Hoje trouxemos um deck de controle com proposta de contra-atacar o oponente por qualquer dano sofrido e retribuir marcadores, para justamente pegar aqueles jogadores com “fome” de vitória e querem bater em tudo e todos como se não houvesse amanhã, mas que caem na armadilha.
Estamos falando do Dracozolt VMax, que é o nosso principal meio de obter esse combo. Nossa lista possui 2/3 de cartas Trainers, desde Apoiadores e Ferramentas que auxiliam Dracozolt, tendo uma proposta de "controle"; mas sua função principal é aguentar dano e curar por completo como um “tanker” e ainda causar contra-ataques ao oponente.
Ad
Dracozolt VMax - Damage Counter Control Deck
Decklist
Dracozolt V & Dracozolt VMax: primeiros ataques para atrapalhar o oponente
1) Ataque - Primeval Beak (L): causa 30 de dano e no próximo turno do oponente, ele não poderá ligar energias da mão dele para ligar ao Pokémon defensor dele.
2) Ataque - Mountain Swing (L)(L)(C): este Pokémon causa 180 de dano e descarte três cartas do topo do seu deck.
Nosso interesse somente o primeiro ataque, para atrapalhar o oponente e evitar que ele energize cartas da sua mão diretamente ao Pokémon ativo do oponente. Uma das poucas cartas que burlam isso é a Welder que pega as energias básicas de fogo (F) da mão para ligar a um de seus Pokémon, porque ela é feita através de um intermédio de um Trainer e não necessariamente da mão diretamente, como se fosse “energização de turno”.
1) Ataque - Spark Trap (L): causa 60 de dano e durante o próximo turno, se o seu oponente tentar te bater com dano bruto, e mesmo que esse Pokémon, no caso, o Dracozolt VMax seja nocauteado, coloque 12 marcadores de dano no Pokémon ativo do oponente.
2) Ataque - Max Impact (L)(C)(C)(C): este Pokémon causa 200 de dano.
Aqui que vem a melhor parte, onde o foco do deck gira em torno do primeiro ataque. Você vai ruir aos poucos o oponente com o Spark Trap), garantindo a desistência dele, caso não seja capaz de dar danos massivos que causem mais de 330 de dano para derrubar o Dracozolt, como os tipos lutadores (F) ou cartas como um Charizard VSTAR CRZ 19, Charizard VMAX PR-SW SWSH261 ou Charizard LOR TG03 com danos altíssimos usando amplificadores de danos como Choice Belt BRS 135, por exemplo.
Mão boa para início de jogo
O ideal é ser o segundo a jogar, pois além de poder começar atacando por uma energia básica o Primeval Beak com o Dracozolt V EVS 58, você tem a garantia de usar Green's Exploration UNB 175, que só pode ser usada se em jogo não há Pokémon com habilidades.
Diante disso, você antecipa seus movimentos, procurando por duas cartas Trainer (seja Item, Ferramenta, Apoiador e até mesmo Estádio) e desenvolve seu jogo - e nesse caso, procurando logo a Heavy Ball NXD 88 para procurar o Dracozolt VMAX EVS 59 para evoluir no próximo turno e até mesmo considerar pegar a Rock Guard PLF 108 como Ferramenta, visto que se o oponente tentar te bater, ele recebe 5 marcadores de dano, já facilitando o processo de marcação para quando evoluir, somar os 12 marcadores do efeito colateral do dano da sua evolução VMax, e prosseguir o combo.
Tendo em vista que tem outra Green's Exploration UNB 175, pode pensar em sabotar a mão do oponente procurando para o próximo turno uma Marnie SSH 169 e depois em seguida o Kabu DAA 163 para comprar 8 cartas, dependendo do curso do jogo e como vai responder o oponente. Aí entra a questão “Stall”, de sempre responder o oponente com um “contra-ataque” de recursos, que também podemos usar Field Blower GRI 125 para tirar o estádio e ferramenta do oponente.
Ad
Cartas Trainer
Apoiadores recursivos de buscas no deck e compras
- Guzma & Hala CEC 193: Para estádios, você pode procurar o Silent Lab PRC 140 para impedir Pokémon básico recursivo como Lumineon V, Dedenne-GX, Tapu Lele-GX, Crovat V, Eldegoss V, *Jirachi-EX; para energia especial, você procura a Speed Lightning Energy RCL 173 para poder comprar 2 cartas a mais; e se for procurar ferramenta, são interessantes o Rock Guard PLF 108 ou o Bursting Balloon BKP 97.
- Professor's Research (Professor Sada) sv1 189 serve como “draw power”: descarte sua mão e compre 7 cartas.
Use quando a sua mão estiver muito ruim, porque esse deck não tem reciclagem de recursos, então pense sabiamente.
- Kabu DAA 163 serve para embaralhar seu deck e comprar 4 cartas. Contudo, se você estiver com apenas um Pokémon em todo o jogo, ao invés de comprar 4 cartas, você compra 8.
O ideal é só ter um Pokémon em jogo para segurar a partida e durar o máximo possível, tirando proveito de que ele tem um HP alto de 330.
- Green's Exploration UNB 175 só pode ser usada se no teu jogo, seus Pokémon não tem habilidades. Disso, procure por até duas cartas Trainer (seja quais forem), revele-as e coloque-as na sua mão.
Ela é o motor do deck para acelerar e antecipar os movimentos do oponente e sempre garantir recursos para te auxiliar e procurar cartas para responder contra o oponente para o mesmo turno e procurar Apoiadores para o próximo turno.
Apoiadores com objetivo de reciclagem de recursos
A carta serve para reciclar cartas que quiser do descarte, apenas claro se acertar as duas moedas que a carta pede para ser feita ao custo da ativação.
Se acertar as moedas, é uma excelente opção de recurso para recuperação, como o Max Potion BKP 103 e até o VS Seeker PHF 109, sem falar das ferramentas do deck.
Apoiador de cura
”Por que não escolheu a Cheryl na lista?”
A Cheryl BST 123 ao curar o Pokémon evoluído, descarta todas as energias ligadas ao Pokémon, o que não queremos, pois não existe reciclagem de energias no deck.
Já no caso da nossa Acerola BUS 112, basta ter qualquer marcador de dano no Pokémon que poderá curá-lo. Isso é, voltando para a sua mão e todas as cartas ligadas a ele, sejam energias e ferramentas - e claro que não fará isso só com um Dracozolt VMax em jogo para perder por ausência de Pokémon no banco, só usaremos essa carta se estivermos com outro Dracozolt VMax na reserva.
Apoiadores para sabotar a mão do oponente
Apoiadores como “catcher” de Pokémon
Itens como Ferramentas
- Rock Guard PLF 108 é uma ACE SPEC (só pode ter uma no deck, para qualquer carta com essa categoria), que serve como um “escudo” de marcadores de danos para cada vez que o oponente cause dano contra seu Pokémon, sofrendo 5 marcadores.
Ad
- Bursting Balloon BKP 97 é a ferramenta para o combo com o dano do Spark Trap. Durante um turno, se o oponente atacar o Dracozolt que estiver com essa ferramenta ligada, ele sofre 6 marcadores de dano.
- Float Stone BKT 137 é do tipo ferramenta que dá recuo zero ao Pokémon no qual estiver ligada.
- Weakness Policy PRC 142 é do tipo ferramenta que dá imunidade da fraqueza do Pokémon no qual está com essa carta ligada.
Então, os seus Dracozolt não sofrerão danos duplicados pela fraqueza do arquétipo lutador.
Itens que favorecem o set-up do seu jogo
- Max Potion BKP 103 é um item de cura que consegue recuperar todo o HP do Pokémon que sofreu dano, mas ao custo de descartar todas as energias ligadas a ele.
E como o ataque Trap Spark custa somente uma energia, o prejuízo não é tão grande, visto que tem 7 energias no deck e sempre é bom usar no último instante, quando está prestes a ser noucateado.
- VS Seeker PHF 109 serve como reciclador de Apoiadores, podendo pegar cartas-chave para o que você precisar.
- Rescue Stretcher GRI 130 serve como reciclador de Pokémon com duas opções:
1) Pegar um Pokémon da pilha de descartes e colocá-lo na sua mão.
2) Pegar até três Pokémon da pilha de descartes e recicla-os para o deck.
Essa carta é uma das mais importantes do deck para recuperar os Dracozolt do seu deck, então tome muito cuidado para não perdê-la usando um Professor’s Research se ela estiver em sua mão.
Estádios
- Silent Lab PRC 140 serve para ambos os jogadores. Cada um dos Pokémon básicos em jogo não usam mais habilidades.
