Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades, curiosidades e informações sobre o Pokémon TCG.
Visando o cenário das cartas já lançadas em Pokémon TCG, há aquelas que nos marcaram por gerações - seja desde os primórdios no Base Set da Wizards of the Coast, época da Ruby/Sapphire. Diamond and Pearl e a consagração da época do formato Expandido pegando a era Black/White em diante, com nossa memória afetiva como também a memória dos decks no formato Expandido que fazem estragos com combos, ou que jogam com auxílio de uma montagem de deck diferenciada.
Ad
Abaixo deixo meu top 10 das cartas do Tipo Ferramenta que considero relevantes, tanto pelo power level e jogabilidade, quanto por memórias.
Cartas Ferramentas
10 - Weakness Policy
Essa carta inibe a fraqueza do Pokémon ao qual está ligada. Antes de existir a Weakness Guard Energy UNM 213, essa carta era a salvação para os Pokémon de grama e de fogo lidar contra suas fraquezas.
9 - Sparkling Robe
Esta é outra carta que também é subestimada por muitos no Expandido, mas queajuda bastante contra decks de “bad status”, por conta do seu efeito de inibir efeitos adversos ao Pokémon que estiver com ela ligada.
Consideração: outra carta que tem o mesmo potencial de efeito e mais aprimorado é o Cobalion-GX TEU 106 com sua habilidade Metal Symbol, onde cada Pokémon em jogo que estiver com energia metálica ligada é imune a condições especiais.
8 - Wishful Baton
Wishful Baton era bastante comum em decks da temporada quando foi lançada na época de Sun/Moon: Burning Shadows, geralmente era bem comum para decks do arquétipo de fogo como o Ho-Oh-GX BUS 21 na época.
7 - Big Parasol
Big Parasol é relativamente “recente”, sendo lançado há dois anos (2020), desde a expansão Darkness Ablaze de Sword/Shield. Foi essencial pra muitos Pokémon GX e V poderem bater de frente contra os decks de “Single Prize” que estavam dando dor de cabeça, como Decidueye DAA 13 e Altaria CPA 49, que tinham imunidade a ataques deles.
6 - Stealthy Hood
Lançado em Sun/Moon: Unbroken Bonds, já na “segunda” expansão com relação aos Pokémon Tag Team-GX (porque ela é a décima das expansões principais do bloco no geral), Stealthy Hood era muito boa contra o famigerado Alolan Ninetales TEU 111 dentro da rotação da época, e o Alolan Ninetales BUS 28 para a parte do Expandido.
Seu efeito é que se o Pokémon o qual estiver ligado com essa Ferramenta, não sofre os efeitos de habilidades do Pokémon do oponente.
5 - Counter Gain
Counter Gain é bem frequente no modo Expandido, e tem muitas combinações com decks que usam Mew FCO 29 com alguma arquitetura de cópias de habilidades de Pokémon básicos para dinamizar o custo de energias para o ataque ou Pokémon pesados que pedem muitas energias, como o Garchomp & Giratina-GX UNM 146 para fazer seu ataque GX com o tributo adicional.
O efeito da carta é que se você estiver com mais cartas prêmios restantes do que seu oponente, o custo de energias em seu ataque diminui em uma energia incolor a menos nos tributos.
4 - Fighting Fury Belt
Esse carta teve uma recente notoriedade por usuários do formato Expandido que começaram a aumentar o preço dela. Antes custava R$ 2,50, atualmente, na data do dia 18/11/2022 está custando em torno de R$ 9,50 com condições boas. O motivo desse interesse foi súbito e não explicável aqui em território nacional de uns tempos para cá, mas é óbvio que está atrelado ao interesse do formato, e não é para menos, pois a carta é excelente.
Ad
Ela concede mais 40 de vida e 10 de dano para seus ataques, e só pode ser equipada para Pokémon básicos. Isso é mais adequado aos Pokémon Tag Team-GX, como o Mewtwo & Mew-GX UNM 71 e Reshiram & Charizard-GX UNB 20.
3 - Tool Jammer
Essa carta está dentro da lista das “cartas recentes” de Sword/Shield, junto com o Big Parasol.
Lançada na expansão Battle Styles, ela foi de muita utilidade com seu efeito de inibir efeitos de outras Ferramentas que estivessem ligadas ao oponente, isso caso o seu Pokémon estivesse na frente do Pokémon do seu oponente que fosse promovido também na posição ativa e que tivesse alguma carta Ferramente ligada a ele. A tendência era dos jogadores usarem o Air Balloon SSH 156 como custo de recuo gratuito, forçando-os a pagarem o custo no braço.
2 - Float Stone
Aqui está uma carta quebrada em questão de mobilidade, onde se o Pokémon estiver equipada com ela, o seu recuo é zero. Ele é bem melhor que o Air Balloon SSH 156 que só isenta apenas dois custos de recuo.
O deck mais famoso que usa o Float Stone BKT 137 é o de Ultra Necrozma CEC 164 com Garbodor BKP 57, que com sua habilidade Garbotoxin, se ele estiver equipado com qualquer ferramenta, ele cancela habilidades de Pokémon da mão, em jogo e na pilha de descartes de todos os jogadores.
1 - Forest Seal Stone
Ele é basicamente um tipo de Computer Search BCR 137 aprimorado apenas para os Pokémon V e assim eles podem fazer o uso da habilidade VStar como se fosse um Pokémon VStar. Outra correlação é que essa ferramenta é semelhante a habilidade Star Birth do famigerado Arceus VSTAR BRS 123, só que um pouco mais limitado quanto a quantidade de cartas na busca.
Seu efeito é de buscar uma carta qualquer no deck e pôr na sua mão.
Considerações Especiais
Protection Cube
Essa carta entra numa questão mais pessoal para mim por conta de um combode deck de fogo com Mega Evolução, pegando o M Charizard-EX FLF 13 com o Kiawe BUS 116 para energizar rápido para garanti-lo com todas as energias, antes mesmo de ter a questão dos Tag Team-GX em 2018: era eu usar o ataque Crismon Dive sem tomar o efeito revés de 30 de dano para cada ataque que fosse desferido.
Ou seja, era possível 300 de dano sem tomar os 30 de dano que deveria receber para cada vez!
Hypnotoxic Laser
Hypnotoxic Laser dispensa apresentações pela sua história com o famoso deck de veneno com combo do estádio Virbank City Gym PLS 126, que amplificava os contadores de dano desse status, muito comum nos decks de Darkrai EX, Mewtwo EX e o próprio deck de Garbodor com a habilidade Garbotoxin, para quem pegou a era Black/ White.
O efeito dessa carta é deixar automaticamente o oponente envenenado e ainda joga a moeda, e caso dê cara, além do veneno, o Pokémon ativo do oponente fica adormecido.
Ad
Focus Sash
Focus Sash é como se fosse um tipo de “restauro” para o Pokémon do tipo físico.
Se o Pokémon que estiver com essa Ferramenta equipada a ele e for nocauteado, ele volta ao jogo, mas com 10 de HP.
É basicamente o mesmo efeito da carta Focus Band N1 86 na expansão Neo Genesis, na época da Wizards of the Coast.
Panic Mask
Creio que essa Ferramenta jogará bem com decks de controle, principalmente com o de Trevenant & Dusknoir-GX PR-SM SM217, já que ele tem uma vida relativamente alta e caso o oponente cause um dano que não chegue a nocauteá-lo, essa Ferramenta é perfeita para ele.
Seu efeito é simples: se o Pokémon o qual estiver equipado com ele e estar com 40 de HP restantes ou menos, o oponente não poderá te atacar.
Supereffective Glasses
Supereffective Glasses é uma carta subestimada demais no cenário geral do Expandido, mas tem uma função muito forte com um deck em especial: com Kecleon CRE 122 de Sword/Shield: Chilling Reign, onde com sua habilidade, Chromashift, ele copia a tipagem da energia básica com que é ligado.
Com essa versatilidade, podendo incorporar todos os tipos, ele tem o combo de complementar ataque de 90 de dano com essa ferramenta, podendo triplicar o dano, chegando a poderosos 270 por apenas 3 energias.
Conclusões
Novamente ressaltando, é uma lista pessoal das cartas que tiveram um fator de relevância para mim e claro, envolvendo a questão de jogabilidade, vendo oponentes contra partidas físicas e no PTGCO (se tratando do Expandido) .
E para você? Quais foram suas cartas de relevância? Comente abaixo sua lista pessoal e compartilhe sua opinião.
Vou ficando por aqui, até o próximo!
— Комментарии0
Прокомментируйте первым