Com o recente lançamento de Scarlet & Violet: Paldea Evolved, irei falar sobre os decks referentes aos “Pokémon Artefatos da Ruína”.
Num contexto geral: na obra de Paldea, há estas criaturas lendárias do mundo Pokémon que, segundo as lendas de locais, eram responsáveis pela destruição daquele continente. Eles eram alimentados pelos sentimentos ruins da humanidade, graças a um rei tirano que os usava como fonte bélica, até que, depois de guerras na região, conseguiram selar essas quatro criaturas.
Ad
Hoje, falaremos sobre o mamífero Ting-Lu, representado com sua origem pela tigela em sua cabeça, que é um artefato cerimonialista usado por esse rei, que continha forças maléficas, e que corrompeu esse objeto, dando vida a este Pokémon.
Ting-Lu ex + Hisuian Arcanine V: Controle de Habilidades
Decklist
Ting-Lu ex: A Estrela do Deck
A essência do deck é basicamente controlar o oponente e travar o uso de habilidades que poderiam ser usadas, como, por exemplo, os decks de Lost Box, Mew VMax, Regieleki VMax e alguns membros atacantes e recursivos do deck de Gardevoir ex, como Kirlia SIT 68 e Zacian V CEL 16.
Com essa forma de controle, dependeremos do Hawlucha sv1 118 e do Radiant Alakazam SIT 59 para colocar mais marcadores e ainda mobilizar esses danos contra os Pokémon do oponente que possam representar uma ameaça.
Koraidon ex: Energizador e Tanker
Sua habilidade é excelente para energizar seus Pokémon. Ele tem o revés de encerrar o seu turno (isso porque ainda precisa descartar essas energias básicas, com Ultra Ball sv1 196 sendo ideal para executar esse combo), e isso é muito perigoso, pois há alguns decks que conseguem acelerar o set-up com grande velocidade, como o Mew VMax, além de não poder atacar novamente no próximo turno.
O ataque Wild Impact pode ser anulado se ele for recuado, já que, pela regra do TCG, toda vez que um Pokémon é colocado de volta para o banco, todos os efeitos contidos nele são abolidos, usando o Switch Cart ASR 154 ou até o Escape Rope BST 125. Essa é a estratégia principal com esse Pokémon: ser um tanker, podendo escolher duas opções de ferramentas:
1) Rock Chestplate sv1 192 que dá redução de 30 de dano (após aplicar fraqueza e resistência).
2) Bravery Charm sv2 173, que dá ao Pokémon básico no qual estiver ligado mais 50 de HP, indo de 230 para 280.
Então, quando estiver com as energias setorizadas nos seus Pokémon, aí, sim, você usará o Hisuian Arcanine V SIT 90 para ser um atacante bruto, caso precise ser mais ofensivo.
Hisuian Arcanine V: Atacante Alternativo
Hisuian Arcanine V SIT 90 pode acumular quantas energias quiser para causar o dano que for necessário para derrubar Pokémon que tenham a fraqueza do arquétipo, como o Regieleki VMAX SIT 58, e até mesmo o Arceus VSTAR CRZ GG70, que voltou a ficar em evidência nos últimos tempos.
Pokémon Recursivos
- Spiritomb sv2 89 tem Fettered in Misfortune, que faz com todos os Pokémon básicos do tipo V em jogo (seus e do seu oponente) não tenham habilidades.
Essa é uma forma de prejudicar o oponente que usa e abusa dessas habilidades, como o Lumineon V BRS 156, que é geralmente usado como um Pokémon recursivo de busca de cartas Apoiadores, sem falar do Genesect V FST 185, que aparece nos decks de Mew VMAX LOR TG30.
Ad
- Hawlucha sv1 118 tem Flying Entry, que te permite, durante seu turno, jogar esse Pokémon da sua mão e colocá-lo no banco. E, fazendo isso, você escolhe dois Pokémon do jogo do oponente e eles recebem 1 marcador de dano cada um.
É o mesmo raciocínio do Galarian Zigzagoon SSH 117 na rotação anterior, só que, ao invés de um Pokémon como alvo de marcadores de dano, você escolhe dois Pokémon ao mesmo tempo para colocar esse marcador, combinando com o efeito futuro da habilidade do Ting-Lu ex sv2 127 para travar os Pokémon do oponente que dependam de habilidades.
- Radiant Alakazam SIT 59 tem a sua habilidade Painful Spoons, que te permite, durante seu turno, transferir 2 contadores de danos entre os Pokémon do seu oponente da forma que quiser.
E com ele também é vital a mobilização e flexibilização desses marcadores de dano citados com o Hawlucha sv1 118, pois com Alakazam em campo para cumprir seu papel, e com o Ting-Lu ex sv2 127 segurando a ocupação como Pokémon ativo, quanto mais marcadores conseguir pôr em jogo, mais eficiente será a mobilização desses marcadores.
Cartas Trainer
Apoiadores
Professor's Research (Professor Sada) sv1 189 serve como “draw power”: descarte a sua mão e compre 7 cartas.
Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172 serve para puxar um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória, para agilizar a compra das Cartas Prêmio.