Isso é bom para atrapalhar decks como Lost Box com uso das *Comfey, ou decks de controle que contam muito com Snorlax LOR 143 e Snorlax PGO 55; decks que usam compras de cartas como Snorlax VIV 131; ou com imunidade do arquétipo V como o Miltank ASR 126. E o mais importante de todos: impedir o uso de Pokémon recursivos como Jirachi-EX PLB 60, Dedenne-GX UNB 57, Eldegoss V RCL 19, Crobat V DAA 104 e Lumineon V BRS 40.
- Path to the Peak CRE 148 serve para ambos os jogadores. Ele trava todas as habilidades dos Pokémon que tenham ”Rule Box”, ou seja, não só atrapalha os recursivos como Jirachi-EX PLB 60, Dedenne-GX UNB 57, Eldegoss V RCL 19, Crobat V DAA 104 e Lumineon V BRS 40, mas como também os recursivos Prism Star e Radiant. Isso sem falar dos Pokémon atacantes que tenham habilidades que os beneficiem de alguma forma.
Energias especiais
Speed Lightning Energy serve apenas para o arquétipo elétrico. Se o Pokémon desse tipo ganhar essa energia no turno ao ser equipado, ele pode comprar mais 2 cartas.
Triple Acceleration Energy serve como um “impulso” de três energias incolores e só pode ser equipada para Pokémon evoluídos e dura apenas um turno, e ao final deste, você a descarta.
Ad
É útil para fazer o segundo ataque do Dracozolt VMAX EVS 59, Max Impact, em casos específicos onde pode destruir um Pokémon com menos de 200 de HP.
Sugestões de aprimoramento com novas coleções
Iono
Para substituir o Marnie SSH 169, você pode colocar a carta Iono, que virá na próxima expansão Scarlet & Violet: Paldea Evolved.
Essa carta é uma fusão dos efeitos de ”N” e ”Marnie”, onde ambos os jogadores embaralham suas mãos no fundo do deck e compram cartas baseadas pelo número de cartas prêmios que restam dos jogadores.
Arquétipos do formato
Vantagens
- Decks do arquétipo de água.
- Decks que não consigam causar mais de 330 de dano de uma vez só ou que tenha Pokémon que possa garantir esse ataque e ter o equilíbrio de HP alto para poder aguentar os reveses dos efeitos do Trap Spark.
Desvantagens
- Decks do arquétipo lutador.
- Decks que tenham a ferramenta Big Parasol DAA 157 para deter os efeitos do Trap Spark.
- Deck que use o ataque GX do Lugia-GX LOT 159.
- Deck que possua Mewtwo & Mew-GX UNM 71 que copie o ataque do Glaceon-EX FCO 20 para não sofrer danos de Pokémon evoluídos e ainda equipado com o Big Parasol DAA 157.
- Deck de Regidrago VStar que inicie o ataque GX do Dialga-GX UPR 100 podendo bater duas vezes no mesmo turno usando o Choice Belt BRS 135; ou que copie ataques do M Charizard-EX FLF 69 ou M Rayquaza-EX ROS 61 que causam muito dano.
- Decks que usem a mesma tática de bater e sustentar dano e curar, quase que no mesmo raciocínio do Dracozolt como Togekiss VMAX VIV 141 e Corviknight VMAX BST 110 usando Cheryl BST 123.
- Decks de “Instant Kill” como Yveltal SHF 46 ou Giratina VSTAR CRZ GG69.
- Deck que tenha Gengar & Mimikyu-GX TEU 53 que possa usar a sua mão cheia de Trainers para causar o máximo de dano possível, podendo nos causar mais de 330.
- Decks com força bruta como Reshiram & Charizard-GX PR-SM SM201, Charizard VSTAR PR-SW SWSH262, Charizard VMAX PR-SW SWSH261 com aplicadores de dano como Choice Belt BRS 135 ou Incineroar UNB 29.
Conclusões
É uma lista fácil de entender o mecanismo de poder causar dano através de contra-ataques por uma energia, frustrando o oponente.
E como um deck de controle, também é de certa forma um ”Stall” para poder responder conforme as suas necessidades de desarmar o oponente, mas o foco principal, como dito, é colocar marcadores de dano no oponente, aguentar dano e se curar no momento certo, cansando o oponente.
E agora é com vocês: o que acharam do deck?
Até a próxima!
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요