Faltando pouco para o lançamento da coleção especial do ”151” (Pokémon Card 151 ou 151 Kanto Sub Set), irei analisar os Pokémon e separar os 10 melhores para o modo competitivo, além de oferecer algumas considerações especiais.
Vale lembrar que os cards estão com a numeração e códigos baseados pela versão oriental, isso é, sv2a, que não pode ser usado em torneios! Só poderão ser usados quando vierem para o ocidente com a tradução americana, e com o código de sv3a.
Top 10 Pokémon Mais Importantes de “151” para o Metagame
Ad
10 - Clefable
O que nos interessa aqui é seu último ataque, Additional Moon, que causa 50 de dano, e te compra uma Carta Prêmio a mais se o oponente for nocauteado por esse ataque.
Isso é interessante, visto que o formato tem o deck de Clefairy LOR 62, que acumula energias Psíquicas. Podemos falar também do próprio arquétipo, no qual temos Gardevoir ex sv1 86 e Cresselia LOR 74 com sua sinergia de energização por dano recebido.
Além disso, com a manipulação de marcadores que o Radiant Alakazam SIT 59 pode mover, o céu é o limite...
9 - Dodrio
Habilidade Wild Dash Draw: durante o seu turno, você poderá colocar um marcador de dano nesse Pokémon, e se fizer, você compra uma carta.
Ataque Raging Beaks (C): causa 10 de dano + 30 para cada marcador de dano contido no Dodrio.
É uma alternativa de Pokémon com função recursiva que também é um excelente atacante, diferente do Bibarel PR-SW SWSH188 que precisa jogar a moeda com chances de errar o ataque, mesmo sendo um dano alto, de 120 pontos. Embora não se compare com a compra de cartas fixas como ele pode fazer, o Dodrio sv2a 85) pode ir comprando cartas, além de poder causar um dano absurdo com 280 de dano por uma única energia incolor. Isso pode garantir até nocautes contra Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67, Giratina VSTAR CRZ GG69 e até mesmo contra Arceus VSTAR CRZ GG70!
8 - Dragonite
Habilidade Jet Cruise: todos seus Pokémon em jogo tem recuo zero.
Ataque Dragon Pulse (W)(L): cause 180 de dano e descarte duas cartas do topo do deck.
É praticamente um Pokémon com 4 vantagens:
- Sendo tipo Dragão, ele não tem fraqueza.
- Sendo de “Single Prize”, o seu prejuízo com perca de Cartas Prêmios é mínimo.
- Tendo um excelente ataque de 180 por apenas duas energias, é prático ter esse Pokémon como atacante.
- E o melhor de tudo: recuo zero a todos seus Pokémon.
7 - Gengar
Ataque Poltergeist (P): o seu oponente revela a mão. Este ataque causa 50 de dano para cada carta do tipo Trainer que encontrar por lá.
Ataque Spooky Dive (P)(C): cause 110 de dano e coloque 3 marcadores de dano em um dos Pokémon do oponente da forma que quiser.
Para quem é da época de Sun/Moon: Team Up, está lembrando de alguém? O antigo Gengar & Mimikyu-GX TEU 53, que foi um terror no Standard com seu ataque de mesmo nome, fazia o mesmo efeito. O melhor de tudo é que, nessa releitura, é um Pokémon de “Single Prize” que, se for nocauteado, não perderá “três Prêmios”, como era o seu “antecessor”.
Além disso, temos o segundo ataque, que combina muito com o Radiant Alakazam SIT 59. Com sua habilidade, ele pode mover os contadores de dano, ajudando a fechar nocautes, visto que o formato usa uma quantidade absurda de Trainers (na média de 28 para 33 Trainers, isso quando não há casos que usem 42 Trainers).
6 - Venusaur ex
Habilidade Soothing Bloom: se este Pokémon estiver na posição ativa, você pode escolher um de seus Pokémon em jogo e curar 60 pontos de dano.
Ad
Ataque Potent Whip (G)(G)(C): causa 150 de dano e o Pokémon ativo do oponente está Envenenado e Confuso.
Com a predominância gradual do Charizard ex sv3 125, muitos jogadores voltaram a prestar atenção no arquétipo Grama, que é a fraqueza do tipo Sombrio e desse Charizard em particular.
Com combinações de cura, ele pode unir forças com Serperior VSTAR SIT 8 e Radiant Tsareena SIT 16 com apoio das cartas como Saguaro sv2 187 e Cheryl BST 123, lhe garantindo mobilização de energias, além de curas constantes. Isso sem falar que o próprio Venusaur ex trabalha com uso de bad status, como Veneno e Confusão, e o Radiant Hisuian Sneasler LOR 123 pode reforçar os efeitos de contadores de Veneno.
Aqui na Cards Realm publiquei um artigo com uma proposta de deck do Venusaur ex. Confira aqui.
5 - Zapdos ex
Habilidade - Voltaic Float: se esse Pokémon estiver com qualquer energia Elétrica ligada a ele, o custo do seu recuo será zerado.
Ataque - Multishot Lightning (L)(L)(L): este Pokémon causa 120 de dano ao Pokémon ativo, e ainda causa 90 de dano a um dos Pokémon do banco do oponente que tenha qualquer marcador de dano.
Zapdos ex será muito forte para o arquétipo Elétrico, justamente por conta da força que o Miraidon ex sv1 81 e Miraidon ex sv3 79 tem com várias formas de uso, contando com Regieleki VMAX SIT 58, Raichu V BRS 45 e Raikou V BRS 48.
Mesmo que no formato haja o Manaphy BRS 41, que evita esses ataques “sniper”, você pode usar Canceling Cologne ASR 136 para sabotar a habilidade dele e poder fazer a estratégia proposta do Zapdos ex.
No site, também há um artigo com uma sugestão de montagem com ele no arquétipo, que você pode conferir clicando aqui.
4 - Jynx ex
Ataque Ba-Dum Kiss (W)(C)(C): se o Pokémon ativo do oponente estiver Adormecido, ele é automaticamente nocauteado.
Ataque Icy Wind (W)(W)(W): causa 120 de dano e o Pokémon ativo do oponente fica Adormecido.
Como Baxcalibur sv2 60 tem a sua habilidade Super Cold, ele pode mover energias básicas de Água da sua mão para seus Pokémon, podendo também cumprir os tributos do ataque da Jynx ex sv2a 124, e ainda temos um cereja a mais nesse bolo: o seu primeiro ataque com efeito de status de “Instant K.O.” é algo muito forte no formato, competindo com o ataque VStar do Giratina VSTAR CRZ GG69.
A diferença é que, com o Giratina VSTAR CRZ GG69, é preciso ter 10 cartas na Lost Zone, e ainda é um ataque VStar, ou seja, só estará disponível uma vez em todo o jogo; ao contrário da Jynx ex sv2a 124, que só precisa de uma condição: o oponente precisa estar com o “status” de Adormecimento para que o efeito se cumpra.
Ad
Confira uma sugestão de deck com a Jynx ex clicando aqui.
3 - Mew ex
Habilidade Restart: durante seu turno, você compra cartas até ter 3 em sua mão.
Ataque Genome Hack (C)(C)(C): escolha um ataque do Pokémon ativo do oponente e copie-o.
Mew ex possui função de suporte, geralmente com uma cópia no deck, principalmente em decks do Lugia VSTAR SIT 139. Nestes decks, com sua habilidade VStar, para fazer a invocação dos Archeops PR-SW SWSH272, eles farão a energização dos Pokémon, incluindo o Mew ex sv2a 151, para agir em uma situação muito específica. Essa situação será para aplicar fraqueza ou lidar com inimigos mais fortes, como o próprio Giratina VSTAR CRZ GG69, que está muito predominante no formato pelo seu dano alto, ou até mesmo copiando o Charizard ex sv3 125 pela explosão de dano.
2 - Alakazam ex
Ataque Mind Jack (C)(C): causa 90 de dano + 30 para cada Pokémon do banco do oponente.
Ataque Dimensional Manipulation (P)(P): causa 120 de dano e este Pokémon pode atacar mesmo estando no banco.
Alakazam ex quase ganha o primeiro lugar na lista, mas, no meu coração, ele ficará em primeiro lugar devido à estratégia “stall” do seu segundo ataque, com o qual ele pode usar Pokémon recursivos ao seu favor, como Spiritomb sv2 89 e Klefki sv1 96, para travar o oponente. Também há a opção de colocar o Mimikyu sv2 97 como Pokémon ativo e deixar o Alakazam ex sv2a 65 no banco, já que ele é o primeiro Pokémon da história do TCG que pode atacar do banco!
Com isso, ele sabota todos os Pokémon ultra raros do jogo com os recursivos citados, e ainda tem a garantia de estar protegido no banco!
O único problema desse deck seria sua montagem, já que, como se trata de um estágio 2, pode ser um pouco lento. Confira uma ideia de lista clicando aqui.
1 - Blastoise ex
Habilidade Solid Shell: este Pokémon recebe menos 30 pontos de dano ao receber ataques do oponente.
Ataque Twin Cannon (W)(W): causa 140 de dano vezes a quantidade de cartas básicas de Água descartadas da sua mão, com um limite de até 2 cartas descartadas dessa forma.
Mesmo sendo um Pokémon de estágio 2, o arquétipo de Água está muito forte atualmente, e temos como exemplo decks com Jynx ex com o Baxcalibur sv2 60 e sua habilidade Super Cold.
Além dele como atacante, temos no formato Chien-Pao ex sv2 61 e Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67 como opções rápidas para ir atacando de início, e preparar o Blastoise ex sv2a 9 depois, formando um deck rápido e explosivo.
É só devido ao Baxcalibur sv2 60 que Blastoise está em primeiro lugar na lista como o melhor de todos os iniciais de Kanto para usar em um deck.
Ad
Considerações Especiais
Golem ex
Ataque Dynamic Rollout (F): causa 50 de dano, mas, durante o próximo turno, este Pokémon poderá causar 120 de dano adicionais contra o Pokémon ativo do oponente.
Ataque Boulder Blaster (F)(C)(C): causa 180 de dano, e este ataque não é afetado pela resistência.
Aqui temos um bom exemplo de deck “tanker”, que faz jus ao Pokémon com sua natureza de Golem sempre mostrada nos jogos. Temos a vantagem de aumento de ataque com o próximo ataque consecutivo, e também com o segundo ataque, que não é afetado pela resistência, o que é algo excelente!
Charizard ex
Ataque Resolute Wings (F): causa 60 + 100 de dano caso esse Pokémon tenha qualquer marcador de dano consigo.
Ataque Detonating Vortex (F)(F)(F)(F): causa 330 de dano e descarta três energias desse Pokémon.
Embora eu ame o Pokémon pelo seu poder bruto desde sempre, infelizmente nesse formato ele é fraco, não por questão de poder de destruição (330 de dano leva 98% do formato com facilidade), mas sim pela questão da tributação de seu segundo ataque, porque se observar, temos 2 prejuízos:
- Alto custo de 4 energias, ainda mais quatro energias puras de Fogo.
- Precisa descartar três energias para realizar o efeito.
Embora haja o Charizard PGO 10 com sua habilidade de duplicação de energias básicas de Fogo, é um set-up muito pesado de montar.
Não é como em Sun/Moon quando tínhamos muitas cartas para ajudar ao arquétipo de Fogo, como Heat Factory ◇ LOT 178 para compra de cartas, Fire Crystal UNB 231 para recuperar energias básicas de Fogo, Fiery Flint DRM 76 para o filtro de energias de Fogo na mão, e a majestosa Welder UNB 214, que fazia aceleração de energias de Fogo da mão aos seus Pokémon e comprava cartas! Infelizmente, essa “era no formato Padrão” é passado, e não temos esse privilégio. Por isso, o contorno da situação é o uso desse Charizard PGO 10 junto com a habilidade do Charizard ex sv3 125 para essas energizações serem pagas.
Claro que temos outros meios de energização, como o Chi-Yu ex sv2 40 e o estádio Magma Basin BRS 144, mas ainda não é o suficiente.
Beedrill
O que nos interessa aqui é seu primeiro ataque, Adverse Stinger, que causa 30 de dano mais 120 caso não tenha nenhuma carta na mão e ainda deixa o Pokémon ativo do oponente Envenenado e Paralisado.
Deixar paralisado, no TCG, é um dos “bad status” mais fortes que temos.
Ele é basicamente a reciclagem da velha mecânica de “No Hands” usado pelo clássico Granbull LOT 138 em Sun/Moon e pelo Hisuian Arcanine LOR 84 dentro do Standard.
Chansey
O estrelato da carta é por conta da sua habilidade Lucky Bonus: se este Pokémon for pego diante de uma compra de Carta Prêmio numa partida (obviamente virado para baixo) e se seu banco não estiver cheio, você poderá colocá-lo no seu banco e em seguida jogar a moeda: se der cara, você comprará uma Carta Prêmio a mais.
Ad
Mr. Mime
Mr. Mime é uma boa opção para travar o oponente com sua habilidade Copycat Barrier: se este Pokémon e o do oponente tiverem a mesma quantidade de energias ligadas a eles, o Mr. Mime consegue prevenir os danos diretos do oponente.
É algo útil que pode ser pensado no futuro, dependendo do arquétipo que possa acelerar as energias para Mr. Mime poder ser um tipo de “muro” contra o oponente.
Conclusões
O que acharam da lista? Como montariam a sua composição dos seus Pokémon de “151” mais fortes? Comente abaixo!
Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar