Olá a todos.
Sou o Rodrigo e, com o Halloween que passou neste ano, resolvi trazer alguns decks no formato Expanded com Pokémon relacionados à data. São Pokémon fantasmas e obscuros!
O tema de hoje é o Trevenant VMax, que estava bem esquecido no formato.
Trevenant V & Trevenant VMax

Começando pelo Trevenant V EVS 13, sua importância é por conta de seu segundo ataque, Shadow Claw, que causa 120 de dano e pode descartar aleatoriamente uma carta da mão do oponente.
E com sua forma VMax, o Trevenant VMAX EVS 14 tem como principal estratégia usar o seu primeiro ataque, Missing in the Forest, que causa 40 vezes o dano por cada carta Trainer do tipo Apoiador na pilha de descartes do oponente.
Relicanth: o principal Pokémon recursivo

O destaque do Relicanth TEF 84 se dá pela sua habilidade Memory Dive, que concede a possibilidade de seus Pokémon evoluídos usarem os ataques de suas versões prévias – ajudando então o Trevenant VMAX EVS 14 a usar o ataque Shadow Claw, da sua forma base.
Trevenant VMax + Arceus & Dialga & Palkia TAG TEAM-GX: Decklist
Decklist
Entendendo a estrutura do deck
Arceus & Dialga & Palkia TAG TEAM-GX: o princípio de “buffs” de seu jogo e aceleração de energias para início de jogo

O mais rápido possível, nos seus primeiros turnos, você precisa realizar o efeito do ataque Altered Creation (M). Se usar uma energia metálica para o tributo, você ganha mais 30 de dano em todos os seus Pokémon em campo durante o restante da partida. Porém, se além da energia (M) tiver também uma energia (W) ligada, além do benefício anterior, você ganhará uma carta prêmio a mais para cada nocaute de um Pokémon do oponente durante o jogo (lembrando que não é permitido usar mais de um ataque GX por partida).
Como o deck não possui essas energias básicas de água e metal, entra a Double Dragon Energy ROS 97, que consegue cumprir os requisitos do efeito desse ataque.
Com o efeito GX aplicado, explicando o bônus de prêmios adicionais, a premissa é a seguinte:
- Se derrotar um Pokémon “baby”, você pegará 2 cartas prêmio ao invés de 1!
- Se derrotar um Pokémon ex, EX, GX, V ou VStar, ao invés de pegar 2 cartas prêmio, você pegará 3!
- E, por fim, se derrotar um Pokémon Tag Team-GX, VMax, VUnion e Mega Evolução ex, ao invés de pegar 3 cartas prêmio, você pegará 4!
Assim, usando seu principal ataque, Ultimate Ray, você estará causando 180 de dano e ajudando a recarregar 3 Basic Grass Energy sv2 278 do deck para seus Trevenant V EVS 13 e Trevenant VMAX EVS 14.
Pokémon recursivos
Pokémon “Rule Box” recursivos

- Tapu Lele-GX GRI 60a está aqui pela habilidade Wonder Tag, que, ao colocar esse Pokémon da mão no banco, permite que você busque qualquer carta Trainer do tipo Apoiador/Supporter do deck.
- Squawkabilly ex PR-SV 160 é utilizado por sua habilidade Squawk and Seize, que, se jogado da mão para o banco no primeiro turno, permite descartar sua mão e comprar 6 novas cartas.
- Teal Mask Ogerpon ex PRE 12 é fundamental por conta de sua habilidade Teal Dance, que permite ligar 1 Basic Grass Energy sv2 278 da mão para ele e, em seguida, comprar 2 cartas. Ele acelera a 3ª energia do custo de ataque do Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 nos primeiros turnos, com o auxílio do Energy Switch SUM 117.
- Kricketune V BST 6 auxilia no “draw power” geral: se ativo, permite comprar cartas até ter 4 na mão; se estiver no banco, até 3 cartas na mão.
- Latias ex SSP 76 fornece recuo gratuito para os Pokémon básicos.
Cartas Trainer
Apoiadores

