Pokemon TCG

ニュース

Tudo sobre Pokémon TCG Live - Lançamento Global do beta

, 更新しました , Comment regular icon0 comments

Veja os principais tópicos sobre o beta de Pokémon TCG Live, que foi aberto globalmente no dia 15/11/2022, e como analisar o cenário atual para se preparar!

Writer image

によってレビュー Tabata Marques

Edit Article

Olá a todos. Sou Rodrigo, e venho trazer novidades sobre notícias do Pokémon TCG, curiosidades e afins.

No dia 15/11/2022 foi disponibilizado mundialmente o beta do Pokémon TCG Live, que está disponível nas plataformas do Windows, Mac, iOS e Android.

Mas será que vale a pena fazer a conversão dos seus dados do PTCGO? O que está acontecendo com o jogo na questão de recompensas? Bugs? Problemas de reconhecimentos de cartas válidas ou não?

Abordaremos tudo isso, mas antes, vamos pautar em etapas para que possa entender um pouco o panorama, para quem está de fora, e chegaremos nesses pontos.

Ad

O que é o PTCG Live?

O Pokémon Trading Card Game Live (PTCG Live) é uma proposta da Pokémon Company para reformular o jogo online que é disponível no PTCG Online (PTCGO) desde a era Black/White com o resgate de códigos que vinham em boosters. Esse servidor só era legalizado nas plataformas para PC e não para celulares/mobile, a princípio.

Com esse novo formato, a ideia é abranger as mais diversas plataformas possíveis em todos os sistemas que o PTCGO não tinha, e tentar aprimorar a interface do jogo no geral como a mudança dos avatares, reformulação do layout de duelo, etc.

A origem: Contextualização breve do passado

O PTCG Live tinha restrição para os servidores do Canadá quando a Pokémon Company divulgou pela primeira vez essa empreitada a cerca de um ano atrás. E que para pessoas que fossem acessar o download na época, muitas conseguiram pelo uso de VPN.

O que muda na informação é que ele saiu agora de forma global, mesmo sendo uma versão beta.

Estrutura do jogo

Quando você converte sua conta do PTCG Online para o Live, esteja ciente de que não poderá voltar mais no antigo servidor, então pense com muito cuidado se irá realmente fazer.

Irei citar os problemas do beta no próximo tópico, mas antes, vamos contextualizar um pouco sobre o que mudará na nova interface.

Recompensas diárias

No PTCG, temos a barra “diária” da temporada (durando 20 dias) onde que você tem 3 níveis de preenchimento de recompensas e atividades feitas que se cumpridas, em cada nível, você recebe uma carta grátis, sendo o nível um fácil com carga mais rápida, nível dois com carga mediana e dificuldade com “pareamento” do seu nível com algum jogador online, e o nível três que demora muito a carga, com recompensa de uma carta Full Art e o servidor te coloca com jogadores absurdos na maioria das vezes (embora o pareamento seja injusto pela Inteligência Artificial do jogo, que disseram que no Live foi corrigido isso).

Esse é o modelo do PTCG Online com o versus diário (que usamos atualmente):

Escala versus de nível 1

Image content of the Website

Escala versus de nível 2

Image content of the Website

Escala versus de nível 3

Imagens creditadas da minha conta pessoal
Imagens creditadas da minha conta pessoal

Esse sistema será substituído por um sistema de rankeamento igual os da Liga Pokémon, onde você ganha pontuações específicas para cada vitória, com duração de 3 meses, justamente igual aos intervalos de cada expansão de um bloco principal.

Elas tem classificação por cores e Pokémon de acordo com a dificuldade, começando do azul e Pokémon básicos e chegando às cores vermelhas, que começam a aumentar a dificuldade e a simbologia desses ranks são atribuídas por Pokémon. Se, por exemplo, indicam a forma de um “Typholosion”, o nível da missão é elevado, enquanto que uma figura de um Pokémon mítico como “Mew” mostra uma dificuldade absurda de anormal, que pode chegar a um nível extremo, onde tem o que se chama de “Arceus League” com um símbolo pequeno de uma Master Ball, e é preciso chegar a 2660 pontos para tal.

Ad

Tíquetes

Aparentemente, os tíquetes sumirão na transição e não serão reaproveitados. Esses tíquetes no PTCGO podem ser usados em Team League e campeonatos de chaves para “farm” de boosters, que o pessoal recorre muito para poder garantir as expansões atuais para quem não tem código online físico para transferir com QR Code ou o número do código.

Então, já que estamos na fase beta, a minha sugestão é que aproveite os tíquetes você que tem e faça as ligas.

Aqui estão alguns prints para seguir para o modo de torneios:

Image content of the Website

Imagens creditadas da minha conta pessoal
Imagens creditadas da minha conta pessoal

Trocas

No PTCG Live não haverá trocas, pelo que está sendo mostrado até o momento. Então as cartas que consegue trocar desde o PTCGO, o momento é agora ou o mais rápido que puder aproveitando o antigo servidor, antes que atualizem o beta e a Pokémon Company decrete o fim legítimo da antiga versão.

E o esquema de compras de cartas e raridades estão classificadas com essa pontuação, em pontos:

- Comum: 40

- Incomum: 100

- Rara: 425

- Carta V: 750

- Carta VStar: 1025

- Carta VMax: 1025

- Carta Full Art: 1250

- Carta Gold Full Art: 2000

Até o momento, tem limitação de 400 códigos do Pokémon TCG que você pode ganhar comprando boosters, box premium, box especiais e outros produtos, e tudo que for exceder esse valor se tornam cristais/gemas (falarei disso adiante) e então, você entrará no sistema de “crafting”.

Se quiser pegar tudo o que deseja para deixar sua migração mais completa possível, resgate os códigos dos seus produtos e o que vocês compram em lojas especializadas nisso somente no PTCGO.

Comercialização de cartas e cartas repetidas na conta pessoal

No PTCGO, o sistema de compra de decks, boosters e até as trocas são feitas em moedas do jogo. Os decks são 500 de gold, boosters 200 de gold.

Já no PTCG Live, isso será convertido em cristais/gemas. Apesar de que tiveram teorias de que juntando boosters online lacrados para garantir a conversão de cristais/gemas, parece que por relatos de jogadores, isso não está sendo computado e que há um limite de cristais/gemas resgatados, que ficam presos na faixa dos 12.500 e isso não sobe além.

Outra questão são as cartas repetidas que passam de 4 cópias, também, que elas passam a se tornar cristais/gemas para a conversão de trocas. Mas há relatos de jogadores que conseguiram essa conversão e outros não, então fica uma incógnita.

Há vídeos que tem esse tutorial do que você ganha, como nesse canal que explica melhor os valores de conversão com produtos selados, como os boosters em geral, precisamente em 0:27 até 1:02.

Decks e boosters

Na conversão da conta, antigamente ganhava-se o Battle VIP Pass FST 225, uma carta que joga muito no metagame atual, mas aparentemente há bugs em que não se ganha essa carta (isso a cerca de um ano atrás). No momento atual, quem converter sua conta terá como brinde acesso de decks dos metagames, com decks do formato Padrão/Standard como Lugia V, Blissey V, Mew VMax, entre outros.

Ad

Os boosters vão ficar padronizados de forma uniforme com 5 cartas. Os norte-americanos perderão a vantagem de 11 cartas como sempre tiveram.

Torneios online

Quem participa de ligas online como o Team Challenge e o Limitless, o ideal é usar o PTCGO, e não migrar para o Live.

Links oficiais para baixar o PTCG Live

Você baixar o Pokémon TCG Live através do Google Play nesse link.link outside website

E no site oficial da Pokémon Company, você pode baixá-lo aqui.link outside website

Bugs

Houve relatos de muitos jogadores que a carta Forest Seal Stone, de Silver Tempest, foi considerada como uma “carta banida do servidor”, sendo que ela não é, pois além de uma carta que não tem mal algum, não é uma “ameaça” ao jogo. Não é o tipo de carta banida como foi com Mismagius UNB 78 na época de Sun/Moon dentro do formato Standard.

Image content of the Website

Há também relatos de bugs com a não contabilidade de cristais/gemas após a conversão de boosters fechados na conta, meio que obrigando a pessoa ter que abrir esses boosters no PTCG Online.

Além disso, há relatos de não reconhecimentos de recompensas na conversão, como o citado Battle VIP Pass FST 225.

Conclusões

É um momento de exploração para conhecer o jogo e NÃO uma forma definitiva, obviamente, pois é uma fase beta. Então não se desesperem na conversão da sua conta para o Live, porque ainda estão em fase de ajuste, e muitos bugs como descrito.

Para não correr o risco de perder tudo o que construiu e as cartas que juntou, eu ficaria no PTCGO o máximo que puder até o dia em que a Pokémon Company decidir enterrar de vez a plataforma antiga, quando não houver mais jeito de jogar o Online. Aí sim, provavelmente eles deverão ter corrigido o servidor para que tenha a melhor experiência com o jogo, sem os erros de um beta!

Se quiser usar o Live para conhecer o jogo, pode tentar fazer uma outra conta, outro e-mail que não vincule nada com sua conta principal. Mas acho melhor que deixe os mais ansiosos que fizeram a conversão sejam as suas fontes de parâmetro da qualidade do jogo, para não arriscar sua conta tão suada e trabalhada por anos.