Pokemon TCG

Deck Guide

Pokémon TCG: Guia de Deck Standard - Charizard Box (Stuttgart Regional - 2025.2)

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Hoje falaremos sobre o deck campeão do Regional de Stuttgart na Alemanha: a volta do Charizard ex Terastal pelo jogador Nicolai Stiborg, com aprimoramentos vindos de Phantasmal Flames.

Edit Article

Olá a todos.

Na Alemanha, no dia 29 de novembro, logo depois do LAIC, foram validadas as cartas da nova coleção Phantasmal Flames, que eram aguardadas por muitos para análises e estudos de decklists com as novas cratas.

Com isso veio o retorno do Charizard Box, que, pela mente do jogador Nicolai Stiborg, trouxe uma lista utilizando essas atualizações.

Vamos analisar como este deck funciona!

Charizard Box: Regional de Stuttgart

Decklist

Loading icon

Estrutura do deck

Charizard ex “Terastal”: o principal atacante do deck

Loading icon

A sua habilidade é um grande motor de energização, pois ao evoluir o Charizard ex (seja manualmente através do Charmeleon ou usando o atalho da Rare Candy MEG 125 com o Charmander), você poderá procurar por até 3 Basic Fire Energy SVE 10 do deck e ligar estas energias aos seus Pokémon da forma que você quiser.

Seu principal ataque causa 180 de dano e ganha mais 30 pontos para cada carta prêmio que o oponente tenha pego, podendo aumentar até 150 pontos dessa forma (30 x 5), totalizando 330 pontos.

Terapagos ex “Terastal”: o atacante alternativo do deck

Loading icon

O destaque aqui é seu primeiro ataque, Unified Beatdown, que consiste em causar 30 de dano vezes a quantidade de seus Pokémon no banco.

Esse espaço pode ser aumentado para 8 “slots”, desde que haja o estádio Area Zero Underdepths SCR 131 em jogo. Esse combo é ativado a partir do momento em que haja quaisquer Pokémon Terastal em campo (sendo o próprio Terapagos ex SCR 128 um Terastal).

Pokémon recursivos

Pokémon “baby”

Loading icon

- O papel do Noctowl SCR 115 está em sua habilidade: ao evoluir esse Pokémon (de Hoothoot SCR 114 para Noctowl SCR 115) e se houver algum Pokémon Terastal no seu lado de jogo, você poderá procurar uma carta no deck.

- Fan Rotom SCR 118 tem sua habilidade que, no primeiro turno, garante a busca de pelo menos 3 Pokémon incolores com menos de 100 de HP no deck e coloca-os na sua mão. O próprio Pokémon também pode se tornar um excelente atacante de “single prize” provisoriamente, caso cumpra o requisito de ter um estádio em campo para poder atacar.

- Klefki sv1 96 também possui uma ótima habilidade. Se o próprio Klefki estiver como Pokémon ativo, todos os Pokémon básicos em jogo não poderão usar habilidades, exceto ele mesmo. Isso afeta tanto os seus Pokémon quanto os do oponente.

Loading icon

As habilidades de Dusclops e Dusknoir permitem o sacrifício do próprio Pokémon para “pingar” contadores de dano em um dos Pokémon do oponente (na famosa estratégia “spread”). Fazendo isso, o seu Pokémon será nocauteado.

No caso do Dusclops PRE 36, ele aplica 6 contadores de dano, enquanto sua evolução, Dusknoir PRE 37, aplica 13 contadores de dano.

Pokémon de “Rule Box”

Loading icon

- Fezandipiti ex SFA 38 tem a habilidade Flip the Script, garantindo “draw power” de três cartas caso algum Pokémon seu tenha sido nocauteado por ataques do oponente.

- Pidgeot ex sv3 164 tem a habilidade Quick Search, que permite filtrar qualquer carta que quiser do seu deck.

