Com a vinda da coleção especial ”151” (Pokémon Card 151 ou 151 Kanto Sub Set), novas cartas que se encaixam em combos foram lançadas - nesse caso, temos o Venomoth sv3pt5 49, que é um Pokémon bem simples, mas tem um efeito avassalador: além de deixar o oponente Confuso (correndo o risco deste adversário tomar 30 de dano constantemente para cada erro de moeda ao tentar atacar), ele trava qualquer carta item na mão do oponente!
Para dificultar o jogo do oponente, temos uma carta do primeiro bloco de Scarlet & Violet, que era muito subestimada. Agora, com o Venomoth sv3pt5 49, ela ganhou significado e respeito: Spidops ex sv1 19, que tem a sua habilidade de aumentar o custo de recuo do oponente em uma energia incolor a mais.
Ad
Venomoth + Spidops ex: Combinação de Stall e Item Lock
Decklist
Venomoth: Atacante Principal do Deck
O que nos interessa é seu primeiro ataque, Perplexing Powder, que, por uma simples energia básica de Grama causa 30 de dano, porém deixa o seu oponente com a condição especial de ”Confusão”. No próximo turno, ele não poderá jogar da sua mão nenhuma carta Trainer que seja Item.
O estado de Confusão força o oponente a jogar uma moeda toda vez que tentar atacar. Caso ele tire coroa, ele toma 30 de dano em si. Para poder sair dessa situação, geralmente é preciso recuar - seja pagando custo de recuo com energias ou usando o Switch sv1 194, mas como o Pokémon trava essas cartas Trainer, ele será forçado a pagar manualmente o recuo (e isso será explicado no Spidops ex).
Um dos decks que sofrem com isso é justamente o Lost Box, por sempre precisar de Mirage Gate LOR 163 como a jogada máxima do deck. Geralmente esse deck também usa o PokéStop PGO 68, que é um estádio que ajuda a achar essas cartas Item, e também será travado. Além disso, o arquétipo de Água, como o Chien-Pao ex PR-SV 30, usa bastante o Superior Energy Retrieval sv2 189, que também será travado.
Os jogadores não poderão usar até mesmo as cartas básicas que sempre rodam nos decks, como Nest Ball sv1 181, Level Ball BST 129, Ultra Ball sv1 196, por exemplo - e até coisas mais simples, como Switch sv1 194 e Escape Rope BST 125, que serão travados pelo Spidops ex sv1 19.
Spidops ex: O Grande Auxiliar do Venomoth
Aqui entra a sua habilidade Trap Territory, que aumenta uma energia incolor no custo de recuo do Pokémon ativo do oponente - e o melhor de tudo é que tem efeito acumulativo.
Com dois Spidops ex sv1 19 no jogo, você deixa o oponente com desvantagem de 2 energias a mais no recuo.
Lembra do que foi dito sobre o ataque do Venomoth sv3pt5 49? Se ele causar o ataque, o efeito de uso de Itens será travado.
Supondo que você jogue uma partida contra o Charizard ex sv3 125, com dois Spidops ex sv1 19, o seu recuo de 2 energias incolores se tornará 4 energias, e ele não poderá usar Switch sv1 194 e Escape Rope BST 125 para fugir. Caso tenha atacado com Venomoth sv3pt5 49, terá deixado ele Confuso - e este oponente usa energias contadas para recuar e poucos recursos de reciclagem de energias (no caso, a Energy Recycler BST 124). Esses decks contam com a Super Rod sv2 188 também, que é um Item, e o oponente não poderá usar, ficando numa situação delicada.
Mew ex: O Copiador de Ataques e Atacante Situacional
Seu ataque, Genome Hacking (C)(C)(C), pode quebrar a estratégia do oponente caso ele tenha algum Pokémon forte como ativo, o que pode acabar pegando-o de surpresa. O melhor é que só precisa de 3 energias incolores e não precisa cumprir exatamente o mesmo requisito de energias do oponente.
Ad
A habilidade Restart é um quebra galho para comprar cartas, até três - mas tome cuidado para ele não se tornar alvo de algum Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172 do oponente.
Drapion V: o “Counter” dos Estilos Fusion Strike, Single Strike e Rapid Strike
Com sua habilidade Wild Style, os ataques do Drapion V custarão uma energia (C) a menos para cada Pokémon do tipo Single Strike, Rapid Strike e Fusion Strike em jogo do oponente. Assim, o seu ataque, Dynamic Tail, que deveria custar 4 energias incolores (C)(C)(C)(C), não terá custo nenhum.