- Guzma & Hala CEC 193 é vital nos turnos iniciais para auxiliar o Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156. Seu segundo efeito, ao descartar 2 cartas da mão, permite buscar 1 estádio, 1 ferramenta e 1 energia especial (como a Double Dragon Energy ROS 97).
- Arven sv3 186, vindo de Scarlet/Violet, contribui na busca de uma carta item e uma ferramenta, agilizando o filtro de busca.
- Xerosic's Machinations SFA 64, também de Scarlet/Violet, é uma excelente carta de controle, sabotando a mão do oponente ao descartá-la até restarem 3 cartas.
Estádios

Collapsed Stadium reduz os espaços do banco de 5 para 4, atuando como controle ao limitar as opções do oponente. Para você, ajuda a eliminar Pokémon recursivos que possam se tornar alvos futuros, descartando-os e preservando os elementos principais do set-up.
Ferramentas

Spirit Mask sabota a mão do oponente, já que, ao atacar o Trevenant equipado, ele será obrigado a descartar uma carta, otimizando a estratégia de descartes.
ACE SPEC

Trevenant VMax + Rillaboom: Decklist
Decklist
Entendendo a estrutura do deck
Pokémon recursivos
Pokémon “baby” recursivos

- Budew PRE 4 trava o uso de cartas Trainer do tipo “Item” do oponente no próximo turno com seu ataque.
- Oranguru SUM 113 é utilizado por sua habilidade, que oferece um “draw power” uma vez por turno para ter até 3 cartas na mão.
- Rillaboom SHF 13 é o Pokémon mais importante aqui, sendo a engrenagem principal do deck por conta de sua habilidade, que auxilia na energização de 2 Basic Grass Energy sv2 278 do deck para qualquer um de seus Pokémon.
Cartas Trainer
Apoiadores

Vindos de Scarlet/Violet, como mencionado na lista anterior, essas cartas são úteis para o set-up do deck.
- Arven sv3 186 auxilia muito no filtro dos Battle VIP Pass FST 225, que permitem buscar 2 Pokémon básicos para colocar no banco, acelerando a montagem do Grookey TWM 14 para futuramente evoluir para Rillaboom SHF 13. Também ajuda a colocar rapidamente o Oranguru SUM 113 em jogo para contribuir com o “draw power”.
- Iono sv2 185 tem função tanto de renovação de cartas para sua mão quanto de sabotagem da mão do oponente, dependendo do momento em que for utilizado.
- Xerosic's Machinations SFA 64 é relevante devido ao seu efeito de “controle”/“disrupted”, como mencionado anteriormente.
Estádios

- Path to the Peak CRE 148 serve para sabotar os Pokémon Rule Box do oponente que tenham habilidades, travando-os. Como seu deck não utiliza Pokémon dessa categoria e os que possuem habilidades são do tipo “single prize” (os chamados Pokémon “baby”), ele oferece vantagem estratégica.
- Turffield Stadium RCL 170 auxilia na busca de evoluções de Pokémon do arquétipo grama no deck. Isso ajuda significativamente na linha evolutiva do Grookey TWM 14, Thwackey SHF 12 e Rillaboom SHF 13, priorizando a necessidade urgente de montá-los. Além disso, ele facilita a busca pelo Trevenant VMAX EVS 14, cujo set-up não é difícil de montar.
Ferramentas

ACE SPEC

Conclusões
A linha do Trevenant V EVS 13 e Trevenant VMAX EVS 14 sempre teve um brilho e um certo destaque, demonstrando potencial para ser bem desenvolvida.
Até recentemente, a montagem do deck era limitada ao uso da ferramenta Memory Capsule VIV 155. Algumas estratégias chegaram a incluir o Shining Celebi PR-SM SM79, mas ele limitava as opções. Esse cenário mudou com a chegada do Relicanth TEF 84 de Temporal Forces, que tornou a estratégia mais acessível ao público.
Na primeira lista, a principal limitação está na dependência de muitos Pokémon recursivos de “Rule Box”, que podem se tornar alvos fáceis de “múltiplos prêmios” para o oponente. Em contrapartida, essa lista é mais agressiva, pois, com a presença do ADP, oferece uma energização dinâmica, aumento de dano e o benefício de compras adicionais de cartas prêmio, formando um pacote completo de “buffs”.
Já na segunda lista, a adição do Budew PRE 4 foi particularmente interessante, pois contribuiu com estratégias de controle, além de ser do arquétipo grama, combinando perfeitamente com os efeitos de controle contra o oponente.
Então, é isto. Até o próximo artigo!













— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment