Pokemon TCG

Deck Guide

Deck Tech Standard: Chien-Pao ex

, updated , Comment regular icon1 comments

Acompanhe o deck de Chien-Pao ex, com sua força congelante, com o qual você usa o recurso de descartes de energias de água da sua mão para alcançar os danos necessários para derrubar seu oponente. Temos Baxcalibur como um Pokémon fundamental para energizar seus Pokémon!

Edit Article

Com o recente lançamento de Scarlet & Violet: Paldea Evolvedlink outside website, irei falar sobre os decks referentes aos “Pokémon Artefatos da Ruína”.

Num contexto geral: na obra de Paldea, há estas criaturas lendárias do mundo Pokémon que, segundo as lendas de locais, eram responsáveis pela destruição daquele continente. Eles eram alimentados pelos sentimentos ruins da humanidade, graças a um rei tirano que os usava como fonte bélica, até que, após guerras na região, conseguiram selar essas quatro criaturas.

Ad

E com esse panorama dado, hoje falaremos a respeito de Chien-Pao, que é simbolizado pelo ódios dos soldados que foram mortos durante as guerras da região, onde essa energia se agregou na neve local e se moldou na forma desse Pokémon, na história de Paldea.

Chien-Pao ex + Ice Rider Calyrex VMax: Avalanche da Ruína

Decklist

Loading icon

Chien-Pao ex: A Estrela do Deck

Loading icon

Esse Pokémon tem um ataque bastante simples que consiste em descartar as energias de água ligadas aos seus Pokémon para realizar o dano; não importa a quantidade de energias, sejam 2 cartas de energias, 4 cartas de energias, ou 6 cartas de energias. A imaginação é seu limite para atender sua necessidade de causar mais dano ao oponente.

Descartar 6 energias é mais que suficiente para derrubar todo o metagame, porque estará causando 360 de dano (60 x 6), visto que os Pokémon de maior HP estão registrados com 340, como, por exemplo, Skeledirge ex sv2 37 e futuramente o Venusaur ex sv2a 3.

Para recuperar as energias descartadas no efeito do ataque, utilizamos a Superior Energy Retrieval sv2 189.

Ice Rider Calyrex-V & Ice Rider Calyrex VMax

Loading icon

Ice Rider Calyrex-V

Calyrex-V serve apenas como base para preparar a sua forma V-Max, que é o que nos interessa, mas pode ser útil em alguns momentos do jogo, visto que, se ele usar duas vezes o ataque Glacial Lance, perdendo assim 4 energias de água, você pode utilizar o Superior Energy Retrieval sv2 189 para reparar o prejuízo.

Ice Rider Calyrex VMax

Aqui temos a parte interessante do deck. Com o descarte de até duas energias ligadas a ele, você pode causar 250 de dano por apenas duas energias (10 do dano base + 240 dos descartes das duas energias), podendo poupar as energias de água do deck para fazer recarga com outros Pokémon.

E, fazendo esse ataque duas vezes, perdendo 4 energias, podemos usar Superior Energy Retrieval sv2 189 para recuperá-las.

Suicune-V

Loading icon

Com contas básicas, praticamente temos virtualmente 220 de dano com o Suicune V EVS 31, lembrando que o metagame valoriza o uso de muitos Pokémon em jogo, com o máximo que puder no banco - então sempre terá 100 de dano em cada campo, sem contar que temos o Ice Rider Calyrex VMAX CRE 46 como parceiro de danos.

Com os dois trabalhando em sincronia no deck, isto machuca bastante o jogo do oponente - e, tendo em vista que a energização do Suicune-V é feita com duas energias, é bem prático de montar.

Pokémon Recursivos

Loading icon

- Baxcalibur sv2 60 tem Super Cold, que faz com que, durante seu turno, você possa mobilizar as energias básicas de água da sua mão para os seus Pokémon da forma que você quiser.

É basicamente a reciclagem da velha mecânica do Blastoise PLS 137 - da habilidade Deluge, com o mesmo efeito.

- Radiant Greninja ASR 46 tem a sua habilidade Concealed Cards, que faz com que você, durante seu turno de jogo, possa descartar uma energia da sua mão para poder comprar duas cartas do topo do deck, como um recurso forte de “draw power” para agilizar recursos.

Ad

Cartas Trainer

Apoiadores

Loading icon

- Professor's Research (Professor Sada) sv1 189 serve como “draw power”: descarte a sua mão e compre 7 cartas.

- Irida ASR 147 serve para realizar dois efeitos: buscar um Pokémon de água e pegar uma carta Item do deck.

Vale ressaltar que, com a reforma das cartas Item e Ferramentas no bloco Scarlet & Violet, as Ferramentas ganharam classificação própria, não podendo ser “burladas” por estarem no mesmo grupo das cartas “Item”.

