Com o foco no Regional de Brisbane, na Austrália, vamos falar do deck que se consagrou em primeiro lugar, usado pelo jogador australiano Tim Franklin, com estratégia de paralisia com uma carta “baby” bem esquecida: o Articuno de Silver Tempest, acrescentando a linha de Sobble/ Drizzle /Inteleon para dar suporte, e Alolan Vulpix VStar como atacante secundário.
Então, vamos analisar o deck dele e entender como funciona.
Inteleon + Articuno: Paralysis Deck
Ad
Decklist
Articuno: o principal atacante
1) Ataque - Ice Wing (W): causa 20 de dano.
2) Ataque - Wild Freeze (W)(W): você causa 70 de dano e causa 50 de dano a si mesmo. Além disso, o Pokémon ativo do oponente está paralisado.
O truque aqui é paralisar o inimigo e para não perder seu Pokémon pelo efeito de recoil, você usa o Scoop Up Net RCL 165 para tirá-lo do jogo e devolver para sua mão. as energias ligadas a ele serão descartadas, mas aí entrará o Frosmoth SHF 30 como Pokémon de energização no esquema de Rain Dance caso tenha energias de água na mão, para voltar o esquema do combo.
Alolan Vulpix VStar: o segundo atacante
Basicamente, Alolan Vulpix segura as pontas contra Pokémon que tenham habilidades, além de prevenir efeitos de ataques. Um perfeito Pokémon atacante de água e que causa muita dor de cabeça ao oponente.
Exemplos:
1) Supondo que haja um oponente como um Duraludon VMAX EVS 219 contra seu Alolan Vulpix VSTAR SIT 34, o Duraludon VMax não poderá bater nele.
2) A prevenção de efeitos que o Alolan Vulpix VSTAR SIT 34 pode inibir são aqueles como se no ataque do oponente possa dizer numa descrição do ataque que “não pode receber dano de Pokémon evoluídos”, o Alolan Vulpix VStar ignora isso.
Eiscue: o terceiro atacante
Aqui, pelo segundo ataque, Blockface, entra como um "counter" principalmente do Blissey V CRE 119, Empoleon V BST 40 e muitos Pokémon Radiant como Radiant Charizard PGO 11 e Radiant Greninja ASR 46, além dos próprios Amazing Rare como Reshiram SHF 17, Raikou VIV 50 e Rayquaza VIV 138.
Drapion V: o quarto atacante
1) Habilidade - Wild Style: os ataques desse Pokémon custam uma energia incolor a menos para cada Pokémon do tipo Single Strike, Rapid Strike e Fusion Strike no campo do oponente.
2) Ataque - Dynamic Tail (C)(C)(C)(C): você causa 190 de dano e você escolhe um Pokémon seu do banco para receber 60 de dano.
Ele entra apenas como counter do deck do Mew V FST 113: pura e unicamente para isso.
Pokémon recursivos
Para energização - Estratégia “Rain Dance”
A sua habilidade Ice Dance é o que nos interessa aqui, pois ele energiza as energias básicas de água da sua mão para os Pokémon do seu banco.
Pokémon recursivos - Linha Sobble/ Drizzile/ Inteleon
- Sobble CRE 41 entra com seu ataque Keep Calling, que convoca 3 Pokémon básicos do tipo Rapid Strike para o banco, ou seja, mais Sobble para poder gerar o combo de evoluções para Drizzile e começar as buscas de recursos.
- Drizzile SSH 56 tem Shady Dealings, que faz com que você ao evoluir um Sobble para este Pokémon, você pode procurar no seu deck por uma carta Trainer que quiser, revelá-la e depois, colocá-la na sua mão.
Ad
- Inteleon SSH 58 com a versão aprimorada da habilidade Shady Dealings, você consegue procurar por duas cartas Trainer do que uma, diferente da sua evolução anterior.
- Inteleon CRE 43 entra como um atacante indireto por marcadores de dano (o dito “spread”) com a habilidade Quick Shooting, que coloca dois marcadores de dano entre os turnos em um dos Pokémon do seu oponente.
Pokémon recursivo essencial para “Draw Power” - Radiant Greninja
Com sua habilidade Concealed Cards, ele faz com que você descarte uma carta de energia da sua mão para comprar 2 cartas do topo do deck.
Cartas Trainer
- Irida ASR 147 serve para procurar um Pokémon de água e uma carta Trainer do tipo Item no seu deck.
- Nessa VIV 157 serve para poder reciclar da pilha de descartes uma combinação de 4 cartas que possam ser energias básicas de água ou Pokémon de água em qualquer ordem.
- Boss's Orders BRS 132 serve para puxar um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória, agilizando a compra das cartas prêmio.
- Battle VIP Pass FST 225 serve para procurar dois Pokémon básicos no deck e colocá-los logo em jogo, mas essa carta só pode ser jogada durante a sua primeira vez de jogar durante todo o jogo.
Então, quanto mais rápido criar esse setup logo no primeiro turno, melhor, para desenvolver todos os Sobble em campo e garantir as evoluções deles no próximo turno e montar seu combo.
- Capacious Bucket RCL 156 serve para procurar no seu deck por duas energias de água e colocá-las na sua mão.
- Ultra Ball BRS 150 serve para procurar qualquer Pokémon no deck, ao tributo de descartar na sua mão duas cartas.
- Level Ball BST 129 serve para procurar qualquer Pokémon que tenha 90 de HP ou menos, como os Sobble CRE 41 e Drizzile SSH 56.
- Quick Ball FST 237 serve para procurar um Pokémon básico do deck com o custo do tributo de descartar uma carta da mão.
- Emergency Jelly SIT 155: ao final do seu turno, se seu Pokémon estiver com 30 de HP ou menos, você cura 120 de dano dele. Ao fazer isso, você descarta essa ferramenta.
- Air Balloon SSH 156 concede isenção do custo de recuo de duas energias incolores no qual o Pokémon estiver ligado com ela.
- Training Court RCL 169 é essencial para fazer o combo com o Frosmoth SHF 30 com o “Rain Dance” para acelerar as energias entre seus Pokémon.
Energias especiais
- Wash Water Energy VIV 165 serve apenas para os tipos aquáticos, e com isso, ele previne efeitos de ataques do oponente.
Arquétipos do formato
Vantagens
O principal foco do deck é justamente a condição de paralisia, igual a estratégia do deck do Joel Suryadi com Zekrom.
Ad
Porém, temos um atacante mais agressivo como segunda opção que é o Alolan Vulpix VSTAR SIT 34 por ele não sofrer efeitos de ataques do oponente e ainda ser isento de ataques de Pokémon que tenham habilidades, o que deixa um pouco complicad já que apenas alguns Pokémon podem bater nele, como o Mew VMAX FST 114.
Desvantagens
- Deck de controle como o do Mewtwo-VUnion, comoesse aqui.
- Decks que usam ataques snipers massivos.
- Deck de Mew VMAX FST 114 que possa usar todas os seus diversos ataques para dar versatilidades a estratégias como o ataque do Mew V que bate 70 e voltar para o deck, por exemplo.
- Decks agressivos com grande dano bruto como Reshiram SHF 17.
Conclusões
É um deck bastante surpreendente com cartas que são "simples" de se usar. No caso do Articuno que ganharam essa notoriedade com a expansão base que saiu, Silver Tempest, mostrando que nesse meio do metagame do Pokémon TCG, tudo é possível.
E agora é com vocês: o que acharam do deck? Suas considerações e opiniões a cerca dele? Fique a vontade e comente abaixo no site!
— 评论0
成为第一个发表评论的人