Nos preparativos para a vinda da coleção especial "151" (Pokémon Card 151 ou 151 Kanto Sub Set), estarei postando Deck Techs para o formato Standard com teorias para as cartas novas, que virão em meados de setembro para nós do ocidente.
Vale frisar que as cartas estão com a numeração e códigos baseados na versão oriental, isso é, sv2a, que não pode ser usada em torneios! Elas só poderão ser usadas quando vierem para o ocidente com a tradução americana, e com o código de sv3a.
Nesse artigo, irei mostrar uma lista juntando o útil com o agradável: o Pokémon Dragonite, com sua versão “ex Terastral”, que vem na coleção Obsidian Flames, e a versão que virá em 151, numa função mais recursiva, mas vital para o deck.
Ad
Dragonite Box - Standard
Decklist
Dragonite ex Terastral: A Estrela do Deck
Vamos considerar apenas o seu segundo ataque, Mighty Meteor (W)(L). Ela causa 140 de dano + 140 adicionais caso a moeda que for jogada der “cara”. Se essa moeda der “coroa”, o Dragonite só causará 140 de dano, e no próximo turno não poderá atacar.
Então, temos o revés deste Pokémon não poder atacar no turno seguinte, o que significa que ficará um turno inativo. Há duas soluções possíveis:
1) Usar Escape Rope BST 125 e promover aquele Pokémon novamente para a posição ativa, pois, na regra do Pokémon TCG, toda vez que um Pokémon recua, ele reseta seus efeitos. Portanto, quando o promovemos para a posição ativa, poderemos atacar de novo.
Digamos que usou o Escape Rope BST 125 e promoveu algum Pokémon que tenha um custo de recuo baixo, com uma energia apenas, e que este Pokémon tenha essa energia para pagar o tributo; nisso, você recuaria esse Pokémon e promoveria novamente o Dragonite ex sv3 159 para o ataque.
2) Aqui entra a melhor parte do deck: a versão “baby” do Pokémon, Dragonite sv2a 149 (que virá na coleção especial ”151”). Sua habilidade, Jet Cruise, dá a todos os seus Pokémon recuo zero!
Isso significa que, se você errar a moeda no ataque do Dragonite ex sv3 159, você pode simplesmente recuar esse Dragonite sem pagar o custo de recuo manualmente, e, se tiver mais um Dragonite ex sv3 159 no banco pronto, você pode usá-lo como um novo atacante e ficar nessa constância de ataque e recuo sem perder energias!
Visto que Pokémon do tipo Dragão não têm fraquezas, isto é menos uma preocupação. Se ele acertar a moeda, pode causar 280 de dano, o que é mais que suficiente para destruir todos os Pokémon VStar do Standard!
Pokémon Recursivos
- Dragonite sv2a 149 tem a sua habilidade Jet Cruise, dá a todos os seus Pokémon recuo zero.
De longe, ele é o mais importante Pokémon recursivo do deck. Sem falar que seu ataque, o Dragon Pulse, causa 180 de dano por apenas duas energias, mesmo que o efeito revés do ataque seja o descarte de duas cartas do topo do deck.
- Manaphy BRS 41 tem Wave Veil: se este Pokémon estiver em jogo, todos os seus Pokémon do banco são imunes a danos “sniper” de Pokémon do seu oponente.
O Manaphy previne danos de Pokémon como Kyogre CRZ 36 e Heatmor FST 41, por exemplo, que podem destruir seus Dratini.
- Bidoof CRZ 111 tem Carefree Countenance, que o protege de danos no banco por ataques, o que é muito útil para poder ganhar tempo e evoluí-lo para o Bibarel, que é o que nos interessa. Essa é basicamente a mesma habilidade do Manaphy, só que para si apenas.
- Bibarel BRS 121 entra com sua habilidade Industrious Incisors, que lhe permite, por turno, comprar até ter cinco cartas na mão.
Com isso, caso tenha poucas cartas na mão, mesmo que você use a Iono sv2 185, sempre terá constância e rendimentos com “draw power” no jogo, para ajudar um pouco no set-up do seu deck. Com a habilidade do Bibarel, nunca ficará com poucas cartas na mão.
Ad
- Radiant Greninja ASR 46 possui Concealed Cards: você descarta uma energia da sua mão e compra duas cartas do topo do deck, sendo uma excelente forma adicional de “draw power”.
Mão Boa para Começar
Independente da escolha de ser o primeiro ou o segundo a jogar, essas cartas são certamente favoráveis a um excelente primeiro turno.
Você colocará o Dratini sv2a 147 na posição ativa e assim jogará a carta Battle VIP Pass FST 225, que lhe permitirá procurar por um outro Dratini sv2a 147 e um Bidoof CRZ 111, já que na sua mão já há o Bibarel BRS 121.
Como na sua mão há duas Ultra Ball sv1 196, é possível guardá-las para o próximo turno, para escolher outros Pokémon, sejam da linha evolutiva do Dratini ou até outros Pokémon recursivos para manter seu set-up o mais sólido possível.
Cartas Trainer
Apoiadores
- Professor's Research (Professor Oak) CEL 23 serve como “draw power”: descarte a sua mão e compre 7 cartas.
Apoiador com a Função de “Catcher” contra o Pokémon Adversário
Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172 serve para puxar um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória.
Se isso for aplicado de forma certa usando o Dragonite ex sv3 159 com seu segundo ataque sendo acertado com a moeda, ele causa um dano a mais do que suficiente.
- Iono sv2 185 é extremante poderosa, pois é a fusão dos efeitos de seus antecessores, N FCO 105 e Marnie SSH 169, juntos: você e seu oponente embaralham suas mãos e colocam no fundo do deck. Após isso, vocês comprarão cartas do topo do deck equivalentes a quantidade de Cartas Prêmios que vocês têm em jogo, no caso, de cada jogo do próprio jogador.
