Pokemon TCG

Deck Guide

Deck Tech Expanded: Decks com Iniciais de Galar - Rillaboom, Cinderace e Inteleon

, Comment regular icon0 comments

Confira sugestões de decklists usando os iniciais de Galar em suas formas VMax, explorando possibilidades e estratégias novas com Cinderace, Rillaboom e Inteleon!

Writer image

によってレビュー Tabata Marques

Edit Article

Nesse artigo, irei detallhar sugestões de decks usando os Pokémon iniciais de Galar, com temáticas voltadas para o formato Expandido. Trarei também ideias interessantes para estas estratégias novas.

Decks com Iniciais de Galar

Rillaboom VMax

Decklist

Loading icon

Proposta

Esta lista possui o Rowlet & Alolan Exeggutor-GX UNM 1 e não é à toa, pois seu primeiro ataque, Super Growth, evolui seus Pokémon de Grama de uma só vez, levando um Pokémon básico até a sua evolução final. O foco será evoluir Grookey SSH 11 para Rillaboom SSH 14, para energizar seus Pokémon mais rápido com este deck. E, o melhor de tudo, o primeiro ataque do Rowlet & Alolan Exeggutor-GX UNM 1 não tem nenhum custo de energia!

Ad

Para emergências, este deck conta com o estádio Turffield Stadium RCL 170 para procurar esses Pokémon de Grama mais rápido e agilizar o seu jogo, e ainda há uma cópia da Rare Candy PGO 69, caso seja necessário.

Com esse set-up de “energização” pronto, você poderá montar seus atacantes com tranquilidade:

1) Se sua estratégia é causar danos “sniper”, o ideal é o Rillaboom VMAX FST 23, pois, além do dano base de 180, você ainda tem 40 de dano para causar à dois alvos no banco do oponente.

2) Se sua estratégia for mais bruta (causar dano mesmo), você só precisa de uma cópia do Rillaboom VMAX RCL 18. Seu segundo ataque, Max Beating, causa 130 de dano e, se descartar 3 energias de Grama deste Pokémon, você ganha um adicional de 50 de dano para cada energia. Assim, ganhará um adicional de 150 de dano, e poderá chegar a 280 de dano! Claro, como estaremos descartando essas energias, este deck tem duas cópias de Energy Recycler GRI 123 para reavê-las.

Optei por incluir Tapu Lele-GX GRI 60 como Pokémon de suporte, porque, além da sua habilidade procurar uma carta Apoiador no deck, caso jogue esse Pokémon da sua mão para o banco, o seu dano ao atacar será baseado nas energias acumuladas entre você e o oponente. Como você possui o Rillaboom SSH 14, é muito simples energizar este Pokémon.

Como este deck não conta com Pokémon VStar para usar esta mecânica, a opção mais lógica foi adicionar a Forest Seal Stone SIT 156 para filtrar e buscar cartas neste deck, assim como a ACE SPEC, Computer Search BCR 137.

Na parte defensiva deste deck, temos essas duas cartas de suporte:

1) Aromatic Grass Energy VIV 162, para prevenir condições especiais, os “bad status”.

2) Weakness Policy PRC 142, que pode ser buscada pela Supporter Guzma & Hala CEC 193, para garantir imunidade contra o dano dobrado dos Pokémon de Fogo, que serão seus counters.

Cinderace VMax

Decklist

Loading icon

Proposta

Este deck tem duas finalidades:

1) Aguentar dano o suficiente (não passando de 320) para atacar com Cinderace VMAX SHF 19 e sempre ”revidar” o dano que recebe.

2) Ser um deck ”tanker” (isso é, aguentar o máximo de dano dentro dos limites do HP do Cinderace VMAX SHF 19) para usar Max Potion GRI 128a e Cheryl BST 123 e curar seus Cindarece VMax.

Dito isso, o arquétipo de Fogo tem cartas de suporte excelentes para setup de energia, como a icônica Welder UNB 189a, que adiciona duas energias básicas de Fogo da sua mão a um de seus Pokémon e compra 3 cartas, ou também o Blacksmith FLF 88, que adiciona duas energias básicas de Fogo da pilha de descarte ao Pokémon de Fogo escolhido. Isso também vale para os estádios, tanto o Magma Basin BRS 144, que dá recursão aos seus Pokémon ao recuperar energias básicas de Fogo da pilha de descartes (complementando com o Blacksmith FLF 88) e também o Giant Hearth UNM 197, que filtra duas energias básicas de Fogo no seu deck (que combina com o Welder UNB 189a).

Ad

O primeiro ataque de Cinderace VMAX SHF 19, ”Counter”, causa 30 de dano mais o último dano que recebeu do oponente. Se você receber 310 de dano do oponente, você poderá contra-atacar com 340 de dano de uma vez, derrotando, com um golpe só, praticamente todos os Pokémon do Expandido.

Além das funções dos Apoiadores ditos acima, temos o Pokémon recursivo Volcanion UNB 25. Com ele em jogo, se você for o segundo a jogar na primeira rodada, ativará o segundo efeito do primeiro ataque, Flare Starter: você buscará por até 3 energias de Fogo no seu deck e as ligará aos seus Pokémon de qualquer forma que quiser. Isso te ajuda a energizar seus Pokémon, como o Charizard & Braixen-GX CEC 22.

O ataque principal de Charizard & Braixen-GX CEC 22 causa 180 de dano, mas o contexto dele neste deck é pelo seu efeito de busca. Ele te permite pegar três cartas que quiser no seu deck e colocá-las na sua mão, além do seu ataque GX, que tem dois efeitos:

1) Com uma energia de Fogo, você pode ligar até 5 energias básicas de Fogo da pilha de descartes aos seus Pokémon da forma que quiser.

2) Se colocar uma energia adicional no custo do ataque GX (por exemplo, (F)(C), considerando que este deck todo só usa energias de Fogo básicas), além de ativar o efeito anterior, ele deixará o Pokémon ativo do oponente Confuso e Queimado.

- Confusão significa que seu oponente, ao atacar, sempre jogará a moeda para verificar o ataque. Se der coroa, ele recebe 30 de dano em si.

- A Queimadura, uma vez por turno, causará 20 de dano àquele Pokémon e, ao início da vez dele jogar, ele jogará uma moeda. Se der coroa, ele permanece com esse status.

Este deck também conta com três Pokémon recursivos:

1) Tapu Lele-GX GRI 60, pela sua habilidade e ataque, que pode ser pago usando Welder UNB 189a para acelerar a energização e aumentar o efeito do dano, que é calculado baseado na quantidade de energias.

2) Ninetales TEU 16 é uma espécie de ”Boss’s Orders”, o que te poupa de usar esta carta neste deck;

3) E, finalmente, temos Volcanion-EX PR-XY XY173 e sua habilidade, que descarta uma energia de Fogo da mão para aumentar o dano de seus Pokémon em mais 30. Adicionalmente, como seu tipo é híbrido, é um counter ótimo ao tipo Fogo se você estiver enfrentando este arquétipo; ele pode causar 260 de dano sem usar a habilidade de forma bruta, ou 320 de dano se usar sua habilidade, e aplicar a fraqueza nessas situações.

Novamente, já que temos cartas de complemento para filtrar este deck, como, por exemplo, o Rillaboom, esse deck não tem nenhum Pokémon VStar para usar esta mecânica. Assim, usar Forest Seal Stone SIT 156 foi ideal para essa lista, assim como a ACE SPEC Computer Search BCR 137.

Inteleon VMax

Decklist

Loading icon

Proposta

A finalidade principal deste deck é causar danos “spread” e “sniper” ao mesmo tempo, mas ele também flerta com a cura e a proposta de um deck “tanker”, já que usa Cheryl BST 123, Max Potion GRI 128a e o estádio Rough Seas PRC 137.

Ad

Para isso, temos o atacante principal, Inteleon, na sua forma básica V e sua forma Gigantamax, VMax:

1) Temos o segundo ataque do Inteleon V FST 78, que causa 120 de dano e 40 de dano em um dos Pokémon do banco do seu oponente. É mais focado no dano ”sniper”.

2) A habilidade do Inteleon VMAX FST 79 é focada no dano ”spread”, isso é, contadores de dano. O custo dessa habilidade é descartar uma energia básica de Água da mão, e isso lhe permitirá escolher dois Pokémon do oponente como alvos.

Esta lista trabalha com danos pontuais, que são um pouco mais lentos, mas, quando somarmos a quantidade de dano, o oponente será encurralado, e não saberá o que fazer. Será difícil para ele decidir entre curar seu Pokémon ativo ou seus Pokémon no banco.

Claro, se ele tiver Pokémon que previnam danos “snipers”, como Mew UNB 76 ou Manaphy BRS 41, o seu jogo não será tão simples. Nesse caso, só lhe restarão os efeitos ”spread” com os ”marcadores” de dano.

Para reforçar esses danos, temos o estádio Calamitous Snowy Mountain sv2 174, que causa 2 marcadores de dano ao Pokémon em jogo que não seja básico e do tipo Água (válido para ambos os jogadores).

Como segundo atacante, coloquei o Blastoise & Piplup-GX CEC 38 por conta do efeito do seu ataque comum, que, além de causar 150 de dano, pode mover as energias de Água da sua mão para seus Pokémon (até 3 energias por vez) e curar 50 de dano por cada energia movida dessa maneira. Além do seu ataque GX, que tem dois efeitos bons:

1) Por (W)(W)(C), causa 100 de dano e ainda Paralisa o oponente.

2) Se pagar três energias adicionais além do custo deste ataque, além do efeito anterior (100 de dano e Paralisar Pokémon ativo do oponente), esse ataque é potencializado com mais 150 de dano, totalizando 250 pontos!

Para facilitar a energização, o Pokémon recursivo principal neste deck será o Baxcalibur sv2 60 (por conta de seu alto HP). A estratégia de colocá-lo em jogo é a mesma que a usada pelo Blastoise BCR 31 nem seu tempo com o Apoiador Archie's Ace in the Hole PRC 124. Se estiver com só essa carta na mão (sem nada na mão, apenas ele), você pode trazer qualquer Pokémon de Água na sua pilha de descartes ao seu banco e ainda pode comprar 5 cartas. Com isso, você otimizará seu deck sem precisar encher cartas para trabalhar a linha evolutiva de seus Pokémon e Rare Candy.

Os nossos Pokémon de suporte também tem utilidade como atacantes:

1) Radiant Greninja ASR 46, além da sua habilidade, que descarta uma energia da mão e compra 2 cartas, tem um ataque que é uma forma de causar dano ”sniper” no seu oponente, causando 90 de dano em dois Pokémon do oponente e descartando essas energias que foram pagas para atacar.

2) O ataque de Volcanion ◇ FLI 31 causa 100 de dano ao Pokémon ativo e 20 de dano em cada Pokémon do banco do oponente, além de sua habilidade, que, quando você descartar uma energia básica de Água da sua mão, lhe permitirá puxar um Pokémon do banco do oponente para a posição ativa.

Ad

3) Por fim, temos o Lumineon V PR-SW SWSH250, que, além de sua habilidade que procura cartas Apoiador no seu deck quando você o jogar da sua mão para o banco, também tem um ataque simpático que causa 120 de dano. Depois, ele ainda retorna ao seu deck, não ocupando espaço no seu banco .

Isso sem mencionar que, como um Pokémon do tipo V, ele pode usar a ferramenta Earthen Seal Stone SIT 154, e pode usar seu ataque VStar, que deixa todos os Pokémon V do oponente com apenas 100 de HP. Isso lhe ajuda a espalhar marcadores de dano.

Dá para notar que perdemos muitas energias de Água para jogar esses combos, certo? Por isso, adicionamos a carta Superior Energy Retrieval PLF 103, essencial para retornar e reciclar energias da pilha de descartes e usá-las nesse ciclo.

Conclusões

Estas são propostas de decks com os iniciais de Galar que, já que teremos mais variedades de cartas de algumas coleções posteriores a Sword/Shield e cartas anteriores, ganham outras possibilidades para explorar no Expanded.

Até a próxima!