Com o lançamento de Scarlet & Violet: Paradox Rift, falarei da minha lista pessoal das cartas mais bonitas da coleção.
Vale ressaltar que é apenas uma opinião, e com base nisso, vamos começar:
Top 10 Cartas Mais Belas de Paradox Rift
10 - Garchomp ex Terastal (Full Art - 245/182)
Garchomp já tinha sido destacado nas artes da coleção especial "151" com a arte de Oswaldo KATO, que trabalhou com a Pokémon Company pela primeira vez.
Uma das raridades das representações desse Pokémon traz ele cristalizado com esse efeito “Terastal”, e o ilustrador conseguiu captar a mesma essência que a Akira Egawa com seu Charizard ex sv3 223. Desse modo, manteve as cores do Pokémon com o mesmo efeito de “stained glass”, sem perder a identidade e diálogo visual da arte da carta.
Ad
9 - Roaring Moon ex (Special Illustration Rare - 251/182)
A arte é bem vívida, mostrando o esplendor do Pokémon rugindo para os outros menores que ele, mostrando que é um predador mais ameaçador, justamente como era na era jurássica.
Caso o nome do ilustrador, Ryota Murayama, não seja familiar para você: ele é responsável pelas artes de muitos Charizard na franquia, como o do Sun/Moon: Dragon Majesty, Sun/Moon: Unbroken Bonds e de Sword/Shield: Brilliant Stars.
Além disso, Murayama fez artes de outros Pokémon, como o trio de lendários de Hoenn: Groudon-EX PRC 85 e Kyogre-EX PRC 54 de X/Y: Primal Clash, e Rayquaza-EX ROS 75 de X/Y: Roaring Skies.
E para os fãs de Eeveelutions, ele também foi responsável pelas artes do Espeon LOT 89 e Umbreon LOT 120 de Sun/Moon: Lost Thunder.
Claro, para os colecionadores de treinadores com seus Pokémon assinaturas, ele fez o Red com seu Pikachu na expansão Sword/Shield: Lost Origin na Trainer’s Gallery.
8 - Loudred (Illustration Rare - 212/182)
A arte tem uma inspiração em “Pop Art”, movimento artístico da década de ‘60/’70 que apresentava o uso de cores vívidas e a mistura de hachuras e malhas de pontos, além de formas geométricas com acentos e movimentos dinâmicos, típicos de quadrinhos.
Muitos artistas musicais da época, como Rita Lee (no campo brasileiro) e David Bowie (no campo internacional), e também o Pop-Music japonês foram influenciados em algumas capas de seus álbuns nessas décadas; como o Loudred é um Pokémon associado ao som, a combinação desse tipo de escolha com a proposta dele foi muito bem colocada pelo NC Empire.
Alguns de seus trabalhos recentes em Scarlet/Violet foram o Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172 e Charmander PR-SV 47.
Mas, para quem é fã de Charizard, reconhecerá seu trabalho na ilustração para o pré-release de Sword/Shield: Vivid Voltage.
7 - Blitzle (Illustration Rare - 195/182)
A arte conquista pela atmosfera, na qual há a riqueza de detalhes da floresta com os troncos velhos e a vegetação um tanto “morta”; parece ser uma época de outono, e a escuridão que toma conta do local é apaziguada pela iluminação da crina do Pokémon. É um trabalho que mostra uma baita técnica.
A arte fica por conta do matazo. É seu segundo trabalho para a empresa; seu primeiro foi o Lapras sv3 45.
6 - Iron Jugulis (Illustration Rare - 216/182)
A arte com a pintura semelhante a um tipo de render, com granulado e cores chapadas, dá um ar de arte “futurista” que foi adotada pelo público atual com o resgate do “Vapor Wave”, que usa de elementos em neon e também tecnologia. Há também o céu do alvorecer, com os tons de lilás e laranja, bem comuns nesse tipo de arte, que mesclam com um azul levemente escuro nessa composição do degradê, quase parecendo uma jogada de “spray de tinta do Paint” para fazer essas camadas, o que foi genial.
Ad
Como veio de uma temática de um Pokémon do “futuro”, o Hydreigon nesse modelo, a proposta artística ficou muito interessante.
E claro, o responsável da arte foi o GIDORA, que é um nome bem conhecido aqui nos artigos da Cards Realm.
Seus trabalhos principais foram com a linha de Charmander e Charmeleon na coleção especial de ”151”:
Para os fãs de Charizard, ele foi responsável pela arte dele no Trainer’s Gallery em Sword/Shield: Lost Origin.
5 - Porygon-Z (Illustration Rare - 214/182)
A arte com o Pokémon sendo um “streamer”, visto que ele é associado a computação e tecnologia no geral, foi uma sacada genial do artista GOSSAN.
Ainda há a vivacidade das cores do quarto com vários aparelhos eletrônicos, como um videogame no canto (parecendo um pouco com um “Nintendo 64”). Tem também rádio, set-up para um usuário “gamer” e também “streamer”. O mais curioso é que na prateleira há alguns acessórios colecionáveis; os bonecos “Amiibo” (que é da própria Nintendo) de ”Super Smash Bros”.
GOSSAN também é novo na empresa, ilustrando só uma carta em Sword/Shield: Brilliant Star, mas o seu maior auge foi com as cartas do Snorlax promocionais da Elite Trainer Box de ”151” e a Trainers’ Gallery do Silver com seu Crobat em Sword/Shield: Lost Origin.
4 - Swablu (Illustration Rare - 213/182)
A simplicidade dos Pokémon reunidos nos degraus, como se fossem mesmo pássaros normais descansando um pouco, é muito cativante.
É lindo o uso das cores vívidas, o céu bem pintado, as rochas dos degraus bem representadas com o ângulo de perspectiva e as sombras das plantas.
E claro, não podemos esquecer quem foi o responsável por essa obra de arte: Jiro Sasumo, o campeão de ilustrações da Pokémon Company/Creatures em 2020 com seu Charizard.
3 - Altaria ex (Special Illustration Rare - 253/182)
Dando continuidade à sequência da história do Swablu na arte anterior, ele evoluiu e voou com seus amigos Wingull, mostrando o resplendor do cenário local na vista aérea. Novamente Jiro Sagumo é o responsável pela arte.
2 - Aegislash (Illustration Rare - 210/182)
A arte fica nessa segunda colocação por conta do seu tom mais realista, mostrando um destaque da muralha de uma antiga fortaleza ou um castelo, e claro, fazendo referência a um Pokémon armado com uma espada e escudo, mostrando um contexto histórico.
Os detalhes dos tijolos, a poltrona de pedra, os musgos que penetram nos respiros dos encaixes da alvenaria e também a vegetação no piso; tudo é perfeito nessa expressão feita pelo Takumi Wada. Essa carta é seu primeiro trabalho oficial em uma expansão de Pokémon, no bloco Scarlet/Violet, já que ele era o artista por trás de Zelda: Breath of Wild.
Ad
As suas três primeiras artes eram demonstrações de uma exposição feita pela Pokémon Company Japonesa em 2022, que foram: Zacian, Gardevoir e Dragonite (que não vieram para o Ocidente).
1 - Groudon (Illustration Rare - 199/182)
A arte mostra a grandiosidade de Groudon como soberano das “massas terrestres”, que é a sua função no mundo Pokémon como um lendário.
As erupções vulcânicas, o choque da lava em contato com o mar, solidificando-as; tudo isso resume o histórico do Pokémon na sua eterna rivalidade contra Kyogre.
E ainda, de forma imponente, semelhante a um “kaiju”, Groudon também tem alusão a inspiração judaica, como uma interpretação de Behemoth.
A arte foi feita por Nurikabe, o mesmo autor do Tyranitar sv2 222 de Scarlet/Violet: Paldea Evolved. Também há outros trabalhos em que ele se destaca, como o Aerodactyl V LOR 180.
Considerações Especiais
Tulip (Special Illustration Rare - 259/182)
Temos nessa arte a marca registrada da grandiosa Akira Egawa, que tem a habilidade de colocar seus desenhos em uma arte mais realista.
Aqui vemos a personagem com a Dendra num camarim, considerando que a Tulip é uma modelo na história dos jogos.
Espathra (Illustration Rare - 197/182)
Temos aqui outra arte da Akira Egawa, e com o Pokémon principal da Tulip.
Espathra é do tipo Psíquico, pode chegar à velocidade de até 200km/h, e suas habilidades são transmitidas pelos seus olhos para paralisar seus inimigos. É um Pokémon agressivo.
Parecida com um “avestruz”, ela aparece mais em regiões montanhosas e desérticas, como bem representado na carta.
Golisopod ex (Special Illustration Rare - 246/182)
Novamente, o ilustrator Oku retorna com artes de caráter mais sério, deixando os Pokémon Insetos com mais robustez e imponência. Após seu sucesso com Scizor sv3 205 em Obsidian Flames, ele retorna com essa arte magnífica do Golisopod, ao que aparenta, abaixo do mar, em algum tipo de navio naufragado.
Em Paradox Rift, ele já tem mais duas artes adicionais (contando com o Golisopod ex, três artes).
Professor Sada's Vitality (Special Illustration Rare - 256/182)
Novamente, Ryota Murayama (o mesmo que ilustrou o Roaring Moon ex postado no nosso Top 10) retorna com uma carta nessas colocações especiais, que representa uma arte belíssima da Sada.
Magby (Illustration Rare - 186/182)
O ar de beleza da arte é o jogo de cores usados na lava, que é algo que nos hipnotiza. Esse trabalho belíssimo se deve a Mina Hakai, que já trabalha para a Pokémon desde a era Sun & Moon.
Seus trabalhos mais recentes são as cartas do Koraidon PR-SV 14 e da Cleffa PR-SV 37.
Ad
Snorunt (Illustration Rare - 188/182)
Assim como a questão do Magby, o destaque da arte é por conta do cenário, mostrando um local em pleno inverno, e o Pokémon brincando em seu habitat natural, o que dá a composição artística e ao Pokémon um tom inocente e divertido.
A desenhista Narumi Sato tem uma grande trajetória, pois ela tinha participado do Grand Prix de ilustrações no ano de 2018, chegando a ser top 8 com a arte do Eevee. Desde então, ela começou a trabalhar para a empresa.
Para os fãs de Eeveelutions, ela fez trabalhos como Glaceon V EVS 175 e Eevee sv3pt5 133.
Em cartas promos de pre-release, ela fez artes do Snorlax PR-SW SWSH068 e Pyukumuku PR-SW SWSH169.
Steelix (Illustration Rare - 208/182)
Finalizando as considerações especiais, novamente, o cenário compositivo da arte é o que chama atenção com o Steelix: dentro do canteiro de obras, pode-se notar os Pokémon Timburr e Gurdurr, que são essencialmente caracterizados por segurarem vigas e estruturas construtivas, e o Steelix faz o papel de andaime para os trabalhadores.
Conclusões
O que acharam da lista? Como montariam suas composições das 10 melhores artes? Comente abaixo!
Até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment