Com a confirmação oficial da Pokémon Company sobre a rotação de 2025, a qual temos o artigo completo sobre, hoje apresentaremos alguns decks que sobreviverão.
6 Decks que sobrevivem à Rotação!
Charizard ex
O Charizard ex é uma escolha sólida, com poucas perdas significativas na rotação. Entre elas estão o Rotom V, Forest Seal Stone e Lumineon V, que contribuíam para consistência e busca de cartas importantes. Apesar disso, o deck segue forte, e o Bloodmoon Ursaluna ex pode substituir o Radiant Charizard para o End-Game.
Ad
Com o lançamento do League Deck do Charizard, fica ainda mais acessível ter o deck, mesmo que seja necessário modificá-lo um pouco após a rotação.
Raging Bolt ex
É outro deck que não sofreu muitas alterações, que são cartas que não tiram o dinamismo do deck, como a PokéStop PGO 68, já que o deck utiliza muitos itens.
Talvez a carta que faça mais falta seja a Hisuian Heavy Ball ASR 146, que ajuda a filtrar um Pokémon básico nas cartas prêmio, o que ajudaria a pegar tanto o Raging Bolt ex quanto um Ogerpon -Teal Mask-. Mas na próxima edição deve vir algo para ajudar a lidar com os prêmios também.
Por ser um deck que é bastante agressivo e consegue ser montado o quanto antes, ele será um dos prediletos do público. Ele promete ser um dos sucessores naturais para quem jogava com Regidrago VStar.
Lightning Future Box
Esse deck será uma ótima opção para quem gosta de estratégias agressivas.
Parecida com o deck ”Miraidon Box”, a versão Futurista terá mais foco nos Pokémon do arquétipo ”Future”, já que com a vinda do Magneton SSP 59 na coleção Surging Sparks, a energização dos Pokémon elétricos ficou mais rápia. Isso ajuda também a resolver a futura ausência da Double Turbo Energy ASR 216 para cumprir os ataques do Iron Hands ex e do Iron Thorns ex.
Além disso, o Iron Thorns ex TWM 77 terá um papel híbrido de “stall/control” por conta da sua habilidade, que trava ”quaisquer Pokémon que contenham Rule Box que não sejam do tipo Future”. Isso prejudica bastante os oponentes que utilizarem cards como Fezandipiti ex SFA 38 e Mew ex sv3pt5 151.
Resumindo: Iron Thorns ex TWM 77 terá seu papel de travar habilidades de outros Pokémon, além do seu ataque mobilizar energias para outros atacantes no banco, enquanto que Iron Hands ex sv4 70 finaliza nocautes e acelera a compra de cartas prêmios.
Ceruledge ex
Começando como um Pokémon subestimado e que surpreendeu em alguns regionais, Ceruledge ex tem facilidade em atacar com valores muito altos por apenas uma energia.
Isso, claro, com cartas que ajudam a facilitar o descarte de energias básicas como o estádio PokéStop PGO 68, que ajuda a pegar itens e colocar as energias básicas na pilha de descartes; somados com os efeitos da Earthen Vessel SFA 96 que pode vir com o estádio.
Considerando isto, sua maior perda é o estádio PokéStop PGO 68 e o Radiant Greninja ASR 46 por conta da sua habilidade que permite o descarte de uma energia para “draw power”. O item Trekking Shoes ASR 156 também irá embora.
Mas ainda, sim, é uma ótima aposta de usar o deck para quem gosta da estratégia; mas tem que tomar cuidado para não perder por “deck out”. E talvez o arquétipo se torne um pouco mais lento.
Gholdengo ex
Este é outro baralho que não sofre mudanças bruscas em seu funcionamento, mas perde algumas cartas interessantes, como o Radiant Greninja ASR 46 por conta de “draw power” pelo descarte de uma energia, que depois era recuperada pela Superior Energy Retrieval sv2 189, e o estádio PokéStop PGO 68.
