o turno.

2) Se der coroa, o Pokémon ativo do oponente fica paralisado, que é o melhor bad status que o oponente pode sofrer, porque ele não ataca e nem recua normalmente pagando o tributo de energias de recuo, precisando recorrer a cartas Trainer de mobilidade como um Switch SSH 183.

Bisharp (X/Y: Steam Siege - 64/114)

Loading icon

Antes, ele era bem apagado por conta de causar um dano bem irrisório com seu ataque Retaliate, que é apenas 30 + 60, caso algum Pokémon seu foi nocauteado no turno anterior, dando o total de 90 de dano (mesmo que seja bom o custo de uma energia incolor, o que é fácil de pagar) -- e mesmo aplicando fraqueza usando a vantagem do tipo trevas ou metálico, é apenas o total de 180 de dano, o que no formato Expanded não leva muitos, apenas alguns Pokémon-EX, alguns Pokémon V básicos e poucos Pokémon GX.

No entanto, com o surgimento do Zoroark EVS 103 com sua habilidade Phantom Transformation, que ele assume um Pokémon estágio 1 da pilha de descartes, unido com a carta Trainer Tool Supereffective Glasses ASR 152, que triplica a fraqueza contra o Pokémon ativo do oponente, esses 90 de dano se tornam 270 de dano, o que configura uma mudança absurda no jogo, trazendo ele como devido respeito e grande carta para “retaliação” com esse efeito de contra-ataque.

Conclusão

Quais Pokémon te chamaram a atenção? Comente abaixo!

Até a próxima.