Faltando pouco para o lançamento da coleção especial do "151" (Pokémon Card 151 ou 151 Kanto Sub Set), irei pontuar a minha ordem pessoal de cartas com as melhores artes da coleção.
Quero frisar duas coisas importantes, antes de começar a análise:
1) É uma lista que acaba levando minha opinião sobre as cartas que considero mais belas da coleção. Caso você prefira em outra ordem, tudo bem!
2) Vale frisar que os cards estão com a numeração e códigos baseados pela versão oriental, isso é, sv2a, que não pode ser usado em torneios! Só poderão ser usados quando vierem para o ocidente com a tradução americana, e com o código de sv3a.
Ad
Top 10 Cartas Mais Bonitas da Coleção Especial "151"
10 - Mew ex (Scarlet/Violet Promo - Secret Art Rare - 205/165)
Apesar de ser uma das mais desejadas por conta do seu efeito foil com a iluminação do sol, e porque essa carta será uma dada como uma “promo” na UTC do Mew, é uma carta que não me cativa tanto por conta da escala humana, e do traço mais infantilizado. Mas não deixa de ser um belo trabalho!
A arte foi feita pela Natsumi Yoshida, que é uma novata na Pokémon Company. O traço dela é muito inspirado no estilo do Pop Art, abusando muito do quadriculado e composições mais arredondadas, o que pode até fazer uma alusão aos traços da Naoko Takeuchi, a autora da obra “Sailor Moon”.
9 - Pikachu (Illustration Rare - 173/165)
Essa carta foi feita pelo artista Hiroyuki Yamamoto. Ele consegue transitar nos dois mundos, trazendo algo tão infantil e simples para o público alvo e a complexidade de Pokémon mais “sérios” (quando se trata de 3D), para seu trabalho pela Pokémon Company.
Começando a fazer ilustrações 3D do Base Set na era Sun & Moon, ele também fez as artes dos Pokémon de Sword & Shield no Base Set.
Nessa arte do Pikachu, conseguimos ver o dinamismo da cidade, a riqueza de detalhe e cores usadas. Podemos notar o Gengar atravessando a rua junto com Jigglypuff; os Nidoran em cima das tendas dos restaurantes; os próprios usuários e clientes nas mesas na calçada com um Blastoise no meio da multidão; e a coloração da iluminação das árvores.
Mesmo que a escala humana, na questão facial, não seja o meu tipo favorito de traço, não podemos negar a competência e a qualidade desse artista, que é muito versátil e muito capaz no que se propõe.
8 - Charmander, Charmelon e Charizard ex (Art Rare & Secret Art Rare - 168/165; 169/165; 201/165)
A arte tem uma composição que a força a ser montada de forma vertical. Começamos na base com o Charmander, que vai subindo o olhar; ao sairmos do precipício, vemos o Charmeleon no meio do caminho, e indo aos céus, na saída do local, temos o Charizard sobrevoando o cânion, num local com alta atividade vulcânica.
Com traçados simples, miki kudo usa formas geométricas ou não geométricas sem contornos delineados, e vai fazendo o encaixe dessas formas para compôr não só cenários, mas também os Pokémon. Seu primeiro trabalho foi em X/Y: Generations, com a carta da Butterfree GEN 5.
Apesar do Charizard ser meu Pokémon favorito, ele está muito abaixo das outras artes que veremos a seguir. Fiquei incomodado pela ausência do pescoço dele na arte, mas o Charmander e Charmeleon estão incríveis.
7 - Dragonair (Art Rare - 182/165)
Esta é uma arte com um tom mitológico com ruínas que se assemelham ao grego-romano, junto da premissa do próprio Pokémon, que é referência na franquia dos jogos de VCG, anime e mangá, como uma figura quase que folclórica.
Ad
O Dragonair nadando sobre as águas desse local mostra a beleza e imponência do Pokémon, e é uma tacada de mestre feito pela desenhista rika, que também é novata na empresa, e começou justamente a trabalhar nessa coleção.
6 - Caterpie (Art Rare - 172/165)
Teeziro consegue brincar com a luz e as sombras do sol batendo nas folhas de uma forma bem peculiar. Você consegue captar tanto a diferença de profundidade do Caterpie que fica nas sombras, como o Caterpie que devora uma das folhas ao sol, que fica um pouco desbotado por causa da luz, justamente pela nossa percepção visual. Foi feito com uma tremenda percepção de um dos ambientes naturais do Pokémon, com tamanha riqueza de detalhes.
Teeziro é um nome bem frequente na comunidade de Pokémon. O artista começou na Grand Prix com uma ilustração do Charizard, e ganhou olhares da empresa para trabalhar com mais projetos, sendo os mais conhecidos Celebi V FST 245 e Umbreon V EVS 189.
5 - Bulbasaur, Ivysaur e Venusaur ex (Art Rare & Secret Art Rare - 166/165; 167/165; 200/165)
O maior destaque das artes dessa linha evolutiva é a flora rica e densa, que é uma “ideia chave” que precisa estar sempre presente com o Venusaur e sua linha evolutiva anterior.
A arte foi idealizada por Yoriyuki Ikegami, que também já tem um histórico em relação a esse arquétipo, visto que um de seus primeiros trabalhos foi com a carta Gardenia's Vigor CRZ GG61, em sua versão "arte secreta" em Sword & Shield: Crown Zenith.
Seu estilo de arte é similar àqueles desenhos de livros infantis que lembram um pouco a obra “Le Tres Bessones” (no Brasil conhecido como “As Trigêmeas”), de Roser Capdevila.
4 - Poliwhirl (Art Rare - 176/165)
O que me conquistou nessa carta é o reflexo do Pokémon diante da chuva que cai. Gemi conseguir reproduzir todos os efeitos das gotas que caem ao solo, propagando-se em ondas. Conseguir transmitir a colisão entre elas e não deixar o desenho poluído com uma representação tão complexa é difícil para muitos desenhistas.
Estamos falando de um artista fenomenal, responsável pela arte do Glaceon VSTAR CRZ GG40, de Sword/Shield: Crown Zenith, que mostra sua habilidade em conseguir representar ambientes ao redor do Pokémon com tamanho realismo e enriquecimento de detalhes, mesmo sendo também um ilustrador iniciante na Pokémon Company/Creatures.
3 - Mewtwo (Arte Rare - 183/165)
Temos aqui um excelente jogo de perspectiva com 3 pontos de fuga, usando uma leve linha de curvatura, que na técnica de desenho chamamos de "olho de peixe", de uma forma sutil. Na seção inferior, onde estão os prédios na altura dos pés do Mewtwo, nota-se uma leve curvatura das seções retangulares dos prédios, deixando a sensação visual bem fluída e harmoniosa, mesmo se tratando de uma metrópole.
Ad
O responsável por essa maravilhosa arte é Bun Toujo, também novato na Pokémon Company. O artista tem poucos projetos, mas são de ótima qualidade, como o Darkrai sv3 136 de Scarlet/Violet: Obsidian Flames.
2 - Squirtle, Wartortle e Blastoise ex (Art Rare & Secret Art Rare - 170/165; 171/165; 221/165)
Não seria surpresa encontrar o mestre, Mitsuhiro Arita, aqui, com seu estilo único que coloca realismo nos Pokémon e cenários, ao mesmo tempo que não destoa da fantasia da ficção desse mundo, unidos na arte.
Temos os detalhes e riquezas da praia, as ondas chegando na orla com recuo, as espumas; além do próprio mar dando detalhes nas profundezas. É de tirar o fôlego.
É disparado a melhor arte do trio de iniciais de Kanto dessa coleção, sem nenhuma dificuldade!
1 - Zapdos ex (Special Illustration Rare - 204/165)
Feito pelo artista Shiburingaru, que foi o responsável pela arte magnífica do Charizard VMAX PR-SW SWSH261, é o estilo de arte que pega o realismo dos Pokémon e trabalha na sua magnitude, dentro dos conformes da realidade fictícia daquele mundo. Não deixa de ser algo sério, mas não tão sério a ponto de ser adulto, e não tão infantil também.
Aqui, vemos o resplendor das aves lendárias de Kanto, e podemos notar os cuidados e carinho com o céu e as nuvens extremamente detalhadas em suas várias tonalidades de azul, branco e cinza. Por mais que eu não seja tão fã do Zapdos, ver os três em ação é algo muito lindo de se ver, que facilmente poderia virar um pôster para um quarto ou ambiente de lazer.
Lembrando que o Shiburingaru entrou para a Creatures como ilustrador no segundo campeonato da Grand Prix, com uma arte do Genesect, e a Pokémon Company gostou de seu traço.
Caso tenha curiosidade sobre os detalhes dessa competição, confira este artigo.
Finalizando
O que achou da lista? Como montaria a sua composição das 10 artes mais belas? Comente abaixo!
Até a próxima!
— تعليقات0
كن أول من يعلق