Pokemon TCG

Deck Guide

Deck Tech Expanded: Garbodor VMax - Poison Box + Upgrades de 2025

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Hoje falaremos de um deck com Garbodor VMax com foco em causar “envenenamento”, além de inibir o recuo do adversário.

Edit Article

Hoje vamos resgatar mais um Pokémon esquecido do bloco Sword & Shield: o Garbodor VMAX EVS 101, que possui uma habilidade interessante de poder colocar 2 cartas Ferramentas nele, além do efeito adicional do seu ataque com envenenamento e a trava de recuo do Pokémon ativo.

Com a vinda do bloco Scarlet & Violet, hsurgiram novas adições de Pokémon para os combos de envenenamento, como o Pecharunt ex SFA 39.

Garbodor VMax: Poison Box + Upgrades de 2025.2

Decklist

Loading icon

Estrutura do deck

Garbodor VMax: o atacante principal do deck

Loading icon

A habilidade Rubbish Collecting permite que este Pokémon possa usar 2 ferramentas acopladas ao mesmo tempo, quebrando a regra tradicional do TCG que permite apenas 1 ferramenta.

Podemos utilizar: Binding Mochi PRE 95, Rugged Helmet CRE 152, Tool Jammer BST 136 e Forest Seal Stone SIT 156.

Já seu principal ataque, G-Max Malodor, causa 120 de dano, o oponente ativo estará envenenado e não poderá recuar no próximo turno. Isso significa que os recuos braçais com o custo de energias que o Pokémon pede serão bloqueados, restando apenas cartas que fazem trocas, como Switch MEG 130, Escape Rope PRC 127 e afins.

Pokémon recursivos

Pokémon “baby”

Loading icon

Brute Bonnet sv4 123 é auxiliar na aplicação de envenenamento devido à sua habilidade Toxic Powder, que só funciona se este Pokémon estiver equipado com a Ancient Booster Energy Capsule TEF 140.

Com ela, ambos os Pokémon (o seu ativo e o ativo do oponente) ficarão envenenados. Diante disso, o seu Garbodor VMAX EVS 101 envenenado pode então utilizar a ferramenta Binding Mochi PRE 95 para causar mais 40 pontos de dano contra o oponente!

Munkidori PRE 44 está aqui devido à sua habilidade Adrena-Brain, que ajuda a transferir 3 contadores de dano de seus Pokémon para quaisquer Pokémon do adversário, desde que o Munkidori PRE 44 tenha 1 Basic Darkness Energy SFA 98 ligada a ele.

Esses contadores de dano ajudam a incrementar nocautes que o Garbodor VMAX EVS 101 não consegue fechar, devido ao seu dano base ser baixo.

Pokémon de “Rule Box”

Loading icon

Crobat V PR-SW SWSH110 tem a habilidade Dark Asset, cuja função é garantir “draw power” até que você tenha 6 cartas na sua mão.

Weavile-GX UNM 132 tem a habilidade Shadow Connection, cuja função é garantir a mobilidade de quaisquer Basic Darkness Energy SFA 98 entre seus Pokémon.

Pecharunt ex SFA 39 possui a habilidade Subjugation Chains, cuja função é garantir a mobilidade de seus Pokémon do arquétipo de trevas (exceto o próprio Pecharunt ex), e o Pokémon beneficiado em questão ficará envenenado.

Esse combo serve para promover um Garbodor VMAX EVS 101 do banco para a posição ativa, por exemplo, com a ajuda da habilidade do Pecharunt ex SFA 39, aplicando, de propósito, o efeito do envenenamento. Assim, podemos também utiliar a ferramenta Binding Mochi PRE 95 para aumentar o seu dano.

► Por fim, o papel do Radiant Hisuian Sneasler LOR 12 é devido à sua habilidade Poison Peak, cuja finalidade é aplicar 2 contadores de dano com o efeito do veneno entre turnos no lado do oponente, auxiliando o ataque do Garbodor VMAX EVS 101.

Cartas Trainer

Apoiadores

Loading icon

Red & Blue CEC 202 ajuda especificamente com o Weavile-GX UNM 132, pois o segundo efeito da carta, além de permitir a busca por um Pokémon evoluído GX, ao descartar duas cartas da mão também permite procurar 2 energias básicas do deck e ligá-las naquele Pokémon evoluído GX.

Ou seja, colocando o Weavile-GX UNM 132 em jogo, você poderá pegar 2 Basic Darkness Energy SFA 98 e adiantar o uso da habilidade Shadow Connection.

Iono sv2 185 serve para sabotagem de cartas da mão do oponente e renovação de cartas para si mesmo, baseando-se na quantidade de cartas prêmio que cada jogador tenha;

Arven sv3 186 ajuda no filtro de itens e ferramentas no deck.

Janine's Secret Art PRE 112 ajuda na energização de seus Pokémon de trevas, escolhendo 2 Pokémon para ligar 1 Basic Darkness Energy SFA 98 em cada. Caso o ativo seja beneficiado com esse efeito, este estará envenenado.

O combo é usar essa carta também para beneficiar o Garbodor VMAX EVS 101 ativo, gerando mais uma oportunidade para utilizar o Binding Mochi PRE 95.

Raihan EVS 152 tem o papel de recuperar e ligar 1 energia básica da pilha de descarte em 1 de seus Pokémon. Após isso, permite buscar qualquer carta do deck. Contudo, só poderá usar essa carta se um Pokémon seu tiver sido nocauteado no turno anterior.

Guzma BUS 115 promove a “mudança de posição” dos Pokémon, forçando o oponente a trocar o ativo por um do banco. Após isso, você fará o mesmo com seus Pokémon.

Itens de busca de Pokémon

Loading icon

Battle VIP Pass FST 225 só funciona no primeiro turno do jogo, permitindo que busque 2 Pokémon básicos do deck e os coloque direto no banco.

Quick Ball FST 237 permite buscar um Pokémon básico do deck ao custo de descartar uma carta da mão.

Ultra Ball BRS 150 permite buscar um Pokémon (básico ou evolução) do deck ao custo de descartar duas cartas da mão.

Hisuian Heavy Ball ASR 146 permite buscar um Pokémon básico nas suas cartas prêmio.

Item para curar seu Garbodor VMax

Loading icon

A Max Potion permite a cura total do seu Pokémon, mas, ao custo disso, precisa descartar toda energia ligada a ele.

Isso não é problema: o combo consiste em transferir essas energias ligadas ao Garbodor VMAX EVS 101 por meio da habilidade do Weavile-GX UNM 132, movendo-as para outro Pokémon, curando todo o dano do Garbodor e, em seguida, redistribuindo-as novamente para o Garbodor!

Itens para função de reciclagem

Loading icon

- Ordinary Rod SSH 171 serve para escolher uma das duas opções:

1) Reciclar 2 Pokémon (evolução ou básico) da pilha de descartes para o deck ou reciclar 2 energias básicas para o deck.

2) Reciclar todas as opções acima.

- VS Seeker PHF 109 é a carta mais importante desses itens, pois auxilia na reciclagem de 1 carta Trainer Supporter da pilha de descartes para a sua mão.

Ferramentas

Loading icon

- Ancient Booster Energy Capsule TEF 140 é a carta responsável por ativar a habilidade do Brute Bonnet sv4 123, que deixa ambos os Pokémon ativos envenenados.

Ela acrescenta mais 60 de vida ao Pokémon Paradoxal Ancestral e o deixa imune a condições especiais.

- Binding Mochi PRE 95 é a carta responsável por aumentar o dano do seu Pokémon ativo quando este estiver na condição de “envenenamento”.

O Brute Bonnet sv4 123 é parte essencial do combo com o Garbodor VMAX EVS 101, mas há outras cartas que permitem ativar o efeito, como o próprio Pecharunt ex SFA 39 e a Supporter Janine's Secret Art PRE 112.

- Rugged Helmet CRE 152 é a carta responsável por sabotar o oponente. Seu efeito diz que “toda vez que o oponente causar dano ao seu Pokémon ativo equipado com esta ferramenta, mesmo que ele seja nocauteado, o oponente terá que retirar uma energia ligada ao Pokémon atacante, e esta energia voltará para a mão dele”.

Isso atrasa a energização do Pokémon atacante adversário, entrando num loop de retrocesso.

Tool Jammer BST 136 é a carta responsável por desativar as ferramentas que ajudam os Pokémon do oponente a recuarem, como Float Stone BKT 137 e Air Balloon SSH 156.

Isso complementa o efeito do ataque do Garbodor VMAX EVS 101, que impede o oponente de recuar, reduzindo as opções do adversário. Ele terá que usar cartas como Switch MEG 130, Escape Rope PRC 127, Prime Catcher PRE 119 ou Guzma BUS 115.

Forest Seal Stone SIT 156 é muito útil para Pokémon V, permitindo que o Garbodor VMAX EVS 101 e o Crobat V PR-SW SWSH110 filtrem uma carta do deck, como parte da mecânica VStar.

ACE SPEC

Loading icon

Cartas opcionais

Deixo aqui algumas sugestões de cartas que você também poderia utilizar no deck.

Image content of the Website

Punk Helmet permite um efeito de “contra-ataque” toda vez que o oponente causar dano ao Pokémon de trevas com esta ferramenta equipada, mesmo que ele seja nocauteado, devolvendo 4 contadores de dano ao atacante.

Essa carta foi lançada na coleção Mega Evolution: Phantasmal Flames (ME2).

Loading icon

O estádio Shopping Center permite que você devolva uma ferramenta ligada a 1 de seus Pokémon para a sua mão, sendo muito versátil para alternar as ferramentas do Garbodor VMAX EVS 101 e adaptar sua estratégia durante a partida.

Loading icon

Galar Mine RCL 160 atrapalha o oponente aumentando o custo de recuo do Pokémon ativo em 2 energias, prejudicando seu set-up caso o Garbodor VMAX EVS 101 não possa aplicar o efeito de “inibição de recuo”.

Virbank City Gym PLS 126 aumenta os contadores de dano dos Pokémon envenenados em 2 contadores, ajudando a amplificar o dano do Garbodor VMAX EVS 101.

Arquétipos do formato

Vantagens

- Estratégia de “controle”, limitando o recuo do oponente e sabotando energias.

- Ótimo Pokémon recursivo para energização, com destaque ao Weavile-GX UNM 132 como suporte principal.

- A presença do Radiant Hisuian Sneasler LOR 123 substitui o Toxicroak SSH 124. Versões mais antigas utilizavam 2-2, totalizando 4 espaços no deck que agora podem ser ocupados por cartas mais versáteis, como já fizemos na lista de hoje.

- Pecharunt ex SFA 39 flexibiliza a movimentação do Garbodor VMAX EVS 101, além de potencializar o combo de envenenamento com o Binding Mochi PRE 95.

Desvantagens

- Decks que utilizam o estádio Path to the Peak CRE 148 anulam todas as estratégias principais do nosso deck.

- Decks como Banette ex sv1 88 e Gengar & Mimikyu-GX TEU 53, mesmo tendo fraqueza ao arquétipo de trevas, usam o ataque Poltergeist, que escala com a quantidade de cartas Trainer em mãos. Como este deck possui muitas, pode ser um problema.

- Decks do tipo One Hit K.O., como Mega Absol ex MEG 86 e Yveltal SHF 46, são difíceis de contornar.

- Decks de Mewtwo & Mew-GX UNM 71 com Glaceon-EX FCO 20, que impede danos de Pokémon evoluídos, também representam uma grande desvantagem.

- Decks “snipers” de dano massivo, como Greninja VUnion, são problemáticos para se defender.

Conclusões

Este deck revitaliza o conceito do Poison Box com um enfoque em “controle”. Para quem gosta desse tipo de estratégia, é uma boa recomendação para partidas casuais no formato Expanded.

A principal deficiência do deck ainda é o baixo dano do Garbodor VMAX EVS 101, dificultando alguns nocautes. Para compensar, é possível explorar a vantagem de fraquezas usando Supereffective Glasses ASR 152, que triplica o dano base de 120 para 360 pontos.

Mesmo assim, os Pokémon recursivos que amplificam o dano do envenenamento são limitados. Para aumentar essa capacidade, seria necessário ocupar mais espaços do deck com múltiplos Toxicroak SSH 124 no banco, garantindo 4 contadores extras entre turnos. Isso, porém, reduz espaço para outras cartas importantes.

Espero que no futuro seja lançado um Pokémon de suporte que amplifique o envenenamento diretamente por meio de habilidades. Algo semelhante ao que temos no arquétipo de fogo, que recebe suporte consistente para a condição de "queimadura", como Infernape UPR 23, Volcarona DEX 22 e Magmortar JTG 21.

Até o próximo artigo!