A escolha dele no deck é por conta do dano dobrado no Mew VMAX LOR TG30. Visto que ele é Fusion Strike, ele ativa a habilidade do Drapion V LOR 118, batendo de graça contra esse tipo de deck.
Pokémon Recursivos
Mover Contadores de Dano
Conforme for causando dano no oponente e travando ele, você pode usar a habilidade Painful Spoons, que vai movendo dois contadores de dano entre os Pokémon do oponente, ruindo-os aos poucos.
Mesmo que a progressão do Venomoth sv3pt5 49 seja lenta, o objetivo do deck é ter controle.
Proteção no Banco contra Pokémon Sniper do Oponente
Mão para Começar o Jogo
Essa simulação é simples: se você for o segundo a jogar, tem a vantagem de ter em mãos o Battle VIP Pass FST 225 e com ele, irá procurar por dois Venonat sv3pt5 48 para agilizar a montagem do set-up dos Venomoth sv3pt5 49. Mas caso saiba que o deck do oponente usa algum sniper como o Radiant Greninja ASR 46, você será obrigado a pegar um Venonat sv3pt5 48 e um Manaphy BRS 41 (para impedir o Greninja) e aí, sim, usar o Switch CRZ 144 para recuar o Tarountula sv2 16.
Em seguida, você energizará o seu Venonat sv3pt5 48, tentará usar o Crushing Hammer sv1 168 para sabotar a energia do oponente ligado a um de seus Pokémon, e, finalmente, usando o Apoiador do turno, você jogará o Professor's Research (Professor Oak) CEL 23 para descartar sua mão e comprar 7 cartas novas.
Cartas Trainer
Apoiadores de Compra de Cartas
Entre esses dois apoiadores, o mais arriscado é o Colress's Experiment LOR 155, pois precisa pensar sabiamente em quais cartas irão para a sua mão, três dessas cinco cartas, e essas duas restantes irão para a Lost Zone, onde não poderão ser recuperadas ou recicladas.
Apoiador com a Função de “Catcher”
Apoiador para Sabotar a Mão do Oponente
Apoiador para Descartar Energias Especiais do Oponente
Essa carta é perfeita para sabotar decks de Mew VMAX LOR TG30 que tenham as Fusion Strike Energy FST 244 e Double Turbo Energy BRS 151 prontas; e também decks de Lugia VSTAR SIT 211, que também usa elas com o combo do Archeops PR-SW SWSH272.
Ad
Itens de Busca de Pokémon
Item de Controle de Pokémon do Oponente
Serve para olhar a mão do oponente, encontrar o Pokémon que estiver lá e colocá-lo no fundo do deck dele, atrapalhando os avanços da montagem do set-up dele.
Item de Descarte de Energias do Oponente
Item de Reciclagem de Pokémon e Energias
Item de Reciclagem de Apoiadores
Estádio
Esse estádio tem o objetivo de aumentar o custo de ataques dos Pokémon básicos em jogo (os seus e do oponente) em uma energia a mais - isso sabotará, no metagame, os decks de Lost Box, em conjunto com o restante do deck.
Energias Especiais
Double Turbo Energy BRS 151 é como se fosse uma Double Colorless Energy, porém, se equipada ao seu Pokémon, ela traz uma redução de 20 de dano nos seus ataques. Vale lembrar que ela serve apenas como energia incolor!
Ela serve somente para o Spidops ex sv1 19, caso precise atacar com ele, ou com outros Pokémon como o próprio Mew ex sv3pt5 151.
Arquétipos do Formato
Vantagens
- É forte contra decks de Lost Box.
- É forte contra decks de Charizard ex sv3 125.
Desvantagens
- É fraco contra decks que usem Temple of Sinnoh ASR 155, que cancelarão suas energias especiais.
- É fraco contra decks de controle de campo, como o Glimmora ex sv3 123.
Conclusões
É um deck com uma proposta interessante e barata de jogar que pode frustrar muitos jogadores que dependem de recursos de Trainers de Item para dinamizar seu jogo. Entretanto, contra adversários que usam a força bruta com aceleração rápida de ataques, que usam evoluções e principalmente com custo de recuo baixo ou zero, as chances do deck diminuem muito.
Mas no geral, ele é uma ótima opção de deck de controle “stall”.
Até a próxima!
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요