Ad
Mesmo assim, com a presença do Fezandipiti ex SFA 38, o deck garante a consistência de “draw power”, já que os Gimmighoul sv4 88 podem ser nocauteados facilmente, ativando a habilidade do Fezandipiti.
Dragapult ex
Você pode investir no Dragapult ex sem medo, pois ele também consegue ser uma grande ameaça por duas razões: é do tipo dragão e não sofre com a preocupação de ataques dobrados pela fraqueza; e possui ataques “spreads” por conta do Phantom Dive do Dragapult ex.
A sua única preocupação será com decks que usem o estádio Gravity Mountain SSP 177, por deixar seu Dragapult ex com menos HP.
Como seus Pokémon tem custos de energia menores para atacar (uma energia de fogo e uma energia psíquica), você consegue ser rápido no início da partida.
Decks que podem melhorar
Archaludon ex
Mesmo com a ausência do Magnezone PR-SW SWSH208 como suporte do deck, podemos substituir pelo Metang PR-SV 90 para complementar as energias metálicas dos Archaludon ex, isso sem mencionar a própria habilidade do Pokémon, que busca até 2 energias da pilha de descartes.
Mesmo que o deck perca o Origin Forme Dialga VSTAR PR-SW SWSH256 como atacante auxiliar, ainda haverá novas adições com o Hop’s Zacian ex, que virá na próxima coleção base de 2025, Journey Together.
Prévia do Hop’s Zacian ex:
Deep Cut (C): causa 30 de dano no Pokémon ativo e também 30 de dano em um dos Pokémon do banco adversário.
Brave Slash (M)(M)(M)(C): causa 240 de dano, e no próximo turno, esse Pokémon não poderá usar Brave Slash.
Terapagos ex
A sua maior perda será a Double Turbo Energy ASR 216, pois ela otimiza a praticidade do custo de energias no seu principal ataque.
Mas haverá opções para contornar isso, como o Terapagos SSP 161. Contudo, o baralho terá uma ignição lenta.
Banette ex
Sendo uma carta forte para derrubar muitos decks que usam e abusam de cartas Trainer (semelhante a estratégia do Gengar & Mimikyu TAG TEAM-GX na era de Sun & Moon), esse arquétipo também pode ser um bom investimento.
Mesmo que perda o Banette LOR 73, haverá o novo que virá na coleção Journey Together, que ajudará como uma peça recursiva para sabotar a mão do oponente.
Prévia:
Cursing Words (P): seu oponente escolhe três das cartas em sua mão e ele irá embaralhá-las de volta ao seu deck.
Spooky Shot (P)(C): causa 70 de dano.
Decks que perderão força
Ancient Box
O deck perde cartas muito importantes que agilizavam o set-up, como o Dark Patch ASR 139 que energizava uma energia básica de trevas a um Pokémon de trevas no banco, o estádio PokéStop PGO 68, além do pokémon Radiant Greninja ASR 46.
United Wings
Com a perda da Double Turbo Energy ASR 216, o deck não terá uma energia rápida que possa ajudar a cumprir os ataques do Murkrow sv2 131 e Wattrel sv2 80.
Ad
Além disso, o Pokémon coringa do deck, Ditto CRZ 107 será rotacionado.
Conclusões
O próximo metagame do Standard um pouco mais lento, utilizando cartas Trainer mais focadas nos Supporter do que itens. E com isso, muitos decks poderão voltar a usar Pokégear 3.0 sv1 186, para agilizar o processo de filtragem.
Além disso, cartas que ofereciam como suporte para “draw” power irão embora, como Radiant Greninja ASR 46 e Bibarel BRS 121, deixando o meta ainda mais lento. Para contornar esse problema, muitos decks irão recorrer ao Fezandipiti ex SFA 38 e ao Mew ex sv3pt5 151 para comprar cartas.
Até o próximo artigo!
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요