Desta vez falaremos do Ampharos, considerando todas as cartas já impressas dele, desde a época da era da Wizards of the Coast até os dias de hoje.
Ampharos: Top 10 das melhores cartas do Pokémon
10 - Ampharos (Wizards of the Coast Era: Neo Genesis)
Começando por essa carta da era WOTC, que tem um efeito muito forte caso acerte a moeda. Além de deixar o oponente paralisado, o Pokémon pode causar 10 de dano em todos os Pokémon do banco adversário, sendo uma tática “spread”.
Ad
9 - Ampharos (Sun/Moon: Lost Thunder)
O seu destaque é por conta da habilidade Unseen Flash: descartando duas Basic Lightning Energy sv1 257 da sua mão para a Lost Zone, você deixa o Pokémon ativo do oponente paralisado. Mas era um risco, por conta das perdas de energia.
8 - Dark Ampharos (Ruby/Sapphire: Team Rocket Returns)
A habilidade Darkest Impulse é o que dá importância a essa carta. Toda vez que o seu oponente evoluía seus Pokémon da mão diretamente ao jogo, este Pokémon evoluído recebia 2 contadores de dano - o que ajudava a ruir o oponente pouco a pouco com esses pequenos danos e a longo prazo, e com seus outros atacantes do deck fechar um nocaute.
7 - Ampharos (Black/White: Dragon Exalted)
A melhor impressão da carta na versão “baby” até o momento.
Com sua habilidade Electromagnetic Wall, toda vez que seu oponente ligasse uma energia da mão para energizar seus Pokémon, aquele beneficiado recebia 3 marcadores de dano.
Já Electrobullet é um ataque “sniper”, causando 70 de dano no ativo e 20 de dano no Pokémon do banco adversário.
6 - Ampharos ex (Scarlet/Violet: Promo Card - Starter Deck)
Entrando nas categorias das cartas ultra raras, temos esse Ampharos ex PR-SV 16 com seu segundo ataque, Thunderstrike Tail, como destaque, considerando o formato Expanded. Com a ajuda do Magnezone FLI 36, pela habilidade Magnetic Circuit, você poderá mover quaisquer Basic Lightning Energy sv1 257 da sua mão ao Ampharos ex PR-SV 16 e causar o ataque, mesmo que o custo do Thunderstrike Tail peça que as descarte para causar 240 de dano.
Mas nada como o apoio da carta Superior Energy Retrieval PLF 103 para retornar essas Basic Lightning Energy sv1 257 da pilha de descartes da mão e retornar com o looping.
5 - Ampharos V (Sword/Shield: Vivid Voltage)
Sendo um ”Pokémon V”, ele tem dois ataques excelentes:
Dazzle Blast deixa o Pokémon confuso, com chances de que no próximo turno, se ele tentar atacar, e ele falhar a moeda no processo, este recebe 30 pontos de dano de recoil.
Já seu segundo ataque, Damaging Spark, serve para causar um dano “sniper” múltiplo: 30 pontos para cada Pokémon do banco do adversário que estiver com qualquer marcador de dano.
Um dos Pokémon “baby” que podem ajudar com esse combo é o Tapu Koko PR-SM SM30.
4 - Ampharos "Prime" (Heart Gold/Soul Silver: Base Set)
Chegando na quarta colocação, Ampharos “Prime” tem ótimas descrições:
A habilidade Conductivity é similar a do Ampharos DRX 40 - mas toda vez que o oponente ligasse uma energia da mão para algum Pokémon próprio, aquele beneficiado recebia um contador de dano.
Seu único ataque, Lightning Crush, tem dois efeitos ótimos: se der cara, o oponente sofre danos adicionais, somando 80 pontos no total; e se desse coroa, este recebia apenas 40 de dano, mas perdia uma energia ligada a ele, sabotando o set-up do oponente.
Ad
3 - Ampharos ex (Ruby/Sapphire: Dragon)
Indo para a terceira colocação, a sua versão ”ex” da era Ruby/Sapphire, o conceito da habilidade Conductivity (que o Ampharos HS 105 possui) veio daqui, inicialmente.
E sobre seu ataque, é similar ao Ampharos HS 105 também, mas com leves diferenças:
- O acerto da moeda com “cara” é de 40 + 30 de dano, totalizando 70 pontos.
- O acerto da moeda com “coroa”, além de causar 40 de dano, deixa o oponente paralisado, o que é um dos melhores “bad status” para aplicar contra o oponente e um tormento para o lado adversário, pois ele não poderá atacar e nem recuar.
2 - Ampharos-GX (Sun/Moon: Team Up)
Indo para a segunda colocação, temos Ampharos na versão GX.
O destaque é pelo seu primeiro ataque, Power Recharge: na época do Standard de Sun & Moon, havia um combo com as cartas Electropower LOT 172, que eram auxiliadores com acréscimos de dano do arquétipo, podendo usar até quatro delas de uma vez, causando 120 de dano a mais.
Dessa forma, Power Recharge poderia causar até 150 de dano por apenas uma energia (30 + 120)!
1 - Mega Ampharos-EX (X/Y: Ancient Origins)
E chegamos no topo do pódio com essa versão de Mega Evolução. Embora a mecânica seja ruim em evoluir o Pokémon e perder o turno ao fazer isso, tinha como burlar a regra com a ferramenta Ampharos Spirit Link AOR 70.
Mas o destaque é pelo seu ataque Exavolt, que poderia causar além dos 120 pontos de dano base, um adicional de 50 - e caso o fizesse, o oponente estaria paralisado. Seu Mega Ampharos-EX receberia 30 pontos de dano em si mesmo.
No Expanded, é muito fácil contornar a questão dos efeitos de recoil, ou com Tool Scrapper RCL 168 para retirar essa ferramenta do Pokémon e colocar o Protection Cube FLF 95 e não receber mais efeitos recoil, ou até mesmo utilizando curas.
Ampharos (Diamond/Pearl: Platinum)
Conclusões
O que acharam da lista? Qual seria sua ordem dos melhores Ampharos? Comente aqui abaixo!
Até a próxima.
— commentaires0
Soyez le premier à commenter