Com o hype da expansão de Lost Origin com novas cartas com as mecânicas destinadas a Lost Zone, vamos comentar a respeito de um dos decks que tem grande força de dano sendo “Single Prize”. Essa inspiração de tipo de deck serviu até para o regional de Peoria!
Vale lembrar que essa lista sugestiva é do jogador competitivo brasileiro, Alex Silva.
Radiant Charizard e Sableye: Lost Box poderoso
Análise do deck
Ad
Aqui temos 3 atacantes principais:
1) Radiant Charizard entra como um atacante de Mid-Game, Late-Game e End-Game, por causa da sua habilidade Excited Heart onde o custo de energias incolores de seu ataque é diminuído para cada carta prêmio que o oponente tenha pego. Já seu ataque Combustion Blast, por uma energia de fogo e quatro energias incolores, causa 250 de dano e durante o próximo turno, não pode usar esse mesmo ataque.
2) Cramorant serve como outro atacante graças a habilidade Lost Provision, que esse Pokémon ignora os custos de energia de seu ataque se houver 4 ou mais cartas na Lost Zone, para que ele possa usar seu ataque Spit Innocently, que causa 110 de dano e não é afetado pela fraqueza.
3) Sableye é o atacante que usa marcador de dano, fazendo efeito “spread” graças ao seu ataque Lost Mine, por uma energia psíquica. É tributado se estiver com mínimo de 10 cartas na Lost Zone, e se o fizer, você pode colocar até 12 contadores de dano entre os Pokémon do seu oponente.
Pokémon recursivos
1) Para proteger o seu jogo contra os decks de “Sniper” que possam destruir seus Cramorant, Comfey e Sableye, temos que por Manaphy BRS 41 por causa da sua habilidade Wave Velt, que concede proteção aos seus Pokémon do banco caso sofram danos diretos sobre ataques do oponente.
2) Galarian Zigzagoon SSH 117, que com sua habilidade Headbutt Tantrum, você causa um marcador de dano (10 de dano) em um dos Pokémon do oponente, tentando fechar algum dano restante.
3) Comfey LOR 79 é essencial para fazer rodar o processo de descartes da Lost Zone, por causa da sua habilidade Flower Selecting, que se este Pokémon for o ativo, você olha as duas cartas do topo do deck e escolhe uma para sua mão e a outra é enviada para a Lost Zone.
Cartas Trainer
- Colress's Experiment LOR 155 serve para olhar as 5 cartas do topo do seu deck e coloque 3 cartas na sua mão e as restantes para a Lost Zone.
- Klara CRE 145 é quase igual ao efeito da Ordinary Rod, só que sendo uma carta Trainer Apoiador/Supporter e mais eficiente, e claro escolhendo uma das duas opções ou ambas:
1) Pegue dois Pokémon da sua pilha de descartes e coloque-os na sua mão.
2) Pegue duas energias básicas da sua pilha de descartes e coloque-as na sua mão.
- Battle VIP Pass FST 225 é para colocar 2 Pokémon básicos no seu banco apenas durante seu primeiro turno.
- Fog Crystal CRE 140 serve para procurar por um Pokémon básico ou uma energia psíquica básica.
- Level Ball BST 129 é a busca de Pokémon de 90 de HP ou menos do seu deck, mostrá-lo para seu oponente e pôr na sua mão.
- Scoop Up Net RCL 165 serve para recolher um Pokémon do seu jogo e devolvê-lo para sua mão (desde que não seja um Pokémon V ou GX); e é nesse caso imprescindível usar essa carta para fazer o looping do combo com a habilidade do Comfey LOR 79 para acelerar o processo de depósito de cartas na Lost Zone.
Ad
- Cross Switcher FST 230 é um “Boss’s Orders” na forma de Item. Você precisa jogar duas cópias dessas cartas para cumprir o tributo: se o fizer, você escolhe um Pokémon do banco do oponente para ir para a posição ativa.