Exemplo: se o seu oponente tem 2 Cartas Prêmios e você tem 4 Cartas Prêmios e usa essa carta como efeito, vocês embaralham as mãos para o fundo do deck, e nisso o oponente comprará apenas 2 cartas e você comprará 4 cartas.
- Geeta sv3 188 serve para procurar duas energias básicas do seu deck para energizar um de seus Pokémon, porém, nesse turno, se usar essa carta, os seus Pokémon não atacam.
Vai ser estranho dizer isso, mas ela é uma das piores cartas lançadas em *Obsidian Flames. Mesmo assim, aqui ela tem um uso muito específico que pode ser útil apenas em uma situação.
Supondo que você jogou o seu Dragonite ex sv3 159, errou a moeda no seu segundo ataque e não pode em momento algum recuar. Como o Pokémon tem 330 de HP, e o tipo Dragão não tem fraquezas, a sua preocupação com danos dobrados não existe, então este Dragonite ex serve como “tanker” para aguentar aquele turno para receber danos. Então, você jogará a Geeta sv3 188 para energizar outro Dragonite ex ou seus antecessores (Dratini ou Dragonair) para ajudá-lo, já que seu custo de ataque para o objetivo final são duas energias, exatamente como é descrito o efeito da carta Supporter, e, por isso, há uma chance de considerá-la no deck.
Ad
Itens
- Battle VIP Pass FST 225 serve para ser usada apenas no seu primeiro turno de jogo: procure por dois Pokémon básicos do seu deck e então coloque-os diretamente no banco.
Quando essa carta se tornar dispensável após o primeiro turno na sua vez de jogar, ela será uma excelente forma de tributo com o uso da Superior Energy Retrieval sv2 189, que pede o descarte de duas cartas da mão para fazer o efeito da carta.
- Ultra Ball sv1 196 serve para procurar qualquer Pokémon, seja evolução ou básico, podendo ser Pokémon comum ou ultra raro, desde que você cumpra o requerimento de descartar duas cartas da mão para poder jogá-la.
- Capturing Aroma SIT 153 serve como uma busca de Pokémon: você joga a uma moeda - se der cara, procure por um Pokémon evolução, mostre ao oponente e coloque-o na sua mão; mas caso dê coroa, pegue um Pokémon básico, mostre-o e coloque-o na sua mão.
- Rare Candy PGO 69 é uma carta vital para a aceleração do jogo, pois é com ela que pulará etapas de evoluções de seus Pokémon, visto que, nessa lista, nota-se que não tem uma linha ordenada de Dratini > Dragonair > Dragonite; justamente para economizar cartas no deck e poder evoluir o mais rápido possível.
- Trekking Shoes ASR 156 é excelente para acelerar o topo do deck, podendo escolher a carta no topo para tê-la em mãos ou descartar e comprar a próxima carta do topo - otimizando a filtragem do deck.
- Pal Pad sv1 182 é um item que recicla duas cartas Apoiadores da pilha de descartes para o deck.
- Energy Recycler BST 124 é um item que recicla 5 energias básicas da pilha de descartes para o seu deck.
- Super Rod sv2 188, como reprint da era Black/White, entra como outra opção de reciclagem, visto que ela recicla 3 cartas, energias básicas e Pokémon, de volta para o deck.
- Escape Rope BST 125: seu oponente escolherá um Pokémon do banco que será promovido para a posição ativa, e, em seguida, você fará o mesmo com seus Pokémon. O oponente começará primeiro a fazer essa troca (e se não tiver nenhum Pokémon no banco para fazer a troca, não precisará fazer a troca).
Estádio
Path to the Peak CRE 148 serve para ambos os jogadores: todos os Pokémon que tenham Rule Box não poderão usar habilidades.
Isso é excelente para sabotar os Pokémon do oponente que usem e abusem de habilidades, e seu único “prejuízo” é com o Radiant Greninja ASR 46, mas é só um dos seus Pokémon.
Como temos no formato muitos que usam habilidades, como Charizard ex sv3 125, Chien-Pao ex sv2 61, Ting-Lu ex sv2 127, Arceus VSTAR CRZ GG70, ele é muito útil.
Arquétipos do Formato
Vantagens
- Deck do arquétipo Dragão, com o benefício de não ter a fraqueza.
- Com o Dragonite sv2a 149, você garante recuo zerado aos seus Pokémon.
Ad
- Sabotagem de habilidades de Pokémon de Rule Box do oponente com o Path to the Peak CRE 148.
- Dano alto de 280 pontos, destruindo todos os Pokémon VStar do formato.
Desvantagens
- Dragonite ex sv3 159 depende da moeda para acertar o segundo ataque e manter a constância de ataque; então depende de sorte.
- Decks que façam um set-up mais rápido sem precisar de linhas evolutivas de estágio 2 para atacar. Os Pokémon VStar e VMax conseguem ser mais rápidos para atacar e ganhar essa vantagem, e um exemplo disso é o Mew VMAX LOR TG30.
- Decks que usem Avery CRE 130 ou Collapsed Stadium BRS 137 para sabotar o seu banco.
Conclusões
É um deck que tem a praticidade de causar um dano bom por apenas duas energias (mesmo que custe a sorte de jogar a moeda). A graça do deck em si é justamente a acessibilidade do custo de recuo ser gratuito.
Claro que o deck tem desvantagens contra as raridades de Sword & Shield, com o uso das cartas VStar e VMax, que são bem mais explosivas e mais rápidas de montar do que decks que tenham cartas com um ‘’passo a passo’’ com estágio 2. Isso só mudará quando a rotação vier para o encerramento das cartas de letra E e F, mas ele vale uma chance de ser experimentado.
Até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment