Nos preparativos para a vinda da coleção especial "151" (Pokémon Card 151 ou 151 Kanto Sub Set), estarei postando Deck Techs para o formato Standard com teorias para as cartas novas, que virão em meados de setembro para nós do ocidente.
Vale frisar que as cartas estão com a numeração e códigos baseados na versão oriental, isso é, sv2a, que não pode ser usada em torneios! Elas só poderão ser usadas quando vierem para o ocidente com a tradução americana, e com o código de sv3a.
Nesse artigo, irei mostrar uma lista de Golem ex, cujo primeiro ataque tem o efeito de dano adicional ao próximo turno, causando um dano base inicial de 50 pontos. No próximo turno, ele recebe uma adição de 120 pontos por apenas uma energia, o que é muito bom contra os Pokémon Elétricos predominantes no formato, além do Arceus VSTAR CRZ GG70.
Ad
Golem ex: Durabilidade e Facilidade de Dano
Decklist
Golem ex: A Estrela do Deck
Dynamic Rollout (F): causa 50 de dano, mas, durante o próximo turno, este Pokémon poderá causar 120 de dano adicionais contra o Pokémon ativo do oponente.
Boulder Blaster (F)(C)(C): causa 180 de dano, e este ataque não é afetado pela resistência.
Há três estratégias com este Pokémon:
1) Pressionar o oponente com o primeiro ataque para causar 50 de dano e depois usar o efeito de acréscimo com 120 pontos - ou seja, no próximo turno de seu jogo, causará 170 de dano com apenas uma energia.
2) Utilizar o efeito do primeiro ataque, causando 50 de dano (sabendo do efeito adicional de 120 no próximo turno), e com isso, usar o seu segundo ataque, Boulder Blaster (F)(C)(C), caso tenha equipado a Double Turbo Energy BRS 151 para causar 280 de dano (deve-se considerar a redução de 20 pontos pelo efeito da energia especial).
3) Você pode continuar com o primeiro ataque constantemente, enrolando o oponente, até que se seu Golem ex sv2a 76 esteja com o HP crítico. Usaremos a Cheryl BST 123 para curá-lo, e, como este ataque só usa uma energia básica do tipo Lutador (F), você não tem um prejuízo grande ao perdê-la, já que tem dois itens de reciclagem: Super Rod sv2 188 e Energy Recycler BST 124.
Adicionalmente, para deixar nosso Pokémon mais resistente, temos a ferramenta Rock Chestplate sv1 192, que reduz 30 pontos de dano (após aplicar fraqueza e resistência).
Drapion V: o “Counter” dos Estilos Fusion Strike, Single Strike e Rapid Strike
Seu objetivo é causar dano dobrado no Mew VMAX LOR TG30, por conta da sua fraqueza ao tipo Sombrio, totalizando então 380 de dano.
Como o oponente que usa o deck de Mew sempre necessita de Genesect V FST 185, ele sempre vai garantir essa isenção do custo do ataque do Drapion V LOR 118, o que um torna um excelente counter.
Pokémon Recursivos
- Manaphy BRS 41 entra com sua habilidade Wave Veil: se este Pokémon estiver em jogo, todos os seus Pokémon do banco são imunes a danos “sniper” de Pokémon do seu oponente (não confunda dano “sniper” com “spread”. Este último são aqueles marcadores de dano, como o Sableye LOR 70 usa no seu ataque Lost Mine). Com o Manaphy, você previne danos de Pokémon como Kyogre CRZ 36 e Heatmor FST 41.
- Bidoof CRZ 111 tem a habilidade Carefree Countenance, que o protege contra danos no banco por ataques, o que é muito útil para poder evoluí-lo para Bibarel.
- Bibarel BRS 121 entra com sua habilidade Industrious Incisors, que lhe permite, uma vez por turno, comprar até ter cinco cartas na mão.
- Skwovet sv1 151 tem Nest Stash: se estiver em jogo, pode ativar a sua habilidade a qualquer momento do jogo. Caso declare a habilidade, você embaralha sua mão e coloca todas as cartas no fundo do deck, e em seguida, você compra uma carta do topo do deck.
Ad
O combo do Skwovet com Bibarel é: você reduz a sua mão para apenas uma carta com a habilidade do Skwovet; e em seguida você combina o efeito da habilidade do Bibarel, comprando sempre cinco cartas!
Cartas Trainer
Apoiador: Compra de Cartas e Sabotagem do Oponente
Avery CRE 130 lhe permite comprar três cartas e, além disso, o oponente descarta os Pokémon do banco dele até que tenha apenas três espaços preenchidos.
Isso atrapalha decks que necessitam Pokémons recursivos no banco, como Bibarel BRS 121, Manaphy BRS 41 e Skwovet sv1 151.
Apoiador com a Função de “Catcher”
Apoiador: Sabotar a Mão do Oponente
Apoiador: Cura
Note que Cheryl BST 123 serve somente para os Pokémons evoluídos. Ela é capaz de curar todo o dano que este Pokémon recebeu, contudo, você precisará descartar todas as energias ligadas a ele.
Como seu foco será usar o primeiro ataque do Golem ex sv2a 76, o Dynamic Rollout (F), você estará causando de 50 a 170 de dano por apenas uma energia, e nunca sofrerá prejuízos para a recuperação dessas energias, pois o custo é muito baixo.
Apoiador para Reciclagens
Cyllene ASR 138 serve para reciclar qualquer recurso da pilha de descartes, desde que as duas moedas jogadas caiam em cara. Para cada moeda acertada, você poderá pegar qualquer carta da pilha de descartes - e o ideal é que sempre recicle Cheryl BST 123 e Pal Pad sv1 182.
Itens de Busca de Pokémon
Item para Burlar a Linha Evolutiva
Rare Candy PGO 69 é uma carta vital para a aceleração do jogo, pois é com ela que pulará etapas de evoluções de seus Pokémon.
Itens de Reciclagem
Item para Interagir com o Banco Oponente
Ferramentas
Rock Chestplate sv1 192 serve somente para os Pokémon do tipo Lutador. Eles ganham uma redução de dano de 30 pontos (após aplicar fraqueza e resistência) - o que é perfeito para o Golem ex sv2a 76 ganhar mais durabilidade em jogo.
Estádios
- Path to the Peak CRE 148 serve para ambos os jogadores: todos os Pokémon que tenham Rule Box não poderão usar habilidades.
Isso é excelente para sabotar os Pokémon do oponente que usem habilidades, já que o formato está cheio deles: Mew VMAX LOR TG30, Lugia VSTAR SIT 211, Chien-Pao ex sv2 61, Charizard ex sv3 125, Giratina VSTAR CRZ GG69 e Arceus VSTAR CRZ GG70, por exemplo.
- Pokémon League Headquarters sv3 192 serve para prejudicar os usuários de Lost Box que usam Pokémon Single Prize no deck, forçando-os a gastarem mais energias.
Ad
Energia Especial
Double Turbo Energy BRS 151 serve como uma “Double Colorless”, mas tem uma redução de 20 pontos de dano em seus ataques. Ela é muito útil para cumprir o custo do segundo ataque do Golem ex sv2a 76.
Benefícios
- Praticidade de dano com apenas uma energia causando um dano generoso. Ainda pode fazer papel de “tanker” com auxílio do Rock Chestplate sv1 192, e se curar com a Cheryl BST 123.
- Com uma energia para atacar com o primeiro ataque de Golem ex sv2a 76, Dynamic Rollout (F), temos certa vantagem de dano, o que é excelente para o arquétipo Lutador.
Arquétipos do Formato
Vantagens
- Vantagem de tipo contra alguns Pokémon do tipo Sombrio, como o deck de Gengar VMAX FST 157.
- Pokémon do arquétipo Incolor que tenham fraqueza, como Arceus VSTAR CRZ GG70, Slaking V PGO 58, Wyrdeer V ASR 134.
- Pokémon do arquétipo Elétrico. A linha de Miraidon ex PR-SV 28 com Regieleki VMAX SIT 58 é predominante; assim como linhas alternativas como Raichu V BRS 45, Raikou V BRS 48, Luxray V ASR 50 e afins.
- Decks de Arceus VSTAR CRZ GG70 com Flying Pikachu VMAX CEL 7.
Desvantagens
- Decks de Grama, como Shaymin VSTAR BRS 14, Leafeon VSTAR CRZ 14, Wo-Chien ex sv2 27 e futuramente o Venusaur ex sv2a 3, por conta da fraqueza ao arquétipo, levando o dano dobrado.
- Decks de United Wings, que é um "Single Prize" - ou seja, mesmo se houver prejuízos com perdas de Pokémon, eles ganham força para cada um descartado na pilha de descartes, aumentando o seu dano base, podendo reverter a favor o jogo deles.
- Decks de Lost Box.
- Decks que usem apoiadores como Avery CRE 187, que reduzam o seu banco, o que pode sabotar seu Bibarel BRS 121, Manaphy BRS 41 e Skwovet sv1 151, dependendo da jogada do oponente.
Conclusões
Temos aqui um deck barato, acessível e simples de jogar, que possui uma boa consistência em aguentar dano, curar e providenciar rentabilidade de Pokémon. Temos que lembrar da limitação por utilizarmos etapas evolutivas, diferindo das cartas V, VStar e VMax que se montam de forma rápida com mais praticidade para poder atacar. Mas vale a pena testar esse deck e se divertir!
Até a próxima!
— 评论0
成为第一个发表评论的人