Olá a todos. Sou Rodrigo e venho aqui trazer mais ideias e possibilidades de decks para o formato Padrão/Standard no Pokémon TCG.
E nessa matéria, com o hype da expansão Lost Origin, vamos começar com a carta assinatura da expansão, o símbolo que a registra: o temível Giratina.
Giratina-VStar: O retorno da mecânica da Lost Zone
Com alta vida de 280 de HP e sem fraquezas no arquétipo do tipo dragão, Giratina começa forte e modificando o formato do jogo para que os decks atuais tentem lidar com essa nova ameaça.
Ad
Agora com o retorno da mecânica da Lost Zone, seu ataque V-Star, Star Requiem, com o mínimo de 10 cartas na Lost Zone, pode nocautear o Pokémon ativo do oponente, independente do seu HP, recursos de Ferramentas/Tools que aumentem vida ou quaisquer efeitos — o que torna essa carta um grande perigo para quem o enfrenta.
Análise do deck
O deck consiste em simplesmente colocar o máximo de cartas suas na Lost Zone o mais rápido possível, e para isso, temos o Comfey LOR 79 com sua habilidade Flower Selecting, onde se ele é seu Pokémon ativo, você olha as duas cartas do topo do seu deck: uma vai para sua mão e a outra vai para a Lost Zone. Esse é o princípio básico.
Depois disso, o seu recurso posterior, supondo hipoteticamente que nessa olhada do topo do deck tenha vindo para sua mão, na melhor jogada, o Trainer Supporter Colress's Experiment LOR 155 faz com que olhe as 5 cartas do topo do seu deck: coloque 3 em sua mão e o restante para a Lost Zone. E nesse ciclo que deve-se manter a sua jogada, para que assim possa montar a energização rápida para o Giratina V LOR 130 e Giratina VSTAR LOR 131.
Sobre energização, entramos com a carta Mirage Gate LOR 163, que só pode ser ativada se estiver com mínimo de 7 cartas na Lost Zone: você pode procurar por duas energias básicas diferentes e ligá-las a um de seus Pokémon.
Esse é basicamente o script para o Giratina. E falando desse Pokémon, vamos conhecer suas cartas:
HP: 220
Fraqueza: Nenhuma
Resistência: Nenhuma
Custo de recuo: Duas energias incolores
Caixa de Regra de Pokémon V: Se ele for nocauteado, o oponente pega duas cartas prêmio
1) Ataque - Abyss Seeking: Por uma energia incolor, olhe as quatro cartas do topo do seu deck. Duas vão para sua mão e as outras duas para a Lost Zone.
2) Ataque - Shred: Por uma energia de planta/grama, psíquica e incolor, causa 160 de dano base e não é afetado por quaisquer efeitos do Pokémon ativo do oponente.
HP: 280
Fraqueza: Nenhuma
Resistência: Nenhuma
Custo de recuo: Duas energias incolores
Caixa de Regra de Pokémon VStar: Se ele for nocauteado, o oponente pega duas cartas prêmio
1) Ataque - Lost Impact: Por uma energia de planta/grama, uma psíquica e uma incolor, você causa 280 de dano base e descarte duas energias ligadas ao Giratina-VStar para a Lost Zone.
2) Ataque VStar - Star Requiem: Por uma energia de planta/grama e uma psíquica, você só pode usar esse ataque se estiver com no mínimo 10 cartas na Lost Zone, e se tiver como cumprir, o Pokémon ativo do seu oponente é automaticamente nocauteado (o ataque ou habilidade que tenham nome VStar só pode ser usado uma vez por partida).
Pokemón importantes
De atacante secundário, temos o Cramorant LOR 50 que serve como um recurso de uma carta prêmio para não forçar o ataque Lost Impact do Giratina para perder mais energias, e principalmente contra Miltank ASR 126 que é uma carta anti-Pokémon V presente com muita frequência nos decks de Blissey V CRE 119.
Ad
De Pokémon para procura de recursos, temos o Crobat V DAA 104 com a habilidade Dark Asset, que se baixado da sua mão para o banco, pode comprar até seis cartas. Contamos também com Radiant Greninja ASR 46, que com sua habilidade Concealed Cards, você descarta uma carta de energia da mão para comprar duas cartas.
Cartas Trainer
- Colress's Experiment LOR 155 é justamente o foco do deck, o coração da engrenagem da função de envio para a Lost Zone, que será muito frequente nos decks que terão essa abordagem.
- Gardenia's Vigor ASR 143 é para energização rápida com as energias de planta/grama.
- Boss's Orders BRS 132 é praticamente de lei ter no seu deck para forçar um nocaute específico, ainda mais para usar o VStar do Giratina contra um Pokémon que seja um problema no jogo que seu oponente tenha montado e quer eliminar de uma vez.
- Mirage Gate LOR 163 é excelente para energização, visto que ela pode pegar duas energias básicas diferentes e pôr em de seus Pokémon. Mas para isso, você precisa ter no mínimo 7 cartas na Lost Zone para cumprir o efeito dela.
- Lost Vacuum LOR 162 é uma carta que tem os efeitos parecidos da Field Blower GRI 125 porém com custos da Lost Zone.
É classificada como uma carta Trainer Item: só pode usar essa carta se descartar uma carta da sua mão que vá para a Lost Zone como tributo. Você escolhe qualquer carta Item Tool ou Stadium do jogo (tanto sua ou do oponente) e enviá-las para a Lost Zone.
- Training Court RCL 169 aumentou de preço, visto por conta do atual meta-game como se comportou, e valorizou a expansão Rebel Clash.
- Ordinary Rod SSH 171 é justamente a reciclagem de recursos, voltando duas energias dos descartes para o deck e dois Pokémon também; e sempre podendo escolher ou as energias, ou os Pokémon; ou realizar ambos (e claro que você vai resgatar ambos).
- Air Balloon SSH 156, classificada como carta Trainer Item Tool, garante recuo de menos duas energias incolores para o Pokémon no qual estiver equipado.
- Choice Belt BRS garante 30 de dano adicional contra os Pokémon V no qual essa carta estiver ligada.
Arquétipos do formato
Vantagens
Com uma aceleração absurda nos três primeiros turnos e muitas cartas item que aceleram o processo de descartes para a Lost Zone, como Mirage Gate LOR 163 e Lost Vacuum LOR 162 e com ajuda do Comfey LOR 79, Giratina é um poderoso Pokémon que com o arquétipo dragão, está isento de tomar dano dobrado por fraquezas e é muito agressivo.
Isso sem contar com o ataque Shred que ignora efeitos do Pokémon defensor, como inibir danos de Pokémon básico como o Flying Pikachu VMAX CEL 7 que está presente no formato, e ainda tem o ataque Lost Impact na sua forma VStar que causa 280 de dano, que é um dano simpático e pode destruir todos os VStar atualmente, como Arceus VSTAR BRS 123 e Origin Forme Palkia VSTAR ASR 40.
Ad
Desvantagens
Como o deck precisa fazer tributo a Lost Zone, deve-se tomar muito cuidado com o fator sorte na hora de usar cartas para serem descartadas quando usar a passiva do Comfey LOR 79 e da Colress's Experiment LOR 155, pois olham o topo do deck e o que vier, veio.
Pode se tornar complicado ter que tomar escolhas de cartas que vão para a Lost Zone e não comprometam seu jogo nos momentos de Late e End Game, ou também no uso das energias para fazer o ataque do Lost Impact de Giratina VStar, que envia duas energias para a Lost Zone, podendo ser ruim a longo prazo ou até mesmo contra decks de controle que sabotem suas energias, forçando a gastar a Ordinary Rod SSH 171 antes do tempo.
Conclusões
É um deck objetivo, bruto e eficaz no atual formato.
Com dados resultados satisfatórios no Japão e sendo bem-vindo no ocidente pela sua dinâmica e eficiência de danos, provavelmente será utilizado por muitas pessoas da mesma forma que foi com Arceus-VStar e Flying Pikachu-VMax, garantindo seu espaço ao sol nesse segundo semestre de 2022.
— commentaires0
Soyez le premier à commenter