Com o lançamento de Scarlet/Violet: Temporal Forces, falarei da minha lista de cartas mais bonitas da coleção.
As 10 cartas mais belas da coleção Temporal Forces
10 - Drampa (Illustration Rare - 184/162)
Começando na décima colocação, temos um artista estreante, Mekayu, que tem um traço próximo do que seria a vertente de “ilustrações de livros didáticos infantis”. Oartista consegue selecionar bem esse traço delicado com Pokémon simples e mais amistosos esteticamente. Ele começou seu trabalho com esse Drampa TEF 184 junto com o Pidove TEF 133.
Ad
O interessante da escolha da arte, tratando do Drampa, se dá por duas inspirações:
- As temáticas dos dragões orientais chineses conhecidos como Zhulong, descrito como um rosto de um velho ancião no corpo de um dragão. Mas para apaziguar a questão estética, foi optado pelo dragão asiático conhecido como Loong.
- Me fez pensar sobre antigo filme The Neverending Story, sobre o lendário dragão que auxilia o protagonista, Bastian. Mas é uma hipótese minha.
9 - Gastly (Illustration Rare - 177/162)
Essa arte sensacional foi feita pelo Mousho, que começou também há pouco tempo, a partir da coleção especial ”151”.
O interessante dessa arte é que ela (provavelmente) foi inspirada no conto folclórico japonês conhecido como Hyakki Yakō (algo como ”O Desfile Noturno dos 100 Demônios”). Nessa tradição, fantasmas e youkais passam por ruas de cidades como uma procissão, nas noites de verão.
E como nessa arte mostra toda a linha evolutiva do Gastly numa multidão, e com o Meowth vendo tudo ao fundo com medo em um dos becos, representa muito bem esse conceito.
8 - Morty's Conviction (Special Illustration Rare - 211/162)
Arte de Megumi Mizutani, que é veterana dentro da empresa com muitas cartas, comoN FCO 105a, Winona ROS 108, Steven AOR 95, Lusamine CIN 110, Jessie & James HIF 68, Cynthia's Ambition BRS 169, Serena SIT 193, e recentemente, a Professor Sada's Vitality sv4 239.
Aqui, nesta arte de Morty's Conviction TEF 211, temos a representação de um dos líderes de ginásio de Johto, Morty, especializado no tipo fantasma, com seu Pokémon assinatura em um momento informal, dando um impressão mais descontraída do dia a dia.
7 - Litten (Illustration Rare - 167/162)
Outra artista novata na empresa, Makura Tami teve sua técnica de perspectiva digna de elogios, utilizando mais de 4 pontos de fuga, também chamada de “olho de peixe” .
Nessa arte, vemos um Litten descontraído em sua soneca e outro escondido entre os livros, em uma casa onde o dono ama gatos, porque consegue notar objetos com temas do Pokémon no armário.
6 - Meltan (Illustration Rare - 179/162)
Outro novato na empresa, a arte do Masa consegue trabalhar muito bem o realismo com o uso das cores, jogo de luz e sombras com o tipo de técnica que utilizou (provavelmente digital), e ainda ter a proeza de representar muito bem as faíscas caindo no chão em meio ao trabalho metalúrgico.
5 - Reuniclus (Illustration Rare - 171/162)
Atsushi Furusawa já é um nome conhecido, tendo feito cartas como Suicune V CRZ GG38e a arte promocional do Arceus V PR-SW SWSH204 para o jogo do Legends of Arceus.
A colocação se dá pelo uso brilhante da perspectiva inclinada e o efeito transmitido pela água do mar, com tamanha fidelidade com que é próximo do que é na vida real, porém de forma cartunesca. O efeito da espuma, transparência, a reflexão do corpo do Reuniclus boiando sobre a superfície, a refração da luz solar... foi tudo feito de forma magistral!
Ad
4 - Snom (Illustration Rare - 168/162)
Em quarto lugar, temos uma arte próxima ao estilo do REND, mas foi feita pela empresa N-DESIGN Inc., responsáveis por artes digitais, na sua maioria de muitos Pokémon ultra raros como V e ex no geral.
A beleza da carta está no corpo gélido do Snom, que como uma larva, conseguimo ver a sua cristalização por ser do arquétipo de gelo, trazendo o realismo.
3 - Cutiefly (Illustration Rare - 172/162)
Indo para a terceira colocação, temos a arte do REND, que não é nada mais e nada menos que um dos campões de artes do Grand Prix de 2022, com a arte do Arcanine PR-SW SWSH304.
Seu trabalho sempre coloca textura nos Pokémon com cuidado do realismo do ambiente sobre o corpo do Pokémon, por exemplo, no caso do Litten TEF 32, que podemos notar com muito carinho a luz solar atingindo os pêlos do Pokémon, o jogo de sombras do telhados e a diferença da sombra do corpo do Litten sobre o telhado.
E não se esperava menos desse grande artista, mostrando um bebedouro para os Pokémon beberem, o Pikipek e os Cutiefly compartilhando dessa água, que também é o ás dessa arte.
2 - Shiftry (Illustration Rare - 163/162)
Mais uma persona bem conhecida no meio do Pokémon TCG, SIE NANAHARA retorna aqui na menção por conta de seu traço estiloso e único por conseguir ilustrar artes com uma estrutura de arte similar ao ”Ukiyo-e” (tipo de pintura clássica japonesa).
Neste Shiftry TEF 163, temos a questão do resgate do ”Ukiyo-e”, notando o rastro de tinta nos movimentos do leque de folhas do Pokémon nessa pose dinâmica. Além disso, o próprio Pokémon é uma alusão ao teatro Kabuki.
1 - Gouging Fire ex (Special Illustration Rare - 204/162)
E temos em primeiro lugar, as artes do Teeziro, conhecido por trabalhos como Celebi V FST 245, Umbreon V EVS 189 e Caterpie sv3pt5 172.
O destaque de Teeziro é o cuidado com o ambiente/cenário que ele consegue transmitir em suas artes, com cores vivas e com muito detalhe, desde plantas, pedras e iluminação;
Entre as Bestas de Johto Paradoxais da coleção, temos o “Entei Paradoxal” mostrando a flora exótica no estilo jurássico, com a riqueza de flores e samambaias.
Conclusões
O que acharam da lista? Como montariam a sua composição das 10 melhores artes? Comente abaixo , será sempre bem-vindo.
Até a próxima!
— コメント0
最初にコメントする