Cartas Trainer

Apoiadores para busca de Pokémon e linhas evolutivas

Loading icon

Sendo um destaque da nova coleção, Dawn garante o filtro de 3 cartas: 1 Pokémon básico, 1 Pokémon evolução estágio 1 e 1 Pokémon evolução estágio 2.

Apoiador com a função de “buff por nocaute”

Loading icon

Briar auxilia seus Pokémon ex Terastal: se algum deles nocautear um Pokémon ativo adversário, permitirá comprar 1 carta prêmio adicional.

Lembrando que só é possível jogar esta carta se o oponente estiver exatamente com 2 cartas prêmios restantes.

Apoiador com a função de manipulação de cartas das mãos dos jogadores

Loading icon

Apoiador com a função “catcher” contra o Pokémon do oponente

Loading icon

Itens de busca de Pokémon

Loading icon

Item para função de “aceleração evolutiva”

Loading icon

Itens para função de reciclagem de Pokémon e energia básica

Loading icon

Estádio

Loading icon

O estádio permite o aumento do espaço dos slots do banco de 5 para 8, caso o jogador tenha algum Pokémon ex Terastal.

Isso é ideal para ser ativado quando estiver com o Charizard ex sv3 125 ou Terapagos ex SCR 128 em campo.

ACE SPEC

Loading icon

A ACE SPEC do tipo “item” força a troca de posição do Pokémon ativo adversário para o banco, permitindo substituir por outro Pokémon à sua escolha. Na sequência, o seu Pokémon ativo também será substituído por um Pokémon do banco.

Essa jogada é útil para nocautes específicos e estratégicos.

Energia especial

Loading icon

A energia promove a mobilidade dos seus Pokémon. Quando equipada especificamente a um de seus Pokémon no banco, ele automaticamente será movido para a posição ativa.

Arquétipos do formato

Vantagens

- Ótima resposta com danos elevados. São danos gradativos, mas que, por conta do Charizard ex sv3 125, tem boas respostas para o “Late-Game” e “End-Game”.

- Para compensar a ausência de valores de dano mais robustos, o Terapagos ex SCR 128 cumpre o papel em combinação com o estádio Area Zero Underdepths SCR 131.

- Set-up com buscas de Pokémon facilitadas graças à carta Dawn PFL 87.

Desvantagens

- O deck conta com apenas 5 energias básicas de fogo, o que apresenta um grande risco caso muitas delas estejam nas cartas prêmio. Isso pode comprometer a partida devido à ausência dessas energias para uso.

- A reciclagem de recursos energéticos é limitada, já que há apenas 1 cópia de Super Rod sv2 188 e 1 cópia de Night Stretcher SFA 61. Ambas podem acabar como cartas prêmio, o que aumenta o risco.

- A estrutura do deck é dependente de estágios de evolução, tornando-o mais lento para conseguir chegar ao Charizard ex sv3 125, devido à limitada quantidade de recursos de evolução, como Rare Candy PGO 69 e, pior, sem a presença da Technical Machine: Evolution sv4 178.

- O deck inclui apenas 2 cópias do Charizard ex sv3 125, o que aumenta a chance de estarem nas cartas prêmio e causa um grande risco.

- A presença do Charmeleon PFL 12 (Phantasmal Flames) é um ponto negativo, já que existe uma versão do Charmeleon sv4pt5 8 (Paldea Fates), que seria melhor devido à sua habilidade de prevenir efeitos. Essa alternativa seria uma escolha mais segura.

Conclusões

Para quem gosta de decks com o Charizard ex sv3 125, essa é uma opção válida. O Charizard ainda será relevante até o ano que vem, quando ocorrerá sua rotação. Isso o torna um ótimo investimento nos próximos meses, especialmente porque as cartas da Phantasmal Flames adicionaram facilidade na busca de recursos para linhas evolutivas, como a Dawn PFL 87.

Quem desejar adquirir as cartas do Charizard ex sv3 125 e Pidgeot ex sv3 164 pode recorrer ao produto League Battle Decklink outside website. Essa é uma forma prática de obter 70% das cartas da lista.

Até o próximo artigo!