Olá a todos. Sou Rodrigo, trazendo informações sobre o Pokémon TCG, desde curiosidades, dicas, formatos de deck e entre outros. E rumo ao hype do lançamento da última expansão principal do bloco Sword/Shield, irei falar de Silver Tempest.
Silver Tempest – A última expansão principal
Já tratamos aqui de outros artigos anteriores que a expansão traria as coleções japonesas Incandescent Arcana e Paradigm Trigger como base principal dela em si,e você pode conferir mais detalhes neste artigo.
Ad
Infelizmente, eu acreditava que algumas cartas promos da Dark Phantasma iriam aparecer de fato nessa coleção para compensar a falta da aparição delas em Lost Origin, para Rotom VStar, Zacian VStar e Zamazenta VStar, mas elas não estão escaladas nessa coleção (embora haja esperança de que venham com a nova expansão especial de encerramento do bloco para final de 2022 e entrada de 2023). Mas ainda assim, acertamos 80% do que poderia aparecer como possibilidades das cartas.
Já temos spoilers do vazamento de todas a lista de cartas (incluso a Trainer Gallery), que você pode verificar nesse link, no PokéBeach.
Top Cartas para Comprar em Silver Tempest
Regidrago VStar
Com esse dragão, já falamos aqui sobre a prévia de uma decklist dele nesse artigo.
O Regidrago VStar é capaz de copiar os ataques dos seus Pokémon do tipo dragão na pilha de descartes com seu ataque principal.
Há muitos Pokémon desse tipo que são muito úteis para ele copiar ataques, como Garchomp V ASR 117, Flygon V BRS 106, Duraludon VMAX EVS 123. Nessa expansão, temos também temos um excelente Dragonite que é o energizador de dragões, sendo bem interessante e possível entrar no deck.
Para mim, ele é um dos melhores decks de encerramento da temporada e bate de frente com outro concorrente que ganhou muito destaque nessa expansão: o Lugia VStar.
Lugia VStar + Archeops
Iremos enfatizar mais na parte da carta VStar, porque o Lugia V em si é um Pokémon muito pesado para poder atacar com 5 energias, e ainda com um dano medíocre de 130 e descarta um estádio em jogo.
Mas as peças mudam quando entra com o Lugia VStar, que com sua habilidade VStar, ele pode pegar dois Pokémon do tipo incolor que não tenham uma Rule Box da pilha de descartes e colocá-los no banco diretamente. E aí entra uma outra carta que está entrelaçada com a mecânica de energização rápida, o Archeops, que com sua habilidade, pode ligar duas energias especiais da sua mão para um de seus Pokémon.
E por conta disso, para potencializar o dano do Lugia VStar no seu ataque de quatro energias incolores por 220 de dano (baixo ainda para o formato atual), o uso da Powerful Colorless Energy DAA 176 que aumenta o dano em 20 pontos para cada energia ligada a um Pokémon do tipo incolor (carta que já era comum em decks de Blissey V).
Regieleki VMax
Aqui ele entra pelo simples fator: a habilidade de deixar seus Pokémon básicos do tipo elétrico terem mais 30 de dano.
Isso significa o possível retorno de decks de controle esquecidos lá da época de Darkness Ablaze com a carta do Vikavolt V DAA 60, que quando essa expansão em 2019/2020 ainda estavam no mesmo período de rotação com as cartas Tag Team de Sun/Moon no final do seu ciclo.
Ad
Pegando o famoso Pikachu & Zekrom-GX TEU 33 como um dos energizadores/atacante, além do próprio Boltund V RCL 67 em Rebel Clash, Vikavolt fazia o papel de travar a mão do oponente para não jogar itens e depois finalizá-lo com um dano agressivo, em meados de 2019/2020 quando estava no auge, até ser esquecido.
Hoje, com esse upgrade de investimentos nos Pokémon elétricos, Regieleki deu gás e sentido a esse Pokémon, revitalizando um pouco o leque de opções.
Alolan Vulpix VStar
Ele entra na lista somentepela descrição do seu ataque principal: “causa 160 de dano, e esse ataque não é afetado por efeitos do Pokémon ativo do oponente. Durante o próximo turno do oponente, previna seu Alolan Vulpix de danos causados a esse Pokémon por algum Pokémon que tenha habilidade.”
Isso é bem forte. É basicamente um tipo de Duraludon VMAX EVS 123 para o tipo água, porém melhor, pois ele passa por cima de efeitos de ataques do oponente e ainda previne dano causado por Pokémon que tenham habilidades, o que é algo fantástico de se pensar.
Esse deck com toda certeza vai se encaixar em algum arquétipo envolvendo Origin Forme Palkia VStar, Kyurem VMAX ou até mesmo com a fusão dos dois para de alguma maneira ter seu espaço.
Mawile VStar
Mawile entra nas considerações por conta da sua habilidade VStar, onde ele força a troca do Pokémon do banco do oponente para a posição ativa, e você faz o mesmo. Basicamente é a reciclagem do efeito da carta Guzma BUS 115 lá na era de Sun/Moon: Burning Shadows.
Unown V e Unown VStar
Essas cartas talvez possam maximizar o arquétipo psíquico, levando em conta o Unow VStar. Mas antes de falarmos da sua “evolução”, vamos falar do segundo ataque da sua versão básica:
Victory Symbol: (por três energias incolores) se você estiver com uma carta prêmio restante usando esse ataque, você ganhou o jogo.
É possível fazer um Deck Rogue com “Buy Prize” assim como tivemos o Slowbro PGO 20 com a coleção especial de Pokémon GO com esse tipo mesmo de raciocínio. Isso por ventura pode ser útil em uma situação específica, mas não uma regra geral pra ser uma carta “Staple”.
Mas é claro, só testando e vendo como essa carta se comportará no cenário atual rumo ao International, já que tudo é possível.
E agora falaremos do que importa, que é o Unown-VStar. Seu ataque VStar é extremamente forte para o arquétipo:
Star Cypher: (por três energias incolores) enquanto esse Pokémon estiver presente no jogo, todos os Pokémon do oponente terão fraqueza ao tipo psíquico.
Provavelmente muitos decks poderão usar uma linha 2-2 dele em algum deck que use o tipo psíquico para ter uma revitalizada, tanto para o formato Standard com decks de Dragapult VMax, Mewtwo VUnion como exemplos rápidos de Pokémons bons desse bloco que Unown poderá entrar em ação, quanto para o formato Expanded, que pode facilmente por exemplo entrar num deck de Mewtwo/Mew Tag Team GX.
Ad
Rapidash
Rapidash entra aqui como um respiro para os Pokémon de fogo com a habilidade de garantir mais 30 de dano a todos os seus Pokémon de fogo se pagar o tributo: naquele turno, descarte uma energia de fogo da sua mão.
Além do Magma Basin BRS 144 como energizador para esse arquétipo, lançado em Brilliant Stars, o Rapidash traz uma certa consistência para fechar danos para esses Pokémon, embora seja bem claro que no bloco Sword/Shield, a Pokémon Company não quis investir nesse tipo e já que tipo água ganhou muito mais recursos e predominância, mas fica a menção.
Litten, Torracat e Incineroar
Essa linha evolutiva é muito forte justamente por causa do que Incineroar é capaz de fazer com seu primeiro ataque: ele pode copiar os ataques de suas evoluções anteriores e pode usá-las.
Daí temos o segundo ataque do Litten:
- Reprisal: (por duas energias de fogo) esse ataque causa 20 de dano por cada marcador de dano nesse Pokémon.
Se você considerar que Incineroar tem 170 de HP, só fazer as contas dele sobrando 10 de HP, com 160 x 2 = 320 de dano por apenas duas energias, o que é brutal e eficiente.
E aí vem o Torracat com seu primeiro ataque:
- Gritty Claws: (por duas energias de fogo) durante o próximo turno do oponente, se esse Pokémon estiver com HP cheio e for nocauteado por um ataque do oponente, ele não é nocauteado e sua vida fica em 10 de HP restantes.
Supondo um cenário que seja nocauteado com um golpe só, já aplicando o efeito desse ataque antes, você volta com 10 de HP e ainda cria seu combo com o ataque do Litten de 320 de dano de graça!
Agora compreende porque essa linha evolutiva é boa? Com certeza trarei uma Deck Tech.
Fennekin, Braixen e Delphox
Aqui, toda alinha evolutiva trabalha com a carta da Serena, que é a principal sinergia entre essa cadência. Para isso, vamos compreender primeiro a Serena:
Escolha apenas uma das duas opções:
- Descarte até 3 cartas da sua mão (deve-se fazer no mínimo um descarte). Em seguida, compre até ter 5 cartas na sua mão.
