Olá a todos. Sou Rodrigo e venho aqui trazer mais ideias e possibilidades de decks para o formato Standard no Pokémon TCG.
Nessa matéria, com o hype da expansão de Lost Origin, vamos começar com outro deck com algo curioso em seu sistema de ataque sem precisar de energias para causar dano: Hisuian Electrode-V.
Hisuian Electrode-V: Dano por nenhuma energia
Análise do deck
O deck é bem atípico pela proposta que se dá, pois o Hisuian Electrode V LOR 172 usa seu primeiro ataque Tantrum Blast por nenhum custo de energia e causa 100 vezes o dano para cada condição especial que ele sofre, podendo chegar até 300 de dano com tamanha facilidade (se considerá-lo no status de envenenamento, queimadura, paralisia e/ou adormecimento).
Ad
“Mas como assim paralisia e adormecimento, Rodrigo? Se o Pokémon está nesse estado, ele não ataca!”
Está correto, porém nessa expansão, trouxeram uma carta Item Ferramenta/Tool chamada Windup Arm LOR 170 que se o Pokémon estiver com essa carta equipada, ele não sofre os efeitos de paralisia e adormecimento.
Então o foco do deck é preencher o máximo de condições especiais possíveis no Hisuian Electrode. Para isso, temos de estratégias:
- Parasect LOR 5 se baixado evoluído no turno, baixando da sua mão para o jogo em cima do Paras LOR 4, Parasect ativa sua habilidade Lethargy Spores, que ambos os Pokémon ativos ficam com condições de envenenado e adormecidos.
- Spicy Seasoned Curry ASR 151, onde seu Pokémon ativo está na condição especial de queimado e cura 40 de dano. Com essa condição adicional de queimadura, você ganha mais uma, somando 3 ao mesmo tempo que Hisuian Electrode pode acumular, causando 300 de dano por nenhuma energia!
Pokémons recursivos
De Pokémon de procura de recursos para o set-up do jogo, temos:
1) A linha de Bidoof BRS 120 e Bibarel BRS 121 com sua habilidade Industrious Incisors que durante seu turno, você pode comprar até ter 5 cartas na sua mão durante seu turno (somente executado por um Bibarel que estiver em jogo);
2) Crobat V DAA 104 com sua habilidade Dark Asset, que se for jogado da sua mão para seu banco, você pode comprar até ter cartas 6 na sua mão;
3) Manaphy BRS 41 com sua habilidade Wave Velt, que concede proteção aos seus Pokémon do banco caso sofram danos diretos sobre ataques do oponente, isso é, danos de Pokémon com ataque “spread”, como “snipers”.
4) Oranguru SSH 148 tem a habilidade Primate Wisdom, que concede uma troca de cartas, no qual você escolhe uma de sua mão para ir no topo do deck e você pega essa carta do topo do seu deck para ficar na sua mão, como um tipo de espécie de troca.
Cartas Trainer
Agora vamos pautar sobre as cartas Trainer mais relevantes para análise do deck:
- Peony CRE 150 serve justamente para procurar recursos, cartas que precise utilizar no jogo que estejam infelizmente nos prêmios, então você realiza a troca. Você pega até três cartas prêmios e coloque-as na sua mão. Em seguida, coloque o mesmo número de cartas que comprou da sua mão viradas para baixo como se fossem as novas cartas prêmios.
- Boss's Orders BRS 132 é justamente para fechar danos e puxar algum Pokémon do oponente que deseja nocautear.
- Rose Tower DAA 169 é para compras de cartas. Do tipo Estádio/Stadium: entre os turnos, você e seu oponente podem comprar até ter 3 cartas na sua mão.
- Gapejaw Bog ASR 142, quando um dos jogadores, você e seu oponente, jogam quaisquer Pokémon básico nos seus respectivos bancos, coloque dois contadores de dano nele.
- Spicy Seasoned Curry ASR 151 é do tipo Trainer Item, e serve para que seu Pokémon ativo esteja na condição especial de queimadura, além de curar 40 de dano nesse Pokémon.
Ad
- Windup Arm LOR 170 é a chave desse deck, sendo uma carta Trainer Item Ferramenta: o Pokémon que estiver com essa carta equipada não sofre os efeitos de paralisia e adormecimento.
Arquétipos do formato
Vantagens
Praticamente um deck de custo zero para energizar e poder causar muitos danos, e 300 de dano praticamente, destrói 90% dos Pokémon do atual formato, que tem uma média base de HP em torno de 270 de vida.
Desvantagens
Decks que possam inibir de usar cartas Trainer Item, como Vikavolt V DAA 60 ou cartas que façam descartar Ferramentas/Tools como ataques de Pokémon como o Incinerate do Charizard V BRS 17 ou Pokémon que não sofram de efeitos especiais caso tente usar a habilidade do Parasect.
Para o formato padrão, não há muitos arquétipos de decks de controle que inibam o uso dessas cartas Trainer Item, mas no formato Expandido/Expanded, há muitos, principalmente o Vileplume AOR 3: aí acabou o jogo.
Também é difícil combater decks que não sofram efeitos de dano vindos de Pokémon básicos, como Flying Pikachu VMAX CEL 7.
Conclusões
É um deck casual divertido. Ele tem grande potencial de dano, como dito, e ainda é algo incomum para os padrões de Pokémon em si, que merece atenção e a experimentação.
— commentaires0
Soyez le premier à commenter