A carta tem duas opções:
1) No seu turno, todos os seus Pokémon do tipo Lutador ganham mais 30 de dano contra o Pokémon ativo.
2) No seu turno, se essa carta (Grant) estiver na pilha de descartes, descarte duas cartas da sua mão (exceto Grant). Se o fizer, coloque essa carta (Grant) na sua mão.
Se possível, sempre tente reciclar essa carta para aumentar o quantitativo de dano de seus Pokémon, que é sempre bem-vindo.
- Iono sv2 185 é extremante poderosa, sendo a fusão dos efeitos de seus antecessores N FCO 105 e Marnie SSH 169: você e seu oponente embaralham suas mãos e colocam no fundo do deck. Após isso, vocês comprarão cartas do topo do deck equivalentes à quantidade de Cartas Prêmios que vocês têm em jogo, no caso, de cada jogo do próprio jogador.
Exemplo: se o seu oponente tem 2 Cartas Prêmios e você tem 4 Cartas Prêmios e usa essa carta como efeito, vocês embaralham as mãos para o fundo do deck, e, nisso, o oponente comprará apenas 2 cartas e você comprará 4 cartas.
- Judge sv1 176 serve para também para ambos os jogadores. Você e ele embaralharão suas mãos de volta para o deck e comprarão 4 novas cartas.
Itens
- Pal Pad sv1 182 é um item para reciclar duas cartas Apoiadores da pilha de descartes para o deck.
Ad
O ideal é reciclar o Grant ASR 144 nesse caso, sempre que possível, mas também seria bem-vindo trazer a Iono sv2 185 ou o Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172.
- Escape Rope BST 125 possui efeito “similar” ao Guzma BUS 115: o seu oponente escolherá um Pokémon do banco que será promovido para a posição ativa, e, em seguida, você fará o mesmo com seus Pokémon. O oponente começará primeiro a fazer essa troca (e, se não tiver nenhum Pokémon no banco para fazer a troca, não precisará fazer a troca).
- Ultra Ball sv1 196 serve para procurar qualquer Pokémon, seja evolução ou básico, podendo ser Pokémon comum ou ultra raro, desde que você cumpra o requerimento de descartar duas cartas da mão para poder jogá-la.
- Nest Ball sv1 181 serve para procurar um Pokémon básico do deck e colocá-lo direto no banco.
- Battle VIP Pass FST 225 serve para ser usada apenas no seu primeiro turno de jogo: procure por dois Pokémon básicos do seu deck e então coloque-os diretamente no banco.
- Gutsy Pickaxe ASR 145 serve para olhar a carta do topo do deck: se vier uma energia do tipo Lutadora (F), você a ligará a um de seus Pokémon no banco; caso contrário, você pode pegar essa carta do topo e colocá-la na sua mão, se não vier qualquer energia Lutadora (F).
- Switch Cart ASR 154 é um item um pouco melhor do que o Switch tradicional, já que ele cura 30 de dano para o Pokémon beneficiado por esse efeito, contudo, só funciona se este Pokémon recuado for um Pokémon básico. E como o deck todo tem só Pokémon básico, estamos tranquilos.
Ferramentas
- Bravery Charm sv2 173 concede mais 50 de HP ao Pokémon básico que estiver com ela ligada.
- Rock Chestplate sv1 192 concede redução de dano de 30 pontos ao Pokémon do tipo Lutador que estiver com ela equipada (após aplicar fraqueza e resistência).
Estádios
- Gapejaw Bog ASR 142 serve para causar 2 marcadores de dano nos Pokémon básicos que forem colocados em jogo (válido para ambos os jogadores).
Ela é ideal para combinar com o Ting-Lu ex sv2 127 para usar a sua habilidade com extrema eficiência, de forma bem ágil para a trava, além do auxílio do Radiant Alakazam SIT 59 para mover esses contadores.
- Collapsed Stadium BRS 137 serve para ambos os jogadores: o banco de cada jogo ficará apenas com 4 espaços ao invés do 5 (que é o usual).
Ele é bem específico para lidar contra 4 decks que dependem de preenchimento total do banco:
1) Deck do Lugia-VStar;
2) Deck do Gardevoir ex;
3) Deck de Mew VMax;
4) Deck de Lost Box.
Arquétipos do Formato
Vantagens
- Decks do tipo Elétrico, por conta da fraqueza.
- Decks que contenham o Arceus VSTAR CRZ GG70, que sofre o dobro da fraqueza, pelo tipo incolor.
Decks que usem habilidades, como os descritos: Lugia VSTAR SIT 139, Mew VMAX LOR TG30 e Lost Box em sua totalidade.
Desvantagens
- Mirror Match com o Ting-Lu ex sv2 127.
Ad
- Decks Psíquicos e de Grama, por conta da fraqueza de alguns Pokémon.
Conclusões
É um deck consistente, embora lento na energização de seus Pokémon, que compensa com as ferramentas descritas no artigo. Mas após feitos os marcadores de dano e tendo o Ting-Lu ex montado, o seu jogo está ganho se deixarmos o Radiant Alakazam SIT 59 em jogo.
E, referente aos Quatro Tesouros da Ruína, sem dúvida, ele é um dos meus prediletos, por conta de sua eficiência.
Até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar