Desta vez, vamos falar sobre o Lugia, considerando todas as cartas já lançadas, desde a era da Wizards of the Coast até os dias atuais.
Vale lembrar que não incluiremos a versão do Lugia ex do produto "Pokémon TCG: Classic Collection", pois todas as cartas dessa coleção são proibidas em ligas oficiais, até mesmo no formato Expanded!
Lugia: Top 10 Melhores Cartas do Pokémon
10- Shining Lugia (Sun/Moon: Promo Cards)
Ad
Vindo do bloco Sun/Moon, o destaque vai para seu primeiro ataque, Argent Wing - Shining Lugia PR-SM SM82 causa 60 de dano, mais 60 adicionais caso o Pokémon ativo do oponente tenha habilidades.
No arquétipo incolor, com atualizações de Sword/Shield usando o combo de Lugia VSTAR SIT 139 e sua habilidade VStar, é possível invocar até dois Archeops SIT 147, puxando do deck duas energias especiais cada Archeops SIT 147. Isso permite ligar quatro Powerful Colorless Energy DAA 176, que adicionam 20 de dano cada para o arquétipo incolor, somando 80 de dano extras.
Assim, o primeiro ataque (Argent Wing) pode alcançar 200 de dano contra um Pokémon com habilidade, enquanto o segundo ataque (Aero Force) chega a 210 de dano (130 + 80), embora com o custo de descartar uma energia. Com o item Special Charge STS 105, é possível reciclar essa energia dos descartes.
9- Lugia (Sword/Shield: Celebrations)
O primeiro ataque, Aero Ball, causa 20 de dano vezes o número de energias ligadas a ambos os Pokémon ativos.
Com o combo de Lugia VSTAR SIT 139 e dois Archeops SIT 147, podem ser puxadas quatro energias especiais para o Lugia CEL 22, garantindo pelo menos quatro energias para o ataque. Como cada energia equivale a 20 de dano, o adicional das Powerful Colorless Energy DAA 176 oferece mais 20 de dano cada, resultando em 40 de dano por energia, ou 160 de dano que seu Lugia CEL 22 pode causar.
O segundo ataque, Deep Crush, que tem base de 160 de dano, também pode ser beneficiado pelas Powerful Colorless Energy DAA 176, podendo chegar a 240 de dano!
8- Lugia (Sword/Shield: Vivid Voltage)
Uma das melhores cartas “baby” do Pokémon, destacando-se pelo último ataque, Wind Pressure, que só funciona se o oponente tiver 6 cartas ou mais na mão. Se ele tiver 5 ou menos cartas, o ataque não causará dano.
No formato Expanded, estratégias incentivam o oponente a comprar mais cartas para alcançar o dano massivo de 250 pontos! Como muitos jogadores preferem ter várias cartas na mão para ampliar suas opções de jogadas, esse ataque coloca o oponente em um dilema.
Além disso, assim como nas cartas anteriores, o Lugia VIV 132 também pode ser impulsionado pelo combo de Lugia VSTAR SIT 139 e dois Archeops SIT 147, atingindo 330 de dano, o suficiente para derrubar vários Pokémon poderosos no formato Expanded!
7- Lugia "LEGEND" (Heart Gold/Soul Silver: Base Set)
Vindo do bloco Heart Gold/Soul Silver, esse Lugia apareceu junto com o Ho-Oh “LEGEND” como uma das primeiras cartas que apresentaram a mecânica “Exodia”, onde duas partes da carta precisavam ser unidas para jogá-la.
Seu ataque principal homenageia seu antecessor de Ruby/Sapphire: Unseen Forces, o Lugia ex UF 105, com o mesmo custo de energias e dano de 200 pontos — o que era considerado elevado para a época. Esse alto dano vinha com a compensação de um custo de energização bastante complexo, dependendo da habilidade Ocean Grow, que permitia olhar as cinco cartas do topo do deck e ligar todas as energias básicas encontradas ao Lugia “LEGEND”, enquanto as outras cartas iam para o descarte.
Ad
Os principais desafios para essa carta eram a possibilidade de falha da habilidade, alto custo de energização e a necessidade de juntar as duas partes para jogar, mesmo com o auxílio da Legend Box UD 75.
6- Lugia ex (Ruby/Sapphire: Unseen Forces)
Esta versão do Lugia foi a primeira versão "ex" do Pokémon, e serviu como uma homenagem ao primeiro Lugia no TCG, o Lugia N1 9 da Wizards of the Coast, na coleção Neo Genesis.
Com um custo de ataque semelhante (F)(W)(L) e o efeito de descarte das três energias, ele também possuía a habilidade Silver Sparkle, que, ao sofrer dano, permitia que, com um acerto de “cara” no lançamento de moeda, o jogador devolvesse uma energia do Pokémon adversário para a mão deste, dificultando a energização do oponente.
Na era Ruby/Sapphire, o Lugia ex UF 105 era ainda mais forte quando jogado com o Blastoise ex RG 104. Esse combo, chamado B-L-S, foi campeão da categoria júnior no Campeonato Mundial de 2006, pelo jogador japonês Hiroki Yano!
5- Lugia-EX "Plasma" (Black/White: Plasma Storm)
No meta da época de Black/White, esse Lugia-EX jogou muito no arquétipo ”Plasma” e é lembrado até hoje no formato Expanded. Na Cards Realm, temos um artigo descreve o uso deste Lugia-EX PLS 108 em combinação com Lugia VSTAR SIT 139 e Archeops SIT 147 para carregar quatro Powerful Colorless Energy DAA 176, além da Plasma Energy PLS 127 - confira aqui!
O mais importante é que sua habilidade Overflow permite ao jogador comprar uma carta prêmio a mais ao derrotar um Pokémon adversário com o ataque, Plasma Gale. A Plasma Energy é necessária para o ataque, e o uso das Powerful Colorless Energy DAA 176 pode aumentar seu dano de 120 para 200!
4- Lugia-EX (X/Y: Ancient Origins)
Esta versão do Lugia-EX é versátil. Seu primeiro ataque, Aero Ball, causa 20 vezes o dano baseado na quantidade de energias ligadas aos Pokémon ativos de ambos os jogadores, semelhante ao combo com Lugia VSTAR SIT 139 e Archeops SIT 147, que adiciona Powerful Colorless Energy para aumentar o dano.
Já seu segundo ataque, Deep Hurricane, é útil para remover estádios indesejados do campo. Com o combo Lugia VSTAR SIT 139 e quatro Powerful Colorless Energy DAA 176, seu dano pode alcançar 210 pontos, caso haja um estádio a ser descartado.
3- Lugia ex (Scarlet/Violet: Start Deck Generations Special Battle Set)
Em breve disponível no Japão, este Lugia ex será um representante de Johto na coleção Starter Deck Generations. Mais detalhes estão disponíveis nesta notícia.
Ad
Mas seu potencial real está é no formato Expanded. Seu ataque principal causa 140 de dano, permitindo jogar quantas moedas quiser até sair “coroa” — para cada “cara”, uma energia ligada ao Pokémon adversário é descartada. A manipulação de moedas pode ser feita com o estádio Glimwood Tangle DAA 162 ou a ferramenta Trick Coin PHF 108. Além disso, o combo com Lugia VSTAR SIT 139 e quatro Powerful Colorless Energy DAA 176 aumenta o dano para 220 pontos!
2- Lugia-GX (Sun/Moon: Lost Thunder)
Em segundo lugar, o Lugia-GX do bloco Sun/Moon brilha pelo seu ataque GX, Lost Purge, que envia o Pokémon ativo adversário para a Lost Zone.
No Expanded, a sinergia com a coleção Lost Origin de Sword/Shield torna o Lugia-GX LOT 159 uma excelente “tech” para combinar com o Giratina VSTAR LOR 131.
1- Lugia V & Lugia VStar (Sword/Shield: Silver Tempest)
No topo, estão as icônicas cartas de Silver Tempest, cada uma com funções essenciais que exploraremos:
O Lugia V possui um primeiro ataque que permite ao jogador comprar três cartas ao custo de descartar uma carta da mão, enquanto o segundo ataque causa 130 de dano e remove um estádio em jogo, custando quatro energias incolores (C)(C)(C)(C).
Chegamos à sua forma aprimorada, VStar. Com seu ataque principal, ele causa 220 de dano e ainda descarta um estádio em jogo.
A sua habilidade VStar, Summoning Star, permite trazer qualquer Pokémon incolor sem “Rule Box” da pilha de descartes direto ao banco. Isso gera sinergia com Archeops SIT 147, cuja habilidade Primal Turbo permite buscar duas energias especiais do deck e ligá-las aos seus Pokémon.
No Standard, esta carta é bastante poderosa, mas aqui analisamos pelo ângulo do Expanded. Com quatro cópias da Powerful Colorless Energy DAA 176, ela soma 80 de dano, alcançando um golpe único de 300 de dano e a possibilidade de descartar um estádio oponente.
Se o adversário usar um Pokémon com Amnesia para restringir o Tempest Dive, é possível recorrer à Memory Energy LOT 194 da coleção Lost Thunder, que permite usar ataques de formas anteriores do Pokémon, copiando o ataque Aero Dive para contornar esse bloqueio.
Além disso, esses Lugia são recursivos e encaixam em diversos decks que dependem de energização especial, tornando-se um “staple” essencial no formato Expanded.
Conclusões
O que acharam da lista? Qual seria a sua ordem das melhores cartas desse Pokémon? Deixe sua opinião nos comentários!
— コメント0
最初にコメントする