- Troque um Pokémon V do banco do oponente para a posição ativa.
É uma carta extremamente poderosa e infelizmente só terá duração em pouco mais de dois meses, até a rotação para 2023, e ele com certeza entrará em muitos decks.
Então, chegamos com a linha evolutiva completa que podemos ver principalmente com Braixen e Delphox: o segundo ataque do Braixen, por duas energias incolores, causa 60 de dano por quantidade cartas Serena na pilha de descarte, facilmente chegando a 240 de dano; e para o primeiro ataque do Delphox, por uma energia incolor, ele faz o mesmo.
Eles também tem um certo apreço para ter uma atenção para cartas de Single Prize, que vale o investimento.
Radiant Jirachi
Ad
Ele entra na lista por causa da sua habilidade: se ele for nocauteado, você procura no seu deck por 3 cartas que quiser e colocá-as na sua mão.
O seu ataque precisa de sorte para acertar a moeda: Stellar Doom, que por duas energias incolores, joga duas moedas e caso ambas deem cara, o Pokémon ativo do oponente é nocauteado. Mas é aquilo: precisa acertar as moedas e caso não tenha uma garantia de que possa acertar todas, não compensa.
Mesmo que exista o estádio Glimwood Tangle DAA 162, pode haver chances de errar na moeda, o que não é bom.
Trainers
É de lei comprar todos e as quatro cópias para garantir o estoque e que não sofra os aumentos de preços súbitos que eles tem, e se prevenir das pessoas que aproveitam um hype e aumentam os preços das cartas, como foi com o Battle VIP Pass FST 225, Scoop Up Net RCL 165 e Training Court RCL 169.
Provavelmente, de todas as cartas Trainers, a que vai ser cobiçada será a Forest Seal Stone: ele tem vinculado em si, como uma carta Ferramenta/Tool, uma habilidade VStar de busca de uma carta qualquer no deck (praticamente um VStar do Arceus em pequena potência), e que auxiliará em algumas montagens de deck.
Há debates que ele pode passar por cima do Path to the Peak CRE 148 porque o estádio diz que ele inibe habilidades de Pokémon que tenham Rule Box, e o Forest Seal Stone é uma carta ferramenta, não necessariamente uma "habilidade embutida" de forma “intrínseca” no Pokémon , e o estádio não trava por justamente ela ser uma ferramenta.
Ainda não foi confirmado por fontes ocidentais e por juízes da América Latina, EUA, Reino Unido e acerca do globo (até a postagem desse artigo) sobre uma explicação final se barra ou não, e isso está sendo discutido nos grupos até agora.
Mas eu, acredito que a carta não seja barrada pelo efeito do estádio e seja uma forma de burlá-lo, que para mim ao menos está bastante claro, mas caso haja confirmação, editarei a errata a respeito.
Energias especiais
É o mesmo aviso que dei sobre os Trainers: compre todos e as quatro cópias para garantir, pois houve muito aumento nos preços de cartas.
Em suma, temos duas energias especiais nessa coleção: Regenerativy Energy e V Guard Energy.
A Regenerativy Energy tem o efeito de que se for posta como energia do turno junto para evoluir um Pokémon V naquela rodada, você cura 100 pontos de dano.
A V Guard Energy é praticamente uma defesa de 30 pontos de dano a menos que recebe de oponentes que sejam Pokémon V (mas o efeito não é acumulativo).
Conclusões
Essas são minhas percepções do que vale a pena investir nessa expansão, e claro, é unanimidade que Lugia VStar e Regidrago VStar vão ser os queridinhos da expansão e vão para a lista de compras, assim como os recursos de Trainers e energias especiais.
Ad
Já as outras cartas como a linha evolutiva do Litten e de Fennekin são pensamentos individuais meus, pois são de Single Prize, e são geralmente ignorados, pois a grande maioria vai atrás das cartas ultra raras, mas tem os de Single Prize tão bons quanto.
Então, é tudo por agora. Você consideraria mais alguma carta no seu investimento pessoal para comprar? Que outras cartas Single Prize também você acha que vale a pena? Comente abaixo sua opinião.
— Comentarios0
Se el primero en comentar