Com o hype da expansão de Lost Origin com novas cartas “rogue”, isso é, cartas que quase o público não bota fé ou não se interessa por não ser do “competitivo”, vou mostrar um deck interessante para iniciantes usando a linha evolutiva do Poliwag, tanto Politoed e Poliwrath, para causar danos massivos para cada linha evolutiva em jogo.
Politoed e Poliwrath: a força dos anfíbios
Análise do deck
Aqui é o principal atacante do deck. Com ele, temos o principal ataque Lordly Songleader, que por duas energias incolores como tributo, ele faz os seguintes efeitos de dano:
Ad
1) Se houver algum Poliwag no seu banco, o dano é 10 + 60 = 70
2) Se houver algum Poliwhirl no seu banco, o dano é 10 + 90 = 100
3) E se houver algum Poliwrath no seu banco, o dano é 10 + 120 = 130
Considerando a possibilidade de baixar os 3 ao mesmo tempo no seu jogo, como Politoed como atacante, você poderá causar até 300 de dano!
E o secundário, não tão usual como atacante frequente, mas como alternativa, temos o Poliwrath com os seguintes ataques:
1) Split Spiral Punch, por uma energia de água, causa 60 de dano e o oponente ativo fica confuso.
2) Splash Loop, por uma energia de água e duas energias incolores, causa 160 de dano e coloca duas energias ligadas a esse Pokémon na sua mão, geralmente reciclando as energias especiais Twin Energy RCL 174 e Double Turbo Energy BRS 151.
Pokémon recursivos
1) Para proteger o seu jogo contra os decks de “Sniper” que possam destruir seus Poliwag e Bidoof, temos que por Manaphy BRS 41 devido à sua habilidade Wave Velt, que concede proteção aos seus Pokémon do banco caso sofram danos diretos sobre ataques do oponente.
2) A linha de Bidoof BRS 120 e Bibarel BRS 121 com sua habilidade Industrious Incisors que durante seu turno, você pode comprar até ter 5 cartas na sua mão durante seu turno.
Cartas Trainer
- Irida ASR 147 para procurar recursos, isso é, procurar por um Pokémon de água (as linhas evolutivas do Poliwag) e uma carta Trainer Item do seu baralho, procurando recursos como Choice Belt BRS 135, Air Balloon SSH 156, Rare Candy PGO 69 ou Battle VIP Pass FST 225 se for o seu primeiro turno, no caso do Battle VIP Pass (como exemplo, apenas – isso depende muito do seu ritmo de jogo e situação específica).
- Bruno BST 121 embaralha a sua mão no deck e compra 4 cartas. Mas, se no turno anterior, algum Pokémon seu foi nocauteado, você compra 7 cartas ao invés de 4.
- Battle VIP Pass FST 225 é justamente para colocar 2 Pokémon básicos no seu banco apenas durante seu primeiro turno.
- Evolution Incense SSH 163 serve para procurar por uma evolução no seu deck, revelar ao oponente e após isso, pôr na sua mão. É justamente para buscar a linha evolutiva do Poliwag.
- Rare Candy PGO 69 é o método de evolução acelerada do modo básico ao estágio 2, do Poliwag para Politoed para ser o atacante principal e pôr o segundo Poliwag para Poliwrath no banco, isso se jogar corretamente a carta Irida para buscar o Poliwrath e Rare Candy no turno que for jogar a carta.
- Ordinary Rod SSH 171 é a reciclagem de recursos de energias básicas e Pokémon no seu descarte, podendo escolher uma das duas opções ou ambas, que são:
1) Recuperar dois Pokémon dos descartes e colocá-los no deck.
Ad
2) Recuperar duas energias básicas dos descartes e colocá-las no deck.
- Rescue Carrier EVS 154 serve para resgatar da pilha de descartes dois Pokémon que tenham 90 de HP ou menos da pilha de descartes e coloca-los na sua mão. Nisso, é fundamental resgatar Poliwag LOR 30 e Poliwhirl LOR 31.
- Choice Belt BRS 135 é para fechar danos para o Politoed LOR 32 com seus 300 de dano máximo (com Poliwag, Poliwhirl e Poliwrath no banco) que podem ter mais 30 com essa ferramenta, chegando a 330 de dano.
- Twin Energy RCL 174 é uma energia especial que concede duas energias incolores ao Pokémon no qual estiver ligada, mas não pode ser ligado aos Pokémon GX e V.
- Double Turbo Energy BRS 151 é uma energia especial que concede duas energias incolores ao Pokémon no qual estiver ligada, mas tem uma redução de seu dano base em 20 pontos, ou seja, considerando que tenhamos no banco o Poliwag, Poliwhirl e Poliwrath para o Politoed bater 300 de dano, ele vai bater 280 de dano.
Arquétipos do formato
Vantagens
Como um deck puramente Single Prize, ele é bom para lidar contra decks de ultra raras, e pode responder contra Pokémon ultra raros de decks que estão em alta recentemente, como: Giratina VStar, Origin Forme Palkia VStar, Arceus VStar e até os VMax como Kyurem VMax, Mew VMax, Ice Rider Calyrex VMax, Shadow Rider Calyrex VMax, entre outros gigantes do atual formato.
Desvantagens
A aceleração do deck é um pouco lenta, visto que no atual formato em pouco turnos já possuem danos anos em torno na média de 260/280 de dano para cima com poucas energias, na média de duas a três energias, que podem revidar com maior velocidade esse deck, que precisa de um passo a passo, um A e B e C para poder fazer o setup com múltiplas evoluções. Talvez isso seja a maior desvantagem dessa lista.
Decks de Lost Box que tenham o Sableye com vantagem com os “spreads” são complicados, além de decks que apresentem “Spread” com marcadores de dano massivo como Mewtwo VUnion, Mimikyu VMax, Dragapult VMax + Sableye como nesse exemplo.
É difícil jogar contra decks que tenham poder de “Spread Sniper” mais agressivo como Greninja VUnion, Urshifu VMax -Rapid Strike-, Magnezone VStar.
Conclusões
É um deck barato para iniciantes poderem também aprender sobre o Pokémon TCG e ter afeição ao jogo, vendo uma mecânica que remete as antigas jogabilidades do TCG em si que era comum em 2000/2005 (onde era o jogo mais equilibrado), além de poder observar a eficácia de um deck “Single Prize” causar até 330 de dano no seu potencial máximo, o que é sempre bem-vindo no atual formato.
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요