No último final de semana, tivemos o evento do regional em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia (EUA), onde tivemos como campeão o Andrew Estrada (um veterano de longa data em torneios), com seu deck de Lost Box.
Em seu deck, havia certas variações que lembravam vagamente a ousadia da decklist do Azul Garcia Griego, que utilizava um atacante incomum: Dragonite V PR-SW SWSH154.
Ad
Porém, no caso atual, Estrada usou um atacante adicional bem esquecido por muitos, que tinha estrelado na coleção Sword & Shield: Celebrations: o Kyogre CEL 3.
Lost Box: Raikou V + Dragonite V + Kyogre -Celebrations-
Decklist
Dragonite V: Atacante Bruto
Ataque - Shred (C)(C): esse ataque causa 50 de dano e não é afetado por quaisquer efeitos do Pokémon ativo do oponente.
Ataque - Dragon Gale (W)(W)(L): esse ataque causa 250 de dano no Pokémon ativo do oponente, mas com o revés de causar 20 de dano em todos os seus Pokémon do banco.
O primeiro ataque passa por qualquer efeito, até mesmo sobre aqueles Pokémon que têm isenção de dano como “no próximo turno, não recebo dano de Pokémon básico”, como o Eiscue EVS 47.
O segundo ataque tem o revés de causar 20 de dano nos seus Pokémon do banco, mas compensa ao enfrentar Pokémon com baixo HP ultra raro do formato, como o Raikou V BRS 48 e Miraidon ex sv1 81, que possuem 220 de HP (geralmente dos arquétipos Elétricos), além do Chien-Pao ex sv2 61.
Sobre o segundo ataque, a pergunta seria: “Ah, mas o Manaphy BRS 41 com sua habilidade Wave Veil previne danos aos seus Pokémon do banco, então estaria seguro em usar o segundo ataque do Dragonite V e não tomar os efeitos negativos?”
Infelizmente, a resposta é não. Ele previne ataques que venham do oponente, e não de seus próprios Pokémon. Então, tome muito cuidado ao usar o ataque em demasia para não nocautear seus Pokémon mais frágeis que fazem o setup de Lost Zone, como os Comfey LOR 79.
Raikou V: Atacante Rápido e Prático
Habilidade - Fleet Footed: se esse Pokémon estiver na posição ativa durante seu turno, compre mais uma carta.
Ataque - Lightning Rondo (L)(C): você causa 20 de dano mais 20 para cada Pokémon no banco em jogo (tanto o seu quanto a do oponente).
Ele entra pela praticidade de poder atacar rápido com duas energias (uma delas Elétrica, visto que o deck usa bastante delas, por conta do Dragonite V) e ainda tem uma habilidade de compra do topo do deck, caso ele seja um Pokémon ativo no seu jogo.
Como seu recuo é bem generoso, uma energia, o “desperdício” de energias para recuo não é um problema, visto que todos os Pokémon desse deck tem esse custo, e elas podem ser recuperadas facilmente. Ele também pode causar fraqueza aos decks que usem o Lugia VSTAR SIT 139.
Cramorant: Atacante Rápido de Single Prize
Habilidade - Lost Provisions: se você estiver com mínimo de 4 cartas na Lost Zone ou mais, os ataques desse Pokémon não pedirão custo de energia como tributo.
Ataque - Spit Innocently (W)(W)(C): esse ataque causa 110 de dano e não é afetado por fraqueza.
É possível usar o combo de Comfey LOR 79 e Colress's Experiment LOR 155 para fazer o descarte de cartas para a Lost Zone e acelerar a ativação da habilidade do Cramorant, para que ele possa atacar. Ele também tem a vantagem de ser um Pokémon com o custo de uma Carta Prêmio.
Ad
Nossa lista conta apenas com uma cópia, então use-o muito bem.
Sableye: Atacante “Spread”
O que nos interessa é seu segundo ataque, Lost Mine, que pode colocar contadores de dano para fechar alguns nocautes por “spread”, completando danos de outros atacantes do seu deck, como, por exemplo, os danos causados pelo Raikou VIV 50 ou até mesmo do Dragonite V PR-SW SWSH154. Isso te possibilita nocautear algum Pokémon que tenha um HP superior a 250, por exemplo.
Outra função vital dele é pegar os Pokémon de “Single Prize” do oponente. O Sableye LOR 70 brilha por poder escolher 10 marcadores de dano nesses Pokémon e garantir logo a compra de Prêmios.
E aí surge a pergunta: “será que Sableye pode passar por cima do efeito da habilidade do Manaphy BRS 41?”
Pode. Mesmo que o Manaphy BRS 41 seja um “Bench Protecter” eficiente, um dos mais comuns do meta atual, a descrição do Manaphy BRS 41 é bem explícita: ele previne dano direto, isso é, os famosos danos sniper, mas ele não previne marcador de dano, que é são os danos spread.
Kyogre: Sniper Exótico do Deck
Seu primeiro ataque é interessante:
- Aqua Storm (W)(W)(C): você descarta as 5 cartas do topo do seu deck. Caso essas cartas descartadas forem energias, você causa 50 de dano em dois Pokémon do banco do oponente para cada energia descartada dessa maneira.
Ou seja, você poderá ter um total de 250 de dano brutos com esse golpe sniper (se o oponente não tiver o Manaphy BRS 41 para te atrapalhar), e fechar a partida de forma bem inusitada.
Lembrando que essas energias precisam estar no deck e não na pilha da Lost Zone, e precisam ter a garantia que, ao menos, você tenha a carta Energy Recycler BST 124 para poder reciclar essas energias - e o que sugiro é que ele seja usado para final de turno.
Pokémon Recursivos
- Comfey LOR 79 possui Flower Selecting: se Comfey se estiver na posição ativa, você pode olhar as duas cartas do topo do deck e escolher uma carta para colocá-la na sua mão. A outra carta irá para a Lost Zone.
Com esse poder de “compra”, podemos criar o combo para acelerar a quantidade de cartas para a Lost Zone, e claro, mesclar com o uso do Colress's Experiment LOR 155, que ajuda também nessa filtragem.
- Radiant Greninja ASR 46 tem Concealed Cards, que te permite descartar uma carta de energia da sua mão para comprar 2 cartas do topo do deck.
Ele também pode ser um atacante, visto que seu ataque Moonlight Shuriken pode causar dano “sniper” em dois Pokémon do oponente com 90 de dano. Ele pede uma energia de Água dentro do custo total, que é (W)(W)(C), o que é ótimo porque Kyogre CEL 3 e Dragonite V PR-SW SWSH154 também usam as energias de Água no deck, então é um reaproveitamento delas para 3 Pokémon em comum.
- Manaphy BRS 41 possui Wave Veil: ele protege seus Pokémon do banco de ataques do oponente por ataques “sniper”. Por exemplo, contra o Kyogre CRZ 36, Kyogre CEL 3, Heatmor FST 41, Jolteon VMAX EVS 51 ou Rapid Strike Urshifu VMAX BRS TG30.
Ad
- Hawlucha sv1 118 tem Flying Entry: se jogado da mão para o seu banco, ele escolhe dois Pokémon do banco do seu oponente e coloca um marcador de dano nestes dois Pokémon escolhidos.
Ele é situacional e está aqui para poder complementar um combo com o ataque Lost Mine do Sableye LOR 70, para fechar os danos.
Cartas Trainer
Apoiadores
Colress's Experiment LOR 155 serve para olhar as 5 cartas do topo do deck. Você pega 3 cartas para a sua mão e as outras 2 serão descartadas para a Lost Zone.
Além do Comfey LOR 79 com a habilidade de enviar as cartas da Lost Zone, o Colress’s Experiment é outro grande acelerador de envio de cartas para a Lost Zone. Ele pode dinamizar o Cramorant LOR 50 para atacar o mais rápido possível, e também garantir o uso da Mirage Gate LOR 163 com 7 cartas na Lost Zone. Assim, ele acelera as energias para energizar seus outros Pokémon em jogo, como o Kyogre CEL 3 e Dragonite V PR-SW SWSH154.
Roxanne ASR 150 serve somente quando o oponente está com 3 Cartas Prêmio ou menos para vencer a partida.
Ambos embaralham a mão de volta ao deck e nisso, o oponente compra apenas 2 novas cartas e você compra 6 cartas.
É uma excelente forma de sabotar a mão do oponente e tirar opções de jogadas dele.
Itens
- Battle VIP Pass FST 225 serve para ser usada apenas no seu primeiro turno de jogo: procure por dois Pokémon básicos do seu deck e então coloque-os diretamente no banco.
- Nest Ball sv1 181 serve para procurar um Pokémon básico do deck e colocá-lo direto no banco.
- Hisuian Heavy Ball ASR 146 serve para procurar um Pokémon básico nas Cartas Prêmio. Se encontrar esse Pokémon básico, pegue-o e coloque-o na sua mão e coloque a carta Hisuian Heavy Ball no lugar. Em seguida, embaralhe essas Cartas Prêmio.
Caso você não ache esse Pokémon básico, simplesmente descarte essa carta.
- Mirage Gate LOR 163 só pode ser utilizada se tiver 7 ou mais cartas na Lost Zone. Você pode procurar no seu deck por 2 energias básicas diferentes e ligá-las a um de seus Pokémon da forma que quiser.
- Lost Vacuum CRZ 135: você pode descartar uma ferramenta ligada a algum Pokémon em jogo (seja o seu ou o oponente) ou um estádio em jogo (aplicado pelo oponente ou o seu), mas precisa descartar uma carta da sua mão e enviá-la para a Lost Zone ao invés da pilha de descartes.
- Switch Cart ASR 154 serve como mobilidade de Pokémon. Ele só pode ser usado entre Pokémon básicos, como um tipo de Switch, e ainda consegue curar 30 de dano nesse Pokémon que for recuado. Visto que o deck só tem Pokémon básico, é uma carta extremamente útil.
- Energy Recycler BST 124 serve como uma reciclagem de energias básicas da pilha de descartes. São 5 energias que podem voltar para o deck.
Ad
- Super Rod sv2 188: é outra opção de reciclagem, visto que ela recicla 3 cartas, sendo elas energias básicas e Pokémon, de volta para o deck.
Como há 3 cópias no deck, virtualmente temos 9 opções de reciclagem de cartas, que podem ser Pokémon e energias (principalmente energias), caso use a jogada do Kyogre CEL 3.
- Echoing Horn CRE 136 força o oponente a colocar um Pokémon básico da pilha de descartes dele para o banco. Você usará uma estratégia para fechar alguns danos usando o Sableye LOR 70 com o Lost Mine para nocauteá-lo e ganhar um Prêmio a mais, ou usar o Kyogre CEL 3 para fazer o ataque “sniper” contra esse Pokémon básico com HP baixo.
- Escape Rope BST 125: o seu oponente escolherá um Pokémon do banco que será promovido para a posição ativa, e em seguida, você fará o mesmo com seus Pokémon. O oponente começará primeiro a fazer essa troca (e, se não tiver nenhum Pokémon no banco para fazer a troca, não precisará fazer a troca).
Ferramenta
Esta carta só pode ser equipada ao Pokémon básico V (no caso, o Raikou V BRS 48 ou Dragonite V PR-SW SWSH154). Você pode procurar por qualquer carta do seu deck e colocá-la na sua mão - mas ele é considerado uma habilidade VSTAR, e, dentro das regras VSTAR, sejam elas ataques ou habilidades, só podem ser feitas uma vez por todo o jogo.
Estádios
- Artazon sv2 171 serve para ambos os jogadores: a cada turno de cada deles, os jogadores podem procurar por um Pokémon básico do deck que não tenham Rule Box (V, Radiant, ex, etc) e colocá-lo no banco.
- Beach Court sv1 167 serve para ambos os jogadores: todos os Pokémon básicos em jogo tem recuo de menos uma energia incolor no custo de tributo - o que é perfeito para seus Comfey LOR 79 usarem as trocas e usarem as habilidades deles para dinamizar logo o processo de envio de cartas na Lost Zone.
PokéStop PGO 68 serve para ambos os jogadores: cada um, no seu turno, pode descartar as 3 cartas do topo do deck, e nisso, se estas cartas descartadas forem Itens, você poderá colocá-las na sua mão. Aquelas que não forem serão descartadas normalmente (enviadas para a pilha de descartes).
Arquétipos do Formato
Vantagens
É um deck muito versátil para responder qualquer ação contra o metagame, que são:
- Danos pelo Cramorant LOR 50, isentando o custo de energias dele se usar corretamente os envios de cartas para a Lost Zone.
- Radiant Greninja ASR 46 contra Pokémon “baby”, como os Frigibax sv2 57 em decks do Chien-Pao ex.
- Dano bruto de até 250 pontos pelo Kyogre CEL 3, que pode destruir Pokémon de HP alto, muitos deles básicos ex e básicos V.
- Sableye LOR 70 para colocar marcadores de dano em cima do oponente, passando por cima do Manaphy BRS 41 (que está presente em 80% dos decks do meta), ou fechando dano contra Pokémon “baby”. Como ele é “Single Prize”, você não recebe prejuízo se ele for nocauteado, e ainda há duas cópias dele no seu deck.
Ad
- Raikou V BRS 48 como “counter” do Lugia VSTAR SIT 139. Além de ter um poder de compra útil no topo do deck, você pode causar facilmente 220 de dano.
- E, para finalizar, na base da força bruta, Dragonite V PR-SW SWSH154 com 250 de dano para derrubar boa parte dos oponentes, 80% deles.
Desvantagens
O deck de Lost Box tem suas peculiaridades porque é necessário ter conhecimento sobre o jogo.
Então, temos as problemáticas:
- O oponente pode usar Iono sv2 185 para te sabotar, e pode ter um Bibarel BRS 121 para não sofrer com o efeito dela, o que este deck não tem, ficando refém de uma mão vaga.
- A contagem precisa das cartas do topo do deck quando usar as habilidades da Comfey LOR 79, pois a escolha de uma carta para a Lost Zone que nunca mais poderá recuperar poderá te comprometer no futuro. A crítica também se aplica ao Colress's Experiment LOR 155.
Conclusões
É um deck bem interessante e forte, como mostrou os desempenhos regionais, com a sua base principal. Está também sempre ganhando novas adaptações, novas formas de combinações de atacantes. É bem completo, mas também bastante complexo.
Até a próxima!
— Комментарии0
Прокомментируйте первым