- Escape Rope BST 125 serve para trocar a posição dos seus Pokémon do banco para a posição ativa assim como seu oponente em seguida. Você faz a troca primeiro para depois o oponente fazer a dele. Isso serve para poder forçar o oponente a colocar algum Pokémon que tente usar como “blefe” para não ter algum importante nocauteado e aí jogar um Boss’s Orders para puxar realmente quem você quer ou até mesmo usar o Cross Switcher na mesma finalidade para frustrar o oponente.
- Switch Cart ASR 154 é um Switch que só serve para Pokémon básicos e ainda cura 30 de dano.
- Echoing Horn CRE 136 é uma carta Item que faz com que o oponente seja obrigado a colocar um Pokémon básico da pilha de descartes, de escolha sua, para o banco do oponente, para justamente ter mais uma opção de nocaute para trazer um Pokémon de recurso com HP baixo, por exemplo, Crobat V, Eldegoss V ou Lumineon V com um Boss's Orders ou Cross Switcher para puxá-los para a posição ativa e levarem um nocaute e fechando o jogo.
- PokéStop PGO 68 serve entre os turnos (o seu e o do oponente) para olhar as 3 cartas do topo dos seus respectivos decks. Se algumas dessas cartas tiverem cartas Item, você pode comprá-las e pôr nas suas mãos, mas caso não sejam, elas serão descartadas.
Esse estádio é bom para tentar pegar cartas como Escape Rope BST 125, Switch Cart ASR 154, Echoing Horn CRE 136, Fog Crystal CRE 140, Level Ball BST 129, Lost Vacuum LOR 162, Pal Pad SSH 172 e Cross Switcher FST 230, por exemplo.
Arquétipos do formato
Vantagens
Como um deck puramente Single Prize, ele é bom para lidar contra decks de ultra raras, e pode responder contra Pokémon ultra raros de decks que estão na tendência recentemente, como Giratina VStar, Origin Forme Palkia VStar, Arceus VStar e até os VMax como Kyurem VMax e Mew VMax.
Desvantagens
A aceleração do uso da Lost Zone sem o devido cuidado e quais cartas que podem ser tributadas podem atrapalhar um pouco o desenvolvimento no jogo na ausência de recursos em momentos específicos ou queimar muito o deck e chegar para o Late Game e End Game não ter o suficiente para responder algumas situações e estar próximo do deckout. Esta é uma debilidade de decks que compõem o “Lost Box” em geral.
Mirror Match com esse deck, caso Sableye ganhe vantagem com os “spreads”.
Decks que apresentem “Spread” com marcadores de dano massivo como Mewtwo VUnion, Mimikyu VMax, Dragapult VMax + Sableye como nesse exemplo aqui.
Decks que tenham poder de “Spread Sniper” mais agressivo como Greninja VUnion, Urshifu VMax -Rapid Strike-, Magnezone VStar.
Ad
Pokémon que inibem danos de Pokémon básico como Flying Pikachu VMax nos decks de Arceus VStar geralmente, também podem acabar com o jogo, além do Eiscue EVS 47, que é frequente em decks de Kyurem VMax, também por causa do seu segundo ataque Blockface, ele previne ataques de Pokémon básicos do seu oponente, porque justamente todo seu deck é composto de atacantes básicos!
Conclusões
É um deck caro (por conta principalmente do Radiant Charizard, e pelo Comfey e Sableye que aumentaram de preço por causa da valorização destes nos últimos regionais).
É um deck agressivo, dinâmico, consistente e que responde a 90% dos casos do atual metagame, e não é a toa que o conceito dele foi levado para o regional de Peoria, em Illinois, no dia 01/10/2022, sendo classificado em primeiro lugar pelo jogador Tord Reklev.
É um tipo de deck que eu jogaria com facilidade e aprovaria com certeza para entrar no competitivo de maneira forte e páreo contra os grandes decks do formato.
— コメント0
最初にコメントする