Sendo a carta mais importante do deck, é com ela que poderá fazer a base de evolução do Frigibax sv2 58, usando o Rare Candy PGO 69 para evoluir para Baxcalibur sv2 60 - montando nosso setup o mais rápido possível!

Loading icon

Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172 serve para puxar um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória, agilizando a compra das cartas prêmio.

É uma carta bem útil ao combinar seu uso para utilizar o Chien-Pao ex sv2 61, causando danos de finalização, pois ele consegue ultrapassar 280 pontos de dano em diante com facilidade.

Loading icon

- Iono sv2 185 é extremante poderosa, pois é a fusão dos efeitos de seus antecessores N FCO 105 e Marnie SSH 169 juntos: você e seu oponente embaralham suas mãos e as colocam no fundo do deck. Após isso, vocês comprarão cartas do topo do deck equivalentes à quantidade de cartas prêmios que vocês têm em jogo, no caso, de cada jogo do próprio jogador.

Itens que Favorecem o Set-up do seu Jogo

Loading icon

- Pokégear 3.0 sv1 186 é um item útil para a filtragem das 7 cartas do topo do deck: você pode procurar qualquer carta Apoiador, revelá-la e assim, colocá-la na sua mão.

- Escape Rope BST 125: seu oponente escolherá um Pokémon do banco que será promovido para a posição ativa, e, em seguida, você fará o mesmo com seus Pokémon. O oponente começará primeiro a fazer essa troca (e, se não tiver nenhum Pokémon no banco para fazer a troca, não precisará fazer a troca).

- Ultra Ball sv1 196 serve para procurar qualquer Pokémon, seja evolução ou básico, comum ou ultra raro, desde que você cumpra o requerimento de descartar duas cartas da mão para poder jogá-la.

- Nest Ball sv1 181 serve para procurar um Pokémon básico do deck e colocá-lo direto no banco.

- Battle VIP Pass FST 225 serve para ser usada apenas no seu primeiro turno de jogo: procure por dois Pokémon básicos do seu deck e então coloque-os diretamente no banco.

Quando essa carta se tornar dispensável após o primeiro turno na sua vez de jogar, ela será uma excelente forma de tributo com o uso da Superior Energy Retrieval sv2 189, que pede o descarte de duas cartas da mão para fazer o efeito.

- Choice Belt BRS 135 é uma ferramenta que, se equipada ao Pokémon, causa 30 de dano adicionais contra o Pokémon ativo do oponente que seja do tipo V (seja ele V, VMax, VStar ou VUnion).

Ad

Isso é bom para complementar os danos do Suicune V EVS 31, que pode ir de 220 de dano para 250 de dano contra os Pokémon V do oponente; assim como também para o Ice Rider Calyrex VMAX CRE 46, cujo ataque Max Lance passa de 250 de dano para 280 com o acréscimo da ferramenta, podendo assim já nocautear todos os Pokémon-VStar do formato Padrão.

Estádio

Loading icon

Calamitous Snowy Mountain sv2 174 serve para colocar 2 marcadores de dano aos Pokémon básicos em jogo (seus e do oponente) que não sejam do tipo água que, por ventura, sejam energizados por uma carta de energia básica da mão do jogador.

Resumindo, ele serve para ajudar na finalização de danos, colocando alguns marcadores de dano no início de jogo contra o oponente, e, caso ele tente energizar algum Pokémon básico dele que não seja de água, ele vai receber esses contadores, que podem ser úteis a longo prazo para fechar alguns nocautes.

Arquétipos do Formato

Vantagens

- Decks do tipo fogo.

- Nosso deck não tem a preocupação com o arquétipo elétrico, que geralmente é o que se pensaria, mas os atacantes importantes do deck são representados pelo arquétipo gelo (que enquadra no tipo água), que estão representados pela fraqueza do arquétipo metálico.

Desvantagens

- Decks com Ting-Lu ex sv2 127, pois ele tem a função de travar habilidades, como a do Baxcalibur sv2 60, que é o motor do deck.

Conclusões

É um deck que tem “quase” a mesma pegada da época do Keldeo-EX BCR 49 e Blastoise BCR 31, só que, diferente de usar energias de água acumuladas para ganhar mais dano, aqui é o contrário: descartam-se energias da mão para causar mais dano.

O deck depende muito do Baxcalibur, e, sem ele, nosso deck literalmente morre, o que é ruim, visto que ele é um Pokémon com baixo HP.

Nossa segunda dificuldade é o Ting-Lu ex sv2 127, que é um controle contra Pokémon que usem habilidades, exceto os ex. E, como Baxcalibur usa sua habilidade para girar o deck, o oponente vai ter essa percepção e usar o Hawlucha sv1 118 para usar os contadores de dano e focar nele e sua linha evolutiva, isso se não for usar o Radiant Alakazam SIT 59 para fazer essas mobilizações de danos, prejudicando nosso jogo.

Até a próxima!